01.07
2016

Atrasos e cancelamentos de voos nacionais: Quais são os nossos direitos?

É muito difícil existirem viajantes frequentes que nunca tenham passado pela experiência de ter um voo atrasado ou cancelado. Eu mesma já passei por essa situação algumas vezes, e com certeza, isso não é nada agradável.

A situação mais recente que eu tive um voo cancelado foi no trecho da volta dessa ultima viagem de volta a Balneário Camboriú.

Blog 1

Entre Floripa e Chapecó (região oeste de SC) existem dois voos diários com a GOL: um a tarde e outro a noite. O nosso voo estava marcado pra sair as 13:44, mas precisou ser cancelado devido ao mau tempo (chuva e neblina) em Chapecó. Com isso, a unica opção restante foi tentar transferir a passagem para o próximo voo, com saída as 23:10 e rezar para o tempo melhorar. 

Casos de atrasos ou cancelamentos de voos podem acontecer por diversos motivos além do mau tempo, como por exemplo, troca de aeronave, overbooking, algum problema operacional, excesso de tráfego aéreo, manutenção não programada de alguma aeronave (já passei por isso também!), entre outros.

Se você passar por uma dessas situações, a assistência prestada pela cia aérea será oferecida de forma gradual, contando a partir do momento em que o atraso ou cancelamento acontecer. As infos listadas abaixo foram retiradas do site da Anac.

♦ Tempo de atraso a partir de 1 hora: o passageiro tem direito a comunicação (internet e telefone);

♦ Tempo de atraso a partir de 2 horas: o passageiro tem direito a alimentação (voucher, lanche, bebidas);

♦ Tempo de atraso a partir de 4 horas: o passageiro tem direito a acomodação ou hospedagem (se for o caso) e trasporte do aeroporto ao local de acomodação. Se o passageiro estiver em sua cidade de domicílio, a cia aérea pode oferecer apenas o transporte para sua casa e vice-versa.

♦ Tempo de atraso superior a 4 horas ou cancelamento do voo (nosso caso!): o passageiro tem direito a assistência material (hospedagem, por exemplo), reacomodação em outro voo (sem custo) ou reembolso total da passagem.

Blog 2

Finalmente indo pra casa!

Como eu disse anteriormente, nós optamos pela reacomodação em outro voo e apesar dos pesares (e do cansaço), foi a melhor opção. O voo da noite saiu no horário e por volta da 00:30 a gente já estava em casa.

Importante: Em caso de cancelamento de voo, se dirija o quanto antes ao balcão de atendimento (mesmo local onde é feito o check-in) pra remarcar o voo, pois quanto antes chegar, maiores as chances de conseguir lugar no primeiro voo disponível, principalmente se for um destino com poucas opções, como no nosso caso (2 voos diários entre Floripa e Chapecó).

Aqui nesse post eu coloquei apenas um resumo do que pode acontecer, para acessar todas as regrinhas da Anac que envolvem atrasos e cancelamentos de voos, é só clicar aqui.

♦ Dicas:

– Se o voo nacional for antes de um voo internacional, o ideal é pegar o voo um dia antes, principalmente se você morar em cidades com poucas frequencias de voos.

– Se você morar em capitais ou até mesmo em cidades maiores, procure voar com uma cia aérea que tenha diversos voos por dia, pois em caso de atraso ou cancelamento de um voo, ainda dá pra pegar um dos próximos.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Dicas de Viagem

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dicas de Viagem - , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas