29.12
2015

Schwerin: a cidade que vale uma parada no trajeto entre Berlim e Hamburgo

Schwerin, a capital do estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, está localizada literalmente no meio do caminho entre Berlim e Hamburgo. Apesar de ser uma capital, a cidade tem um pouco menos de 100 mil habitantes e é super tranquilo de conhecer fazendo um bate-volta a partir de Berlim.

IMG_9432

Para ir de Berlim até Schwerin é bem simples, dá pra ir de trem. Os trens partem da estação central de Berlim, a Berlin Hbf e em aproximadamente 2 horas se chega a Schwerin. É importante notar que, Schwerin tem diversas estações e logo na chegada a cidade, o ideal mesmo é descer na estação Schwerin Mitte, que fica a poucos passos do centro da cidade. Foi isso que nós fizemos, na chegada desembarcamos na estação de Schwerin Mitte e na volta, pegamos o trem na estação central, a Schwerin Hbf.

IMG_9366

IMG_9381

Assim como todas as cidades européias, Schwerin não deixa a desejar quando o assunto é o transporte público. Apesar de existirem trams e ônibus urbanos, nós preferimos conhecer a cidade caminhando, afinal, todas as principais atrações da cidade ficam super perto uma das outras.

IMG_9385

A grande atração de Schwerin é o Castelo de Schwerin (Schloss Schwerin), mas não foi por ali que nós começamos a nossa visita não. No meio do caminho entre a estação de trem de Schwerin Mitte e o Castelo tinha uma praça, a Marketplatz, considerada a principal pracinha da cidade.

SONY DSC

SONY DSC

É ali onde estão a prefeitura e a Catedral de Schwerin, além da estátua de um leão, uma homenagem ao fundador da cidade, o rei Henrique, o Leão, Duque da Saxônia e da Baviera.

SONY DSC

SONY DSC

Já a Catedral de Schwerin chama atenção pelo seu estilo gótico e sua torre que mede 118 metros de altura. Quem conseguir encontrar a igreja aberta (o que não foi o nosso caso, passamos por ali duas vezes e ela tava fechada), pode subir na torre e ter uma vista completa da cidade.

SONY DSC

E antes de seguir ao castelo, nós preferimos fazer uma rápida parada para conhecer a Staatlichen Museums Schwerin, o museu de arte mais visitado da cidade devido ao seu importante acervo que conta com obras de diversos artistas famosos, entre eles Rembrandt, Rubens, Brueghel, além de obras de Marcel Duchamp, entre outros.

SONY DSC

O museu é relativamente pequeno e conta com apenas dois andares. No andar inferior estão obras de pintores da região, uma lojinha e guarda-volumes, enquanto no andar superior estão as obras mais importantes desse museu. Infelizmente não dá pra bater fotos lá dentro, apenas se comprar a permissão para fotos (o que nós preferimos não comprar).

SONY DSC

E na saída, a partir das escadas desse museu, é de onde se tem uma boa visão do Castelo de Schwerin. Vale a pena parar uns minutinhos ali pra tirar umas fotos!

SONY DSC

SONY DSC

A essa altura já era um pouco mais de meio-dia e resolvemos ir almoçar. O local escolhido foi um restaurante ali pertinho do Castelo de Schwerin, o Café Prag, que serve lanches rápidos. A comida é boa, mas nada em especial e o atendimento foi muito bom.

IMG_9386

IMG_9387

Com a tarde toda livre pra explorar a principal atração da cidade.. Lá fomos nós ao Castelo de Schwerin. Logo de cara, o que chama atenção é a localização onde o castelo foi construído. Um lugar sensacional! Imagine uma pequena ilha com um castelo no meio, onde de um lado fica um lago e do outro lado fica outro lago, imaginou? Pois então, é esse cenário que será visto ali.

SONY DSC

SONY DSC

A cidade vista a partir do castelo

O Castelo de Schwerin está localizado em uma ilha entre os lagos Schweriner See e Burgsee e antigamente era a residência dos Duques de Mecklemburgo-Schwerin e hoje em dia, desde 1990, é também a sede do Parlamento do estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Quem optar por visitar o castelo, vai poder conhecer um pequeno museu (com exposição de alguns objetos encontrados no castelo e uma bela coleção de objetos de porcelana Meissen, além de armas, armaduras, entre outros)…

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

E também as dependências onde estão os apartamentos reais (com direito a visitar a sala do trono, a galeria dos antepassados e tudo mais!), mas não será possível visitar a parte destinada ao parlamento (e quando estivemos lá, a Igrejinha do Castelo, a Schlosskirche, também estava fechada para reforma).

SONY DSC

SONY DSC

A Sala do Trono

SONY DSC

SONY DSC

Detalhes da Sala do Trono

SONY DSC

SONY DSC

Galeria dos Antepassados

Ahhh.. não deixe de parar por alguns minutos em frente as janelas onde estão os aposentos reais, elas rendem ótimas vistas do jardim e do lago. Super bonito!!

SONY DSC

Depois de visitar o castelo, vale MUITO a pena reservar pelo menos uma horinha pra caminhar pelo jardim do castelo, o Burggarten. Esse jardim tem estilo inglês, por onde passam alguns pequenos canais, cortados por pequenas pontes e totalmente enfeitado com diversas estátuas.

IMG_9396

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

E quem for na primavera como nós, ainda consegue ver o jardim e arredores totalmente florido. Impossível parar de fotografar!!!

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

E por fim, antes de voltar a estação central, a Schwerin Hbf, ainda tivemos tempo de caminhar tranquilamente pelo centrinho da cidade e de conhecer o Lago Pfaffenteich, um lago artificial considerado um dos melhores lugares pra bater fotos da cidade.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Adorei conhecer um pouquinho do norte da Alemanha e pelo pouco que vi (e gostei), certamente voltarei um dia pra desbravar mais essa região!

SONY DSC

Schwerin Hbf

Obs.: Segunda-feira não é um bom dia pra visitar Schwerin, pq nem o Castelo e nem o Museu abrem as suas portas.

** Precisando de hotel em Schwerin? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Alemanha

Todos os posts sobre Schwerin

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Alemanha, Schwerin - , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
14 comentários em "Schwerin: a cidade que vale uma parada no trajeto entre Berlim e Hamburgo"
  1. Rejane tavares   28/03/16 • 17h40

    Estivemos em Schweverim, em 2008 adorei a cidade no verão foi muito bom rever suas fotos e comentários, revivi nossa viagem.

    • Contando as Horas   31/03/16 • 17h44

      Oi, Rejane

      Essa cidade é super bonita mesmo, né?!?! Adorei conhecer um pouco mais do norte da Alemanha. Querendo muito voltar em breve. Obrigada pela visita aqui no blog!

  2. […] + Schwerin: a cidade que vale uma parada no trajeto entre Berlim e Hamburgo […]

  3. Irani   31/08/16 • 13h26

    O norte da Alemanha é berço da grande maioria dose imigrantes do Sul brasileiro.

  4. Gabriela   28/09/16 • 15h41

    Amei o seu post!! Fiz intercâmbio na Alemanha em 2015 e morei em uma cidade próxima a Schwerin, que é muito linda mesmo!! Com mais 1h15 de trêm mais ou menos dá pra chegar em Rostock, que é a maior cidade de Mecklenburg, no mar báltico, que na minha opinião também é muito linda. :)

    • Contando as Horas   02/10/16 • 21h29

      Oi, Gabriela

      Eu adorei Schwerin, super tranquila e muito bonitinha. Não conheço essa cidade, mas vou pesquisar, ainda quero voltar a Alemanha. Também quero conhecer nessa parte do país Hamburgo, Lubeck, entre outras cidades. Obrigada pela dica e pela visita aqui no blog!

  5. Victoria   28/12/16 • 18h27

    Vou à Berlim em Janeiro e pretendia fazer um bate-volta em Schwerin pra conhecer o castelo! Vc acha que vale a pena fazer isso no inverno? O frio pode atrapalhar? Obrigada!

    • Contando as Horas   28/12/16 • 23h25

      Oi, Victoria

      Eu acho que sim. Talvez vc pode fazer algumas alterações na ordem de visita, conhecer os jardins do castelo primeiro e depois as outras atrações que vc fica dentro, tipo o castelo e o museu, por exemplo. Assim vc pega a luz do dia no passeio pelo jardim e a tarde, quando escurece mais cedo, vc estará dentro do castelo ou do museu. Quanto ao frio, certeza que vai estar frio em janeiro, mas né.. Faz parte. Se vc estiver com as roupas certas, dá pra aguentar numa boa.

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  6. Raphael Almeida   17/03/17 • 13h57

    Adorei o texto! Estamos tentando colocar Schwerin no mapa dos Brasileiros :)

    • Contando as Horas   21/03/17 • 12h16

      Oi, Raphael

      Obrigada! :D
      Ótima decisão. Adoramos conhecer Schwerin. Uma próxima viagem a Alemanha quero conhecer Hamburgo! Obrigada pela visita aqui no blog!

  7. Rafaella   21/03/17 • 12h30

    Lindo post! Sou apaixonada por Schwerin! Estamos tentando colocar a cidade no mapa e na rota dos viajantes que vem à Alemanha. Beijos, Rafaella :)

  8. Branca Castro   14/03/18 • 16h11

    Sabe informar se na Estação Mitte tem local para guardar mala?

    • Contando as Horas   28/03/18 • 15h51

      Oi, Branca

      Se não escrevi nada sobre isso no post, nao sei te dizer. Mas provavelmente na estação principal deve ter.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Contando as Horas