22.03
2016

Intercâmbio na França: As opções de hospedagem e onde eu escolhi me hospedar

Quando resolvi fazer meu intercâmbio em Annecy, na França, depois de decidir o destino, comecei a pesquisar onde eu iria me hospedar por quase 1 mês.

Entrada do ap - na porta onde tem um poste vermelho_Fotor

Entrada do apartamento é onde tem essa postezinho/placa em vermelho

Teoricamente eu tive 4 opções de hospedagem, que foram: 

1) Hotel: Geralmente hotéis tem boa localização no centro da cidade, por um curto periodo até poderia ser viavel (1 semana, por exemplo), mas como eu iria ficar por quase 1 mês, o custo seria enorme. Descartei essa possibilidade.

2) Casa de família: apesar de ter um custo mais baixo e algumas refeições incluídas (café da manhã e janta), geralmente as residências ficam longe do centro da cidade (local onde esta a escola e as principais atrações da cidade). Isso para mim poderia vir a ser um problema no dia a dia, principalmente pq era inverno (com dias mais curtos), neve, frio…. No fim das contas, achei que essa opção não ficaria tão atrativa pra mim. Cada vez que eu quisesse sair de casa, acho que eu não iria ficar muito motivado, levando em consideração que qualquer deslocamento ao centro da cidade seria de pelo menos 20 minutos de ônibus.

2) Apartamento estudantil: essa era a minha opção número 1, mas logo de cara tive que descartar. Durante as semanas que eu estaria em Annecy, todos os apartamentos já estavam ocupados.

1) AirBnB: com as opções reduzidas, surgiu a ideia de alugar um apartamento por algumas semanas pelo site AirBnB. Essa opção acabou sendo perfeita para mim, pois eu poderia alugar um apartamento inteiro (quarto, cozinha e banheiro), por quase 1 mês no centro de Annecy.

2016-02-07 14.15.57

Nesse post eu vou relatar como foi a minha experiência em me hospedar num apartamento alugado pelo AirBnB por quase 1 mês.

** Se quiser saber mais detalhes sobre como alugar um apartamento pelo AirBnB, é só clicar aqui -> Dicas para alugar um apartamento pelo AirBnB.

Depois de me familiarizar com o site, me inscrever, pesquisar as opções e selecionar as que me interessavam, eu enviei uma mensagem através do próprio site da AirBnB para as pessoas que estavam alugando os seus imóveis.

Como seria minha primeira hospedagem através desse site, acho que nessa mensagem é interessante se apresentar e dizer os motivos pelo qual esta querendo alugar o imóvel, por quanto tempo, enfim, enviar informações relevantes pra que o dono do imóvel saiba para quem ele está alugando o apartamento e pq.

É claro que ele tinha a opção de me aceitar ou não como possível locador do apartamento. Como ele autorizou o aluguel, logo eu recebi uma mensagem para prosseguir com o pagamento, que pode ser parcelado até 1 mês antes da data de entrada no imóvel. Achei legal essa forma, pois assim, até chegar o dia de se hospedar lá, tudo já estará obrigatoriamente pago. Essa parte do pagamento é bem segura, não há necessidade de se preocupar. Afinal, o locatário só recebe o dinheiro depois da hospedagem, evitando problemas do tipo: “o apartamento não existe”, “não me hospedei e paguei” ou algo do tipo.

2016-02-07 14.15.57-1

Eu optei por fazer o pagamento parcelado e assim que o pagamento foi confirmado, eu recebi um comprovante com detalhes do apartamento e com o mapa de localização. E ainda, vinha na mensagem um recado dizendo que eu poderia entrar em contato com o locatário para combinar os detalhes da minha chegada.

Uns 4 dias antes da data de inicio da minha reserva, o dono do apartamento me enviou uma mensagem através do site da AirBnB pedindo a hora que eu chegaria na cidade e se eu gostaria que ele me buscasse na estação de trem ou na rodoviária. Eu avisei ele que não seria necessário, pois eu já sabia onde era o apartamento e que eu chegaria na cidade por volta das 18:00.

No dia de chegada aconteceram alguns imprevistos e eu acabei saindo antes de Courchevel, então precisei mandar uma mensagem pra ele avisando que eu chegaria por volta das 13:30. Ele rapidamente me respondeu dizendo que poderia me receber as 14:00 lá no apartamento, sem nenhum problema.

Quando cheguei no apartamento, tive que aguardar ele chegar por uns 15 minutos. Logo ele chegou, me apresentou o edifício, o apartamento, conversamos um pouco e ele me explicou alguns detalhes de segurança e de como funcionam algumas coisas no apartamento.

Em resumo, durante a minha hospedagem por quase 1 mês, ele entrou em contato comigo apenas 3x pra saber como eu estava, se eu tinha me adaptado no apartamento, se estava me agradando, se tive algum problema, enfim, esse tipo de coisa. Como tudo correu normalmente, eu apenas agradecia o contato.

2016-02-07 14.15.58

Mas enfim… No meu caso, eu acabei escolhendo alugar um apartamento inteiro, tipo um studio, onde a cozinha e o quarto ficavam no mesmo ambiente e apenas o banheiro separado. Devo dizer que o apartamento era pequeno, porém como era somente para mim (1 pessoa), foi bem tranquilo.

O apartamento oferece lençóis, toalha de banho e de rosto, tinha tv, material de limpeza (balde, panos, detergente), a cozinha também era completa (com talheres, pratos, copos, fogão, microondas) e tinha wifi (funcionava muito bem).

Na descrição do apartamento também dizia que a cama era do tipo sofá-cama. Questionei o dono do apartamento antes de fazer o pagamento sobre isso. Ele disse que nunca recebeu nenhuma reclamação sobre isso e que eu poderia me certificar nos comentários dos hospedes anteriores. Inclusive chegou a me enviar o modelo da cama para eu dar uma olhada. E realmente, o fato de ser um sofá-cama não atrapalhou em nada, era como se fosse uma cama normal.

Como pontos positivos desse apartamento eu destaco: a localização e o valor. A localização em especial era excelente, no centro de Annecy, só pra dar alguns exemplos, ficava a 5 minutos de caminhada da estação de trem e da rodoviária (ambos ficam um do lado do outro), a menos de 3 minutos de caminhada do Centro Histórico, a uma quadrinha (digo quadrinha pq era uma quadra pequena mesmo) de um mercado, a principal rua de comércio dava na frente da praça onde fica o apartamento (nessa rua é onde ficam lojas, farmácia, lojas de celular, restaurantes, etc) e a escola ficava a uns 10 minutos de caminhada.

Sobre o valor, a diária custava em torno de 55,00 euros, o que dá algo em torno de 230,00 reais mais ou menos.

2016-02-07 14.16.52

O apartamento também estava bem limpo, mas o acabamento deixava um pouco a desejar, não era aquela coisa muito bem feita. Enfim, isso não era tão relevante, na verdade, o que me interessava era que o apartamento fosse limpo e prático, e isso ele era. Também preciso mencionar que o apartamento era muito silencioso, mesmo com um um bar e um restaurante no mesmo prédio. Sempre ia dormir por volta das 23:00 e não tive nenhum problema com isso.

O único ponto negativo que eu lembro era o box do banheiro, o espaço era muito pequeno, além de o chuveiro não ser fixo, então eu tive que arranjar uma maneira de fixar ele (provisoriamente), o que a principio resolveu, mas perdi uma meia hora para isso.

Outra coisa que também devo dizer é que, o apartamento ficava no segundo andar e não havia elevador, somente escada.

** Se quiser ver mais fotos do apartamento que aluguei em Annecy, só clicar aqui -> Apartamento Le Notre Dame em Annecy. Importante: todas as fotos são verificadas, portanto, elas retratam exatamente o que é encontrado no apartamento.

** Esse apartamento também pode ser alugado diretamente pelo site Booking, para ver as fotos, descrição, opinião de antigos hospedes e valores, é só clicar aqui -> Appartement Le Notre Dame em Annecy.

O apartamento fica na 8, Rue Notre Dame, 74000 em Annecy, na França.

** Se você gostou das dicas desse blog e quiser dar uma força reservando hotel / apartamento em Annecy através do site Booking, para iniciar as pesquisas, é só clicar aqui -> Reservar hotel / apartamento em Annecy. Obrigada!!! **

** Importante: Ao reservar um hotel através de um link do site Booking aqui nesse post, será repassado uma comissão ao blog Contando as Horas. **

** Não sabe como utilizar o site do Booking? Aqui vai um post bem detalhado sobre como escolher e reservar um hotel. **

Posts relacionados:

Todos os posts sobre meu Intercâmbio na França

Dicas para alugar um apartamento pelo AirBnB

Edimburgo: O apartamento que aluguei pelo AirBnB

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Raul Bartolamei
Siga-me

Raul Bartolamei

Catarinense, formado em Administração e Direito. Eventualmente escreve no blog sobre suas viagens, tours em estádios e jogos de futebol. E agora, também, sobre seu intercâmbio na França.
Raul Bartolamei
Siga-me
Postado em AirBnB, Annecy, França, Hotéis, Intercâmbio na França
Booking.com
  1. […] Eu fiquei em uma acomodação encontrada pela escola de francês (vou contar mais disso em outro post), então não posso falar muito sobre hospedagem, mas a cidade tem vários hotéis e mesmo um hostel. Além disso, uma boa opção é considerar o Airbnb, onde dá para alugar desde um sofá até um apartamento inteiro de um morador local. Você pode ler um relato sobre o Airbnb em Annecy neste post do blog Contando as Horas. […]

Deixe o seu comentário...