06.03
2016

Próxima viagem: Intercâmbio na França

Comecei a estudar francês em 2012. Depois de todos esses anos de estudo, eu achei que era a hora certa pra encarar um intercâmbio.

Eu já falo inglês razoavelmente bem, o suficiente para me permitir viajar e conversar tranquilamente durante as minhas viagens. Porém eu queria um desafio e no final do ano passado resolvi que em Fevereiro de 2016 eu iria fazer um intercâmbio para estudar francês.

2016-02-07 16_Fotor

Cartão Postal de Annecy, o Palais D’Île e o rio Thiou

Quem mora no Brasil sabe muito bem como é complicado ter contato com essa língua. Aqui onde moro, por exemplo, eu só tenho acesso ao canal TV5 Monde Brésil. E além disso, ainda tem a internet, onde consigo ter acesso a materiais, livros e histórias em quadrinhos em francês. Mas claro que apenas isso não é suficiente para ter um domínio melhor do idioma, portanto, apenas um intercâmbio poderia me ajudar a quebrar o gelo. 

A primeira coisa que comecei a pesquisar foram países onde o Francês é o idioma oficial. Além da França, o Canadá também era uma opção.

Como eu já tinha ido 2x a Paris, pensei em evitar essa cidade. Minhas pesquisas com relação a França tiveram foco em cidades menores, no interior do país. Minha primeira opção era Nice, uma cidade no litoral sul da França, local que me possibilitaria a oportunidade de visitar diversos lugares legais como Marseille, Monaco, região da Provence, etc. Mas eu também cogitei em ir a outra cidade ali pertinho, quase na fronteira entre a França e a Suíça, Annecy, uma cidade que tem localização estratégica no meio dos Alpes Franceses.

2016-02-05 10_Fotor

Com relação ao Canadá, as duas principais cidades que eu estava pesquisando eram Montreal e Ville de Quebec.

Mas durante esse processo de busca de informações sobre França x Canadá, me deparei com um “probleminha”. Vi diversos videos no youtube sobre a diferença do francês da França e do Canada. Existem diferenças sim, talvez as proporção sejam as mesmas entre o português de Portugal e do Brasil, mas elas existem.

Ai veio a segunda etapa das pesquisas, os orçamentos de curso e moradia na França e no Canadá. Em resumo, as diferenças de custos não eram tão grandes nos dois países, então achei que não valeria a pena encarar aprender o francês quebecois ao invés do francês tradicional. Caso tenha duvida ou curiosidade, no youtube existem vários videos demonstrando algumas dessas diferenças.

IMG_7588_Fotor

Castelo de Annecy ou Château d’Annecy

Depois de decidido o país, outra questão que tive que encarar era: quanto tempo o meu intercâmbio duraria. Tinha que ser 30 dias ou menos, devido aos compromissos profissionais.

Enfim, defini que ficaria um pouco menos de 30 dias na França. Mas qual região/cidade do interior seria melhor? Entre Nice e Annecy e a época que escolhi fazer o intercâmbio (mês de fevereiro), optei por ir a Annecy e o curso escolhido foi “Cours de Français + Ski”.

Annecy é uma pequena cidade francesa localizada no departamento de Alta Savoia (região muito conhecida por seus queijos), com aproximadamente 52 mil habitantes. É uma cidade calma de interior, onde tudo é perto e o contato com a língua francesa é muito mais intenso.

2016-02-17 17_Fotor

Lago Annecy ou Lac d’Annecy

A principio achei a cidade um pouco isolada do resto do mundo, apesar de ficar a 1 hora de distancia de Genebra e 2 horas de Lyon, mas eu não me arrependi da escolha.

Nós próximos posts irei escrever um pouco sobre qual agência de intercâmbio me ajudou nessa missão, se precisei ou não de visto de estudo, os gastos, a escola onde estudei, a modalidade do curso que escolhi (idioma + atividade), onde me hospedei, o que fazer em Annecy, as estações de ski que conheci, entre outros assuntos.

Quem quiser saber mais sobre meu intercâmbio, é só ficar ligado aqui no blog e nas redes sociais (Instagram e Facebook) com a hastag #IntercambioNaFrança. Caso tenham alguma duvida, sugestão ou curiosidade, é só deixar nos comentários.

Obs.: Essa viagem aconteceu em fevereiro de 2016, mas o título leva o “Próxima Viagem” por questão de organização aqui no blog, ok?

Posts relacionados:

Todos os posts sobre meu intercâmbio na França

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Raul Bartolamei
Siga-me
Postado em Alpes Franceses, Annecy, França, Intercâmbio, Intercâmbio na França - , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
18 comentários em "Próxima viagem: Intercâmbio na França"
  1. wilma rocha   11/03/16 • 22h11

    Vou adorar ler sobre seu intercâmbio, como é a turma,se há pessoas com mais idade, e se menos de 30dias serve também para quem tem nível quase zero de francês,rsrsr Ficarei aguardando…

    • Raul Bartolamei   12/03/16 • 09h36

      Bom dia Wilma Rocha,

      Legal saber do seu interesse, com certeza tentarei ao máximo satisfazer as suas curiosidades nos próximos posts.

      Um abraço

  2. Maria   20/03/16 • 21h21

    Olá Raul,
    Parabéns pela experiência vivida!
    Vou aguardar seus próximos posts, pois um dos meus interesses, é fazer intercâmbio e estudar francês, na França.

    • Raul Bartolamei   21/03/16 • 19h11

      Ola Maria,

      Ótimo, fico feliz pelo seu interesse… ja te adianto q vale a pena…

      Abraço

  3. Giovania   10/04/16 • 18h11

    Oi linda! Estou sumida daqui, por favor me perdoe, mas adorei saber do seu intercâmbio! Tb estou programando o meu próximo, será para janeiro do próximo ano. A princípio pensei em Vancouver pra continuar a dar mais uma turbinada no inglês, mas meu coração está em Londres (passar mais uns 30 dias por lá)

    • Raul Bartolamei   12/04/16 • 15h42

      Ola Giovania,

      Um intercambio nunca é demais, ainda mais em Londres, um ótimo lugar para passear e aprender inglês. Confesso q eu tbm ficaria em duvida entre Vancouver e Londres, no fim, o quesito moeda pesa bastante, mas se nao é o caso… ja te desejo uma ótima experiência.

    • Contando as Horas   13/04/16 • 00h16

      Oi, Giovania

      Quem fez o intercâmbio pra estudar Francês foi o Raul, que é meu irmão e tbm escreve as vezes aqui no blog.

      Não perca mesmo a oportunidade de estudar fora, é uma experiencia sensacional. Independente de vc ir a Vancouver ou Londres, tenho certeza que vc vai adorar a experiência!

  4. Vera Ramos   10/04/16 • 21h05

    Bruna, tres heureuse en savoir que tu es en train de faire un cours de francais à Annecy- tres charmante ville.Si tu veux faire un autre cours je te parle d’un que j’ai fait et il est excellent.Il se trouve à Vichy- c’est le CAVILLAM pour des etrangers.Essaie regarder sur l’Internet.Vichy est au milieu de la France dans l’ Auvergne.Et si tu aimerais avoir une amie pour echanger des idees en Francais on pourrait essayer.Je suis Vera , celle qui voyage en Russie.Est-ce que tu te souviens ” pour les touristes les spectacles sont plus cher que pour les citoyens de la ville.Pardon mon Francais.Il n’y pas des accents au portable.A tres bientot!

    • Raul Bartolamei   12/04/16 • 15h52

      Vera, Bonjour,

      Je vais chercher sur cette ville, peut-être dans 2 ans je vais faire autre. Je vous remercie de votre idée.

      Mais qui a fait le cours de francais ce moi Raul, Bruna est ma soeur.

      Je dois pratiquer plus mon francais avant de parler avec vous. kkkk

      A Bientot…

  5. Vera Ramos   10/04/16 • 21h11

    Bruna, tu as fait tres bien de choisir la France pourfaire ton cours de Francais.Le Francais de Canada est horrible.L’accent est terrible.

    • Raul Bartolamei   12/04/16 • 15h59

      Vera,

      ça est vrai, j’ai lu beaucoup à ce “problem” sur internet, et je préférais apprendre le “français plus officiel”, si je peux dire ça…

  6. Vera Ramos   12/04/16 • 22h18

    Raul, pardon j”ai compris que c’etais Bruna qui voulai s faire le cours au Canada et a preferer
    La France mais c’
    Est toi .Essaie de regarder à l’ Internet. Sur l’ ecole http://www.cavillam.com
    Elle jse trouve à Vichy.Elle faitpartide la Aliance Francaise..J’ai aimee
    Si tuveux savoir quelques chose demande moi. J’aibeaucoup plasir pour te aider

    • Raul Bartolamei   13/04/16 • 10h06

      Vera,

      Tres bien, je vais te demande si j’ai des questions, merci beaucoup.

  7. Rosemari Menezes   23/05/16 • 11h28

    Poxa que maneiro vc ter iso fazer um intercambio em na Fraça.Não tenho mais idade pra fazer intercambio,ja fui a Paris 4 vezes e sonho um dia aprender a falar um pouco.Parabéns e estou agora acompanhando por aqui.

    • Raul Bartolamei   27/05/16 • 14h56

      Obrigado Rosemari.Nunca é tarde para começar a estudar um pouco. Aconselho a começar em uma escola de idiomas, é mais tranquilo…

      Em breve colocaremos mais uns posts.

  8. Belisa   19/11/16 • 08h33

    Oi Raul, estou pesquisando sobre intercambio em annecy e vi que nessa escola o tempo minimo é 11 semanas. Como vc conseguiu 30 dias? Abraços! =)

    • Raul Bartolamei   23/11/16 • 09h58

      Ola Belisa,

      Exatamente, somente esse semi-intensive tem período mínimo… Abraço

  9. Belisa   19/11/16 • 08h38

    Ah! Descobri, é só o semi-intensivo que tem periodo minimo =)

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Essa manhã eu teria embarcado para o Brasil. Além das 18 mil coisas que tinha planejado fazer em 10 dias, a mais importante era conhecer minha sobrinha 🥰 (e também, rever meus sobrinhos de quatro patas 🐕🐕 - não esqueci de vcs, não sou uma tia desnaturada 😁). A gente já tinha até planejado um churras com camarão empanado de entrada, lembra @yasminbartolamei ? 😂Otimização de tempo é tudo numa viagem. Impossível comer todas as coisas que tenho saudades (e repetir algumas) em apenas 20 refeições. 🤰🏻😅😆
.
Enquanto isso, depois de 52 dias de quarentena, estou aqui acompanhando Portugal deixar o estado de emergência e passar para o estado de calamidade, situação onde as medidas de isolamento ficam um pouco mais brandas para facilitar esse período de transição para a normalidade.
.
Eu espero que as pessoas não sejam irresponsáveis e sem noção nesse momento, pq o isolamento obrigatório pode voltar.
.
Ontem qdo sai de casa para comprar máscara (a partir de hj o uso é obrigatório em todos os ambientes fechados, como por exemplo, mercado, lojas, bancos, transporte público, entre outros), por exemplo, já vi uma cena que prefiro nem comentar. Além de todas as incertezas que o momento já nos coloca, certamente vamos precisar de muito mais sorte para lidar com esses seres irresponsáveis do que com o vírus.
.
Não vou me alongar muito nesse blablabla, pq a loucura dessa nova realidade está só começando.
.
Mas voltando a minha viagem.. Eu sei que meu pai estava contando os segundos pra ter alguém em casa pra implicar 🤣 e minha mãe estava ansiosa pelos nossos lanchinhos e risadas na madrugada (sim, somos duas 🦉🦉). Véééiooo e Véééiaaa.. em 2021 estarei ai! 🇵🇹✈️🙏🏽🇧🇷🤩
.
Essas foram as últimas fotos que tirei lá em casa, no Brasil, em fevereiro de 2019. ☺️
18.04.2020: UM ANO EM PORTUGAL! 🥰🥰🥰
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
Queria escrever algo interessante sobre esse momento pra deixar aqui registrado, mas não ando muito inspirada. Como nessas últimas semanas tenho recebido algumas msgs relacionadas a pandemia/quarentena, vou falar sobre isso.
.
02 de março foram divulgados os primeiros casos de coronavírus em Portugal. Dia 11 de março a OMS declarou pandemia de coronavírus. Dito isso...
.
No inicio, o governo português declarou estado de alerta, logo na sequência foi declarado estado de emergência (já foi renovado 02 vezes).
.
Nos primeiros dias os mercados estavam um verdadeiro caos. Muitas pessoas. Muitas coisas faltando (principalmente papel higiênico, carnes, frutas e verduras). Nas últimas semanas a situação voltou a normalidade.
.
As atrações turísticas, lojas, restaurantes (seguem funcionando, mas no esquema de take away/entrega a domicílio), bares, academias, entre outros tipos de comércio fecharam suas portas e assim permanecem até então.
.
As Farmácias e os Mercados estão funcionando no esquema de sai 1 entra 1, portanto, exige paciência.
.
Os transportes públicos em Lisboa estão funcionando com horários reduzidos. Não andei mais de metro, mas li nos jornais que o acesso está liberado para todas as pessoas, as catracas estão livres. Também li que começaram a fazer controle de temperatura nas entradas das estações.
.
Os 3 principais aeroportos de Portugal (em Lisboa, no Porto e em Faro) fecharam durante o período de Páscoa. E nos demais dias estão operando apenas para pouquíssimos voos comerciais, mas principalmente para voos humanitários, de repatriação ou de transporte de mercadorias.
.
Lisboa está deserta. Se você sair de casa, independente do horário, parece sempre domingo 07:00 da manhã. Tudo vazio. Poucas pessoas nas ruas.
.
A maioria das pessoas tem usado luvas e máscaras. Eu não tenho usado, pq só tenho saido de casa para ir ao mercado e algumas vezes pra caminhar.
.
E pra todos que me mandaram msgs pedindo como eu estou: depois de 38 dias de quarentena, posso dizer que já ando um pouco entediada, mas estou bem. ☺️
.
Essas são algumas fotos que tirei ao longo desse ultimo ano. 😁
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Contando as Horas