17.03
2016

Voando Swissair pela primeira vez

Quando decidi qual cidade iria fazer meu intercâmbio, logo comecei a pesquisar as cias aéreas que poderiam oferecer as melhores opções para que eu chegasse/partisse de Annecy, na França.

Eu tinha opção de voar com a Air France (via Lyon) e com a Swissair (via Genebra), resolvi escolher a Suíça como porta de entrada por curiosidade em viajar com a Swissair, além, é claro, pelo fato de que o valor da passagem ajudou bastante nessa decisão.

2016-02-01 19.48.32

→ Os trechos voados com a Swissair

Depois de definir tudo o que eu iria fazer durante o meu intercâmbio, eu decidi fazer todos os trechos (internacional e doméstico) com a Swissair. Os voos ficaram assim: 

– Na ida: o trecho internacional, de São Paulo Guarulhos até Zurique foi um voo noturno. Fiz uma conexão rápida em Zurique, de onde peguei um voo diurno para Genebra.

– Na volta: o trecho doméstico, de Genebra até Zurique foi em um voo diurno. Fiz uma conexão em Zurique antes de seguir com um voo noturno para São Paulo Guarulhos.

O trecho internacional dura em torno de 12 horas, enquanto o voo doméstico foi de apenas 50 minutos.

Obs.: Muitas pessoas me questionaram pq eu não peguei um trem para ir de Zurique até Genebra e a resposta é simples: são quase 3 horas de viagem.

De Genebra eu peguei um ônibus até a França, meu destino final onde eu iniciaria meu intercâmbio para estudar francês.

2016-02-02 13.29.41

→ Comprando a passagem

Eu poderia ter comprado a minha passagem diretamente no site da Swissair, que tem versão em português e é muito simples e fácil de pesquisar, mas acabei fechando o meu pacote do intercâmbio com uma agência de viagens. Com isso, achei que seria interessante eles receberem essa comissão por terem me ajudado com todo esse procedimento.

Comprei a passagem via cartão de crédito, mas infelizmente não sei se dá pra parcelar, pois usei meu cartão de pessoa jurídica, que não me permitia parcelar essa compra. A tarifa que paguei na classe econômica para todos os trechos descritos acima foi de aproximadamente 2.600,00 reais.

→ Check-in em São Paulo Guarulhos / Zurique / Genebra

Não consegui fazer o check-in online. Todas as vezes tive que fazer o check-in nos guiches de atendimento no aeroporto. Quase não havia fila, o que tornou o atendimento muito agilizado.

Minha maior preocupação era conseguir uma boa poltrona no voo da ida, voo entre São Paulo e Zurique, pois eu tinha que enfrentar todo o processo imigratório em Zurique, já que eu teria pouco tempo de conexão, algo em torno de apenas 1 hora e 30 minutos, antes de seguir viagem para Genebra.

Obs. 1: O check-in online na Swissair só poderia ser feito no trecho internacional, no trecho domestico o sistema não me permitia fazer. Fiquei com medo de fazer o check-in e depois ter problema com a minha mala, afinal, queria que ela fosse direto até o destino final.

Depois de fazer o check-in em São Paulo, segui para a área de embarque, passei pela segurança e pela Policia Federal e segui para a sala vip do Mastercard Black onde aguardei até o meu voo sair.

2016-02-01 18.16.52

2016-02-01 18.15.48

Chegando no aeroporto de Zurique não precisei me preocupar com a minha mala, pois ela deveria ser retirada apenas no aeroporto de Genebra. Apenas tive que passar pela imigração, trocar de terminal (através de um trenzinho) e passar pela segurança. No tempo restante fiquei olhando as lojas do Free Shop.

Obs. 2: No voo de ida, no Free Shop de Zurique eu não pude comprar nada. Segundo minhas pesquisas, eu só posso comprar alguma coisa na Suíça no aeroporto que for o meu ultimo destino, que nesse caso era Genebra. / No voo de volta, mesma coisa, não pude comprar nada no aeroporto de Genebra, então tive que esperar pra comprar algumas coisas que queria no Free Shop de Zurique.

Pra ajudar a passar o tempo, tanto o aeroporto de Genebra quanto o aeroporto de Zurique, disponibilizam um código na passagem que dá direito a se conectar por 60 minutos em Zurique e 90 minutos em Genebra na rede wifi de forma gratuita, apos esse período é necessário comprar créditos.

A internet em ambos os aeroportos são boas, o sistema de conexão é bem simples. Em cada aeroporto existe um posto de informação onde haverá uma maquina onde a gente deve colocar a passagem e a máquina vai imprimir um código. Ao conectar a rede wifi, vai aparecer uma pagina onde esse código deve ser digitado. Muito tranquilo.

2016-02-01 20.12.40

Classe executiva

No voo de volta, embarquei em Genebra e fui até Zurique. Aproveitei pra dar uma olhada no Free Shop e comprei algumas coisas. Depois disso segui para imigração de saída, peguei o trenzinho para ir até o outro terminal de onde partia meu voo para o Brasil. Enquanto aguardava o voo, aproveitei pra dar uma voltinha no Free Shop e sério, esse era uma piada. Ainda que comprei o que precisava antes de mudar de terminal.

→ Aeroporto de Zurique 

Aqui no blog já existe um post falando sobre o aeroporto de Zurique, como é a imigração (pra quem viaja a turismo) e como ir do aeroporto ao centro da cidade. Quem quiser ver esse post, é só clicar aqui -> Zurique: Informações práticas.

Imigração em Zurique

Como viajei com a Swissair, a imigração foi feita na primeira cidade que desembarquei na Suíça, nesse caso, Zurique.

A oficial de imigração me fez algumas perguntas, como: o que eu iria fazer na Suíça, por quanto tempo iria ficar, pq eu iria pra Annecy, pediu se eu tinha a carta de aceitação da escola e passagem de volta. Tudo dentro dos conformes, como esperado. Não tive nenhum problema.

→ Voando na Classe Econômica

O avião usado pela Swissair no trajeto internacional era um A340-300. Era um avião novo, com classe econômica com configuração 2-4-2 e executiva com configuração 1-2-1.

Já no voo doméstico até Genebra, o avião era um Airbus A319/A320, onde tinha apenas poltronas na configuração 3-3.

2016-02-02 12.50.35

Voo entre Zurique e Genebra

Tanto no trecho internacional como no trecho doméstico eu não tive nenhum problema com as poltronas da classe econômica, achei as poltronas de um tamanho ok, não eram grandes, mas também não eram pequenas.

Sobre os atendentes, na ida, o pessoal fala somente alemão, inglês e francês. No voo da volta, os atendentes falavam inglês e espanhol. Pra quem tem problema com outras línguas, é bom ficar de olho nisso.

→ Serviço de Bordo

Sobre o serviço de bordo eu realmente não tenho do que reclamar. No trecho internacional a janta era carne com molho madeira e polenta. O café da manhã teve frutas sortidas e pães com diversos tipos de geleias e manteigas. Bebidas eram bem variadas, com sucos, refrigerantes, água, vinhos e cerveja.

No trecho internacional da volta também foi praticamente a mesma coisa. A janta era carne com molho de tomate e vegetais sortidos. O café da manhã e as opções de bebidas foram exatamente iguais aos do voo de ida.

Nos trechos domésticos entre Zurique e Genebra, tanto na ida quando na volta, apenas recebi uma garrafinha de água e uma barra de chocolate suíço.

→ Entretenimento de Bordo

No trecho internacional entre São Paulo e Zurique o avião tinha um sistema de entretenimento, com tv individual em cada poltrona, mas a tv não era touchscreen e tudo tinha que ser feito via controle remoto (aquele que fica preso por um fio no encosto do braço da poltrona). O sistema de entretenimento nesse voo não permite começar o filme a hora que você desejar. Como o sistema deles é por canal, cada canal tem sua programação que fica repetindo a programação o voo inteiro, se você der sorte de pegar o filme começando, beleza.

No trecho doméstico entre Zurique e Genebra o avião não tinha entretenimento e nem tv, afinal, como era um voo super rápido, com duração de 50 minutos, nem tinha muita necessidade.

2016-02-23 09.20.40

→ Bagagem

Quem optar por viajar em classe econômica, a Swissair permite despachar uma mala de 23 kg e 1 mala de até 8 kg como bagagem de mão.

Como eu levei apenas uma mala tamanho grande e uma mochila (apenas para levar notebook e eletrônicos), não tive problema com o despacho das minhas bagagens.

→ Considerações Finais

No geral, eu gostei de voar com a Swissair. As únicas coisas que eu realmente não gostei foram: o sistema de entretenimento (achei um pouco limitado) e check-in online (não consegui fazer nenhuma fez o check-in pela internet, mas chegando no aeroporto foi tudo rapidamente solucionado e sem filas). O restante foi tudo tranquilo. Mesmo as comidas, que confesso não ser fã de comida de avião, estavam boas. Todos os voos saíram no horário.

** Precisando de hotel na Suíça? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Lista com todos os posts sobre Genebra

Lista com todos os posts sobre Zurique

Todos os posts sobre o meu Intercâmbio na França

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Raul Bartolamei
Siga-me

Raul Bartolamei

Catarinense, formado em Administração e Direito. Eventualmente escreve no blog sobre suas viagens, tours em estádios e jogos de futebol. E agora, também, sobre seu intercâmbio na França.
Raul Bartolamei
Siga-me
Postado em Alpes Franceses, Annecy, França, Genebra, Intercâmbio na França, Suiça, Zurique
Booking.com
  1. Nick 18/03/2016 | 13:53

    Oi Bruna, tudo bem ?
    Também viajei uma vez de Swiss e adorei. Para mim o grande diferencial foi no atendimento, a equipe do vôo foi extremamente educada e atenciosa. Só mesmo na imigração em Zurique que eles são meio chatinhos, fazem várias perguntas, mas também não tive nenhum problema !!!!
    Abraços….

    • Raul Bartolamei 21/03/2016 | 19:13

      Ola Nick,

      Realmente o atendimento deles é muito bom… tbm gostei muito. A imigração em Zurique ate que foi tranquila, acho q eu ja cheguei mostrando a carta da escola de língua francesa do intercâmbio, aí o pessoal ja ficou mais tranquilo e não me perguntou muita coisa…

      um abraço…

    • Contando as Horas 21/03/2016 | 19:32

      Oi, Nick

      Eu ainda não tive a oportunidade de voar com a Swissair, mas pelos bons comentarios que tenho visto por ai, to cogitando uma hora dessas comprar uma passagem com eles.

      Dessa vez quem viajou com ela foi meu irmão… Obrigada pela visita aqui no blog!! :D

  2. Mariana G. 20/10/2016 | 14:13

    Olá, vi que o Raul falou que não fez check-in online do voo internacional pq como não conseguia fazer dos outros e ficou com medo das malas não chegarem ao destino final.. será que existe mesmo possibilidade disso acontecer? Eu vou voar de Swiss pra Roma e quero fazer o check-in online pra tentar marcar assentos juntos pra mim e pro meu namorado, eu não marquei depois da compra pq pra marcar antecipado, pelo site, precisa pagar uma taxa que eu achei cara demais.
    Vcs tem alguma informação a respeito? Obrigada!!!

    • Raul Bartolamei 27/10/2016 | 09:34

      Ola Mariana,

      Então, quando fiz check in por aqueles terminais, ele simplesmente nao me dava o trajeto todo, somente de Genebra a Zurique. Tentei fazer 3 vezes de formas diferente e nada. Falei com o rapaz da empresa e ele me indicou entrar na fila e fazer com a atendente, ai tudo resolvido.

      No seu caso vc saberá se dará certo, se o trecho for ate Roma, e não somente ate Zurique (acho q é Zurique a sua cidade de entrada na Europa)… caso não apareca Roma como destino final, terá q fazer la na fila normal.

      Me parece ser uma falha do sistema q nao reconhece o trajeto todo, mas pode ser que isso tenha acontecido somente la em Genebra. Vale a pena ficar ligada.

      Abraço

  3. Fabiana Santos 25/02/2017 | 21:13

    Olá , primeiramente adorei o post me ajudou muitooooo .
    Estou de viagem marcada para Genebra e a real é que nunca viajei de avião ainda mais para outro país , vou fazer uma escala em Roma e estou com muito medo em relação a como chegar no lugar que irei pegar o outro voo para Genebra , tem alguma dica para me tranquiliza Rsrs ! Bom , desde já muito obrigado e adorei o blog .

    • Contando as Horas 26/02/2017 | 16:38

      Oi, Fabiana

      Sim! Ao desembarcar, vc deve procurar por um painel com a informação dos voos. Olhe o horário e cia aérea que vc vai viajar e veja em qual terminal e portão de embarque será o próximo voo. É bem tranquilo. Sabendo isso, ai é só olhar as placas que indicam o terminal (quando é necessário trocar de terminal) e depois é só procurar pelas placas que indicam o portão de embarque.

Deixe o seu comentário...