13.07
2016

Onde ver as Cerejeiras em Curitiba

Uma das épocas mais bonitas pra visitar Curitiba é agora no início do mês de julho, que é quando começa a florada das cerejeiras na cidade.

A flor de cerejeira, também conhecida como Sakura, é uma flor de origem asiática. Ela é considerada a flor nacional do Japão. Lá do outro lado do mundo, o ato de contemplar as cerejeiras tem até um nome: Hanami.

cerejeira 1

Por falar em Japão, os exemplares de cerejeiras que vemos espalhadas pela cidade foram trazidas por imigrantes japoneses a cidade, afinal, a comunidade japonesa tem uma grande presença aqui no Paraná. 

Eu não entendo muito de tipos e variedades de planta nenhuma, mas qualquer leigo no assunto vai perceber facilmente que existem dois tipos de cerejeiras aqui em Curitiba: árvores com as flores rosa clarinho (Prunus Serrulata) e árvores com flores rosa pink (Prunus campanulata). Ambas são muito bonitas, mas a minha preferida ainda são as árvores com rosa clarinho!

cerejeiras 7

Teoricamente o inicio da floração deveria ser no final do inverno – inicio da primavera, mas aqui em Curitiba, a florada geralmente começa logo nas primeiras semanas do inverno (primeira e segunda semana de julho).

Quem pretende ver as cerejeiras no seu melhor estado, precisa ficar ligado, pois a floração dura pouquíssimo tempo, algo em torno de 1 semana a 10 dias, no máximo.

cerejeiras 6

Mas e você deve estar se perguntando.. Afinal, onde dá pra ver as cerejeiras? Na cidade toda! É sério! Mas aqui nesse post vou listar alguns lugares:

→ Calçadão da rua XV de Novembro

As cerejeiras estão presentes em um pequeno trecho do calçadão, localizado entre as ruas Av Marechal Floriano Peixoto e Rua Barão do Rio Branco, na altura onde estão a Lojas Marisa e a Renner.

cerejeiras 4

cerejeiras 5

→ Outras ruas

Eu já vi cerejeiras em diversas ruas espalhadas pela cidade, como por exemplo: Av. Visconde de Guarapuava, Av Sete de Setembro, Rua Mateus Leme (aqui tem uma ou duas quadras onde as árvores estão uma ao lado da outra), Alameda Dom Pedro II, na Rua Martin Afonso (perto da Praça 29 de Março), entre outros lugares.

cerejeira 10

→ Jardim Botânico

Entre o estacionamento e os arcos do portal de entrada existe um corredor com diversas árvores dos dois tipos de cerejeiras.

cerejeiras 8

cerejeiras 6

→ Praça do Japão

Existe umas 5 ou 6 árvores de cerejeiras espalhadas pela praça, a maioria das árvores são das cerejeiras de cor pink.

cerejeiras 12

cerejeiras 11

→ Parque Tanguá

Existem vááárias árvores localizadas logo no inicio do parque, perto do pórtico e da escadaria de acesso. Na semana que elas estavam no auge da floração, eu passei por ali no final de tarde, mas fiquei com medo de desembarcar e o ônibus da Linha Turismo demorar muito pra passar novamente. Fiquei de voltar no dia seguinte, mas não fui. Resultado, uma semana depois quando passei por ali, não restava mais nada.

cerejeira 2

cerejeira 3

→ Centro Cívico

Perto da Prefeitura, do Palácio Iguaçú (sede do governo do estado) e do Museu Oscar Niemeyer existem algumas árvores de cerejeiras.

cerejeiras 3

Certamente devem existir cerejeiras em outros lugares da cidade, mas conforme eu for vendo (ou fotografando, quando possível), eu atualizo esse post!

Quem quiser ver mais fotos das cerejeiras aqui em Curitiba, eu recomendo os posts dos blogs Matraqueando e Preciso Viajar.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Curitiba

Roteiro de 2 dias em Curitiba (com mapa)

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Curitiba, Paraná - , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
7 comentários em "Onde ver as Cerejeiras em Curitiba"
  1. […] saber mais sobre as cerejeiras de Curitiba então vejam esse e esse […]

  2. Simone Pequeno   24/03/17 • 14h05

    Olá Bruna, acabei de conhecer seu blog, através do post sobre as Cerejeiras no Viajoteca (também estou participando do post rs).
    Adorei suas dicas! Estive em Curitiba uma única vez e preciso voltar, pois a lista de lugares e coisas para fazer lá só aumenta rs
    bjs e ótimo final de semana

    • Contando as Horas   26/03/17 • 14h40

      Oi, Simone

      Lindo aquele post, né? Dá vontade de pegar um avião e ir parando em todos aqueles lugars! haha :D

      Não conhecia teu blog, vou dar uma olhada!! Obrigada pela visita!

  3. Susan   29/05/17 • 13h45

    Sério que não tem uma árvore florida até dia pelo dia 02 de junho ? Vou chorar

  4. Mikan   21/06/17 • 22h13

    Moça sou de joinville e queria ir pra fotografar, que dia mais ou menos começa a florescer? Tem algum aviso que é emitido pelas midias pra eu saber quando ir?

    • Contando as Horas   22/06/17 • 21h18

      Oi, Mikan

      Normalmente vc pode acompanhar os jornais, tipo Gazeta do Povo ou dar uma olhada nas # relacionadas a Curitiba nas redes sociais. Mas geralmente é na primeira ou segunda semana de julho.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
Contando as Horas