11.08
2016

Os mini museus gratuitos de Atenas: As Estação de metro de Syntagma, Akropoli e Monastiraki

Um dos melhores meios de transporte para se locomover por Atenas é o Metro. Com ele é possível chegar em todas as principais atrações turísticas da cidade (isso quando não for possível chegar a pé).

DSC08664

Como esperado, em uma cidade tão antiga como Atenas, muitas ruínas e artefatos foram descobertos durante as escavações dos tuneis de ampliação das três linhas do metro para as Olimpíadas de 2004.

Geralmente quando isso acontece, as peças encontradas são transportadas para um museu ou uma galeria já existente, mas em Atenas, eles resolveram criar mini museus nas próprias estações de metro. Legal, né? 

DSC08640

Quando eu estive em Atenas, eu usei poucas vezes o metro, mas quando usei, fiz questão de conhecer algumas estações que tem os seus próprios mini museus, como:

Estação de metro Syntagma

Quem chega em Atenas de avião, a linha azul é a unica opção para ir do aeroporto ao centro da cidade. Uma das estações da linha azul é a estação de Syntagma, onde faria uma conexão pra seguir até o hotel onde me hospedei.

DSC08729

Já que eu estava ali nessa estação, aproveitei pra conhecer o seu mini museu. Não sei ao certo, mas essa me pareceu ser uma das maiores e mais movimentadas estações do metro de Atenas.

DSC08726

Praticamente em todas as partes tem esculturas e muitas peças encontradas durante as escavações do metro. Vale a pena chegar com um tempinho sobrando e olhar tudo com calma!

DSC08731

DSC08730

Essa estação de metro fica na Praça Syntagma, pertíssimo do Parlamento Grego e da rua Leoforos Ermou (principal rua de comércio da cidade).

DSC08732

Estação de metro Akropoli

Depois de descer na estação de Syntagma, eu tive que pegar a linha vermelha pra ir até o hotel onde eu estava hospedada. A estação mais perto, nesse caso, era justamente outra onde havia outro mini museu, a estação de Akropoli.

DSC08636

DSC08638

DSC08639

Assim como a estação de Syntagma, nessa estação também estão em exposição alguns túmulos, objetos de casa, entre outros achados arqueológicos, além de reproduções dos mármores de Elgin, que faziam parte do Partenon (os originais podem ser vistos no Museu Britânico, em Londres).

DSC08630

DSC08632

DSC08641

DSC08644

Como o nome da estação já indica, ela fica pertíssimo do Museu da Acrópole e de uma das entradas para a Acrópole.

DSC08642

Estação de metro Monastiraki

No dia que peguei o metro para ir até o Complexo Olímpico, iniciei meu trajeto nessa estação, que faz parte da linha azul.

DSC08666

Essa estação, uma das mais antigas de Atenas, tem em exibição ruínas que foram encontradas durante as escavações de uma das linhas que passam por ali (linha 1 e linha 3), a linha 3.

DSC08669

DSC08673

Essas ruínas são resquícios de uma parte de uma igreja que pertencia a um Mosteiro localizado nessa região durante o período bizantino. Inclusive dá pra ver o que restou das pinturas das paredes dessa igreja e também, de um sistema de abastecimento de água que chegavam as residencias (agora em ruínas) que existiam nessa região.

DSC08670

Essa estação fica a 1 quadra de distância da rua Leoforos Ermou, pertinho da Biblioteca de Adriano e da Catedral Metropolitana de Atenas.

DSC08675

Outras estações

Durante os três dias que estive em Atenas, passei por outras estações que tinham algumas peças em exibição, como por exemplo, as estações de Evangelismos, Kerameikos, mas devem existir muitas outras.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Atenas

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atenas, Grécia
Booking.com
Deixe o seu comentário...