17.06
2016

Bariloche: comprar x alugar roupas de neve (e dicas de onde alugar)

A primeira duvida que todo mundo tem quando vai a uma estação de ski pela primeira vez na vida é com relação as roupas para o frio.

Bariloche 1

Como todo mundo sabe, pra enfrentar temperaturas negativas e ventos fortes, as roupas evoluíram e agora, estão cheias de tecnologias, o que consequentemente as deixaram muito mais caras também. 

Aqui no blog eu já escrevi alguns posts sobre esse assunto, quem tiver interesse em saber mais, é só clicar aqui: O que levar na mala: Roupas de inverno e Patagônia Argentina: que levar na mala.

Depois de ler esses dois posts, você já vai estar por dentro de todas as tecnologias das roupas de inverno, o que vai tornar mais fácil a decisão entre alugar ou comprar roupas para o frio.

Bariloche 5

E ainda.. Vou deixar mais 3 situações pra se pensar a respeito antes de decidir alugar ou comprar as roupas de frio:

1) Eu moro no sul do Brasil. Existe inverno, mas nada se compara ao friozão todo que já peguei em outros países. Apesar disso, algumas roupas eu uso tranquilamente durante os meses de inverno por aqui, então comprar algumas roupas especificas para o inverno não foi nenhum grande problema. Já quem mora na região norte ou nordeste do Brasil, onde a probabilidade de fazer frio é quase nula, não sei se compensaria tanto investir muito em comprar essas roupas.

2) Quem gosta de frio e prefere viajar no inverno, seja pra alguma estação de ski (na América do Sul ou em qualquer outro continente), certamente vai precisar de roupas adequadas para enfrentar o frio. Muitas dessas roupas de tecnologia facilitam muito a nossa vida, são mais leves, mantém o corpo aquecido de forma bem satisfatória, o que sério, valem o investimento.

3) Pra quem gosta de esportes de inverno (até mesmo sem ter praticado), tipo, se identifica, gosta de acompanhar as Olimpíadas de Inverno, por exemplo e tem certeza que vai adorar esquiar ou praticar snowboard, investir nessas roupas certamente vale a pena. Afinal, se alguém pretende frequentar estações de ski todos os invernos, vai precisar investir apenas uma vez na compra dessas roupas para o frio.

Bariloche 7

Levando em consideração tudo isso, o que eu posso dizer é o seguinte:

Situação 1: Quando eu era menor, eu já tinha ido a Bariloche, porém não pratiquei nenhum esporte de inverno, apenas brinquei de ski-bunda. Naquela época, levamos camisetas, moleton e luva apenas. Chegando lá em Bariloche aluguei um macacão e uma bota de neve. Então eu me vestia assim: camiseta, blusa de moleton, calça de moleton e meia e por cima colocava o macacão e a bota de neve. Quando ficava muito quente, era normal tirar apenas a parte de cima do macacão, por isso é importante ter uma outra blusa por baixo.

Alternativa 1: Hoje em dia, com as roupas tecnológicas, dá pra investir apenas em calça e camiseta térmica e em uma luva. Ao chegar no destino de inverno, alugar um macacão e uma bota de neve.

Bariloche 2

Situação 2: No tempo que morei na Escócia, passei dois invernos lá. Com isso, precisei comprar algumas roupas de inverno. Algumas com tecnologia, outras não. Fiz diversas viagens nesse tempo, onde também precisei usar roupas para enfrentar um frio mais rigoroso. Ai veio a viagem a Patagônia (Ushuaia e El Calafate), que apesar de eu ter ido no verão, a temperatura que encontrei lá foi de inverno. Comprei mais algumas roupas de frio. Ano passado quando fomos novamente a Bariloche para esquiar, quase não precisei comprar nada e levei tudo o que eu já tinha (tá tudo descrito e ilustrado nos dois posts que sugeri no começo desse post).

Alternativa 2: Nessa ultima viagem a Bariloche, eu era a única pessoa do nosso grupo de 12 pessoas que não precisou alugar nada. Todos os outros precisaram alugar alguma coisa pelo menos, ou uma calça impermeável ou uma jaqueta impermeável, ou luvas pro frio intenso, ou botas de neve. Apesar de ser legal ir a uma estação de ski, as outras pessoas que estavam comigo na viagem não sabia se iriam ir novamente praticar algum esporte de inverno e se um dia fossem, se isso seria logo (tipo, todos os anos ou algo assim), então preferiram comprar o básico e alugar as coisas que não são tão usáveis no dia a dia, mesmo pra quem mora aqui na região sul do Brasil.

Bariloche 14

Em Bariloche, logo no primeiro dia, depois de fazer o passeio do Circuito Chico pela manhã, a tarde nos ficamos batendo perna no centrinho da cidade indo de loja em loja. Chegamos a cogitar olhar o preço de algumas coisas pra comprar e também passamos em algumas lojas que alugam roupas. Anotamos os preços e comparamos.

Bariloche 9

Em resumo:

– Quem for a Argentina no inicio da temporada de inverno, eu já adianto, não vale a pena deixar pra comprar nada por lá. É tudo caríssimo. Eles metem a faca mesmo. Talvez quem for fora da alta temporada, como quando eu estive em Ushuaia (durante os meses de verão), existem as promoções, ai sim, vale a pena comprar algumas coisas.

Bariloche 13

– No Centro de Bariloche existem todos os tipos de lojas, desde as lojas tipo atacadão, até as lojas de marcas de inverno tipo North Face, Columbia, entre outras. Existem lojas que só alugam roupas de inverno. E também existem lojas que vendem coisas novas e alugam, tudo no mesmo espaço.

Bariloche 11

Onde alugar roupa em Bariloche:

A maioria das lojas estão na calle Mitre e na calle San Martin. Entre todos os lugares que nós passamos, o que a gente mais gostou (tanto pelas opções e cores das roupas quanto pelo preço) foi a Loja Alternativa (1 foto desse post), que fica na calle Mitre, quase em frente ao Paseo de La Catedral, uma espécie de um mini-shopping.

Bariloche 8

É interessante ver se são oferecidos descontos progressivos para o aluguel para mais de uma peça para mais de 2 dias.

O horário de abertura das lojas em Bariloche é muito estranho, afinal, eles respeitam a tal siesta. Então as lojas so abrem por volta das 09:00 as 13:00 e depooooiiiisssss somente as 16:00 e fecham lá pelas 21:00.

Bariloche 12

Existem lojas nas estações de ski, porém alugar as roupas lá pode custar mais caro do que alugar no centro da cidade.

Bariloche 6

A maioria das lojas aceita dólar, reais ou pesos (é bom ver a cotação de todas as moedas pra ver qual é mais vantajosa). Na hora de alugar, é necessário deixar um documento lá, que só será entregue quando as roupas forem devolvidas. Pode deixar apenas o documento de 1 pessoa só. Meu irmão deixou apenas a identidade dele lá durante todo o tempo em que todos ficaram com as roupas alugadas.

Bariloche 10

Quais roupas podem ser alugadas? Calça e jaqueta impermeáveis, luvas e botas de neve.

Ah! E além disso, quem for praticar ski ou snowboard, precisa ainda alugar os esquis e os bastões ou prancha de snowboard, goggles (óculos para neve) e botas especiais para o esqui (essas botas são diferentes das botas de neve).

Bariloche 4

Bariloche 3

Bariloche 15

Quem quiser saber mais sobre Ski e Snowboard, é só clicar aqui nesse post: Ski x Snowboard: As principais diferenças e equipamentos necessários.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Bariloche

Todos os posts sobre Villa la Angostura

Todos os posts sobre Ushuaia

Todos os posts sobre El Calafate

Todos os posts sobre Buenos Aires

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Argentina, Bariloche, Estações de Ski
Booking.com
  1. ANDRE MACHADO DE CASTRO 04/09/2016 | 22:25

    Olá. Ótimo post. Gostaria de saber preços de alguel de equipamentos.

    • Contando as Horas 09/09/2016 | 17:55

      Oi, Andre

      Essa viagem aconteceu ano passado, não tenho mais as anotações de quanto era o aluguel de cada coisa. Vou ficar te devendo essas informações.

  2. Bruna Trein 20/03/2017 | 12:01

    Oi Bruna!! Tudo bem? Adorei o seu blog com as dicas para Bariloche!

    Você sabe me informar se há alguma loja que venda roupas de neve usadas (brechó), mas em bom estado?

    Obrigada! Beijos!

    • Contando as Horas 21/03/2017 | 13:41

      Oi, Bruna

      Obrigada! :D :D

      Eu não reparei muito nesse tipo de loja em especifico, mas acredito que tenha sim. Inclusive, nessas lojas que alugam, eles vendem coisas novas e algumas, até coisas usadas. Teria que verificar. O lado bom é que o centrinho é compacto, então vc não perde muito tempo com isso.

  3. Guilherme Figueiredo 21/04/2017 | 19:31

    Não tenho nenhuma roupa para inverno pesado, você acha que compensa comprar aglo aqui na Decathlon ou comprar/alugar tudo lá mesmo?

    • Contando as Horas 29/04/2017 | 21:40

      Oi, Guilherme

      Depende! Se vc tiver intenção de esquiar mais vezes ou se faz isso de uma forma frequente, eu acho que vale a pena investir em algo proprio. Se for só pra usar alguns dias durante essa viagem, vale mais a pena alugar.

  4. Deise Metz 18/05/2017 | 16:21

    Oi Bruna, tudo bem? Muito legal o seu blog com dicas para Bariloche! Parabéns!
    Vou pra lá com meus filhos em agosto/2017 e gostaria de saber se tem alguma loja que abre cedinho, tipo 8:00, ou aluga roupas online… Pq chegamos a noite lá e no outro dia de manhã já gostaríamos de fazer o Circuito Chico + Cerro catedral e nao teremos tempo de alugar roupas… Vc saberia me informar?
    Grata

    • Contando as Horas 19/05/2017 | 17:01

      Oi, Deise

      Obrigadaaa!! :D

      Não tenho certeza, mas acho que não deve abrir assim tão cedo não. Mas te aconselho a checar com o hotel onde vcs vão se hospedar. Quem sabe eles indicam alguma loja pra vcs.

  5. Pedro Henrique 20/05/2017 | 01:16

    Oi Bruna tudo bem?

    Ótimo blog, gostaria de saber se essa loja alternativa aluga roupas de marca como columbia ou north face.

    2) a propria loja columbia aluga roupas?

    3)tem alguma loja que aluga casacos de frandes marcas?

    Estou querendo saber pois nao acho nada na net e nao quero alugar aqueles casacos michelin,mas nao quero comprar os caros da columbia kkkkkk

    Abraço

    • Contando as Horas 20/05/2017 | 14:04

      Oi, Pedro Henrique

      A Alternativa aluga roupa de varias marcas, mas nao lembro se tinha algo especifico dessas ai. Infelizmente nao lembro mais. A maioria das coisas são de marcas mais genéricas. Tem coisa mais simples, mas tem umas coisas melhorzinhas. Tudo depende de qto vc quer gastar.

      Na Columbia não vi roupas pra alugar, só pra vender.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  6. Cendy Franco 27/05/2017 | 09:06

    Olá. Gostei muito do seu post. Tem ótimas dicas e é bem explicado.

  7. Nathália 29/05/2017 | 15:55

    Boa tarde Bruna,
    Curto seu blog ainda mais a cada post que leio! Parabéns!
    Vou a Bariloche em Junho/2017 (1ª vez) e estou em dúvida quanto ao tipo de calçado levar… Para os dias de passeio nas estações de ski imagino que alugaremos botas de inverno, mas e para os outros dias?
    Por enquanto comprei uma galocha para minha filha (06 aninhos), mas eu não tenho galochas ou botas de Trekking, somente bota de couro msm… o que você me sugere?!
    Abraços,
    Nathália

    • Contando as Horas 30/05/2017 | 05:35

      Oi, Nathália

      Obrigada! :D

      O recomendado são galochas e/ou tenis de trekking mesmo. Caso vc esteja se referindo a saídas (jantares ou algo do tipo) vc até pode usar bota de couro, mas se tiver muita neve será bem ruim de caminhar (esgorrega muito).

  8. Susy 03/06/2017 | 02:31

    Oi bruna, adorei seu blog tirou muitas duvidas.
    É o seguinte, vou viajar com a minha família para Bariloche em agosto/2017 (1º vez) definitivamente não sou adepta do frio, ate porque moro na região norte.
    Queria mais informações sobre a roupa, no caso fora as roupas que tem que alugar para as estações, que tipo de roupa eu devo levar? E os dias que não formos nas estações, o que vestir? tirando as seg. pele um casaco aguenta? E no meu caso que tenho um filho de 1a como seria? roupa mais adequada?
    Abraços…

    • Contando as Horas 04/06/2017 | 19:58

      Oi, Susy

      Basicamente o pessoal usa essas roupas de ski mesmo, ou no máximo troca a calça impermeável por uma calça jeans. Se tiver neve no centro da cidade, o que é dificil ter grandes acúmulos, melhor andar com as botas propícias para isso. Caso não tenha neve, pode usar botas ou sapatos normais.

      Se vc for ficar na rua, só um casaco não aguenta. Agora, de tro dos lugares é tudo climatizado, as vezes, tem lugares que sao suuuper quentes e abafados. É importante se vestir em camadas, pra facilitar.

      Infelizmente não tenho experiência com nada relacionado a bebês, mas a maioria estão sempre usando aquele macacões térmicos e impermeáveis.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  9. Paulo Humberto 06/06/2017 | 18:38

    Oi Bruna, estou indo agora em julho de carro para Bariloche. Gostaria de saber se é possível fazer os passeios de carro próprio.

    • Contando as Horas 22/06/2017 | 16:50

      Oi, Paulo

      Teoricamente alguns passeios vc pode. Se tiver neve, vc precisa ter experiência em dirigir nessas condições.

  10. Silvia 20/06/2017 | 14:57

    Oi, Bruna
    eu sou de Porto Alegre, então temos algumas roupas de frio sim, só que nada de -5º. Já sei que vamos alugar as roupas, mas fico em dúvida quanto às luvas e quanto ao primeiro sapato, porque vamos na primeira semana de agosto. Eu tenho filhos de 6 e 10 anos e eles nem tem botas quentes porque aqui só usam tênis. Será que a gente consegue sobreviver no primeiro e último dia sem comprar botas aqui? E as luvas eles estão alugando? Li que por causa da gripe A eles não alugavam mais…
    Obrigada.

    • Contando as Horas 22/06/2017 | 16:57

      Oi, Silvia

      As luvas nao acho nada higienico alugar, nos compramos as nossas. Quanto aos sapatos, vc precisa levar em consideração as atividades que serão feitas. Tenis normalmebte resolve, mas algumas uma dessas botas pra neve sao melhores. As botas da pra aligar lá, aginal, como aidna não crianças, acho que talvez nao vale o investimento se vc for analisar que daqui ums meses eles nao as usaram mais.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  11. Natalia 16/07/2017 | 09:44

    Olá Bruna, já li e reli suas dicas. Muito boas! Eu vou pela primeira vez para Bariloche em agosto com meu marido e meu filho de 2 anos e meio. Compramos apenas as camadas debaixo e roupas de passeio. Deixamos para alugar as roupas de ski por lá. Porém, eu vi uma bota na The North Face que eu gostei muito, achei bonita, apesar de esportiva e fiquei inclinada a comprar para levar na viagem, mas só compraria se desse pra usar no inverno do Brasil depois. Eu já estava procurando uma bota quentinha para o frio de SP e sul de MG, pois sinto MUITO frio nos pés, cheguei a ver as UGG’s e por não serem impermeáveis e nem muito bonitas, acabei deixando pra lá. Vc acha que uma bota da The North Face daria pra usar no inverno daqui depois?

    • Contando as Horas 16/07/2017 | 22:06

      Oi, Natalia

      Hummm.. Não sei. Essa bota é tipo as de trekking da Timberland? Ou são botas de cano alto? Eu sempre levo esses tenis da Timberland nesse tipo de viagem com pratica de esportes, senao levo minhas galochas da Hunter.

      Vou ficar te devendo uma resposta mais concreta, mas realmente é dificil opinar sobre alguma coisa que não vi.

  12. Natalia 17/07/2017 | 01:55

    É de cano alto, térmica e impermeável: http://www.thenorthface.com.br/bota-thermoball-utility-feminina-preta/p .

    Eu pensei na Hunter, mas só vi para vender na Farfetch e não tem minha numeração. Uma amiga que mora nos EUA disse-me hoje que a Hunter não esquenta os pés dela, mesmo colocando várias meias, nem por decreto, rs.

    Mas eu voltei à loja hoje e o vendedor me disse que é possível sim usar as botas aqui, mas sem meias grossas.

    De qualquer maneira, obrigada!

    • Contando as Horas 19/07/2017 | 13:55

      Oi, Natalia

      Já tinha visto esse tipo de bota, parece bem legal!!

      Tua amiga tá certa, pra esquentar o pé, a Hunter é uma desgraça mesmo. hahah Mas naquela época que comprei essa bota da Hunter, eu não sabia nada sobre isso e como via todo mundo usando elas por Edimburgo (ficou um mês nevando sem parar lá) acabei comprando também. Mas se fosse hoje em dia não compraria justamente pq não esquenta nada. É muito boa pra dia de chuvas, por exemplo.

      Acho que aqui no Brasil não faz frio pra esse tipo de bota, mas se vc sente muito frio nos pé e gosta de fazer esse tipo de viagem no inverno, acho que vale o investimento.

  13. Day 20/07/2017 | 01:55

    Oi, Bruna! Adoreii o post e o blogg. Parabéns!

    Vc indica algum lugar específico para comprar as roupas em bariloche? Recentemente baixei um App que seria mais em conta comprar uns acc e roupas, mas pesquisei melhor e percebi que a qualidade do tecido não é muito boa, esteticamente é mais bonito do que confortável. Agora tô com medo de não ter tempo de comprar algo a tempo

    • Contando as Horas 20/07/2017 | 20:44

      Oi, Day

      Obrigadaaa!! :D

      Não indico nenhum especifico, pq qdo fomos era alta temporada, logo, os preços estavam todos iguais. Eu acabei comprando só o que precisava mesmo. Ja comprei meio no esquema investimento, ou seja, comprei coisas melhores e de qualidade.

      Como disse, se vc vai fazer esse tipo de viagem com frequência, vale investir em algo melhor. Claro que roupas mais baratas e/ou com menos tecnologia nao sao tao boas como as que sao melhores e cheias de tecnologia, mas quebram o galho.

  14. Joyce 26/07/2017 | 22:00

    Ola. Me ajudou bastante seu post. Viajo daqui um mes para la. Pode me dizer se vc levou dolares daqui do Brasil ou trocou dinheiro la ? Agradeço. To perdida quanto a essa parte.

Deixe o seu comentário...