16.08
2016

Curitiba: Calçadão da Rua XV de Novembro

A Rua XV de Novembro (também conhecida por Rua das Flores) é uma das principais ruas de comércio do centro de Curitiba.

A parte mais turística da rua, basicamente vai da Praça Osório até a Praça Santos Andrade, chegando a ter um pouco mais de 3 km de extensão.

cwb 8

Antigamente essa rua se chamava rua da Imperatriz, uma homenagem a Imperatriz Thereza Cristina, esposa de Dom Pedro II. Mas isso durou pouco tempo, até a Proclamação da Republica e a visita de Dom Pedro II e toda a corte a cidade durante o século 19, quando o nome da rua foi alterado para o atual. 

cwb 7

Essa rua é um calçadão para pedestres, com muitos casarões antigos, onde alguns foram transformados em lojas e restaurantes.

Ainda é possível ver nessa rua diversos artistas (músicos, homens/estátuas, caricaturistas, entre outros).

cwb 14

cwb 13

Na parte mais próxima a Praça Osório é onde fica a Boca Maldita, local onde diversas pessoas se reunem pra conversar e discutir assuntos do momento.

cwb 9

Um pouquinho mais adiante fica a Galeria Tijucas considerada uma das primeiras galerias comerciais de Curitiba, e inclusive, chegou a ser um dos prédios mais alto no centro da cidade.

Seguindo o passeio, mas no outro lado do calçadão, fica o Palácio Avenida, famoso por ser o local onde acontece uma das apresentações de Natal mais famosas do Brasil.

cwb 5

cwb 6

Praticamente em frente fica o Bondinho da XV, também conhecido por Bondinho da Leitura, local onde fica uma mini-biblioteca administrada pela Fundação Cultural de Curitiba.

cwb 3

cwb 2

cwb 4

Daqui em diante, repare nos casarões antigos e coloridos que abrigam diversas lojas. Quem quiser incluir no roteiro a visita ao dois lugares mais antigos dessa rua que ainda estão em funcionamento, deve visitar a Casa das Canetas (do lado da C&A) e a Confeitaria das Famílias (tem toldo verde e fica em frente a Riachuelo).

cwb 10

E por fim, esse trecho mais comercial da rua termina na Praça Santos Andrade, onde está localizado a Universidade Federal do Paraná, a primeira universidade do Brasil e no outro lado da praça, o Teatro Guaíra.

Ah, não deixe de reparar nas flores, fontes, canteiros de flores e nas luminárias dessa rua!

cwb 11

Dicas:

Antes de visitar a Rua XV de Novembro, dá pra conhecer ali pertinho a Rua 24 Horas. Pra isso, é só atravessar a Praça Osório (sentido quem vai ao Batel) e ao chegar na rua Visconde de Nacar, virar pro lado esquerdo, a Rua 24 Horas fica na metade da quadra.

Depois de visitar a Rua XV de Novembro, ao chegar na agência do Banco Itau, que fica na esquina com a rua Monsenhor Celso, uma quadra adiante fica a Praça Tiradentes, local onde está a Catedral Metropolitana de Curitiba e onde está o ponto inicial da Linha Turismo.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Curitiba

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Curitiba, Paraná - , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
O verão começa oficialmente na próxima semana e só consigo lembrar da viagem que fiz no inicio do ano ao Nordeste.
.
Esse ano, depois de muito tempo, consegui tomar um banho de mar na praia Baia dos Golfinhos, famosa pelos passeios de barco para ver golfinhos e por suas falésias.
.
A praia não tem estrutura de bares e lojas, mas existem ambulantes vendendo comidas e bebidas. Além disso, existem pessoas que também alugam cadeira, guarda-sol e pranchas de sup.
.
Essa parte da praia (foto) próxima a divisa com a Praia do Madeiro é vazia e tranquila.
.
📍Baia dos Golfinhos, RN, Brasil.
.
#baiadosgolfinhos #golfinhos #pipa #praiadapipa #rn #riograndedonorte #nordeste #litoralsulrn #amoviajar #missaovt #travelgirl #americadosul #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #mtur #viajemais #cahnonordeste #viajepelobrasil #sourbbv #blogdeviagem #travel #travelphotography #viajandosozinha #nordestebrasileiro #nordestegram #piparn #ilovetravel #viagemeturismo #mulheresviajantes #visitbrazil
Uma foto dificil de conseguir: só eu e a Torre de Belém (mas isso durou só 5 segundos 😂😅).
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem
Existe uma parte da Patagonia Argentina pouco explorada, Cabo San Pablo, localizado na costa do oceano Atlantico.
.
Ao contrário de montanhas, aqui vemos campos planos, tambem nao vemos pinguins, mas conseguimos ver guanacos por todos os lados (como esses curiosos ai na foto 😍😍), mas pra quem gosta de trilhas, é uma ótima opção. As duas maiores atrações do passeio: o Farol do Cabo San Pablo e o Navio Desdémona.
.
Esse passeio dura o dia todo e eu fiz com a empresa @tierraturismo . No blog tem o relato completo, inclusive com horarios e valores.
.
📍Ushuaia, Argentina 🇦🇷
.
#ushuaia #ushuaiafindelmundo #fimdomundo #findelmundo #tierradelfuego #landoffire #patagonia #patagoniaargentina #argentina #americadosul #southamerica #amoviajar #missãovt #travelblogger #essemundoenosso #blogdeviagem #meusroteirosdeviagem #viagens #sourbbv #cabosanoablo #oceanoatlantico #desdemona #lovetravel #travelgirl #tierraturismo #viajante #viajar #travel #mulheresviajantes #amoviajar
Vamos comigo para a Rússia em 2019?
.
Um dos mais novos produtos da minha Agencia de Viagens: um roteiro que inclui Helsinki (Finlândia), São Petersburgo e Moscou (Rússia).
.
Essa viagem será em setembro de 2019. Grupos pequenos e com duas guias russas que falam português do Brasil. Garantia de muitas historias interessantes!
.
Quem tiver interesse ou souber de alguém que quer conhecer a Rússia, pode enviar um email para: brunab@contandoashoras.com Em breve envio todas as informações.
.
O roteiro foi todo elaborado por mim, com caminhadas, uso de transporte publico, deslocamentos de trem e em algumas ocasiões, transfer. Exatamente da maneira como eu costumo viajar!
.
🌏Moscou, Rússia 🇷🇺
.
#moscou #moscow #mockba #russia #missãovt #instaviagem #agenciadeviagem #agenciadeviagens #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #picoftheday #travelgirl #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #russia2018 #russia2019 #fall #autumn #mulheresviajantes #travel #instarussia #sourbbv
Por do sol de hoje do alto do Arco da Rua Augusta, em Lisboa. 😍😍
.
🌍 Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#arcodaruaaugusta #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #sourbbv #revistaqualviagem
Hoje fiz um bate volta para Falkirk para conhecer o Helix Park e as estatuas The Kelpies (foto).
.
Falkirk fica a menos de 40 minutos de trem de Edimburgo. Tem duas estações de trem, mas a melhor opção é desembarcar na Falkirk Grahamston.
.
🌏Falkirk, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#falkirk #thehelix #kelpies #escocia #scotland #uk #amoviajar #cahnaescocia #solotravel #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #visitscotland #viagenscine #viajoteca #missãovt #greatbritain #lovegreatbritain #vamosparaescocia #igscotland #helloescocia #mulheresviajantes #mulheresviajandosozinhas #solotravel #agenciadeviagem #revistaviajar #viagensincriveis #viagemeturismo #escocia2018
Contando as Horas