11.02
2016

Ski x Snowboard: As principais diferenças e equipamentos necessários

A primeira viagem internacional que nós fizemos foi a Bariloche. Naquela época, nós ainda eramos relativamente pequenos, e claro, não esquiamos ou fizemos algo do tipo. As únicas atividades “permitidas” pelos nossos pais eram fazer bonecos de neve, andar de ski bunda e passear no teleférico. Mas o tempo passou e em julho do ano passado estivemos lá novamente e finalmente dessa vez pudemos esquiar e praticar snowboard pela primeira vez.

Quem nunca esteve em uma estação de ski até então, com certeza vai adorar esse post, afinal, é super comum a gente ter diversas duvidas sobre vários assuntos relacionados a esse tema.

IMG_0686

Como nessa ultima viagem a Bariloche eu esquiei e o Raul fez snowboard, nós resolvemos escrever esse post em conjunto para apresentar as principais diferenças e também, os equipamentos necessários para praticar esses esportes de inverno. 

→ Ski 

O Ski ou também chamado de Ski Alpino, recebeu esse nome por ter sido praticado pela primeira vez na região dos Alpes. É uma modalidade de esporte de inverno super tradicional nas estações de esqui. Existem diversas modalidades de esqui além do ski alpino, como por exemplo: ski nórdico (ou cross country), ski alpinismo, ski de salto, entre outros. Os mais comuns de serem encontrados em qualquer estação de ski são o alpino e o nórdico.

Pra quem escolher praticar esse esporte, existem diversos tipos de pistas de ski, como para: iniciantes, intermediários, avançados e experts.

IMG_0797

No meu caso, como foi a primeira vez que pratiquei ski, obviamente eu iniciei na pista para iniciante, uma pista com pouca inclinação.

Claro que praticar ski não é fácil, são muitos detalhes pra prestar atenção (como frear o ski, como cair, como se levantar, entre outros), então, pra facilitar a vida de todo mundo, o ideal é fazer pelo menos uma aula com um professor pra aprender tudo isso direitinho.

→ Equipamentos para Ski

Quem escolher praticar ski, os principais equipamentos necessários para alugar ou até comprar, se for o caso, são: o ski propriamente dito composto de duas pranchas (a tamanho da prancha varia de acordo com a nossa altura), dois bastões e um par de bota especifico pra praticar ski (essas botas são feitas de um material super duro e bem inflexível).

DSC_0075

DSC_0729 (2)

Além disso, é altamente recomendado ter um óculos de neve (explicações detalhadas logo abaixo sobre os tipos de lentes para óculos de neve) e luvas. E pras mulheres, se tiver uma faixa pra colocar no cabelo, ajuda bastante, pq costuma ventar muito, assim evita dos cabelos ficarem caindo no rosto.

DSC_0800

Obs.: Quem for praticar em pistas intermediárias, avançadas ou para experts pode ainda usar um capacete, afinal, as pistas são mais inclinadas e com curvas, ajudando a proteger a cabeça contra batidas.

→ Snowboard

Outro esporte de inverno bastante popular é o Snowboard. Também existem diversas modalidades de snowboard, como por exemplo: superpipe, slopestyle, snowbord cross e slalom gigante, mas o mais comum mesmo é praticar o snowboard tradicional mesmo.

Assim como o ski, o snowboard praticamente tem as mesmas classificações para suas pistas, onde existem pistas para aprendizagem, iniciantes, intermediários e experts.

Como já foi dito no inicio do post, foi a primeira vez que pratiquei snowboard, então é claro que inicialmente eu fiquei na área de aprendizagem, mas nos últimos dias até me aventurei a descer a montanha em pista para iniciantes e intermediários.

DSC_0142

Acho importante dizer que, segundo meus professores de snowboard, praticar snowboard é mais difícil do que aprender a esquiar. O snowboard trabalha bastante as costas e as coxas, e tudo se resume ao equilíbrio para frente e para trás, o que evita que você trave a prancha e consequentemente caia. Assim como o ski, os primeiros dias são os mais difíceis, especialmente pq utilizamos músculos que no dia a dia não trabalham muito.

Não recomendo tentar praticar snowboard sozinho, o ideal é pegar pelo menos duas aulas de snowboard com um instrutor para aprender as principais técnicas, manobras e formas de cair.

→ Equipamentos para Snowboard

Os principais equipamentos para praticar Snowboard são: botas especiais e prancha de snowboard apenas. Também é importante usar capacete, se for praticar snowboard em pistas para intermediários ou experts. Recomendo usar touca, mascara para o rosto (não sei o nome em português, mas em inglês é Ski Face Mask), luvas, óculos de neve.

DSC_0080

DSC_0079

Uma observação importante sobre os óculos de neve: Repare que existem diversos tipos de lentes, então cuidado na hora de comprar. Os principais tipos são: lentes para dia nevando (pouca claridade), para dia nublado (claridade mediana) e para dia com sol (muita claridade). Para iniciante, aconselho a comprar o óculos com lentes para dia nublado, tendo em vista que se tiver sol ou estiver nevando não ira comprometer, como por exemplo, um óculos com lente para dia de sol iria comprometer se no dia estivesse nevando.

IMG_4430

Antes que eu me esqueça, quem for praticar Snowboard, na hora de alugar os equipamentos, precisa dizer para o vendedor qual pé você vai colocar na frente, pra que ele possa escolher a sua prancha. A prancha varia se for pé esquerdo ou pé direito na frente.

→ Outras dicas

Leve protetor solar e protetor labial. Se tiver sol, capriche no protetor solar no rosto (provavelmente a unica parte do corpo que vai ficar amostra) e no protetor labial, pq o vento é imperdoável.

IMG_4291

Se quiser usar a gopro pra filmar ou fotografar as descidas (ou os tombos, como preferir hehe), será necessário alugar um capacete e comprar um suporte que será colado no alto do capacete. Se você não for alugar um capacete para todos os dias, é legal ter vários desses suportes pra poder colar em outros capacetes.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Bariloche

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Argentina, Bariloche, Estações de Ski, Villa la Angostura
Booking.com
Deixe o seu comentário...