16.08
2016

Curitiba: Calçadão da Rua XV de Novembro

A Rua XV de Novembro (também conhecida por Rua das Flores) é uma das principais ruas de comércio do centro de Curitiba.

A parte mais turística da rua, basicamente vai da Praça Osório até a Praça Santos Andrade, chegando a ter um pouco mais de 3 km de extensão.

cwb 8

Antigamente essa rua se chamava rua da Imperatriz, uma homenagem a Imperatriz Thereza Cristina, esposa de Dom Pedro II. Mas isso durou pouco tempo, até a Proclamação da Republica e a visita de Dom Pedro II e toda a corte a cidade durante o século 19, quando o nome da rua foi alterado para o atual. 

cwb 7

Essa rua é um calçadão para pedestres, com muitos casarões antigos, onde alguns foram transformados em lojas e restaurantes.

Ainda é possível ver nessa rua diversos artistas (músicos, homens/estátuas, caricaturistas, entre outros).

cwb 14

cwb 13

Na parte mais próxima a Praça Osório é onde fica a Boca Maldita, local onde diversas pessoas se reunem pra conversar e discutir assuntos do momento.

cwb 9

Um pouquinho mais adiante fica a Galeria Tijucas considerada uma das primeiras galerias comerciais de Curitiba, e inclusive, chegou a ser um dos prédios mais alto no centro da cidade.

Seguindo o passeio, mas no outro lado do calçadão, fica o Palácio Avenida, famoso por ser o local onde acontece uma das apresentações de Natal mais famosas do Brasil.

cwb 5

cwb 6

Praticamente em frente fica o Bondinho da XV, também conhecido por Bondinho da Leitura, local onde fica uma mini-biblioteca administrada pela Fundação Cultural de Curitiba.

cwb 3

cwb 2

cwb 4

Daqui em diante, repare nos casarões antigos e coloridos que abrigam diversas lojas. Quem quiser incluir no roteiro a visita ao dois lugares mais antigos dessa rua que ainda estão em funcionamento, deve visitar a Casa das Canetas (do lado da C&A) e a Confeitaria das Famílias (tem toldo verde e fica em frente a Riachuelo).

cwb 10

E por fim, esse trecho mais comercial da rua termina na Praça Santos Andrade, onde está localizado a Universidade Federal do Paraná, a primeira universidade do Brasil e no outro lado da praça, o Teatro Guaíra.

Ah, não deixe de reparar nas flores, fontes, canteiros de flores e nas luminárias dessa rua!

cwb 11

Dicas:

Antes de visitar a Rua XV de Novembro, dá pra conhecer ali pertinho a Rua 24 Horas. Pra isso, é só atravessar a Praça Osório (sentido quem vai ao Batel) e ao chegar na rua Visconde de Nacar, virar pro lado esquerdo, a Rua 24 Horas fica na metade da quadra.

Depois de visitar a Rua XV de Novembro, ao chegar na agência do Banco Itau, que fica na esquina com a rua Monsenhor Celso, uma quadra adiante fica a Praça Tiradentes, local onde está a Catedral Metropolitana de Curitiba e onde está o ponto inicial da Linha Turismo.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Curitiba

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Curitiba, Paraná
Booking.com
Deixe o seu comentário...