15.01
2016

Edimburgo: O Apartamento que aluguei pelo AirBnB

Real desvalorizado. Libra com conversão astronômica. O que fazer? Uma boa solução para não riscar o Reino Unido do mapa das viagens para a Europa pode ser reservar um apartamento ou um quarto (individual ou compartilhado) na Escócia através do AirBnB.

Em setembro de 2014 eu me hospedei por 8 dias (de 14 a 22 de setembro) em um apartamento localizado em plena Old Town, super bem localizado, praticamente aos pés do Castelo de Edimburgo.

Em 2014, Edimburgo tinha um pouco mais de 100 anúncios para todos os tipos de acomodações. Com a demanda pedindo por mais opções, a oferta aumentou consideravelmente e agora, os anúncios chegam a 300.

edi

Entrada do apartamento é feita pela porta a direita onde está o restaurante Mussel & Steak – Foto Google Maps

Apesar de ser muito simples usar o site da AirBnB pra alugar uma hospedagem, é preciso ter paciência, pq existem diversas opções legais localizados por todos os cantos da cidade. 

Uns 6 meses antes da data da viagem eu comecei as minhas pesquisas, afinal, eu tinha algumas exigências, como: apartamento inteiro, valor da diária até 300,00 reais e ainda, habilitei mais alguns filtros, como: 1 quarto, 1 cama, 1 banheiro, wifi e tv.

Apareceram diversas opções, alguns apartamentos com boa localização, outros com boas referencias de acordo com antigos hospedes e ainda, outros com boa aparência. Mas entre todas as opções, o escolhido foi o “Beautiful Grassmarket Apartment” (clique nesse link em vermelho se quiser ver mais fotos!).

Como o nome já sugere, esse apartamento está localizado em um “close”, o Edmonstone’s Close, localizado em uma das extremidades da Grassmarket esquina com a colorida (e super bonitinha) Victoria Street, literalmente em frente ao Bow Well.

** Quer saber mais sobre a Grassmarket? Nesse post tem diversas infos e fotos dessa rua super movimentada de Edimburgo. Para ver o post, é só clicar aqui -> Grassmarket, a rua dos pubs em Edimburgo.

IMG_3593

O apartamento fica no primeiro andar e acho importante avisar, esse prédio não tem elevador.

Uma das coisas que os escoceses em geral prestam muito atenção é com relação a iluminação natural no apartamento. Esse é super bem iluminado, com diversas janelas e até tem uma micro sacadinha com vista para o patio interno.

Esse apartamento cumpria todos os pré requisitos que me interessavam.. Ele tinha um quarto com uma cama de casal, uma sala bem espaçosa (com um sofá-cama) onde tinha uma mesa de jantar com capacidade para até 4 pessoas, cozinha completamente equipada (geladeira, freezer, microondas, fogão, forno, pratos, panelas, copos, taças, entre outros) e um banheiro (com banheira e chuveiro), que sério, para os padrões europeu, eu achei suuuper espaçoso. Uma graça de apartamento! Queria ficar morando lá pra sempre!

Sobre a anfitriã, a Fiona, eu achei ela super profissional. A página dela no AirBnB relativa a esse apartamento está bem completinha, com diversas fotos verificadas, todas as informações necessárias (horário de check-in e check-out, quantas pessoas podem se hospedar lá, politica de cancelamento, as comodidades), sem falar na descrição super detalhada do apartamento.

Como essa foi a primeira vez que reservei um apto pelo AirBnB, dos 5 apartamentos que eu tinha gostado, eu entrei em contato com todos os proprietários. Mas sei lá, me identifiquei com a organização, agilidade e profissionalismo da Fiona.

IMG_3594

Conversei com ela, pedi algumas infos e claro, não dei muita bobeira e tratei logo de fechar a minha reserva com ela. De cara ela aprovou minha solicitação e eu fiz o pagamento no dia seguinte.

Como ainda faltava 6 meses pra viagem, eu ainda não sabia ao certo como chegaria ou sairia de Edimburgo (de avião, ônibus ou trem), então combinei com ela de uns 30 dias antes da viagem mandar um email com todas as infos necessárias.

Ela mesma, no horário combinado, já estava lá no apartamento me esperando. Me mostrou o apartamento, explicou como funcionava o fogão, aquecimento, aquecimento de água, como entrar e sair do apartamento (esquema de interfone e chaves) e onde colocar o lixo, entre outras coisas.

Como eu já tinha morado lá, ela não ficou me dando explicações sobre a cidade, afinal, não era muito necessário. Eu apenas pedi se tinha alguma super hiper novidade na cidade (caso eu não soubesse ainda), mas aparentemente, tudo o que ela me falou eu já sabia.

Ela também disponibiliza aos hospedes um livro com diversas informações sobre o apartamento, como fazer cada coisa, tá tudo escrito lá. Também está nesse livro todo o procedimento para usar a internet, a tv, entre outras coisas. E ela também deixa a disposição um outro livro com algumas infos sobre a cidade, dicas de passeios e restaurantes. Achei isso super legal!

Obviamente que ela também passa o celular, em caso de acontecer alguma emergência. Tanto eu como ela não precisamos usar.

** Quer saber mais sobre como alugar um apartamento pelo AirBnB? Aqui nesse post tem diversas informações e dicas -> Dicas para alugar um apartamento pelo AirBnB.

foto-645x484

Durante a semana que fiquei lá, foram 8 noites no total, ela não apareceu lá nenhum dia. A roupa de cama eu usei a semana inteira a mesma (nem tinha pq ser diferente) e sobre as toalhas no banheiro e os panos na cozinha, ela deixa dois de casa coisa, suficiente pra passar super bem a semana.

O prédio além de ter uma localização excelente, é super silencioso. Nenhum dia escutei barulho, gente sapateando no andar de cima, ou algo do tipo.

Vale dizer que, na entrada do close (Edmonstone’s Close) tem um restaurante, o Mussel & Steak, portanto sempre tem gente por ali, o que garante que ninguém vai ter nenhum problema.

No geral eu adorei me hospedar na Old Town, essa foi a segunda vez que me hospedei nessa região da cidade. A proximidade com as diversas atrações e estação de trem de Waverley é sensacional. E ainda, a não muito distante dali eu também tinha acesso a ônibus, tram e a rodoviária de Edimburgo (localizada na St Andrew Square).

Obs.: Infelizmente aconteceu um “desastre” e eu perdi toooodas as fotos que estavam no meu celular, por isso demorei todo esse tempo pra escrever esse post. Quem acompanha o blog sabe que gosto de colocar bastante foto nos posts, mas fazer o que né.. Esse tipo de coisa acontece! =((( Com isso, as poucas fotos que tenho (as que publiquei no instagram) vão ilustrar esse post. Mas quem quiser ver as fotos no site da AirBnB, eu já aviso: elas são 100% fieis.

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Edimburgo: Onde é melhor se hospedar?

Edimburgo: Os hotéis 5 estrelas (primeiro post dessa série)

Edimburgo: Os hotéis 4 estrelas (segundo post dessa série)

Edimburgo: Os hotéis 3 estrelas (terceiro post dessa série)

Edimburgo: Os apartamentos de curta temporada

Edimburgo: 7 hotéis com diárias até 100,00 libras na New Town (primeiro post dessa série)

Edimburgo: 9 hotéis com diárias até 100,00 libras na Old Town (segundo post dessa série)

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em AirBnB, Edimburgo, Escócia, Hospedagem, Hotéis - , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
13 comentários em "Edimburgo: O Apartamento que aluguei pelo AirBnB"
  1. Nathalia   16/01/16 • 17h15

    Nossa,ficar na grassmarket deve ser sensacional hein Bruna?
    Minha landlady (hahahaha acho bem estranho isso) aluga dois aptos tbm, ja visitei e sao muito bons. A localização também é excelente, new town, assim como o preco. Se um dia vc precisar me avisa que te passo o contato. Ela aluga pelo airbnb mas tbm por um site que chama homeaway, entao fica a dica de mais um site pra pesquisar. Nunca usei, mas como ela usa eu confiaria se precisasse.

    • Contando as Horas   18/01/16 • 15h33

      Oi, Nathalia

      Nossa, eu adorei me hospedar nessa região! Melhor que isso, só se fosse na Princes Street =DD

      Me passa quais são os aptos, sempre é bom ter indicações. Lembro que dos 5 aptos que tinha gostado, 2 deles eram homens que alugavam e como estaria sozinha, fiquei meio assim. Preferi alugar apto de uma mulher hehehe Sou muito medrosa!

      Nunca tinha ouvido falar nesse outro site ai, vou pesquisar!

      Obrigada pelas dicas!

  2. Jo   20/01/16 • 10h32

    Bruna, adorei suas dicas do outro post e deste também. Que graça de apartamento!!!!! Infelizmente neste momento este apartamento não caberia no meu orçamento. Tens alguma outra sugestão? Tens alguma sugestão em Glasgow também? Obrigada de coração. Aguardo tua resposta!!!!!!!

  3. Ellen Caroline   25/01/16 • 21h58

    Olá Bruna, tudo bem? Sou do Paraná, estou adorando seu blog, posts super completos e esclarecedores, parabéns!! Gostaria que fizesse um post ou indicasse sites de aluguel de apartamento, mas para quem pretende morar aí em Edimburgo.
    Muito obrigada!

    • Contando as Horas   26/01/16 • 14h07

      Oi, Ellen

      Esse é um assunto delicado, pq ao mesmo tempo que já ouvi falar de alguns sites, nunca reservei nada com nenhum, afinal, morei em residência estudantil, me hospedei em hotéis e aluguei uma vez um apto pela Airbnb, portanto não tenho nenhuma experiência a relatar. Mas vou pensar em algo a respeito. Obrigada pela visita aqui no blog!

  4. Giovania   02/02/16 • 11h07

    Oi Bruna, tudo bem? Muito bom o post. E olhe sô!!! Tô achando que a minha próxima viagem será para Edimburgo. heheheheh

    • Contando as Horas   02/02/16 • 22h04

      Oi, Giovania

      Eu tbm quero ir nessa viagem!! hahaha =DD
      Então.. suuper legal! Vc vai amar Edimburgo. A cidade é super bonita! Tomara que a sua próxima viagem seja para lá mesmo!

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  5. Humberto   06/03/16 • 08h05

    Olá Bruna,

    Precisamos elogiá-la pela precisão de suas informacoes. eu e minha esposa estivemos em Edimburgo em julho passado durante cinco dias. Seus roteiros e dicas foram perfeitos.
    Quanto a cidade só conhecendo mesmo, ė maravilhosa, cheia de histórias, lendas, um verdadeiro museu a céu aberto. moraríamos lá facilmente.
    Quanto ao AIRBNB locamos um apartamento muito especial na Caledonian Crescent, muito próximo a estação Haymarket que apesar de não ser tão próximo ao centro não nos deu absolutamente nenhum trabalho. Somos jovens e todos os dias fizemos tudo a pé mesmo em 20 minutos. Na verdade foi tão prazeiroso que só utilizamos o tranporte público (aerobus) na chegada e na saída. O legal desta forma de hospedagem ė que você se sente fazendo parte do lugar, “brincando de casinha” e aprendendo muito mais sobre a cidade e suas comodidades. Nosso apartamento foi locado pela Frederika de Courcy Arora e sua mãe Audrey, contamos com o total apoio da Audrey que nos deu toda a atenção. Creio que procurando pelo nome encontrem. Dica: o apartamento 30 onde ficamos fica no último andar (possui elevador) e possui uma bela vista do pôr do sol ao final do dia. O prédio tambrm conta com uma piscina aquecida que nos ajuda a relaxar ao final de muitos quilômetros de caminhada no dia. Em suma vale a pena. Abs a todos e muito obrigado Bruna.

    • Contando as Horas   06/03/16 • 20h09

      Oi, Humberto

      Muito obrigada pelas palavras!! Fico feliz que tenha dado tudo certo na viagem de vcs e especialmente que vcs tenham gostando tanto de Edimburgo quanto eu!

      Legal a dica!! Vou dar uma pesquisada sobre esse apto e esse local. Morei muito perto da Haymarket Station enquanto estava em Edimburgo, gosto demais daquela região da cidade.

  6. veronica   29/10/17 • 16h14

    Olá!
    Estive pensando sobre o AirBnB também mas fiquei preocupada com a documentação na imigração que comprove a hospedagem nesse tipo de modalidade. Como foi isso?
    Obrigada!

    • Contando as Horas   30/10/17 • 00h15

      Oi, Veronica

      Tranquilo! Vc recebe uma confirmação de reserva por email, ai é só apresentar na imigração. Essa foi a unica vez q me hospedei no Airbnb até hj, não tive problema algum.

  7. veronica   30/10/17 • 11h41

    ShoW!
    Li em algum lugar que o “melhor” seria uma carta da pessoa que vai hospedar dando os dados da residência, contatos e tal, assinada. Não valeria escanear, deveria ser a carta original enviada pelos Correios. Além do trabalho que isso dá, fiquei com medo de a tal carta desaparecer no caminho, etc.
    Mas fico mais tranquila em saber disso.
    Muito obrigada pelas informações!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Essa manhã eu teria embarcado para o Brasil. Além das 18 mil coisas que tinha planejado fazer em 10 dias, a mais importante era conhecer minha sobrinha 🥰 (e também, rever meus sobrinhos de quatro patas 🐕🐕 - não esqueci de vcs, não sou uma tia desnaturada 😁). A gente já tinha até planejado um churras com camarão empanado de entrada, lembra @yasminbartolamei ? 😂Otimização de tempo é tudo numa viagem. Impossível comer todas as coisas que tenho saudades (e repetir algumas) em apenas 20 refeições. 🤰🏻😅😆
.
Enquanto isso, depois de 52 dias de quarentena, estou aqui acompanhando Portugal deixar o estado de emergência e passar para o estado de calamidade, situação onde as medidas de isolamento ficam um pouco mais brandas para facilitar esse período de transição para a normalidade.
.
Eu espero que as pessoas não sejam irresponsáveis e sem noção nesse momento, pq o isolamento obrigatório pode voltar.
.
Ontem qdo sai de casa para comprar máscara (a partir de hj o uso é obrigatório em todos os ambientes fechados, como por exemplo, mercado, lojas, bancos, transporte público, entre outros), por exemplo, já vi uma cena que prefiro nem comentar. Além de todas as incertezas que o momento já nos coloca, certamente vamos precisar de muito mais sorte para lidar com esses seres irresponsáveis do que com o vírus.
.
Não vou me alongar muito nesse blablabla, pq a loucura dessa nova realidade está só começando.
.
Mas voltando a minha viagem.. Eu sei que meu pai estava contando os segundos pra ter alguém em casa pra implicar 🤣 e minha mãe estava ansiosa pelos nossos lanchinhos e risadas na madrugada (sim, somos duas 🦉🦉). Véééiooo e Véééiaaa.. em 2021 estarei ai! 🇵🇹✈️🙏🏽🇧🇷🤩
.
Essas foram as últimas fotos que tirei lá em casa, no Brasil, em fevereiro de 2019. ☺️
18.04.2020: UM ANO EM PORTUGAL! 🥰🥰🥰
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
Queria escrever algo interessante sobre esse momento pra deixar aqui registrado, mas não ando muito inspirada. Como nessas últimas semanas tenho recebido algumas msgs relacionadas a pandemia/quarentena, vou falar sobre isso.
.
02 de março foram divulgados os primeiros casos de coronavírus em Portugal. Dia 11 de março a OMS declarou pandemia de coronavírus. Dito isso...
.
No inicio, o governo português declarou estado de alerta, logo na sequência foi declarado estado de emergência (já foi renovado 02 vezes).
.
Nos primeiros dias os mercados estavam um verdadeiro caos. Muitas pessoas. Muitas coisas faltando (principalmente papel higiênico, carnes, frutas e verduras). Nas últimas semanas a situação voltou a normalidade.
.
As atrações turísticas, lojas, restaurantes (seguem funcionando, mas no esquema de take away/entrega a domicílio), bares, academias, entre outros tipos de comércio fecharam suas portas e assim permanecem até então.
.
As Farmácias e os Mercados estão funcionando no esquema de sai 1 entra 1, portanto, exige paciência.
.
Os transportes públicos em Lisboa estão funcionando com horários reduzidos. Não andei mais de metro, mas li nos jornais que o acesso está liberado para todas as pessoas, as catracas estão livres. Também li que começaram a fazer controle de temperatura nas entradas das estações.
.
Os 3 principais aeroportos de Portugal (em Lisboa, no Porto e em Faro) fecharam durante o período de Páscoa. E nos demais dias estão operando apenas para pouquíssimos voos comerciais, mas principalmente para voos humanitários, de repatriação ou de transporte de mercadorias.
.
Lisboa está deserta. Se você sair de casa, independente do horário, parece sempre domingo 07:00 da manhã. Tudo vazio. Poucas pessoas nas ruas.
.
A maioria das pessoas tem usado luvas e máscaras. Eu não tenho usado, pq só tenho saido de casa para ir ao mercado e algumas vezes pra caminhar.
.
E pra todos que me mandaram msgs pedindo como eu estou: depois de 38 dias de quarentena, posso dizer que já ando um pouco entediada, mas estou bem. ☺️
.
Essas são algumas fotos que tirei ao longo desse ultimo ano. 😁
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Contando as Horas