06.03
2016

Próxima viagem: Intercâmbio na França

Comecei a estudar francês em 2012. Depois de todos esses anos de estudo, eu achei que era a hora certa pra encarar um intercâmbio.

Eu já falo inglês razoavelmente bem, o suficiente para me permitir viajar e conversar tranquilamente durante as minhas viagens. Porém eu queria um desafio e no final do ano passado resolvi que em Fevereiro de 2016 eu iria fazer um intercâmbio para estudar francês.

2016-02-07 16_Fotor

Cartão Postal de Annecy, o Palais D’Île e o rio Thiou

Quem mora no Brasil sabe muito bem como é complicado ter contato com essa língua. Aqui onde moro, por exemplo, eu só tenho acesso ao canal TV5 Monde Brésil. E além disso, ainda tem a internet, onde consigo ter acesso a materiais, livros e histórias em quadrinhos em francês. Mas claro que apenas isso não é suficiente para ter um domínio melhor do idioma, portanto, apenas um intercâmbio poderia me ajudar a quebrar o gelo. 

A primeira coisa que comecei a pesquisar foram países onde o Francês é o idioma oficial. Além da França, o Canadá também era uma opção.

Como eu já tinha ido 2x a Paris, pensei em evitar essa cidade. Minhas pesquisas com relação a França tiveram foco em cidades menores, no interior do país. Minha primeira opção era Nice, uma cidade no litoral sul da França, local que me possibilitaria a oportunidade de visitar diversos lugares legais como Marseille, Monaco, região da Provence, etc. Mas eu também cogitei em ir a outra cidade ali pertinho, quase na fronteira entre a França e a Suíça, Annecy, uma cidade que tem localização estratégica no meio dos Alpes Franceses.

2016-02-05 10_Fotor

Com relação ao Canadá, as duas principais cidades que eu estava pesquisando eram Montreal e Ville de Quebec.

Mas durante esse processo de busca de informações sobre França x Canadá, me deparei com um “probleminha”. Vi diversos videos no youtube sobre a diferença do francês da França e do Canada. Existem diferenças sim, talvez as proporção sejam as mesmas entre o português de Portugal e do Brasil, mas elas existem.

Ai veio a segunda etapa das pesquisas, os orçamentos de curso e moradia na França e no Canadá. Em resumo, as diferenças de custos não eram tão grandes nos dois países, então achei que não valeria a pena encarar aprender o francês quebecois ao invés do francês tradicional. Caso tenha duvida ou curiosidade, no youtube existem vários videos demonstrando algumas dessas diferenças.

IMG_7588_Fotor

Castelo de Annecy ou Château d’Annecy

Depois de decidido o país, outra questão que tive que encarar era: quanto tempo o meu intercâmbio duraria. Tinha que ser 30 dias ou menos, devido aos compromissos profissionais.

Enfim, defini que ficaria um pouco menos de 30 dias na França. Mas qual região/cidade do interior seria melhor? Entre Nice e Annecy e a época que escolhi fazer o intercâmbio (mês de fevereiro), optei por ir a Annecy e o curso escolhido foi “Cours de Français + Ski”.

Annecy é uma pequena cidade francesa localizada no departamento de Alta Savoia (região muito conhecida por seus queijos), com aproximadamente 52 mil habitantes. É uma cidade calma de interior, onde tudo é perto e o contato com a língua francesa é muito mais intenso.

2016-02-17 17_Fotor

Lago Annecy ou Lac d’Annecy

A principio achei a cidade um pouco isolada do resto do mundo, apesar de ficar a 1 hora de distancia de Genebra e 2 horas de Lyon, mas eu não me arrependi da escolha.

Nós próximos posts irei escrever um pouco sobre qual agência de intercâmbio me ajudou nessa missão, se precisei ou não de visto de estudo, os gastos, a escola onde estudei, a modalidade do curso que escolhi (idioma + atividade), onde me hospedei, o que fazer em Annecy, as estações de ski que conheci, entre outros assuntos.

Quem quiser saber mais sobre meu intercâmbio, é só ficar ligado aqui no blog e nas redes sociais (Instagram e Facebook) com a hastag #IntercambioNaFrança. Caso tenham alguma duvida, sugestão ou curiosidade, é só deixar nos comentários.

Obs.: Essa viagem aconteceu em fevereiro de 2016, mas o título leva o “Próxima Viagem” por questão de organização aqui no blog, ok?

Posts relacionados:

Todos os posts sobre meu intercâmbio na França

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Raul Bartolamei
Siga-me

Raul Bartolamei

Catarinense, formado em Administração e Direito. Eventualmente escreve no blog sobre suas viagens, tours em estádios e jogos de futebol. E agora, também, sobre seu intercâmbio na França.
Raul Bartolamei
Siga-me
Postado em Alpes Franceses, Annecy, França, Intercâmbio, Intercâmbio na França
Booking.com
  1. wilma rocha 11/03/2016 | 22:11

    Vou adorar ler sobre seu intercâmbio, como é a turma,se há pessoas com mais idade, e se menos de 30dias serve também para quem tem nível quase zero de francês,rsrsr Ficarei aguardando…

    • Raul Bartolamei 12/03/2016 | 09:36

      Bom dia Wilma Rocha,

      Legal saber do seu interesse, com certeza tentarei ao máximo satisfazer as suas curiosidades nos próximos posts.

      Um abraço

  2. Maria 20/03/2016 | 21:21

    Olá Raul,
    Parabéns pela experiência vivida!
    Vou aguardar seus próximos posts, pois um dos meus interesses, é fazer intercâmbio e estudar francês, na França.

    • Raul Bartolamei 21/03/2016 | 19:11

      Ola Maria,

      Ótimo, fico feliz pelo seu interesse… ja te adianto q vale a pena…

      Abraço

  3. Giovania 10/04/2016 | 18:11

    Oi linda! Estou sumida daqui, por favor me perdoe, mas adorei saber do seu intercâmbio! Tb estou programando o meu próximo, será para janeiro do próximo ano. A princípio pensei em Vancouver pra continuar a dar mais uma turbinada no inglês, mas meu coração está em Londres (passar mais uns 30 dias por lá)

    • Raul Bartolamei 12/04/2016 | 15:42

      Ola Giovania,

      Um intercambio nunca é demais, ainda mais em Londres, um ótimo lugar para passear e aprender inglês. Confesso q eu tbm ficaria em duvida entre Vancouver e Londres, no fim, o quesito moeda pesa bastante, mas se nao é o caso… ja te desejo uma ótima experiência.

    • Contando as Horas 13/04/2016 | 00:16

      Oi, Giovania

      Quem fez o intercâmbio pra estudar Francês foi o Raul, que é meu irmão e tbm escreve as vezes aqui no blog.

      Não perca mesmo a oportunidade de estudar fora, é uma experiencia sensacional. Independente de vc ir a Vancouver ou Londres, tenho certeza que vc vai adorar a experiência!

  4. Vera Ramos 10/04/2016 | 21:05

    Bruna, tres heureuse en savoir que tu es en train de faire un cours de francais à Annecy- tres charmante ville.Si tu veux faire un autre cours je te parle d’un que j’ai fait et il est excellent.Il se trouve à Vichy- c’est le CAVILLAM pour des etrangers.Essaie regarder sur l’Internet.Vichy est au milieu de la France dans l’ Auvergne.Et si tu aimerais avoir une amie pour echanger des idees en Francais on pourrait essayer.Je suis Vera , celle qui voyage en Russie.Est-ce que tu te souviens ” pour les touristes les spectacles sont plus cher que pour les citoyens de la ville.Pardon mon Francais.Il n’y pas des accents au portable.A tres bientot!

    • Raul Bartolamei 12/04/2016 | 15:52

      Vera, Bonjour,

      Je vais chercher sur cette ville, peut-être dans 2 ans je vais faire autre. Je vous remercie de votre idée.

      Mais qui a fait le cours de francais ce moi Raul, Bruna est ma soeur.

      Je dois pratiquer plus mon francais avant de parler avec vous. kkkk

      A Bientot…

  5. Vera Ramos 10/04/2016 | 21:11

    Bruna, tu as fait tres bien de choisir la France pourfaire ton cours de Francais.Le Francais de Canada est horrible.L’accent est terrible.

    • Raul Bartolamei 12/04/2016 | 15:59

      Vera,

      ça est vrai, j’ai lu beaucoup à ce “problem” sur internet, et je préférais apprendre le “français plus officiel”, si je peux dire ça…

  6. Vera Ramos 12/04/2016 | 22:18

    Raul, pardon j”ai compris que c’etais Bruna qui voulai s faire le cours au Canada et a preferer
    La France mais c’
    Est toi .Essaie de regarder à l’ Internet. Sur l’ ecole http://www.cavillam.com
    Elle jse trouve à Vichy.Elle faitpartide la Aliance Francaise..J’ai aimee
    Si tuveux savoir quelques chose demande moi. J’aibeaucoup plasir pour te aider

    • Raul Bartolamei 13/04/2016 | 10:06

      Vera,

      Tres bien, je vais te demande si j’ai des questions, merci beaucoup.

  7. Rosemari Menezes 23/05/2016 | 11:28

    Poxa que maneiro vc ter iso fazer um intercambio em na Fraça.Não tenho mais idade pra fazer intercambio,ja fui a Paris 4 vezes e sonho um dia aprender a falar um pouco.Parabéns e estou agora acompanhando por aqui.

    • Raul Bartolamei 27/05/2016 | 14:56

      Obrigado Rosemari.Nunca é tarde para começar a estudar um pouco. Aconselho a começar em uma escola de idiomas, é mais tranquilo…

      Em breve colocaremos mais uns posts.

  8. Belisa 19/11/2016 | 08:33

    Oi Raul, estou pesquisando sobre intercambio em annecy e vi que nessa escola o tempo minimo é 11 semanas. Como vc conseguiu 30 dias? Abraços! =)

    • Raul Bartolamei 23/11/2016 | 09:58

      Ola Belisa,

      Exatamente, somente esse semi-intensive tem período mínimo… Abraço

  9. Belisa 19/11/2016 | 08:38

    Ah! Descobri, é só o semi-intensivo que tem periodo minimo =)

Deixe o seu comentário...