06.09
2016

Como tirar a Carteira de Motorista Internacional

Jamais imaginei que algum dia iria precisar fazer a carteira de motorista internacional pra usar em uma viagem a Europa.

Quem já leu meia duzia de posts aqui no blog, já sabe: eu sempre dou preferencia para viajar de transporte publico (ônibus ou trem) na Europa.

e37be2c6-69cc-444e-b478-d22747ccab30

Acontece que, ao começar a planejar o roteiro da primeira parte da próxima viagem, não tivemos muitas opções de transporte para ir até alguns lugares, e alugar um carro acabou se tornando a melhor opção. 

Uma duvida bastante frequente pra quem está com uma viagem marcada para outro país é sobre a necessidade de fazer ou não a Carteira de Motorista Internacional, também chamada de Permissão Internacional para Dirigir (PID) ou International Driving Permit (IDP). Em alguns países a lei é bem explicita e diz que é obrigatório ter a PID, já outros não. Na duvida, achei melhor fazer!

Esse documento nada mais é do que uma tradução da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para vários outros idiomas, como alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo, para poder ser usada em mais de 130 países.

Por ser apenas uma tradução da CNH, ela não possui uma validade especifica. Na verdade, o que acontece é o seguinte: a PID tem a mesma validade da CNH.

** Importante: Ao alugar um carro no exterior, é necessário ter a CNH e a PID para poder dirigir.

A PID é emitida pelo Departamento Estadual de Transito, o Detran do estado onde você mora. Eu fiz a minha PID aqui em Santa Catarina, então as informações que vou fornecer a seguir são referentes a minha experiência, que aconteceu no dia 01 de agosto de 2016.

No site tem uma lista de documentos exigidos, mas na prática, foi solicitado o seguinte:

– Uma cópia da CNH

– Uma cópia de um comprovante de residência (pode ser conta de luz, água, telefone) expedidas no prazo máximo de 3 meses.

– Os documentos originais também devem ser apresentados.

No site também pedia uma copia da Carteira de Identidade, eu levei, mas a funcionária disse que não era necessário. Na duvida, melhor levar!

Não é necessário levar foto e nem tirar nenhuma foto lá.

Chegando no Detran, tive que preencher um formulário com o meu nome, endereço completo, profissão, documentos (Identidade e CPF), grau de escolaridade, email, telefone e assinar.

A funcionária conferiu os dados com os documentos originais. Ela ficou com as cópias dos nossos documentos. E por fim, emitiu um comprovante de solicitação da PID, que tenho que apresentar na hora de retirar a carteira quando ela estiver pronta.

Ela nos pediu para ir no Banco Popular, que pelo que entendi, faz parte da rede do Banco do Brasil. No dia seguinte, a gente foi até o Banco Popular, só foi necessário fornecer o numero do CPF e o boleto foi emitido. Pagamos o boleto e foi só.  A taxa aqui em Santa Catarina é de 74,20 reais (valor de agosto de 2016).

Depois de feito tudo isso, a funcionária falou que enviariam um email ou ligariam dizendo quando era pra retirar a PID. Não recebemos nada. Então, no dia 24 de agosto eu resolvi passar lá pra ver se já estava pronta e estava. Só precisei apresentar a CNH original pra retirar a PID. Super tranquilo!

Obs. 1: A taxa da PID varia de estado para estado, é recomendado pesquisar no Detran do seu estado qual é o valor atual dessa taxa.

Obs. 2: Em alguns estados também é possível preencher o formulário e emitir o boleto online, diretamente no site do Detran, mas aqui em Santa Catarina a coisa ainda não evoluiu.

Muitos países da Europa a Permissão Internacional para Dirigir não é obrigatória, mas como já ouvi/li casos de pessoas que precisaram apresentar esse documento a policiais, achei mais sensato fazer. Prefiro gastar 74,20 reais com isso, do que me incomodar durante a viagem!

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Dicas de Viagem

Todos os posts sobre Aluguel de Carro

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Aluguel de Carro, Dicas de Viagem - , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Contando as Horas