06.11
2015

Dicas de restaurantes em Ouro Preto

Uma das coisas que mais me impressionou foi a quantidade de bons restaurantes que encontrei nas cidades históricas mineiras por onde passei, inclusive em Ouro Preto.

DSC_0305

Como fiquei apenas 3 dias, sendo que dois dias fiquei em Ouro Preto e um dia fui a Mariana, não consegui conhecer muitos restaurantes, mas os dois que eu fui, eu gostei bastante. 

Restaurante Bené da Flauta

Muito perto da pousada onde eu estava hospedada ficava o Bené da Flauta, um restaurante localizado em um sobrado histórico que data do século 18. Logo no meu primeiro dia em Ouro Preto eu resolvi jantar lá. A especialidade da casa é a comida mineira e como eu gosto bastante de quase tudo, achei que seria uma boa ir lá.

IMG_1880

No cardápio estão diversas opções de pratos mineiros e alguns mais internacionais. Como tinha ido lá justamente pra comer comida mineira, aproveitei pra pedir tudo o que tinha direito.

IMG_1674

Iniciei com uma caipirinha de cachaça de limão (feita com uma cachaça mais doce, muuuito boa!!!). Como estive duas vezes lá, na primeira pedi um prato feito com carne seca refogada, purê de mandioca, couve e arroz. Na segunda vez, pedi um escondidinho de carne seca com queijo. Gostei dos dois, mais o escondidinho de carne seca estava espetacular!! De sobremesa, nos dois dias pedi uma “sopa” de frutas vermelhas com sorvete de creme. Huuum!!! Muito bom!

IMG_1679

IMG_1680

Vale dizer que as porções são bem servidas, então não é bom exagerar nos aperitivos. O atendimento é ótimo, super agilizado. Os pratos poderiam ser um pouco mais baratos, mas né, cidade super turística, restaurante localizado aos pés da Igreja de São Francisco de Assis, eu já imaginava que não seria uma pechincha.

IMG_1886

O restaurante está localizado na 32, rua São Francisco de Assis. O sobrado onde está localizado o restaurante fica no lado esquerdo da igreja de São Francisco de Assis. Não tem erro.

Ópera Café, na Pousada Solar da Ópera

Esse lugar eu acabei meio que descobrindo por acaso. A minha intenção, depois de passear o dia todo em Mariana e visitar uma Mina de Ouro, era a de voltar a Ouro Preto pra jantar no restaurante O Passo ou no Senhora do Rosário (que fica no Hotel Solar do Rosário).

IMG_1765

Acontece que como estava quente e eu já estava super cansada de caminhar, resolvi não me aventurar a subir e descer ladeira em Ouro Preto e com isso, resolvi não ir muito longe pra jantar. Foi ai que descobri, meio que por acaso, o Ópera Café, o restaurante da Pousada Solar da Ópera.

IMG_1764

Pra quem quer fazer um lanche rápido, quer provar algumas comidas tipicas mineiras ou ainda, quiser de fato almoçar ou jantar de verdade, no cardápio estão todas essas opções.

IMG_1758

Como eu não tava com muita fome, achei que seria legal fazer um lanche rápido e aproveitei pra comer pães de queijo, mini sanduíches de croissant de presunto e queijo e claro, aproveitei também pra provar uma cerveja produzida na região, a Ouro Pretana. Eu provei a mais simples de todas, a cerveja feita de trigo, beeem geladinha, mas existem outras opções como cerveja preta, ale, entre outras. E de sobremesa, ainda pedi um mouse de chocolate preto e branco. Excelente!

IMG_1759

O atendimento foi suuuuper agilizado, muito agilizado mesmo. O ambiente é pequeno, mas bem legalzinho. Gostei bastante de tudo. Recomendo!

IMG_1761

O Ópera Café está localizado no 75, rua Conde de Bobadela. Esse Café fica a meia quadra de distância da Praça Tiradentes, a principal praça de Ouro Preto.

Posts relacionados:

Como ir de Belo Horizonte até as Cidades Históricas de Minas Gerais de ônibus

Lista com todos os posts sobre Ouro Preto

Lista com todos os posts sobre Tiradentes

Lista com todos os posts sobre São João del Rei

Lista com todos os posts sobre Mariana

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Minas Gerais, Ouro Preto
Booking.com
  1. Fernanda Scafi 06/11/2015 | 15:50

    Adoramos o Bené da Flauta!!! E a vista pra igreja então??? liiiinda!!! Visita obrigatória em qq roteiro por Ouro Preto!! Eu fiquei no Solar da Ópera e acho que naquela época (2011) o restaurante era mais simples. Acho que nem servia almoço ou lanches, era mesmo o café da manhã só pra hóspedes e à noite abriam pra qq um e até jantamos lá um dia.

    • Contando as Horas 09/11/2015 | 17:32

      Oi, guria

      Muito bom o Bené da Flauta, né? Eu adorei! Gostei tanto que fui 2x.

      Então, o Ópera Café deve ter mudado desde que vc foi lá, pq agora eles tem um cardápio com bastante opções de pratos principais e diversos lanches. O ambiente é bem legal. Logo que cheguei tava vazio, quando sai de lá, tava quase cheio. Uma ótima opção!

Deixe o seu comentário...