17.03
2016

Voando Swissair pela primeira vez

Quando decidi qual cidade iria fazer meu intercâmbio, logo comecei a pesquisar as cias aéreas que poderiam oferecer as melhores opções para que eu chegasse/partisse de Annecy, na França.

Eu tinha opção de voar com a Air France (via Lyon) e com a Swissair (via Genebra), resolvi escolher a Suíça como porta de entrada por curiosidade em viajar com a Swissair, além, é claro, pelo fato de que o valor da passagem ajudou bastante nessa decisão.

2016-02-01 19.48.32

→ Os trechos voados com a Swissair

Depois de definir tudo o que eu iria fazer durante o meu intercâmbio, eu decidi fazer todos os trechos (internacional e doméstico) com a Swissair. Os voos ficaram assim: 

– Na ida: o trecho internacional, de São Paulo Guarulhos até Zurique foi um voo noturno. Fiz uma conexão rápida em Zurique, de onde peguei um voo diurno para Genebra.

– Na volta: o trecho doméstico, de Genebra até Zurique foi em um voo diurno. Fiz uma conexão em Zurique antes de seguir com um voo noturno para São Paulo Guarulhos.

O trecho internacional dura em torno de 12 horas, enquanto o voo doméstico foi de apenas 50 minutos.

Obs.: Muitas pessoas me questionaram pq eu não peguei um trem para ir de Zurique até Genebra e a resposta é simples: são quase 3 horas de viagem.

De Genebra eu peguei um ônibus até a França, meu destino final onde eu iniciaria meu intercâmbio para estudar francês.

2016-02-02 13.29.41

→ Comprando a passagem

Eu poderia ter comprado a minha passagem diretamente no site da Swissair, que tem versão em português e é muito simples e fácil de pesquisar, mas acabei fechando o meu pacote do intercâmbio com uma agência de viagens. Com isso, achei que seria interessante eles receberem essa comissão por terem me ajudado com todo esse procedimento.

Comprei a passagem via cartão de crédito, mas infelizmente não sei se dá pra parcelar, pois usei meu cartão de pessoa jurídica, que não me permitia parcelar essa compra. A tarifa que paguei na classe econômica para todos os trechos descritos acima foi de aproximadamente 2.600,00 reais.

→ Check-in em São Paulo Guarulhos / Zurique / Genebra

Não consegui fazer o check-in online. Todas as vezes tive que fazer o check-in nos guiches de atendimento no aeroporto. Quase não havia fila, o que tornou o atendimento muito agilizado.

Minha maior preocupação era conseguir uma boa poltrona no voo da ida, voo entre São Paulo e Zurique, pois eu tinha que enfrentar todo o processo imigratório em Zurique, já que eu teria pouco tempo de conexão, algo em torno de apenas 1 hora e 30 minutos, antes de seguir viagem para Genebra.

Obs. 1: O check-in online na Swissair só poderia ser feito no trecho internacional, no trecho domestico o sistema não me permitia fazer. Fiquei com medo de fazer o check-in e depois ter problema com a minha mala, afinal, queria que ela fosse direto até o destino final.

Depois de fazer o check-in em São Paulo, segui para a área de embarque, passei pela segurança e pela Policia Federal e segui para a sala vip do Mastercard Black onde aguardei até o meu voo sair.

2016-02-01 18.16.52

2016-02-01 18.15.48

Chegando no aeroporto de Zurique não precisei me preocupar com a minha mala, pois ela deveria ser retirada apenas no aeroporto de Genebra. Apenas tive que passar pela imigração, trocar de terminal (através de um trenzinho) e passar pela segurança. No tempo restante fiquei olhando as lojas do Free Shop.

Obs. 2: No voo de ida, no Free Shop de Zurique eu não pude comprar nada. Segundo minhas pesquisas, eu só posso comprar alguma coisa na Suíça no aeroporto que for o meu ultimo destino, que nesse caso era Genebra. / No voo de volta, mesma coisa, não pude comprar nada no aeroporto de Genebra, então tive que esperar pra comprar algumas coisas que queria no Free Shop de Zurique.

Pra ajudar a passar o tempo, tanto o aeroporto de Genebra quanto o aeroporto de Zurique, disponibilizam um código na passagem que dá direito a se conectar por 60 minutos em Zurique e 90 minutos em Genebra na rede wifi de forma gratuita, apos esse período é necessário comprar créditos.

A internet em ambos os aeroportos são boas, o sistema de conexão é bem simples. Em cada aeroporto existe um posto de informação onde haverá uma maquina onde a gente deve colocar a passagem e a máquina vai imprimir um código. Ao conectar a rede wifi, vai aparecer uma pagina onde esse código deve ser digitado. Muito tranquilo.

2016-02-01 20.12.40

Classe executiva

No voo de volta, embarquei em Genebra e fui até Zurique. Aproveitei pra dar uma olhada no Free Shop e comprei algumas coisas. Depois disso segui para imigração de saída, peguei o trenzinho para ir até o outro terminal de onde partia meu voo para o Brasil. Enquanto aguardava o voo, aproveitei pra dar uma voltinha no Free Shop e sério, esse era uma piada. Ainda que comprei o que precisava antes de mudar de terminal.

→ Aeroporto de Zurique 

Aqui no blog já existe um post falando sobre o aeroporto de Zurique, como é a imigração (pra quem viaja a turismo) e como ir do aeroporto ao centro da cidade. Quem quiser ver esse post, é só clicar aqui -> Zurique: Informações práticas.

Imigração em Zurique

Como viajei com a Swissair, a imigração foi feita na primeira cidade que desembarquei na Suíça, nesse caso, Zurique.

A oficial de imigração me fez algumas perguntas, como: o que eu iria fazer na Suíça, por quanto tempo iria ficar, pq eu iria pra Annecy, pediu se eu tinha a carta de aceitação da escola e passagem de volta. Tudo dentro dos conformes, como esperado. Não tive nenhum problema.

→ Voando na Classe Econômica

O avião usado pela Swissair no trajeto internacional era um A340-300. Era um avião novo, com classe econômica com configuração 2-4-2 e executiva com configuração 1-2-1.

Já no voo doméstico até Genebra, o avião era um Airbus A319/A320, onde tinha apenas poltronas na configuração 3-3.

2016-02-02 12.50.35

Voo entre Zurique e Genebra

Tanto no trecho internacional como no trecho doméstico eu não tive nenhum problema com as poltronas da classe econômica, achei as poltronas de um tamanho ok, não eram grandes, mas também não eram pequenas.

Sobre os atendentes, na ida, o pessoal fala somente alemão, inglês e francês. No voo da volta, os atendentes falavam inglês e espanhol. Pra quem tem problema com outras línguas, é bom ficar de olho nisso.

→ Serviço de Bordo

Sobre o serviço de bordo eu realmente não tenho do que reclamar. No trecho internacional a janta era carne com molho madeira e polenta. O café da manhã teve frutas sortidas e pães com diversos tipos de geleias e manteigas. Bebidas eram bem variadas, com sucos, refrigerantes, água, vinhos e cerveja.

No trecho internacional da volta também foi praticamente a mesma coisa. A janta era carne com molho de tomate e vegetais sortidos. O café da manhã e as opções de bebidas foram exatamente iguais aos do voo de ida.

Nos trechos domésticos entre Zurique e Genebra, tanto na ida quando na volta, apenas recebi uma garrafinha de água e uma barra de chocolate suíço.

→ Entretenimento de Bordo

No trecho internacional entre São Paulo e Zurique o avião tinha um sistema de entretenimento, com tv individual em cada poltrona, mas a tv não era touchscreen e tudo tinha que ser feito via controle remoto (aquele que fica preso por um fio no encosto do braço da poltrona). O sistema de entretenimento nesse voo não permite começar o filme a hora que você desejar. Como o sistema deles é por canal, cada canal tem sua programação que fica repetindo a programação o voo inteiro, se você der sorte de pegar o filme começando, beleza.

No trecho doméstico entre Zurique e Genebra o avião não tinha entretenimento e nem tv, afinal, como era um voo super rápido, com duração de 50 minutos, nem tinha muita necessidade.

2016-02-23 09.20.40

→ Bagagem

Quem optar por viajar em classe econômica, a Swissair permite despachar uma mala de 23 kg e 1 mala de até 8 kg como bagagem de mão.

Como eu levei apenas uma mala tamanho grande e uma mochila (apenas para levar notebook e eletrônicos), não tive problema com o despacho das minhas bagagens.

→ Considerações Finais

No geral, eu gostei de voar com a Swissair. As únicas coisas que eu realmente não gostei foram: o sistema de entretenimento (achei um pouco limitado) e check-in online (não consegui fazer nenhuma fez o check-in pela internet, mas chegando no aeroporto foi tudo rapidamente solucionado e sem filas). O restante foi tudo tranquilo. Mesmo as comidas, que confesso não ser fã de comida de avião, estavam boas. Todos os voos saíram no horário.

** Precisando de hotel na Suíça? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Lista com todos os posts sobre Genebra

Lista com todos os posts sobre Zurique

Todos os posts sobre o meu Intercâmbio na França

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Raul Bartolamei
Siga-me

Raul Bartolamei

Catarinense, formado em Administração e Direito. Eventualmente escreve no blog sobre suas viagens, tours em estádios e jogos de futebol. E agora, também, sobre seu intercâmbio na França.
Raul Bartolamei
Siga-me
Postado em Alpes Franceses, Annecy, França, Genebra, Intercâmbio na França, Suiça, Zurique - , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
9 comentários em "Voando Swissair pela primeira vez"
  1. Nick   18/03/16 • 13h53

    Oi Bruna, tudo bem ?
    Também viajei uma vez de Swiss e adorei. Para mim o grande diferencial foi no atendimento, a equipe do vôo foi extremamente educada e atenciosa. Só mesmo na imigração em Zurique que eles são meio chatinhos, fazem várias perguntas, mas também não tive nenhum problema !!!!
    Abraços….

    • Raul Bartolamei   21/03/16 • 19h13

      Ola Nick,

      Realmente o atendimento deles é muito bom… tbm gostei muito. A imigração em Zurique ate que foi tranquila, acho q eu ja cheguei mostrando a carta da escola de língua francesa do intercâmbio, aí o pessoal ja ficou mais tranquilo e não me perguntou muita coisa…

      um abraço…

    • Contando as Horas   21/03/16 • 19h32

      Oi, Nick

      Eu ainda não tive a oportunidade de voar com a Swissair, mas pelos bons comentarios que tenho visto por ai, to cogitando uma hora dessas comprar uma passagem com eles.

      Dessa vez quem viajou com ela foi meu irmão… Obrigada pela visita aqui no blog!! :D

  2. Mariana G.   20/10/16 • 14h13

    Olá, vi que o Raul falou que não fez check-in online do voo internacional pq como não conseguia fazer dos outros e ficou com medo das malas não chegarem ao destino final.. será que existe mesmo possibilidade disso acontecer? Eu vou voar de Swiss pra Roma e quero fazer o check-in online pra tentar marcar assentos juntos pra mim e pro meu namorado, eu não marquei depois da compra pq pra marcar antecipado, pelo site, precisa pagar uma taxa que eu achei cara demais.
    Vcs tem alguma informação a respeito? Obrigada!!!

    • Raul Bartolamei   27/10/16 • 09h34

      Ola Mariana,

      Então, quando fiz check in por aqueles terminais, ele simplesmente nao me dava o trajeto todo, somente de Genebra a Zurique. Tentei fazer 3 vezes de formas diferente e nada. Falei com o rapaz da empresa e ele me indicou entrar na fila e fazer com a atendente, ai tudo resolvido.

      No seu caso vc saberá se dará certo, se o trecho for ate Roma, e não somente ate Zurique (acho q é Zurique a sua cidade de entrada na Europa)… caso não apareca Roma como destino final, terá q fazer la na fila normal.

      Me parece ser uma falha do sistema q nao reconhece o trajeto todo, mas pode ser que isso tenha acontecido somente la em Genebra. Vale a pena ficar ligada.

      Abraço

  3. Fabiana Santos   25/02/17 • 21h13

    Olá , primeiramente adorei o post me ajudou muitooooo .
    Estou de viagem marcada para Genebra e a real é que nunca viajei de avião ainda mais para outro país , vou fazer uma escala em Roma e estou com muito medo em relação a como chegar no lugar que irei pegar o outro voo para Genebra , tem alguma dica para me tranquiliza Rsrs ! Bom , desde já muito obrigado e adorei o blog .

    • Contando as Horas   26/02/17 • 16h38

      Oi, Fabiana

      Sim! Ao desembarcar, vc deve procurar por um painel com a informação dos voos. Olhe o horário e cia aérea que vc vai viajar e veja em qual terminal e portão de embarque será o próximo voo. É bem tranquilo. Sabendo isso, ai é só olhar as placas que indicam o terminal (quando é necessário trocar de terminal) e depois é só procurar pelas placas que indicam o portão de embarque.

  4. Márcia   05/07/18 • 21h03

    Boa noite estou indo para Colônia na Alemanha,farei conexão em Zurique,Estou cheia de dúvidas.

    • Contando as Horas   11/07/18 • 14h27

      Oi, Márcia

      Qual tipo de duvida? Dependendo, já pode ter sido esclarecido nesse post ou se for algo simples, talvez podemos ajudar.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Contando as Horas