06.03
2016

Próxima viagem: Intercâmbio na França

Comecei a estudar francês em 2012. Depois de todos esses anos de estudo, eu achei que era a hora certa pra encarar um intercâmbio.

Eu já falo inglês razoavelmente bem, o suficiente para me permitir viajar e conversar tranquilamente durante as minhas viagens. Porém eu queria um desafio e no final do ano passado resolvi que em Fevereiro de 2016 eu iria fazer um intercâmbio para estudar francês.

2016-02-07 16_Fotor

Cartão Postal de Annecy, o Palais D’Île e o rio Thiou

Quem mora no Brasil sabe muito bem como é complicado ter contato com essa língua. Aqui onde moro, por exemplo, eu só tenho acesso ao canal TV5 Monde Brésil. E além disso, ainda tem a internet, onde consigo ter acesso a materiais, livros e histórias em quadrinhos em francês. Mas claro que apenas isso não é suficiente para ter um domínio melhor do idioma, portanto, apenas um intercâmbio poderia me ajudar a quebrar o gelo. 

A primeira coisa que comecei a pesquisar foram países onde o Francês é o idioma oficial. Além da França, o Canadá também era uma opção.

Como eu já tinha ido 2x a Paris, pensei em evitar essa cidade. Minhas pesquisas com relação a França tiveram foco em cidades menores, no interior do país. Minha primeira opção era Nice, uma cidade no litoral sul da França, local que me possibilitaria a oportunidade de visitar diversos lugares legais como Marseille, Monaco, região da Provence, etc. Mas eu também cogitei em ir a outra cidade ali pertinho, quase na fronteira entre a França e a Suíça, Annecy, uma cidade que tem localização estratégica no meio dos Alpes Franceses.

2016-02-05 10_Fotor

Com relação ao Canadá, as duas principais cidades que eu estava pesquisando eram Montreal e Ville de Quebec.

Mas durante esse processo de busca de informações sobre França x Canadá, me deparei com um “probleminha”. Vi diversos videos no youtube sobre a diferença do francês da França e do Canada. Existem diferenças sim, talvez as proporção sejam as mesmas entre o português de Portugal e do Brasil, mas elas existem.

Ai veio a segunda etapa das pesquisas, os orçamentos de curso e moradia na França e no Canadá. Em resumo, as diferenças de custos não eram tão grandes nos dois países, então achei que não valeria a pena encarar aprender o francês quebecois ao invés do francês tradicional. Caso tenha duvida ou curiosidade, no youtube existem vários videos demonstrando algumas dessas diferenças.

IMG_7588_Fotor

Castelo de Annecy ou Château d’Annecy

Depois de decidido o país, outra questão que tive que encarar era: quanto tempo o meu intercâmbio duraria. Tinha que ser 30 dias ou menos, devido aos compromissos profissionais.

Enfim, defini que ficaria um pouco menos de 30 dias na França. Mas qual região/cidade do interior seria melhor? Entre Nice e Annecy e a época que escolhi fazer o intercâmbio (mês de fevereiro), optei por ir a Annecy e o curso escolhido foi “Cours de Français + Ski”.

Annecy é uma pequena cidade francesa localizada no departamento de Alta Savoia (região muito conhecida por seus queijos), com aproximadamente 52 mil habitantes. É uma cidade calma de interior, onde tudo é perto e o contato com a língua francesa é muito mais intenso.

2016-02-17 17_Fotor

Lago Annecy ou Lac d’Annecy

A principio achei a cidade um pouco isolada do resto do mundo, apesar de ficar a 1 hora de distancia de Genebra e 2 horas de Lyon, mas eu não me arrependi da escolha.

Nós próximos posts irei escrever um pouco sobre qual agência de intercâmbio me ajudou nessa missão, se precisei ou não de visto de estudo, os gastos, a escola onde estudei, a modalidade do curso que escolhi (idioma + atividade), onde me hospedei, o que fazer em Annecy, as estações de ski que conheci, entre outros assuntos.

Quem quiser saber mais sobre meu intercâmbio, é só ficar ligado aqui no blog e nas redes sociais (Instagram e Facebook) com a hastag #IntercambioNaFrança. Caso tenham alguma duvida, sugestão ou curiosidade, é só deixar nos comentários.

Obs.: Essa viagem aconteceu em fevereiro de 2016, mas o título leva o “Próxima Viagem” por questão de organização aqui no blog, ok?

Posts relacionados:

Todos os posts sobre meu intercâmbio na França

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Raul Bartolamei
Siga-me

Raul Bartolamei

Catarinense, formado em Administração e Direito. Eventualmente escreve no blog sobre suas viagens, tours em estádios e jogos de futebol. E agora, também, sobre seu intercâmbio na França.
Raul Bartolamei
Siga-me
Postado em Alpes Franceses, Annecy, França, Intercâmbio, Intercâmbio na França - , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
18 comentários em "Próxima viagem: Intercâmbio na França"
  1. wilma rocha   11/03/16 • 22h11

    Vou adorar ler sobre seu intercâmbio, como é a turma,se há pessoas com mais idade, e se menos de 30dias serve também para quem tem nível quase zero de francês,rsrsr Ficarei aguardando…

    • Raul Bartolamei   12/03/16 • 09h36

      Bom dia Wilma Rocha,

      Legal saber do seu interesse, com certeza tentarei ao máximo satisfazer as suas curiosidades nos próximos posts.

      Um abraço

  2. Maria   20/03/16 • 21h21

    Olá Raul,
    Parabéns pela experiência vivida!
    Vou aguardar seus próximos posts, pois um dos meus interesses, é fazer intercâmbio e estudar francês, na França.

    • Raul Bartolamei   21/03/16 • 19h11

      Ola Maria,

      Ótimo, fico feliz pelo seu interesse… ja te adianto q vale a pena…

      Abraço

  3. Giovania   10/04/16 • 18h11

    Oi linda! Estou sumida daqui, por favor me perdoe, mas adorei saber do seu intercâmbio! Tb estou programando o meu próximo, será para janeiro do próximo ano. A princípio pensei em Vancouver pra continuar a dar mais uma turbinada no inglês, mas meu coração está em Londres (passar mais uns 30 dias por lá)

    • Raul Bartolamei   12/04/16 • 15h42

      Ola Giovania,

      Um intercambio nunca é demais, ainda mais em Londres, um ótimo lugar para passear e aprender inglês. Confesso q eu tbm ficaria em duvida entre Vancouver e Londres, no fim, o quesito moeda pesa bastante, mas se nao é o caso… ja te desejo uma ótima experiência.

    • Contando as Horas   13/04/16 • 00h16

      Oi, Giovania

      Quem fez o intercâmbio pra estudar Francês foi o Raul, que é meu irmão e tbm escreve as vezes aqui no blog.

      Não perca mesmo a oportunidade de estudar fora, é uma experiencia sensacional. Independente de vc ir a Vancouver ou Londres, tenho certeza que vc vai adorar a experiência!

  4. Vera Ramos   10/04/16 • 21h05

    Bruna, tres heureuse en savoir que tu es en train de faire un cours de francais à Annecy- tres charmante ville.Si tu veux faire un autre cours je te parle d’un que j’ai fait et il est excellent.Il se trouve à Vichy- c’est le CAVILLAM pour des etrangers.Essaie regarder sur l’Internet.Vichy est au milieu de la France dans l’ Auvergne.Et si tu aimerais avoir une amie pour echanger des idees en Francais on pourrait essayer.Je suis Vera , celle qui voyage en Russie.Est-ce que tu te souviens ” pour les touristes les spectacles sont plus cher que pour les citoyens de la ville.Pardon mon Francais.Il n’y pas des accents au portable.A tres bientot!

    • Raul Bartolamei   12/04/16 • 15h52

      Vera, Bonjour,

      Je vais chercher sur cette ville, peut-être dans 2 ans je vais faire autre. Je vous remercie de votre idée.

      Mais qui a fait le cours de francais ce moi Raul, Bruna est ma soeur.

      Je dois pratiquer plus mon francais avant de parler avec vous. kkkk

      A Bientot…

  5. Vera Ramos   10/04/16 • 21h11

    Bruna, tu as fait tres bien de choisir la France pourfaire ton cours de Francais.Le Francais de Canada est horrible.L’accent est terrible.

    • Raul Bartolamei   12/04/16 • 15h59

      Vera,

      ça est vrai, j’ai lu beaucoup à ce “problem” sur internet, et je préférais apprendre le “français plus officiel”, si je peux dire ça…

  6. Vera Ramos   12/04/16 • 22h18

    Raul, pardon j”ai compris que c’etais Bruna qui voulai s faire le cours au Canada et a preferer
    La France mais c’
    Est toi .Essaie de regarder à l’ Internet. Sur l’ ecole http://www.cavillam.com
    Elle jse trouve à Vichy.Elle faitpartide la Aliance Francaise..J’ai aimee
    Si tuveux savoir quelques chose demande moi. J’aibeaucoup plasir pour te aider

    • Raul Bartolamei   13/04/16 • 10h06

      Vera,

      Tres bien, je vais te demande si j’ai des questions, merci beaucoup.

  7. Rosemari Menezes   23/05/16 • 11h28

    Poxa que maneiro vc ter iso fazer um intercambio em na Fraça.Não tenho mais idade pra fazer intercambio,ja fui a Paris 4 vezes e sonho um dia aprender a falar um pouco.Parabéns e estou agora acompanhando por aqui.

    • Raul Bartolamei   27/05/16 • 14h56

      Obrigado Rosemari.Nunca é tarde para começar a estudar um pouco. Aconselho a começar em uma escola de idiomas, é mais tranquilo…

      Em breve colocaremos mais uns posts.

  8. Belisa   19/11/16 • 08h33

    Oi Raul, estou pesquisando sobre intercambio em annecy e vi que nessa escola o tempo minimo é 11 semanas. Como vc conseguiu 30 dias? Abraços! =)

    • Raul Bartolamei   23/11/16 • 09h58

      Ola Belisa,

      Exatamente, somente esse semi-intensive tem período mínimo… Abraço

  9. Belisa   19/11/16 • 08h38

    Ah! Descobri, é só o semi-intensivo que tem periodo minimo =)

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Contando as Horas