11.08
2016

Os mini museus gratuitos de Atenas: As Estação de metro de Syntagma, Akropoli e Monastiraki

Um dos melhores meios de transporte para se locomover por Atenas é o Metro. Com ele é possível chegar em todas as principais atrações turísticas da cidade (isso quando não for possível chegar a pé).

DSC08664

Como esperado, em uma cidade tão antiga como Atenas, muitas ruínas e artefatos foram descobertos durante as escavações dos tuneis de ampliação das três linhas do metro para as Olimpíadas de 2004.

Geralmente quando isso acontece, as peças encontradas são transportadas para um museu ou uma galeria já existente, mas em Atenas, eles resolveram criar mini museus nas próprias estações de metro. Legal, né? 

DSC08640

Quando eu estive em Atenas, eu usei poucas vezes o metro, mas quando usei, fiz questão de conhecer algumas estações que tem os seus próprios mini museus, como:

Estação de metro Syntagma

Quem chega em Atenas de avião, a linha azul é a unica opção para ir do aeroporto ao centro da cidade. Uma das estações da linha azul é a estação de Syntagma, onde faria uma conexão pra seguir até o hotel onde me hospedei.

DSC08729

Já que eu estava ali nessa estação, aproveitei pra conhecer o seu mini museu. Não sei ao certo, mas essa me pareceu ser uma das maiores e mais movimentadas estações do metro de Atenas.

DSC08726

Praticamente em todas as partes tem esculturas e muitas peças encontradas durante as escavações do metro. Vale a pena chegar com um tempinho sobrando e olhar tudo com calma!

DSC08731

DSC08730

Essa estação de metro fica na Praça Syntagma, pertíssimo do Parlamento Grego e da rua Leoforos Ermou (principal rua de comércio da cidade).

DSC08732

Estação de metro Akropoli

Depois de descer na estação de Syntagma, eu tive que pegar a linha vermelha pra ir até o hotel onde eu estava hospedada. A estação mais perto, nesse caso, era justamente outra onde havia outro mini museu, a estação de Akropoli.

DSC08636

DSC08638

DSC08639

Assim como a estação de Syntagma, nessa estação também estão em exposição alguns túmulos, objetos de casa, entre outros achados arqueológicos, além de reproduções dos mármores de Elgin, que faziam parte do Partenon (os originais podem ser vistos no Museu Britânico, em Londres).

DSC08630

DSC08632

DSC08641

DSC08644

Como o nome da estação já indica, ela fica pertíssimo do Museu da Acrópole e de uma das entradas para a Acrópole.

DSC08642

Estação de metro Monastiraki

No dia que peguei o metro para ir até o Complexo Olímpico, iniciei meu trajeto nessa estação, que faz parte da linha azul.

DSC08666

Essa estação, uma das mais antigas de Atenas, tem em exibição ruínas que foram encontradas durante as escavações de uma das linhas que passam por ali (linha 1 e linha 3), a linha 3.

DSC08669

DSC08673

Essas ruínas são resquícios de uma parte de uma igreja que pertencia a um Mosteiro localizado nessa região durante o período bizantino. Inclusive dá pra ver o que restou das pinturas das paredes dessa igreja e também, de um sistema de abastecimento de água que chegavam as residencias (agora em ruínas) que existiam nessa região.

DSC08670

Essa estação fica a 1 quadra de distância da rua Leoforos Ermou, pertinho da Biblioteca de Adriano e da Catedral Metropolitana de Atenas.

DSC08675

Outras estações

Durante os três dias que estive em Atenas, passei por outras estações que tinham algumas peças em exibição, como por exemplo, as estações de Evangelismos, Kerameikos, mas devem existir muitas outras.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Atenas

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atenas, Grécia - , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Nesse mesmo dia, mas em 2010, eu desembarcava em Edimburgo, na Escócia para iniciar meu intercâmbio. 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Além de aprender inglês em um país sensacional, foi muito bom aproveitar aquele momento para descobrir um “mundo muito maior” que Chapecó/Curitiba.
.
Mesmo faltando conhecer alguns outros continentes aindaaa, todas as culturas e paises que conheci e tudo que aprendi com meus colegas de todas as partes do mundo, com toda a certeza, tornaram essa experiência muito mais interessante.
.
Melhor experiência de vida!
.
🌎 Banchory, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#escocia #scotland #castletrail #visitabdn #visitaberdeenshire #uk #intercambio #intercambionaescocia #intercambiofotos #visitscotland #ciintercambio #eurotrip #uktrip #essemundoenosso #travelgirl #viajantesolo #solotrip #agenciadeviagem #scotlandisnow #englishtips #missaovt #revistaviajar #saudade #helloescocia #cahnaescocia
Um outro jeito de viajar pela Europa: fazendo um cruzeiro fluvial.
.
Quem quiser saber mais detalhes, estou falando mais sobre isso no stories.
.
Se quiser saber os roteiros, datas e valores, meu email para contato esta no perfil!
.
🌏Em algum lugar no rio Danubio, Leste Europeu
.
#lesteeuropeu #europa #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #viajoteca #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu #eurotrip2018
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas