20.01
2016

Dica de (outros) restaurantes em Manaus

Pra quem gosta de peixes de água doce, os restaurantes de Manaus são literalmente um prato cheio. Pirarucu, Matrinchã, Tambaqui são apenas alguns dos melhores peixes para se provar na Amazônia.

DSC_0261

Na minha opinião, o melhor restaurante de Manaus que conhecemos nessa viagem foi o Amazônico Peixaria Regional.. Gostamos tanto, que ele ganhou um post exclusivo aqui no blog. Para ver esse post, é só clicar aqui -> Dica de restaurante em Manaus: Amazônico Peixaria Regional. Mas além de ir por 3x vezes nesse restaurante, nós também tivemos tempo de conhecer alguns outros lugares que merecem destaque, como: 

Waku Sese

Esse foi o restaurante que escolhemos conhecer logo no primeiro dia que chegamos em Manaus. Como chegamos por volta do meio dia e ao lado do nosso hotel tinha um shopping, o Shopping Amazonas, nós optamos por ir almoçar ali. Esse restaurante é tipo um Mc Donalds versão comidas tipicas da Amazônia. O cardápio não é tão extenso, mas existem algumas boas opções de pratos típicos para serem provados.

IMG_2516

Estivemos lá uma unica vez e pedimos um suco de açai para acompanhar um Tacacá como entrada e um Pirarucu de Casaca como prato principal.

IMG_2518

A comida é até boazinha, mas o que fez com que a gente não gostasse tanto era de que deu a impressão de que os pratos eram apenas aquecidos no microondas (não eram feitos na hora), pois eles chegaram muito rápidos na nossa mesa.

IMG_2517

De qualquer forma, valeu o primeiro contato com as comidas amazônicas e serviu pra mim saber que não gosto do tal Tacacá e que adorei o Pirarucu de Casaca.

Nesse dia, a nossa conta (para duas pessoas) ficou em torno de uns 70,00 reais.

Sorveteria Glacial

Nesse mesmo dia que estivemos no Waku Sese, aproveitamos pra experimentar os sorvetes da mais famosa sorveteria de Manaus, a Sorveteria Glacial. Existem várias dessas sorveterias espalhadas pela cidade e vale MUITO a pena provar os sorvetes de Creme de Maracujá e Açaí, são excelentes!

Além dos sabores tradicionais, nessa sorveteria é possível encontrar sabores feitos com frutas dessa região, como por exemplo: cupuaçu, tucumã, cajá, buriti, tapioca, entre outros.

IMG_2911

Vale a pena fazer uma paradinha e provar um sorvete de frutas tipicas da região norte do Brasil.

Essa sorveteria existem em varias partes da cidade, mas nós estivemos apenas na do Shopping Amazonas, na Praia da Ponta Negra e na do Largo São Sebastião (onde está localizado o Teatro Amazonas).

Açaí no Ponto

No dia que estivemos na Praia da Ponta Negra (para ver o post clique aqui), no final da tarde, enquanto a gente aguardava o por-do-sol, aproveitamos pra provar o mais puro açaí da Amazônia. Eles servem açaí frozen que pode vir com ou sem acompanhamentos (tem diversos tipos de acompanhamentos, nós preferimos com granola de banana. Existem três tipos de copinhos, o pequeno, o médio (esse da foto!) e o grande.

IMG_2559

IMG_2550

O preço é um pouquinho caro, o copinho médio custa 9,00 reais, mas garanto, vale cada centavo!

→ Tambaqui de Banda

Esse restaurante tem uma localização excelente, fica literalmente de frente para o Teatro Amazonas. Por indicação das funcionárias do Palacete Provincial (e também por ter lido diversas boas opiniões na internet) foi o restaurante que almoçamos por 2x (nas duas vezes que estivemos passeando no Centr Histórico).

DSC_0482

IMG_2906

Esse lugar é um mix de bar/restaurante especializado em peixes amazônicos, como tambaqui, jaraqui, pacu, pirarucu, entre outros. No cardápio existem milhaaares de opções, onde praticamente todos os pratos são feitos a base desses peixes amazônicos.

IMG_2723

Bolinho de Tambaqui

Na primeira vez que estivemos lá, provamos a costelinha de Tambaqui, que sério, é espetacular! Não deixe de provar. Na segunda visita eu quis provar um jaraqui, mas, apesar da carne ser boa, tem MUITO espinho (eu sou meio traumatizada com espinho, pq ja engoli um e tive que parar no hospital pra retirar), então fiquei beeem apreensiva de comer esse peixe e parar no hospital novamente. Fora isso, o peixe é bem saboroso. Geralmente a maioria dos pratos são servidos acompanhados de baião de dois e farofa. Em nenhum dia pedimos sobremesa, pois preferimos tomar um sorvetinho na Sorveteria Glacial.

IMG_2724

Tambaqui

O atendimento é ótimo, os garçons são bem agilizados. O legal é que, apesar do restaurante ter dois andares, existem pelo menos uns 3 ou 4 garçons por andar o que faz com que o atendimento seja muito bom.

IMG_2909

Peixe Jaraqui

Nas duas vezes, nos gastamos aproximadamente 120,00 a 130,00 reais na refeição, incluindo entrada, prato principal, água e diversos sucos para 2 pessoas.

O restaurante Tambaqui de Banda fica no Largo São Sebastião, quem olha pro Teatro Amazonas, esse restaurante fica na lateral esquerda. Super fácil de achar.

Banzeiro

Se você ler sites/blogs/revistas/jornais/guias de turismo, vai perceber que um dos restaurantes mais indicados é o Banzeiro.

IMG_2820

IMG_2879

Abrindo o restaurante

Antes de eu falar qualquer outra coisa sobre esse lugar, se você estiver com planos de ir lá, é altamente recomendado reservar com antecedência. Esse restaurante vive lo-ta-do!

IMG_2817

Alguns minutos depois..

Depois de receber o prêmio de melhor restaurante de cozinha amazônica em 2014, o Banzeiro passou do anonimato para um dos restaurantes mais disputados de Manaus. E realmente, a qualidade e variedade no cardápio é muito boa.

IMG_2807

IMG_2808

Nos estivemos lá por 2x, uma pro almoço, onde provamos como entrada Formiga Sauva (Isso mesmo, pagamos pra comer formiga!! haha) e apesar de estranho, o gosto é bom. De prato principal, pedimos um pirarucu com banana amazonica e queijo coalho que estava muito bom. E pra fechar o almoço, ainda conseguimos provar os dadinhos de tapioca com doce de leite. Vale dizer que os pratos são SUUUUPER bem servidos, nós saimos de lá praticamente rolando! Ah, somado a tudo isso, fizemos uma rodada pra provar boa parte dos sucos, como de Tapereba, Cacau, Maracuja, entre outros.

IMG_2816

IMG_2814

Sobre os preços, não achamos nem caro e nem barato, pelo que pedimos, pagamos em torno de uns 150,00 reais e comemos muito bem!

A segunda vez que estivemos lá foi na nossa penúltima noite no Amazonas, no mesmo dia que voltamos do Hotel de Selva. Conhecemos um pessoal super gente boa lá no hotel e combinamos de ir jantar lá.

IMG_2883

Dessa vez, pulamos a entradinha e fomos direto pro prato principal, as famosas costelinhas de Tambaqui, que sério, só de lembrar tenho vontade de pegar o primeiro avião em direção a Manaus! De sobremesa pedimos Pé de moleque de banana com calda de cumaru (tipo uma baunilha), bem gostosinho. E pra acompanhar, sucos de frutas da região.

Como a gente estava em mais pessoas, tomamos mais sucos e o pessoal pediu entradinha, dividimos a conta em 3 partes e saiu em torno de 190,00 reais (valor para 2 pessoas).

IMG_2886

A unica coisa que não gostamos nesse restaurante é que ele está sempre cheio, lotado. Quando reservar uma mesa, tente chegar um pouco mais cedo do que o horário marcado ou peça uma mesa longe da porta de entrada. A fila ali na recepção costuma ser gigante e todo mundo fica xeretando as mesas pra ver as comidas. Super desagradável! Nas duas vezes que estivemos lá, sentamos perto do bar e foi ótimo!

Ahhh… Como cortesia, o restaurante oferece um caldinho de tambaqui, que é espetacular. Não recuse em hipótese alguma! =D

Restaurante Flutuante

A unica vez que tivemos a oportunidade de almoçar em um restaurante flutuante foi durante o passeio do Encontro das Águas. Esse restaurante fica as margens do rio Solimões, bem pertinho de onde fomos conhecer jacaré, bicho preguiça e uma sucuri.

DSC_0814

DSC_0836

O restaurante serve comida regional, com os principais peixes amazônicos no buffet (pirarucu, tucunaré e tambaqui), além de farofa e salada. A comida é bem simples, mas muito boa. E claro que pra acompanhar, suco (muuuitos sucos e água!).

2015-11-17 12.46.05

IMG_2627

O valor é fixo, 30,00 reais por pessoa mais as bebidas.

Outros restaurantes

Nas pesquisas pré viagem que fiz, outros restaurantes que estavam na minha listinha pra conhecer eram: Barbacoa (restaurante especializado em carnes, caso a gente enjoasse de comer peixe todos os dias. Fica no Shopping Manauara), Shin Suzuran (é um restaurante de comida oriental que dizem ter pratos adaptados com peixes locais. Fica na Av. João Valério, 762) e Restaurante Lenhador (serve buffet com carnes exóticas, como carne de jacaré, tartaruga, arraia, entre outros. Fica na Av do Turismo, 2371).

Posts relacionados:

Próxima viagem: Manaus e Floresta Amazônica

Manaus e Floresta Amazônica: Informações práticas

Dica de hotel em Manaus: Hotel Caesar Business Manaus

Manaus: Onde é melhor se hospedar?

Praia da Ponta Negra: a maior praia fluvial de Manaus

Dica de restaurante em Manaus: Amazônico Peixaria Regional

Manaus: Tour privado para conhecer o Encontro das Águas e muito mais!

Manaus: Reserva Florestal Adolpho Ducke (Museu da Amazônia – Musa e Jardim Botânico)

Um tour pelo Centro Histórico de Manaus (com mapa)

Manaus: Bosque da Ciência

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Amazonas, Brasil, Manaus
Booking.com
  1. yasmin 20/01/2016 | 15:22

    Bruna, eu paguei 25,00 reais um açai pequeno em Itapema ahahahaa acho que vocês estavam no lucro e não sabiam! Sem contar que esse teu devia ser açaí puro e o meu era com xarope de guaraná… afff

    • Contando as Horas 20/01/2016 | 22:35

      Oi, guria!!

      Sééério??? Meu Deus, que assalto! 9,00 pila eu achei quase um assalto, imagine 25,00 hahaha Que absurdo! Eu nunca tinha provado açaí até então.. Mas o Raul disse que era diferente do que vcs compram por aqui… Certeza que era natural sim.

      Agora, to até me sentindo melhor em saber que não fui roubada! =DD

Deixe o seu comentário...