15.08
2016

Curitiba: Memorial Ucraniano

Quem vem a Curitiba, com certeza vai acabar visitando algum parque da cidade. Existem vários parques legais, mas se puder incluir no roteiro uma paradinha no Parque Tingui, local onde está localizado o Memorial Ucraniano, faça isso!

DSC_0446

Esse memorial é recente, foi inaugurado em 1995, ano em que foi celebrado o centenário de chegada dos imigrantes ucranianos ao Brasil. Curitiba tem uma forte presença desses imigrantes (assim como imigrantes poloneses, japoneses, entre outros), então nada mais justo do que essa homenagem. 

DSC_0460

A melhor forma de ir até lá é com o ônibus da Linha Turismo. Já de dentro do ônibus mesmo a gente consegue ver todas as atrações do Memorial Ucraniano.

** Quem quiser ver o post sobre a Linha Turismo, é só clicar aqui -> Como andar no ônibus Linha Turismo de Curitiba.

DSC_0468

O complexo tem 6 atrações principais:

Existe um portal de madeira na entrada, dando as boas vindas aos turistas.

IMG_7363

Reto com esse portal fica a Igreja de São Miguel Arcanjo, réplica da igreja original, localizada em Marechal Mallet, uma cidade do interior do Paraná. Essa igreja tem estilo bizantino, tradicional em igrejas ortodoxas eslavas. Apesar de não ter função religiosa, no local é possível saber mais sobre a cultura ucraniana, além de ver algumas exposições de pêssankas (ovos pintados a mão) e ícones religiosos (o equivalente as estátuas de santos nas igrejas católicas).

DSC_0406

DSC_0415

DSC_0435

IMG_7354

DSC_0433

DSC_0423

Em frente a igreja fica uma cruz vazada, que homenageia as vitimas do Holodomor, o Genocídio Ucraniano, onde milhares de ucranianos morreram de fome durante esse período. Dizem que essa cruz é uma réplica da original, localizada em Kiev, a capital da Ucrânia.

DSC_0404

No lado esquerdo da igreja fica um campanário, de onde se pode ter uma vista de outra perspectiva do parque.

DSC_0450

Logo atras fica uma pêssanka gigante, obra do artista Jorge Seratiuk. Super bonita!

DSC_0480

DSC_0441

DSC_0442

E por fim, no lado direito da igreja fica uma replica de uma construção típica ucraniana, uma casa onde fica uma lojinha vendendo produtos típicos, artesanatos e souvenirs.

DSC_0458

Não deixe de reparar que todas essas atrações são feitas de madeira encaixada, típicos da arquitetura ucraniana.

DSC_0484

Em resumo, é isso! A visita é relativamente rápida, coisa de no máximo 1 hora, não mais que isso. Ao menos foi esse o tempo que eu levei pra conhecer tudo.

DSC_0486

O Memorial Ucraniano fica na rua Dr. Mba de Ferrante, s/nº, dentro do Parque Tingui. Quem for com a Linha Turismo, o ponto de ônibus fica bem em frente, é só atravessar a rua. Importante: Se não quiser caminhar pelo Parque Tingui, desça exatamente na parada “Memorial Ucraniano”. Entrada é gratuita.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Curitiba

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Curitiba, Paraná - , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
4 comentários em "Curitiba: Memorial Ucraniano"
  1. Roberto Popper   11/04/18 • 13h45

    11/04/2018-Hoje e Terca-Feira. Eu estou com vontade de conhecer a Cidade de Curitiba. A Cidade e maravilhosa. Melhor do que a Capital de Sao Paulo. Eu quero ver a Catedral a Boca Maldita o Parque Tangua Museu Oscar Niemeyer Bosque do Alemao tambem quero ver a Torre que tem 109,5 metros de altura Opera de Arame e em geral passear por la. E andar com o onibus turistico. Eu acho que da para fazer tudo isso em 2 dias para ver tudo. Meu telefone para contacto e 43-9645-4870. E da Tim. Eu moro em Londrina no centro da cidade. Por em quanto e so. Lembrancas e Abracos do Roberto Popper

  2. Guilherme   24/06/19 • 09h13

    Esse lugar é lindo! Uma pena que o dia que você foi não estava florido. Fui em abril e estava coberto de flores! Um espetáculo.

    • Contando as Horas   17/07/19 • 09h39

      Oi, Guilherme

      Verdade! Já vi fotos com flores, realmente, muito bonito. Obrigada pela visita aqui no blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Hoje completa 4 meses que estou aqui em Portugal! 🇵🇹 O tempo está passando muito rápido. 😬😲☺️
.
Esse mês tive minha autorização de residência aprovada, mas tbm tive duas péssimas experiências (uma hr dessas, quem sabe, eu conto mais detalhes no stories). Vida na Europa definitivamente não é só glamour! 🙄😑
.
Esse é o castelo localizado no vilarejo de Monsaraz, um dos meus preferidos durante os dias que fui passear com a familia no Alentejo.
.
📍Monsaraz, Portugal 🇵🇹
.
#castelodemonsaraz #monsaraz #alentejo #visitalentejo #alentejoportugal #castelosportugueses  #amar_alentejo #portugaltravel #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #cahemportugal #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #portugalovers #moraremportugal  #portugal2019
Autorização de residência aprovada!! 🎉🎈🎊🎈🎉
.
Em dezembro do ano passado eu solicitei um pré-visto de trabalho no Consulado de Portugal, em São Paulo. Esse pré-visto tinha validade de 4 meses, com direito a 2 entradas apenas. Por esse motivo as viagens à Escócia e à Rússia precisaram ser adiadas, além de ouuuutra viagem a Escócia e as Ilhas Faroe, que teriam acontecido na última semana.
.
Quando cheguei em Lisboa em abril 2019, algumas semanas depois, a validade do meu visto expirou. O que me deixava em situação legal no país era o agendamento que eu havia feito no SEF no dia que cheguei em Portugal.
.
Agora, depois de ter feito a entrevista no SEF, minha Autorização de residencia foi concedida na hora. Isso significa que, posso ficar mais 1 ano em Portugal, mas dessa vez, meu visto é de multiplas entradas.
.
Meu passaporte está ansioso para passear poraí e eu estou louca pra colocar meus pés em um aeroporto. 😂😂😂
.
Europaaa (e Mundo), finalmente, vamos poder continuar nos conhecendo!! 😁😁😁
.
📍Alentejo, Portugal 🇵🇹
.
#arportugal #vistod2 #vistod2portugal #monsaraz #alentejo #amar_alentejo #portugal #turismodeportugal  #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal  #viveremportugal
O mirante (miradouro) Portinho da Arrábida é um dos melhores lugares para ver as praias (Portinho da Arrábida, do Creio, entre outras) e a península de Tróia do alto. 
Vista 😍😍😍 !!
.
📍Parque Natural da Arrábida, Portugal 🇵🇹
.
#portinhodaarrabida #parquenaturaldaarrábida #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #praia #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #nature #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #viveremportugal #picoftheday
Sobre ontem: Levando as visitas para passear em Belém.
.
No alto dos 56 metros de altura do Padrão dos Descobrimentos existe um mirante. Vale a visita!
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2019 #eurotrip2019 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes  #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #lisboalive #amoviajar
3 meses em Portugal. 😄
.
Semana passada, pela primeira vez, enquanto esperava o sinal fechar para poder atravessar a rua, me dei conta que estava há algum tempo andando com a bolsa meio aberta pendurada no ombro e celular (telemóvel) na mão.
.
Não sei se essa foi a primeira vez que andei tranquilamente, sem medo de ser assaltada (só quem ja foi assaltado sabe o pânico que da nesse momento - ja fui assaltada 3x), mas fiquei muito feliz de ter percebido que aqui não preciso me preocupar taaanto com isso.
.
Nunca imaginei que já iria estar “vivendo assim” em tão pouco tempo.
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #instagramcml #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #nature #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #liberdade #vidaemportugal
Verão, estamos te esperando!!😅
⛱👙☀️
.
Lisboa fica perto de varias praias, muitas delas acessíveis de transporte publico.
.
Pra quem vem morar aqui, o cartão Navegante metropolitano custa 40,00 euros/mes (tem a versão municipal também, custa 30,00 euros/mes) e da acesso ao metro, ônibus (autocarro) e trem (comboio) em toda a região. Super facil ir a qualquer lugar nas redondezas!!
.
📍Praia do Guincho, Portugal 🇵🇹
.
#praiadoguincho #cascais #lisboa #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #instagramcml #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #praia #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal
Contando as Horas