01.12
2015

Morumbi Tour: Um tour guiado pelo estádio do São Paulo Futebol Clube

Já fui diversas vezes a São Paulo, mas nunca consegui visitar o estádio do Morumbi ou assistir a um jogo do São Paulo Futebol Clube. Levou séééculos, mas finalmente esse ano eu consegui realizar esse sonho!

IMG_2311

O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, mas conhecido como Estádio do Morumbi, é considerado o maior estádio particular do Brasil e claro, pertence ao São Paulo Futebol Clube

IMG_2316

O Estádio do Morumbi começou a ser construído durante a década de 50, logo após o SPFC ter vendido o seu antigo estádio, o Estádio do Canindé, para a Portuguesa. Foi essa venda e parte de receita vinda dos jogos do São Paulo que permitiu que o time realizasse o sonho de construir o seu próprio estádio. O estádio demorou 7 anos pra ficar pronto e somente no dia 02 de outubro de 1960, o Estádio do Morumbi foi inaugurado em um jogo onde o SPFC venceu por 1 x 0 o Sporting Lisboa.

DSC_0141

O São Paulo FC tem torcedores espalhados por todo o Brasil, mas nem sempre todo mundo consegue assistir a um jogo no Estádio do Morumbi. Seguindo a tendencia mundial, o SPFC também criou um tour especial, o “Morumbi Tour“, para que os seus torcedores possam conhecer um pouco mais da história do time e visitar o estádio.

DSC_0143

Quem tiver interesse em visitar o estádio, é necessário se programar com um pouco de antecedência, pq é necessário agendar o dia e o horário de interesse por email ou telefone. No dia do tour, é recomendado chegar com pelo menos uns 20 minutos de antecedência para fazer o pagamento e receber a pulseirinha de identificação.

DSC_0228

A minha visita aconteceu numa terça-feira de manhã, as 10:00 (horário do primeiro tour disponível do dia) e eu consegui um tour vip, pois eu fui a única a agendar o tour para esse horário.

DSC_0153

O tour começou pontualmente as 10:00 e teve duração de aproximadamente 90 minutos, o mesmo tempo que dura uma partida de futebol. Como tava só eu e o guia, o tour acabou durando um pouco menos de 90 minutos e eu tive tempo mais que suficiente pra tirar minhas fotos tranquilamente.

DSC_0145

A visita começa pelo Memorial do SPFC, chamado de Memorial Luis Cássio dos Santos Werneck, local onde podemos conhecer um pouco mais sobre a história do time. Ali estão em exibição fotos dos jogadores do SPFC que já foram campões mundial com a Seleção Brasileira de Futebol e as flamulas que o SPFC já recebeu (entre as mais importantes estão as do primeiro jogo que aconteceu no Estádio do Morumbi, as dos títulos mundiais ganhos no Japão, entre outras).

DSC_0148

DSC_0149

No salão principal do Memorial estão em exibição todas as taças dos títulos que o SPFC já ganhou até hoje, como os 3 mundiais, 3 Libertadores da América, os 6 campeonatos brasileiros, os 21 títulos do Campeonato Paulista, entre outros. Sem duvida alguma, a melhor parte é ver de pertinho os títulos da Libertadores da América e dos Mundiais, que até então, eu só tinha visto pela televisão.

DSC_0155

DSC_0152

Bem no centro do salão principal tem uma homenagem ao inventor do gol de bicicleta, o jogador do São Paulo, Leônidas da Silva.

DSC_0158

No segundo andar desse salão principal tem uma exposição especial chamada “São Paulo Futebol Clube – Uma Paixão em três cores” que mostra um pouco da história do time, jogadores e conquistas através de fotos. Bem legal!

DSC_0159

Logo em frente ao Memorial do SPFC fica o Salão Nobre, local que serve tanto para apresentar os novos jogadores do time, fazer comunicados importantes ou em dias de jogos, dar acesso aos dirigentes do SPFC e seus convidados a tribuna de honra.

DSC_0203

Na próxima etapa da visita visitamos a Sala de Impresa do time visitante (beeem simples e pequena) e do SPFC (maior e mais bonitinha!). Dá até pra gente se sentir técnico do SPFC por alguns minutos, já que o guia permite umas fotinhos sentada na cadeira do técnico.

DSC_0168

Continuando o tour, a próxima etapa é a chegada no portão de entrada do estádio, local por onde o time do SPFC e o time visitante chegam e tem acesso aos seus vestiários.

DSC_0169

DSC_0170

O local destinado como vestiário do SPFC é dividido em diversas partes, com um pequeno campo de futebol para aquecimento, uma sala de atendimento médico, uma sala pra usar computador, sala onde são guardados os materiais esportivos (uniforme, chuteiras, meias, luvas, entre outros) e o vestiário propriamente dito.

DSC_0171

DSC_0177

Cada jogador tem seu local pré-definido através de uma foto e claro.. já que o Leonardo (meu jogador preferido do SPFC) não joga mais, eu fui bater uma foto com o Rogério Ceni, o melhor goleiro do Brasil (não vale falar dos 6×1 contra o Corinthians, hein!!! hahaha =D)!

DSC_0172

IMG_3166

Pra deixar a visita ainda mais interessante, a passagem pelo corredor que liga o vestiário e o campo, é simulado o mesmo som que os jogadores escutam em dias de jogos, com os gritos da torcida. Suuuper legal!!

DSC_0180

E por fim, a parte mais esperada do tour: a visita ao campo do estádio do Morumbi! No dia que eu estive lá, era o dia anterior ao jogo do São Paulo x Santos, portanto, o estádio estava sendo preparado pra esse jogo, o que não permitiu que eu caminhasse no campo e nem conhecesse de pertinho o banco de reservas.

DSC_0199

DSC_0194

DSC_0196

Mas ao menos o guia me levou pra conhecer o escudão do SPFC que fica literalmente entre a arquibancada e o campo, local onde eu já diiiiiversos gols serem comemorados! Fiquei muito feliz de poder tirar umas fotos lá pra guardar de recordação.

DSC_0187

E antes de ir embora, é claro que eu também fiz questão de ir até a arquibancada, onde atualmente um pouco mais de 67 mil pessoas podem assistir a um jogo do SPFC no estádio do Morumbi. Não deixe de ir até a arquibancada, é o melhor lugar pra ter uma visão melhor do estádio e do campo. Sensacional! Sonho realizado!

DSC_0212

Agora só falta eu conseguir assistir a um jogo do SPFC no estádio do Morumbi! E olha que eu sou pé quente, até agora, todos os jogos do SPFC que assisti (2 em Curitiba, 1 em Criciúma e outro aqui em Chapecó) o São Paulo não perdeu nenhum jogo!

DSC_0213

O Morumbi Tour acontece de terça a domingo, em diversos horários. Mas é necessário ficar atento a um detalhe, nos dias de jogos aos sábados e domingos os tours não são feitos e para jogos durante a semana, os tours só acontecem até as 12:00. O valor que eu paguei foi de 30,00 reais (valor de outubro de 2015).

DSC_0137

A entrada é feita pelo Morumbi Concept Hall – Portão 2 do Estádio do Morumbi, a entrada que fica logo abaixo do letreiro “São Paulo Futebol Clube – Estádio Cícero Pompeu de Toledo”.

DSC_0214

Ah, e antes de eu ir embora, eu aproveitei pra dar uma voltinha pelo Morumbi Concept Hall, uma área multiuso localizado nas galerias do estádio. Nesse local estão algumas lanchonetes, restaurantes, ginásios, academia, loja de produtos oficiais do SPFC, uma livraria, a agência de turismo oficial do clube, a Passaporte FC, entre outras coisas.

DSC_0205

O Estádio do Morumbi fica na Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1.

Posts relacionados:

Alemanha: Jogo Bayer Leverkusen x Bayern de Munique

Campeonato Francês: Como assistir um jogo do PSG em Paris

Jogo de futebol no Estádio Olímpico de Roma: Roma x Juventus

Jogos, Estádio e Times de Futebol na Escócia

Tour no Parc des Princes, o estádio do Paris Saint Germain

Tour no Estádio San Siro, em Milão

Jogo do Chelsea em Londres

Arsenal x Liverpool em Londres

Old Firm: Rangers x Celtic

Euro 2012: Escócia x Espanha, em Glasgow

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Jogos de Futebol, São Paulo
Booking.com
Deixe o seu comentário...