15.08
2016

Curitiba: Memorial Ucraniano

Quem vem a Curitiba, com certeza vai acabar visitando algum parque da cidade. Existem vários parques legais, mas se puder incluir no roteiro uma paradinha no Parque Tingui, local onde está localizado o Memorial Ucraniano, faça isso!

DSC_0446

Esse memorial é recente, foi inaugurado em 1995, ano em que foi celebrado o centenário de chegada dos imigrantes ucranianos ao Brasil. Curitiba tem uma forte presença desses imigrantes (assim como imigrantes poloneses, japoneses, entre outros), então nada mais justo do que essa homenagem. 

DSC_0460

A melhor forma de ir até lá é com o ônibus da Linha Turismo. Já de dentro do ônibus mesmo a gente consegue ver todas as atrações do Memorial Ucraniano.

** Quem quiser ver o post sobre a Linha Turismo, é só clicar aqui -> Como andar no ônibus Linha Turismo de Curitiba.

DSC_0468

O complexo tem 6 atrações principais:

Existe um portal de madeira na entrada, dando as boas vindas aos turistas.

IMG_7363

Reto com esse portal fica a Igreja de São Miguel Arcanjo, réplica da igreja original, localizada em Marechal Mallet, uma cidade do interior do Paraná. Essa igreja tem estilo bizantino, tradicional em igrejas ortodoxas eslavas. Apesar de não ter função religiosa, no local é possível saber mais sobre a cultura ucraniana, além de ver algumas exposições de pêssankas (ovos pintados a mão) e ícones religiosos (o equivalente as estátuas de santos nas igrejas católicas).

DSC_0406

DSC_0415

DSC_0435

IMG_7354

DSC_0433

DSC_0423

Em frente a igreja fica uma cruz vazada, que homenageia as vitimas do Holodomor, o Genocídio Ucraniano, onde milhares de ucranianos morreram de fome durante esse período. Dizem que essa cruz é uma réplica da original, localizada em Kiev, a capital da Ucrânia.

DSC_0404

No lado esquerdo da igreja fica um campanário, de onde se pode ter uma vista de outra perspectiva do parque.

DSC_0450

Logo atras fica uma pêssanka gigante, obra do artista Jorge Seratiuk. Super bonita!

DSC_0480

DSC_0441

DSC_0442

E por fim, no lado direito da igreja fica uma replica de uma construção típica ucraniana, uma casa onde fica uma lojinha vendendo produtos típicos, artesanatos e souvenirs.

DSC_0458

Não deixe de reparar que todas essas atrações são feitas de madeira encaixada, típicos da arquitetura ucraniana.

DSC_0484

Em resumo, é isso! A visita é relativamente rápida, coisa de no máximo 1 hora, não mais que isso. Ao menos foi esse o tempo que eu levei pra conhecer tudo.

DSC_0486

O Memorial Ucraniano fica na rua Dr. Mba de Ferrante, s/nº, dentro do Parque Tingui. Quem for com a Linha Turismo, o ponto de ônibus fica bem em frente, é só atravessar a rua. Importante: Se não quiser caminhar pelo Parque Tingui, desça exatamente na parada “Memorial Ucraniano”. Entrada é gratuita.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Curitiba

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Curitiba, Paraná
Booking.com
Deixe o seu comentário...