09.02
2016

Próxima viagem… Foi cancelada!

Gente, que tristeza! Minha próxima viagem precisou ser cancelada!

Todo mundo que acompanha o blog já sabe, desde 2013, todos os carnavais eu estava aproveitando pra conhecer algum lugar no Caribe, mas esse ano não vai ser possível. Eu explico..

IMG_1912

No inicio de cada ano eu sempre começo a pesquisar algum novo destino para passar o Carnaval do próximo ano, de preferencia que seja no Caribe. Em 2013 eu estive em Barbados. Em 2014 viajei pra Aruba, com uma pequena conexão no Panamá. E ano passado eu estive em St Maarten/St Martin e em St Kitts e Nevis

Lá por abril de 2015, eu comecei a procurar passagens para algum novo destino no Caribe para o Carnaval desse ano. Os dois destinos que estavam no topo da minha listinha eram a Colômbia e Bahamas.

Pesquisei muito sobre esses dois destinos e por causa dos preços, principalmente o preço da passagem, eu decidi que iria para Colômbia.

Comprei minha passagem no inicio do mês de junho de 2015. Decidi que iria ficar 3 dias em Bogotá e 3 dias em Cartagena. Reservei os hotéis. Montei o roteiro. Pesquisei muito sobre ambas as cidades. Listei os passeios que queria fazer. Pra ter uma ideia, esse roteiro estava prontinho em novembro de 2015.

Mas ai começaram a aparecer milhares de notícias sobre o tal Zika Virus e eu comecei a ficar apreensiva. Caso alguém não saiba, a Colômbia só perde para o Brasil em número de casos dessa doença.

Pra ter uma ideia de como a coisa tá feia por lá, segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Colombiano (INS), em 16 de janeiro de 2016 a Colômbia tinha um pouco mais de 11 mil casos e agora na primeira semana de fevereiro de 2016 o número de infectados já chega a quase 23 mil pessoas (os aumentos de casos estão acontecendo principalmente no departamento de Bolívar, onde fica Cartagena). É muita coisa pra tão pouco tempo. Sem falar que já foi noticiado casos de pessoas de outros países que estão com zika virus depois estiveram recentemente na Colômbia.

Eu sou mulher, ainda não casei, mas talvez algum dia eu possa querer engravidar. Como essa doença ainda é uma incógnita, ninguém sabe muita coisa sobre sua evolução, seu modo de transmissão (além do mosquito, dizem que já existem casos de transmissão por sexo), ainda tem os casos de microcefalia e o que mais me apavorou nisso tudo, a síndrome de Guillain-Barré.

Na duvida, achei mais sensato não arriscar. Minha saúde vem em primeiro lugar, antes de qualquer novo destino que eu queira visitar. A Colômbia não vai deixar de existir. Certamente outras oportunidades vão aparecer. Minha vida não vai mudar em nada se eu conhecer a Colômbia hoje, daqui 6 meses ou ano que vem, mas se caso eu pegar o zika virus eu não sei como será a minha vida, alias, ninguém ainda sabe nada de forma muito concreta sobre essa doença.

Por isso, o carnaval desse ano vai ser muito sem graça, pois eu vou ficar em casa, né!!! #NetflixSalva Mas espero que o meu Carnaval de 2017 não “zike”!

Não sabia se deveria ou não escrever esse post, afinal, eu não costumo falar pra quase ninguém sobre as minhs próximas viagens. Caso eu decidisse não escrever nada aqui, muito provavelmente quase ninguém ficaria sabendo que cancelei essa viagem. Mas o que me fez escrever esse post é o seguinte: não vou desistir de conhecer a Colômbia!

Ah, e quem estiver com viagem marcada para a Colômbia e não sabe se deve ou não cancelar a viagem, oficialmente não há nenhum alerta ou proibição de visitar as zonas afetadas, mas como o números de casos estão crescendo rapido de uma semana para outra, é sempre bom se informar direitinho sobre a situação no destino antes de tomar uma decisão. Dois jornais colombianos que eu aconselho a acompanhar as notícias são: El Tiempo e El Espectador.

Obs.: Foto retirada do Instagram do Chapolin Sincero.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Bogotá, Cartagena, Colômbia
Booking.com
  1. bruno 06/06/2016 | 13:11

    oi Bruna, estive na Colômbia no finalk de março, por 3 dias e mais 4 dias em Cartagena;
    sobre o ZIka, parece que as cidades mais periféricas é que estão sofrendo, pelo menos , nem mosquito eu vi, nem em Bogotá , nem em Cartagena, e para ser mais sincero, estive no RJ em Dezembro e lá sim, levei uma surra de mosquito, na área da Urca, e alguns no jardim botânico, aparentemente, Bogotá está relativamente segura, já que é uma cidade de altitude e um pouco fria, eu tinha esse medo também, mas para a minha sorte, nao vi nenhum mosquito.

    • Contando as Horas 07/06/2016 | 00:33

      Oi, Bruno

      Que bom que vc teve sorte! Na verdade eu nem fiquei tão apreensiva quanto aos mosquitos, tava (e ainda estou) meio receosa com as conseqüências de pegar uma doença dessas, que ainda é meio uma incógnita. Na duvida, preferi não arriscar.

      Obrigada pela visita aqui no blog! =D

Deixe o seu comentário...