09.02
2016

Próxima viagem… Foi cancelada!

Gente, que tristeza! Minha próxima viagem precisou ser cancelada!

Todo mundo que acompanha o blog já sabe, desde 2013, todos os carnavais eu estava aproveitando pra conhecer algum lugar no Caribe, mas esse ano não vai ser possível. Eu explico..

IMG_1912

No inicio de cada ano eu sempre começo a pesquisar algum novo destino para passar o Carnaval do próximo ano, de preferencia que seja no Caribe. Em 2013 eu estive em Barbados. Em 2014 viajei pra Aruba, com uma pequena conexão no Panamá. E ano passado eu estive em St Maarten/St Martin e em St Kitts e Nevis

Lá por abril de 2015, eu comecei a procurar passagens para algum novo destino no Caribe para o Carnaval desse ano. Os dois destinos que estavam no topo da minha listinha eram a Colômbia e Bahamas.

Pesquisei muito sobre esses dois destinos e por causa dos preços, principalmente o preço da passagem, eu decidi que iria para Colômbia.

Comprei minha passagem no inicio do mês de junho de 2015. Decidi que iria ficar 3 dias em Bogotá e 3 dias em Cartagena. Reservei os hotéis. Montei o roteiro. Pesquisei muito sobre ambas as cidades. Listei os passeios que queria fazer. Pra ter uma ideia, esse roteiro estava prontinho em novembro de 2015.

Mas ai começaram a aparecer milhares de notícias sobre o tal Zika Virus e eu comecei a ficar apreensiva. Caso alguém não saiba, a Colômbia só perde para o Brasil em número de casos dessa doença.

Pra ter uma ideia de como a coisa tá feia por lá, segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Colombiano (INS), em 16 de janeiro de 2016 a Colômbia tinha um pouco mais de 11 mil casos e agora na primeira semana de fevereiro de 2016 o número de infectados já chega a quase 23 mil pessoas (os aumentos de casos estão acontecendo principalmente no departamento de Bolívar, onde fica Cartagena). É muita coisa pra tão pouco tempo. Sem falar que já foi noticiado casos de pessoas de outros países que estão com zika virus depois estiveram recentemente na Colômbia.

Eu sou mulher, ainda não casei, mas talvez algum dia eu possa querer engravidar. Como essa doença ainda é uma incógnita, ninguém sabe muita coisa sobre sua evolução, seu modo de transmissão (além do mosquito, dizem que já existem casos de transmissão por sexo), ainda tem os casos de microcefalia e o que mais me apavorou nisso tudo, a síndrome de Guillain-Barré.

Na duvida, achei mais sensato não arriscar. Minha saúde vem em primeiro lugar, antes de qualquer novo destino que eu queira visitar. A Colômbia não vai deixar de existir. Certamente outras oportunidades vão aparecer. Minha vida não vai mudar em nada se eu conhecer a Colômbia hoje, daqui 6 meses ou ano que vem, mas se caso eu pegar o zika virus eu não sei como será a minha vida, alias, ninguém ainda sabe nada de forma muito concreta sobre essa doença.

Por isso, o carnaval desse ano vai ser muito sem graça, pois eu vou ficar em casa, né!!! #NetflixSalva Mas espero que o meu Carnaval de 2017 não “zike”!

Não sabia se deveria ou não escrever esse post, afinal, eu não costumo falar pra quase ninguém sobre as minhs próximas viagens. Caso eu decidisse não escrever nada aqui, muito provavelmente quase ninguém ficaria sabendo que cancelei essa viagem. Mas o que me fez escrever esse post é o seguinte: não vou desistir de conhecer a Colômbia!

Ah, e quem estiver com viagem marcada para a Colômbia e não sabe se deve ou não cancelar a viagem, oficialmente não há nenhum alerta ou proibição de visitar as zonas afetadas, mas como o números de casos estão crescendo rapido de uma semana para outra, é sempre bom se informar direitinho sobre a situação no destino antes de tomar uma decisão. Dois jornais colombianos que eu aconselho a acompanhar as notícias são: El Tiempo e El Espectador.

Obs.: Foto retirada do Instagram do Chapolin Sincero.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Bogotá, Cartagena, Colômbia - , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Próxima viagem… Foi cancelada!"
  1. bruno   06/06/16 • 13h11

    oi Bruna, estive na Colômbia no finalk de março, por 3 dias e mais 4 dias em Cartagena;
    sobre o ZIka, parece que as cidades mais periféricas é que estão sofrendo, pelo menos , nem mosquito eu vi, nem em Bogotá , nem em Cartagena, e para ser mais sincero, estive no RJ em Dezembro e lá sim, levei uma surra de mosquito, na área da Urca, e alguns no jardim botânico, aparentemente, Bogotá está relativamente segura, já que é uma cidade de altitude e um pouco fria, eu tinha esse medo também, mas para a minha sorte, nao vi nenhum mosquito.

    • Contando as Horas   07/06/16 • 00h33

      Oi, Bruno

      Que bom que vc teve sorte! Na verdade eu nem fiquei tão apreensiva quanto aos mosquitos, tava (e ainda estou) meio receosa com as conseqüências de pegar uma doença dessas, que ainda é meio uma incógnita. Na duvida, preferi não arriscar.

      Obrigada pela visita aqui no blog! =D

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
Contando as Horas