21.11
2015

Berlim: Potsdamer Platz, Sony Center e Kulturforum

Praticamente toda grande cidade européia tem uma área mais moderna, com prédios super altos e envidraçados, onde estão localizados as sedes de grandes empresas, bancos e até hotéis. Em Berlim, essa área fica nos arredores da Potsdamer Platz e do Sony Center. E ainda, nessa mesma região também fica o Kulturforum, um complexo formado por museus e bibliotecas.

IMG_9580

Para ir até lá, é possível ir de metro (U-Bahn), trem suburbano (S-Bahn) ou caminhando. Quem optar por ir de metro ou trem suburbano, pode descer na estação de Potsdamer Platz, uma estação enorme localizada bem no meio dessa praça. Pra quem quiser ir caminhando, por exemplo, do Portão de Brandemburgo até lá, caminhando lado a lado com o Tiergarten, a distancia fica em mais ou menos uns 20 a 30 minutos (dependendo do ritmo). 

SONY DSC

Nós chegamos lá caminhando, afinal, pra conhecer bem uma região a gente precisa caminhar muito, né. Mas quem optar por ir de metro, consegue conhecer um pouquinho da região também, sem nenhum problema.

SONY DSC

A Potsdamer Platz é uma das principais praças de Berlim atualmente. Hoje em dia, quem vê aquela praça super moderna, não imagina tudo o que já aconteceu por ali. Ela foi totalmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial e durante o período de existência do Muro de Berlim, essa região ficou completamente abandonada.

Levou um tempinho até que a área ganhasse um grande projeto de reforma, que além de dar outra cara a toda a região, deixou essa praça muito mais moderna.

SONY DSC

Rodeando a praça estão edifícios enormes como a sede da Deutsche Bahn, o hotel Ritz Carlton, a Kullhof Tower, entre outros.

É ali onde foi instalado o primeiro semáforo da Europa, no inicio do século 20. Pra quem se interessar, ali na praça foi instalado uma replica desse semáforo.

SONY DSC

E claro, não poderia faltar também alguns pedaços originais do Muro de Berlim, que mostram exatamente por onde ele passava. Não deixe de reparar nos painéis explicativos, que contam um pouco mais desse triste capitulo.

SONY DSC

IMG_9557

E muuuuito perto dali, caminhando pela Boulevard der Stars, uma espécie de mini-calçada da fama de Berlim, se chega ao complexo de edifícios comerciais Sony Center.

SONY DSC

Essa região é legal pra parar pra almoçar, fazer um lanche ou almoçar, afinal, ali estão cheio de bares e restaurantes. como a cervejaria Lindenbräu, restaurante Alex e o Josty (serve lanches rápidos).

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Pra quem quiser aproveitar e fazer umas comprinhas, essa região também é bem legal, pois ali estão algumas lojas (tem uma loja da Lego bem legalzinha!), além de ter cinemas, teatro, entre outros.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

E como o Sony Center está numa área super moderna da cidade, o complexo todo tem uma decoração bem futurista e o seu teto, ganha uma iluminação colorida a noite. Super bonito! Vale a pena conhecer!

IMG_9578

Saindo do Sony Center e andando pela Potsdamerstrasse, logo a gente avista a St Matthäus Kirche. É logo ali ao lado dessa igreja onde está o complexo de edifícios com museus e bibliotecas chamado Kulturforum.

SONY DSC

SONY DSC

Apesar de ser uma área bem agradável, com diversas coisas pra fazer, a gente não visitou tudo o que existe no complexo. Na verdade, o que nos levou até lá foi a possibilidade de visitar a Gemäldegalerie, uma galeria gigantesca, com diversas obras produzidas entre os séculos 13 e 18 de pintores europeus, como Raffael, Rubens, Caravaggio, Rembrandt, Vermeer, entre outros.

SONY DSC

A galeria é formada por diversas alas, onde em cada uma delas estão reunidas as obras de pintores de uma determinada época.

SONY DSC

SONY DSC

Mesmo sendo uma galeria relativamente grande, a visita leva mais ou menos 1 hora e 30 minutos. O ingresso pode ser comprado em separado ou também dá pra comprar apenas ingresso para exibições especiais ou um passe que dá direito a visitar todas as exibições do Kulturforum.

SONY DSC

SONY DSC

Ah! Nessa região tem uma Sorveteria Häagen Dazs, onde dá pra comer fondue de sorvete e provar milk shake de doce de leite! Uma delícia! Falo mais dessa opção aqui nesse post -> Os restaurantes de Berlim.

** Precisando de hotel em Berlim? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Alemanha

Todos os posts sobre Berlim

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Alemanha, Berlim
Booking.com
Deixe o seu comentário...