04.08
2016

Quais documentos são necessários para viajar a Europa?

Um dos continentes mais visitados por nós brasileiros é a Europa. São tantos países com idiomas e culturas diferentes lado a lado, impossível resistir.

Eu tive a sorte de poder morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e mais sorte ainda, de poder conhecer muitos desses países.

Passaporte

Mas quais são os documentos necessários para visitar a Europa?

→ Passaporte

Quem sonha em viajar para fora do Brasil e alguns países vizinhos que não aceitam apenas o nosso RG, precisa fazer um passaporte. Desde que eu comecei a viajar, eu já estou no meu terceiro passaporte. E é muito simples conseguir um! 

Antes de qualquer coisa, desde julho de 2015, a validade dos passaportes brasileiros passaram de 5 anos para 10 anos (para pessoas com mais de 18 anos, com idade inferior a 18 anos a validade do passaporte é menor). Excelente! Mas adivinhem o que aumentou também? Sim, o preço! Atualmente o valor do passaporte é de 257,25 reais (valor referente a 2016).

Para ver os documentos necessários, clique aqui.

Para ver as duvidas mais frequentes, clique aqui.

Também fique atento a questão da validade do passaporte. Alguns países não permitem a entrada quando o prazo para vencer o passaporte for inferior a 6 meses. Exemplo: Passaporte vence em dezembro de 2016. A viagem vai acontecer outubro de 2016. É necessário tirar outro passaporte, pois a data de validade do passaporte é inferior aos 6 meses exigidos. Em outras palavras, o passaporte deve estar válido por no mínimo 6 meses contados a partir da data de entrada no país que vai ser visitado.

→ Visto

Eu não visitei todos os países da Europa, mas todos os que visitei, nenhum exigia visto de brasileiros. Quando estava morando na Escócia, o único país que deixei de visitar pq exigia visto foi a Sérvia, mas desde agosto de 2013, brasileiros não precisam mais de visto para visitar esse país.

Dos países europeus menos comuns de serem visitados, como o Azerbaijão, Belarus e Cazaquistão que tem parte Européia e Asiática, eles exigem visto de brasileiros.

→ Acordo de Schengen

Todo mundo que vai a Europa ouve falar no Acordo de Schengen. Esse acordo permite a livre circulação entre países Europeus, exceto: Irlanda, Reino Unido, Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein. Ao entrar em todos esses países, brasileiros precisam passar na imigração, exceto quando se viaja de trem a Suíça e ao Liechtenstein.

Desde julho de 2013, os Países que fazem parte do Acordo de Schengen exigem que o passaporte tenha validade de 3 meses a mais da data final da viagem. Exemplo: A viagem vai ter duração de 17 dias. O passaporte precisa estar valido por esses 17 dias + os 3 meses mínimos exigidos.

→ Seguro Viagem

O Reino Unido não exige seguro viagem de turistas que visitem o país, por exemplo. Mas os países que fazem parte da União Européia exigem e esse seguro deve ter cobertura de 30 mil euros.

Todas as viagens que fiz no continente europeu, nunca, nunquinha mesmo, ninguém pediu pra ver meu seguro viagem, mas acho importante fazer. A gente nunca sabe quando vai precisar.

→ Passagem de volta ao Brasil ou Passagem para o próximo destino

Praticamente 90% das viagens que fiz na Europa, os oficiais de imigração pediram pra ver minha passagem de volta. Alguns lugares como a Suíça, por exemplo, pediram também pra ver todas as passagens de trens e passagens de avião até o destino final da minha viagem. Sempre leve junto com a passagem de volta ao Brasil todas as demais passagens caso sua viagem comece em um país, passe por vários outros e termine em outro diferente de todos esses.

No meu caso, a viagem começou na Suíça, de onde fui de trem para a Austria e segui viagem para o sul da Alemanha, onde peguei um voo para o Reino Unido, onde terminou a minha viagem. Leve todos os trecho e apresente tudo, apenas se for solicitado, senão mostre apenas a passagem de volta ao Brasil.

→ Reserva de Hospedagem

Sempre tenha com você na bagagem de mão todas as reservas de hotéis, apartamentos, hostels ou seja lá qual for o local onde você vai se hospedar. Não é sempre que é solicitado, mas é importante ter para apresentar ao oficial, caso necessário.

Entre todas as viagens que fiz, lembro que na Irlanda, na Noruega, na Suíça e algumas vezes no Reino Unido, eu precisei mostrar todas as reservas de todos os lugares que eu iria me hospedar na viagem em questão.

→ Dinheiro e Cartão de Crédito

Exceto quando fui fazer meu intercâmbio na Escócia, nenhuma vez ninguém me pediu comprovante de renda, extrato bancário ou qualquer coisa relacionada a comprovação financeira.

No tempo que fiz meu intercâmbio na Escócia, obviamente a minha primeira entrada no país o oficial de imigração pediu pra ver a comprovação financeira. Nas minhas famosas viagens de final de semana, quando ia conhecer outros países europeus, algumas vezes (acho que umas 3 ou 4 vezes apenas), na volta pra Edimburgo, o oficial pediu pra ver esses comprovantes novamente. Portanto, sempre tenha esses documentos em mãos.

→ Dicas

Apesar de eu já ter passado milhares de vezes na imigração de países europeus, eu sempre fico nervosa. Nem sei pq, mas sempre fico. O negocio é tentar manter a calma. Leve na bagagem de mão, seja na mochila, na bolsa ou na mala uma pastinha com todos esses documentos listados acima. A gente nunca sabe quando será necessário comprovar alguma coisa.

Deixe o oficial de imigração conduzir a entrevista. Responda apenas o que foi solicitado, sem muitos detalhes. Se ele quiser saber mais detalhes de alguma coisa, tenha certeza absoluta que ele vai te pedir maiores explicações. Se for algo relacionado a tudo que citei nesse post, se você tiver com tudo em mãos, será mais fácil comprovar qualquer coisa.

Fique atento a pegadinha das datas. Vários oficiais de imigração podem tentar abusar do nosso nervosismo. Quando for solicitada alguma informação com relação a datas, responda exatamente a data em números. Por exemplo: Quando você volta ao Brasil? No dia 25 de outubro. É melhor! Na Noruega eu passei por uma situação dessas de datas, que veio a se repetir depois mais uma ou duas vezes em outros países. Por sorte, eu sempre respondi a data exata que iria deixar o país. Na Noruega a oficial pediu: Você fica até quando na Noruega? (Detalhe: lembro até hoje da data exata, pq fiquei traumatizada com a pergunta hahaha) Dia 27 de setembro. Ai ela me perguntou mais algumas coisinhas e novamente: Então você vai embora na terça-feira? Não, vou embora no dia 27 de setembro, segunda-feira. É mais simples e evita dor de cabeça. Vai por mim!

E por fim, se possível, tente manter a calma. É difícil, especialmente nas primeiras viagens, mas se estiver com tudo certo e com os comprovantes em mãos, as chances de dar algo errado são baixíssimas!

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Dicas de Viagem

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dicas de Viagem - , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
6 comentários em "Quais documentos são necessários para viajar a Europa?"
  1. RAFAEL   03/09/16 • 03h37

    Oi Bruna
    Como voce esta?Espero que bem.
    Tenho umas dúvidas. Eu vou para Portugal a primeira vez que faço uma viagem internacional. Estou reservando apenas os 3 primeiros dias no hotel em Lisboa,depois irei para outros países como Espanha e passar o ano novo na França,preciso já fazer a reserva nesses outros países? Não desejo fazer a reserva pois quero ir conhecendo aos poucos.E tenho muito medo de ser barrado na imigração, por qual país eu entro na Europa? E tenho em torno de 3,500 Euros mais cartões vou ficar uns 13 dias é suficiente? E preciso mais de algum documento, além da passagem de volta e reserva de 3 dias, no hotel em Lisboa?
    Desde já agradeço as informações logo acima.
    Obrigado.

    • Contando as Horas   05/09/16 • 18h05

      Oi, Rafael

      O recomendado é vc fazer as reservas de hospedagem, pq se alguem te pedir na imigração pra comprovar algo que vc falou, vc vai mostrar o q? Eu sempre levo todas as reservas, tanto de hotel como de trem, onibus ou qualquer outra coisa, acho melhor.

      Vc pode entrar por qualquer país, alguns tem fama de ser mais rigidos do que outros, mas isso não é regra.

  2. JORGE CLAUDIO   07/09/16 • 17h17

    Olá Bruna!
    Estou indo no final de outubro pra Suíça, ficaremos na Capital na casa da tia de minha esposa. Ou seja, não teremos comprovante de estadia, o que preciso solicitar a tia, para apresentar como comprovante de estadia? Vamos ficar de 27 OUT ATÉ 23 NOV 16, entrada e saída final será Zurich.
    Nesse período, pretendemos ir a outros países, como França, pelo menos 5 dias(tenho Amiga que mora lá a mais de trinta anos, e na casa dela que ficarei), Alicante-Espanha por uns 5 dias (onde ficarei na casa da tia da esposa), Barcelona, Madri, Alemanha, Itália, talvez Noruega e onde mais conseguir e a grana deixar, kkkk.
    É a primeira vez e queremos conhecer o máximo.
    Agradeço desde já a atenção e aguardo seu retorno.
    Abraços…
    Jorge Claudio.

    • Contando as Horas   09/09/16 • 18h34

      Oi, Jorge

      Infelizmente não sei te dizer o que é necessario para ter a carta convite, nunca fiquei hospedada na casa de outra pessoa, todas as vezes fico em hotel ou apartamento alugado pelo AirBnB.

  3. Fernando Silva   05/04/17 • 23h25

    Fiquei confuso com uma informação que li no site. Você diz que para entrar na Europa tem que ter passaporte válido por seis meses. Mas tenho lido em outras fontes, que tem que ser de 3 meses a contar a partir da data de saída do país Europeu. Por exemplo, se saio da Europa em 26/08/17 – Meu passaporte tem que ter validade mínima até 26/11/17.
    É isso mesmo?

    • Contando as Horas   09/04/17 • 22h28

      Oi, Fernando

      A maioria dos países recomendam 6 meses. Mantenho meu passaporte sempre dentro desse prazo.

      É comum, as vezes, as pessoas confundirem esse tempo de 6 meses e o tempo que é permitido ficar em um outro país sem visto (que geralmente é 3 meses, eventualmente alguns são 6 meses).

      Na duvida, verifica cada um dos países que vc vai visitar. Mas no geral, são 6 meses mesmo.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Essa manhã eu teria embarcado para o Brasil. Além das 18 mil coisas que tinha planejado fazer em 10 dias, a mais importante era conhecer minha sobrinha 🥰 (e também, rever meus sobrinhos de quatro patas 🐕🐕 - não esqueci de vcs, não sou uma tia desnaturada 😁). A gente já tinha até planejado um churras com camarão empanado de entrada, lembra @yasminbartolamei ? 😂Otimização de tempo é tudo numa viagem. Impossível comer todas as coisas que tenho saudades (e repetir algumas) em apenas 20 refeições. 🤰🏻😅😆
.
Enquanto isso, depois de 52 dias de quarentena, estou aqui acompanhando Portugal deixar o estado de emergência e passar para o estado de calamidade, situação onde as medidas de isolamento ficam um pouco mais brandas para facilitar esse período de transição para a normalidade.
.
Eu espero que as pessoas não sejam irresponsáveis e sem noção nesse momento, pq o isolamento obrigatório pode voltar.
.
Ontem qdo sai de casa para comprar máscara (a partir de hj o uso é obrigatório em todos os ambientes fechados, como por exemplo, mercado, lojas, bancos, transporte público, entre outros), por exemplo, já vi uma cena que prefiro nem comentar. Além de todas as incertezas que o momento já nos coloca, certamente vamos precisar de muito mais sorte para lidar com esses seres irresponsáveis do que com o vírus.
.
Não vou me alongar muito nesse blablabla, pq a loucura dessa nova realidade está só começando.
.
Mas voltando a minha viagem.. Eu sei que meu pai estava contando os segundos pra ter alguém em casa pra implicar 🤣 e minha mãe estava ansiosa pelos nossos lanchinhos e risadas na madrugada (sim, somos duas 🦉🦉). Véééiooo e Véééiaaa.. em 2021 estarei ai! 🇵🇹✈️🙏🏽🇧🇷🤩
.
Essas foram as últimas fotos que tirei lá em casa, no Brasil, em fevereiro de 2019. ☺️
18.04.2020: UM ANO EM PORTUGAL! 🥰🥰🥰
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
Queria escrever algo interessante sobre esse momento pra deixar aqui registrado, mas não ando muito inspirada. Como nessas últimas semanas tenho recebido algumas msgs relacionadas a pandemia/quarentena, vou falar sobre isso.
.
02 de março foram divulgados os primeiros casos de coronavírus em Portugal. Dia 11 de março a OMS declarou pandemia de coronavírus. Dito isso...
.
No inicio, o governo português declarou estado de alerta, logo na sequência foi declarado estado de emergência (já foi renovado 02 vezes).
.
Nos primeiros dias os mercados estavam um verdadeiro caos. Muitas pessoas. Muitas coisas faltando (principalmente papel higiênico, carnes, frutas e verduras). Nas últimas semanas a situação voltou a normalidade.
.
As atrações turísticas, lojas, restaurantes (seguem funcionando, mas no esquema de take away/entrega a domicílio), bares, academias, entre outros tipos de comércio fecharam suas portas e assim permanecem até então.
.
As Farmácias e os Mercados estão funcionando no esquema de sai 1 entra 1, portanto, exige paciência.
.
Os transportes públicos em Lisboa estão funcionando com horários reduzidos. Não andei mais de metro, mas li nos jornais que o acesso está liberado para todas as pessoas, as catracas estão livres. Também li que começaram a fazer controle de temperatura nas entradas das estações.
.
Os 3 principais aeroportos de Portugal (em Lisboa, no Porto e em Faro) fecharam durante o período de Páscoa. E nos demais dias estão operando apenas para pouquíssimos voos comerciais, mas principalmente para voos humanitários, de repatriação ou de transporte de mercadorias.
.
Lisboa está deserta. Se você sair de casa, independente do horário, parece sempre domingo 07:00 da manhã. Tudo vazio. Poucas pessoas nas ruas.
.
A maioria das pessoas tem usado luvas e máscaras. Eu não tenho usado, pq só tenho saido de casa para ir ao mercado e algumas vezes pra caminhar.
.
E pra todos que me mandaram msgs pedindo como eu estou: depois de 38 dias de quarentena, posso dizer que já ando um pouco entediada, mas estou bem. ☺️
.
Essas são algumas fotos que tirei ao longo desse ultimo ano. 😁
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Contando as Horas