15.08
2016

Curitiba: Memorial Ucraniano

Quem vem a Curitiba, com certeza vai acabar visitando algum parque da cidade. Existem vários parques legais, mas se puder incluir no roteiro uma paradinha no Parque Tingui, local onde está localizado o Memorial Ucraniano, faça isso!

DSC_0446

Esse memorial é recente, foi inaugurado em 1995, ano em que foi celebrado o centenário de chegada dos imigrantes ucranianos ao Brasil. Curitiba tem uma forte presença desses imigrantes (assim como imigrantes poloneses, japoneses, entre outros), então nada mais justo do que essa homenagem. 

DSC_0460

A melhor forma de ir até lá é com o ônibus da Linha Turismo. Já de dentro do ônibus mesmo a gente consegue ver todas as atrações do Memorial Ucraniano.

** Quem quiser ver o post sobre a Linha Turismo, é só clicar aqui -> Como andar no ônibus Linha Turismo de Curitiba.

DSC_0468

O complexo tem 6 atrações principais:

Existe um portal de madeira na entrada, dando as boas vindas aos turistas.

IMG_7363

Reto com esse portal fica a Igreja de São Miguel Arcanjo, réplica da igreja original, localizada em Marechal Mallet, uma cidade do interior do Paraná. Essa igreja tem estilo bizantino, tradicional em igrejas ortodoxas eslavas. Apesar de não ter função religiosa, no local é possível saber mais sobre a cultura ucraniana, além de ver algumas exposições de pêssankas (ovos pintados a mão) e ícones religiosos (o equivalente as estátuas de santos nas igrejas católicas).

DSC_0406

DSC_0415

DSC_0435

IMG_7354

DSC_0433

DSC_0423

Em frente a igreja fica uma cruz vazada, que homenageia as vitimas do Holodomor, o Genocídio Ucraniano, onde milhares de ucranianos morreram de fome durante esse período. Dizem que essa cruz é uma réplica da original, localizada em Kiev, a capital da Ucrânia.

DSC_0404

No lado esquerdo da igreja fica um campanário, de onde se pode ter uma vista de outra perspectiva do parque.

DSC_0450

Logo atras fica uma pêssanka gigante, obra do artista Jorge Seratiuk. Super bonita!

DSC_0480

DSC_0441

DSC_0442

E por fim, no lado direito da igreja fica uma replica de uma construção típica ucraniana, uma casa onde fica uma lojinha vendendo produtos típicos, artesanatos e souvenirs.

DSC_0458

Não deixe de reparar que todas essas atrações são feitas de madeira encaixada, típicos da arquitetura ucraniana.

DSC_0484

Em resumo, é isso! A visita é relativamente rápida, coisa de no máximo 1 hora, não mais que isso. Ao menos foi esse o tempo que eu levei pra conhecer tudo.

DSC_0486

O Memorial Ucraniano fica na rua Dr. Mba de Ferrante, s/nº, dentro do Parque Tingui. Quem for com a Linha Turismo, o ponto de ônibus fica bem em frente, é só atravessar a rua. Importante: Se não quiser caminhar pelo Parque Tingui, desça exatamente na parada “Memorial Ucraniano”. Entrada é gratuita.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Curitiba

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Curitiba, Paraná - , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
1 comentário em "Curitiba: Memorial Ucraniano"
  1. Roberto Popper   11/04/18 • 13h45

    11/04/2018-Hoje e Terca-Feira. Eu estou com vontade de conhecer a Cidade de Curitiba. A Cidade e maravilhosa. Melhor do que a Capital de Sao Paulo. Eu quero ver a Catedral a Boca Maldita o Parque Tangua Museu Oscar Niemeyer Bosque do Alemao tambem quero ver a Torre que tem 109,5 metros de altura Opera de Arame e em geral passear por la. E andar com o onibus turistico. Eu acho que da para fazer tudo isso em 2 dias para ver tudo. Meu telefone para contacto e 43-9645-4870. E da Tim. Eu moro em Londrina no centro da cidade. Por em quanto e so. Lembrancas e Abracos do Roberto Popper

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Nesse mesmo dia, mas em 2010, eu desembarcava em Edimburgo, na Escócia para iniciar meu intercâmbio. 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Além de aprender inglês em um país sensacional, foi muito bom aproveitar aquele momento para descobrir um “mundo muito maior” que Chapecó/Curitiba.
.
Mesmo faltando conhecer alguns outros continentes aindaaa, todas as culturas e paises que conheci e tudo que aprendi com meus colegas de todas as partes do mundo, com toda a certeza, tornaram essa experiência muito mais interessante.
.
Melhor experiência de vida!
.
🌎 Banchory, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#escocia #scotland #castletrail #visitabdn #visitaberdeenshire #uk #intercambio #intercambionaescocia #intercambiofotos #visitscotland #ciintercambio #eurotrip #uktrip #essemundoenosso #travelgirl #viajantesolo #solotrip #agenciadeviagem #scotlandisnow #englishtips #missaovt #revistaviajar #saudade #helloescocia #cahnaescocia
Um outro jeito de viajar pela Europa: fazendo um cruzeiro fluvial.
.
Quem quiser saber mais detalhes, estou falando mais sobre isso no stories.
.
Se quiser saber os roteiros, datas e valores, meu email para contato esta no perfil!
.
🌏Em algum lugar no rio Danubio, Leste Europeu
.
#lesteeuropeu #europa #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #viajoteca #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu #eurotrip2018
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas