08.12
2015

Praia da Ponta Negra, a maior praia fluvial de Manaus

Nós chegamos em Manaus em uma segunda-feira ao meio dia e como todo mundo sabe, segunda-feira é o dia mundial das atrações turísticas estarem fechadas. Com isso, a unica opção que nos restou foi conhecer a Praia da Ponta Negra.

DSC_0337

Depois do almoço e de dar uma passadinha rápida no supermercado (pra comprar água, bronzeador e repelente), lá fomos nós em direção ao bairro de Ponta Negra, um dos locais mais nobres de Manaus. 

DSC_0265

A principal atração desse bairro é a Praia da Ponta Negra, considerada a maior praia fluvial de Manaus.

DSC_0267

Segundo o que alguns moradores nos contaram, até pouco tempo atrás só era possível ter praia nessa região na época de seca, pois é o período em que as águas do rio Negro baixam e as praias de rio eram formadas. Mas de uns anos pra cá, o povo de Manaus preferiu ter uma praia permanente, independente de ser época de seca ou época das cheias e com isso, foi feito uma obra para que existisse sempre areia na Praia da Ponta Negra.

2015-11-16 15.33.08

Contornando o calçadão as margens do rio Negro estão diversos prédios e em uma das extremidades da Praia da Ponta Negra fica o Shopping Ponta Negra (que junto com o Shopping Manauara são considerados os melhores shoppings de Manaus).

DSC_0275

O calçadão em si, passou por um processo de revitalização e foi inaugurado um pouco antes da Copa do Mundo.

DSC_0315

Além de ser um ótimo lugar pra caminhar, correr ou andar de bicicleta, no calçadão também existem locais pra praticar esportes (como volei de areia, por exemplo).

DSC_0452

Tem um anfiteatro para apresentações, usado especialmente em época de grandes comemorações na cidade ou no estado.

DSC_0341

Também existem alguns bares e restaurantes. Mas os dois grandes destaques ficam por conta da barraquinha do Açaí (o melhor açaí que comi na Amazônia!) e a barraquinha da Sorveteria Glacial, considerado um dos melhores sorvetes da cidade (tem diversos sorvetes de sabores típicos da Amazônia).

DSC_0261

IMG_2549

Um dos grandes destaques mesmo dessa região fica por conta dos quatro mirantes que existem ao longo de toda a extensão do calçadão, que proporcionam ótimas visões da Praia da Ponta Negra, do rio Negro e da Ponte do Rio Negro.

DSC_0313

Um desses mirantes (que não aparece nessa foto ai em cima) fica bem pertinho da Ponte do Rio Negro, inaugurada em outubro de 2011 e atualmente, considerada a maior ponte estaiada do Brasil, com quase 4 km de extensão. Esse é um dos melhores lugares pra fotografar a ponte!

DSC_0356

Vale dizer também que essa ponte veio em boa hora, pois por ela passa a rodovia AM-070, que encurtou as distancias entre Manaus e cidades do outro lado do rio Negro, como Iranduba e Novo Airão.

DSC_0368

Infelizmente no dia que estivemos lá, a Praia estava interditada para banho desde o dia 28 de outubro e ficaria assim por mais 45 dias. Motivo? A época da seca, o rio baixou muito e com isso, a profundidade minima considerada segura para banho esta abaixo do ideal. Eu já sabia disso, pq estava acompanhando as noticias de Manaus pela internet, mas mesmo assim resolvemos ir lá pra conhecer.

DSC_0273

Quem tiver mais sorte que nós e conseguir pegar a praia aberta, existe postos do corpo de bombeiros espalhado por toda a extensão da praia e eles ficam supervisionando quem está aproveitando as águas quentíssimas do rio Negro.

IMG_2536

IMG_2539

Apesar dos pesares, o maior motivo de diversas pessoas se reunirem no calçadão todos os finais de tarde é um só: o por do sol. O sol desce dourado sobre o rio Negro…. Coisa de cinema! Espetacular!

DSC_0377

E não precisa ter pressa pra apreciar o por do sol, pois essa região fica super movimentada no final da tarde, com diversas pessoas praticando exercicios, algumas sentadas nos banquinhos conversando, outras tomando sorteve ou provando açaí.

DSC_0394

Enfim, se estiver em Manaus em uma segunda-feira ou quiser apreciar o por do sol, vá até a Praia da Ponta Negra!

DSC_0403

A Praia da Ponta Negra fica a 13 km do centro de Manaus, bem próxima a região onde está o Aeroporto e o Hotel Tropical.

DSC_0445

É possível chegar lá de ônibus ou de táxi, nós optamos por ir de táxi. O valor é beeeem carinho, a corrida saiu algo em torno de uns 40,00 reais pra ir e uns 30,00 reais pra voltar (mas esse valor depende muito do horário e do transito), mas valeu muito a pena!

DSC_0459

Ah, e ali no calçadão também tem banheiro, mas pra usá-lo é necessário pagar 1,00 real.

DSC_0480

Obs.: Um dos taxistas comentou com nos que ali pertinho fica a Avenida do Turismo, uma rua cheia de bares e restaurantes. Apesar de a gente não ter ido nenhum dia, fica a dica!

* Precisando de hospedagem no Amazonas? Para iniciar as pesquisas no site Booking, é só clicar aqui. *

Posts relacionados:

Próxima viagem: Manaus e Floresta Amazônica

Manaus e Floresta Amazônica: Informações práticas

Dica de hotel em Manaus: Hotel Caesar Business Manaus

Manaus: Onde é melhor se hospedar?

Dica de restaurante em Manaus: Amazônico Peixaria Regional

Manaus: Tour privado para conhecer o Encontro das Águas e muito mais!

Manaus: Reserva Florestal Adolpho Ducke (Museu da Amazônia – Musa e Jardim Botânico)

Um tour pelo Centro Histórico de Manaus (com mapa)

Dica de (outros) restaurantes em Manaus

Manaus: Bosque da Ciência

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Amazonas, Brasil, Manaus
Booking.com
Deixe o seu comentário...