13.07
2016

Onde ver as Cerejeiras em Curitiba

Uma das épocas mais bonitas pra visitar Curitiba é agora no início do mês de julho, que é quando começa a florada das cerejeiras na cidade.

A flor de cerejeira, também conhecida como Sakura, é uma flor de origem asiática. Ela é considerada a flor nacional do Japão. Lá do outro lado do mundo, o ato de contemplar as cerejeiras tem até um nome: Hanami.

cerejeira 1

Por falar em Japão, os exemplares de cerejeiras que vemos espalhadas pela cidade foram trazidas por imigrantes japoneses a cidade, afinal, a comunidade japonesa tem uma grande presença aqui no Paraná. 

Eu não entendo muito de tipos e variedades de planta nenhuma, mas qualquer leigo no assunto vai perceber facilmente que existem dois tipos de cerejeiras aqui em Curitiba: árvores com as flores rosa clarinho (Prunus Serrulata) e árvores com flores rosa pink (Prunus campanulata). Ambas são muito bonitas, mas a minha preferida ainda são as árvores com rosa clarinho!

cerejeiras 7

Teoricamente o inicio da floração deveria ser no final do inverno – inicio da primavera, mas aqui em Curitiba, a florada geralmente começa logo nas primeiras semanas do inverno (primeira e segunda semana de julho).

Quem pretende ver as cerejeiras no seu melhor estado, precisa ficar ligado, pois a floração dura pouquíssimo tempo, algo em torno de 1 semana a 10 dias, no máximo.

cerejeiras 6

Mas e você deve estar se perguntando.. Afinal, onde dá pra ver as cerejeiras? Na cidade toda! É sério! Mas aqui nesse post vou listar alguns lugares:

→ Calçadão da rua XV de Novembro

As cerejeiras estão presentes em um pequeno trecho do calçadão, localizado entre as ruas Av Marechal Floriano Peixoto e Rua Barão do Rio Branco, na altura onde estão a Lojas Marisa e a Renner.

cerejeiras 4

cerejeiras 5

→ Outras ruas

Eu já vi cerejeiras em diversas ruas espalhadas pela cidade, como por exemplo: Av. Visconde de Guarapuava, Av Sete de Setembro, Rua Mateus Leme (aqui tem uma ou duas quadras onde as árvores estão uma ao lado da outra), Alameda Dom Pedro II, na Rua Martin Afonso (perto da Praça 29 de Março), entre outros lugares.

cerejeira 10

→ Jardim Botânico

Entre o estacionamento e os arcos do portal de entrada existe um corredor com diversas árvores dos dois tipos de cerejeiras.

cerejeiras 8

cerejeiras 6

→ Praça do Japão

Existe umas 5 ou 6 árvores de cerejeiras espalhadas pela praça, a maioria das árvores são das cerejeiras de cor pink.

cerejeiras 12

cerejeiras 11

→ Parque Tanguá

Existem vááárias árvores localizadas logo no inicio do parque, perto do pórtico e da escadaria de acesso. Na semana que elas estavam no auge da floração, eu passei por ali no final de tarde, mas fiquei com medo de desembarcar e o ônibus da Linha Turismo demorar muito pra passar novamente. Fiquei de voltar no dia seguinte, mas não fui. Resultado, uma semana depois quando passei por ali, não restava mais nada.

cerejeira 2

cerejeira 3

→ Centro Cívico

Perto da Prefeitura, do Palácio Iguaçú (sede do governo do estado) e do Museu Oscar Niemeyer existem algumas árvores de cerejeiras.

cerejeiras 3

Certamente devem existir cerejeiras em outros lugares da cidade, mas conforme eu for vendo (ou fotografando, quando possível), eu atualizo esse post!

Quem quiser ver mais fotos das cerejeiras aqui em Curitiba, eu recomendo os posts dos blogs Matraqueando e Preciso Viajar.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Curitiba

Roteiro de 2 dias em Curitiba (com mapa)

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Curitiba, Paraná - , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
7 comentários em "Onde ver as Cerejeiras em Curitiba"
  1. […] saber mais sobre as cerejeiras de Curitiba então vejam esse e esse […]

  2. Simone Pequeno   24/03/17 • 14h05

    Olá Bruna, acabei de conhecer seu blog, através do post sobre as Cerejeiras no Viajoteca (também estou participando do post rs).
    Adorei suas dicas! Estive em Curitiba uma única vez e preciso voltar, pois a lista de lugares e coisas para fazer lá só aumenta rs
    bjs e ótimo final de semana

    • Contando as Horas   26/03/17 • 14h40

      Oi, Simone

      Lindo aquele post, né? Dá vontade de pegar um avião e ir parando em todos aqueles lugars! haha :D

      Não conhecia teu blog, vou dar uma olhada!! Obrigada pela visita!

  3. Susan   29/05/17 • 13h45

    Sério que não tem uma árvore florida até dia pelo dia 02 de junho ? Vou chorar

  4. Mikan   21/06/17 • 22h13

    Moça sou de joinville e queria ir pra fotografar, que dia mais ou menos começa a florescer? Tem algum aviso que é emitido pelas midias pra eu saber quando ir?

    • Contando as Horas   22/06/17 • 21h18

      Oi, Mikan

      Normalmente vc pode acompanhar os jornais, tipo Gazeta do Povo ou dar uma olhada nas # relacionadas a Curitiba nas redes sociais. Mas geralmente é na primeira ou segunda semana de julho.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Saudade do Caribe!
.
Existe uma ilha no Caribe dividida por dois países: St Martin (pertence à França) e St Maarten (pertence a Holanda).
.
A melhor época para visitar essas ilhas é agora, de novembro a maio, periodo que as chuvas são muito raras.
.
No lado francês ainda existem outras duas pequenas ilhas: Tintamarre e a Pinel (foto).
.
Tintamarre não tem estrutura, Pinel tem beach clubs e barraquinhas que alugam caiaque, sup, entre outros.
.
📍Pinel Island, St Martin 🇫🇷
.
#iletpinel #pinelisland #stmartin #caribe #caribbean #igcaribbean #marcaribe #amoviajar #feriasnocaribe #beachlife #praia #mar #sup #sourbbv #mulheresviajantes #travelgirl #feriaschegando #ferias #picoftheday #viajarépreciso #revistaviajar #missaovt #qualviagem #revistaviajemais #viagemeturismo #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #visitfrance #gopro #goprobrasil
O verão começa oficialmente na próxima semana e só consigo lembrar da viagem que fiz no inicio do ano ao Nordeste.
.
Esse ano, depois de muito tempo, consegui tomar um banho de mar na praia Baia dos Golfinhos, famosa pelos passeios de barco para ver golfinhos e por suas falésias.
.
A praia não tem estrutura de bares e lojas, mas existem ambulantes vendendo comidas e bebidas. Além disso, existem pessoas que também alugam cadeira, guarda-sol e pranchas de sup.
.
Essa parte da praia (foto) próxima a divisa com a Praia do Madeiro é vazia e tranquila.
.
📍Baia dos Golfinhos, RN, Brasil.
.
#baiadosgolfinhos #golfinhos #pipa #praiadapipa #rn #riograndedonorte #nordeste #litoralsulrn #amoviajar #missaovt #travelgirl #americadosul #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #mtur #viajemais #cahnonordeste #viajepelobrasil #sourbbv #blogdeviagem #travel #travelphotography #viajandosozinha #nordestebrasileiro #nordestegram #piparn #ilovetravel #viagemeturismo #mulheresviajantes #visitbrazil
Uma foto dificil de conseguir: só eu e a Torre de Belém (mas isso durou só 5 segundos 😂😅).
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem
Existe uma parte da Patagonia Argentina pouco explorada, Cabo San Pablo, localizado na costa do oceano Atlantico.
.
Ao contrário de montanhas, aqui vemos campos planos, tambem nao vemos pinguins, mas conseguimos ver guanacos por todos os lados (como esses curiosos ai na foto 😍😍), mas pra quem gosta de trilhas, é uma ótima opção. As duas maiores atrações do passeio: o Farol do Cabo San Pablo e o Navio Desdémona.
.
Esse passeio dura o dia todo e eu fiz com a empresa @tierraturismo . No blog tem o relato completo, inclusive com horarios e valores.
.
📍Ushuaia, Argentina 🇦🇷
.
#ushuaia #ushuaiafindelmundo #fimdomundo #findelmundo #tierradelfuego #landoffire #patagonia #patagoniaargentina #argentina #americadosul #southamerica #amoviajar #missãovt #travelblogger #essemundoenosso #blogdeviagem #meusroteirosdeviagem #viagens #sourbbv #cabosanoablo #oceanoatlantico #desdemona #lovetravel #travelgirl #tierraturismo #viajante #viajar #travel #mulheresviajantes #amoviajar
Vamos comigo para a Rússia em 2019?
.
Um dos mais novos produtos da minha Agencia de Viagens: um roteiro que inclui Helsinki (Finlândia), São Petersburgo e Moscou (Rússia).
.
Essa viagem será em setembro de 2019. Grupos pequenos e com duas guias russas que falam português do Brasil. Garantia de muitas historias interessantes!
.
Quem tiver interesse ou souber de alguém que quer conhecer a Rússia, pode enviar um email para: brunab@contandoashoras.com Em breve envio todas as informações.
.
O roteiro foi todo elaborado por mim, com caminhadas, uso de transporte publico, deslocamentos de trem e em algumas ocasiões, transfer. Exatamente da maneira como eu costumo viajar!
.
🌏Moscou, Rússia 🇷🇺
.
#moscou #moscow #mockba #russia #missãovt #instaviagem #agenciadeviagem #agenciadeviagens #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #picoftheday #travelgirl #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #russia2018 #russia2019 #fall #autumn #mulheresviajantes #travel #instarussia #sourbbv
Por do sol de hoje do alto do Arco da Rua Augusta, em Lisboa. 😍😍
.
🌍 Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#arcodaruaaugusta #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #sourbbv #revistaqualviagem
Contando as Horas