06.09
2016

Como tirar a Carteira de Motorista Internacional

Jamais imaginei que algum dia iria precisar fazer a carteira de motorista internacional pra usar em uma viagem a Europa.

Quem já leu meia duzia de posts aqui no blog, já sabe: eu sempre dou preferencia para viajar de transporte publico (ônibus ou trem) na Europa.

e37be2c6-69cc-444e-b478-d22747ccab30

Acontece que, ao começar a planejar o roteiro da primeira parte da próxima viagem, não tivemos muitas opções de transporte para ir até alguns lugares, e alugar um carro acabou se tornando a melhor opção. 

Uma duvida bastante frequente pra quem está com uma viagem marcada para outro país é sobre a necessidade de fazer ou não a Carteira de Motorista Internacional, também chamada de Permissão Internacional para Dirigir (PID) ou International Driving Permit (IDP). Em alguns países a lei é bem explicita e diz que é obrigatório ter a PID, já outros não. Na duvida, achei melhor fazer!

Esse documento nada mais é do que uma tradução da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para vários outros idiomas, como alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo, para poder ser usada em mais de 130 países.

Por ser apenas uma tradução da CNH, ela não possui uma validade especifica. Na verdade, o que acontece é o seguinte: a PID tem a mesma validade da CNH.

** Importante: Ao alugar um carro no exterior, é necessário ter a CNH e a PID para poder dirigir.

A PID é emitida pelo Departamento Estadual de Transito, o Detran do estado onde você mora. Eu fiz a minha PID aqui em Santa Catarina, então as informações que vou fornecer a seguir são referentes a minha experiência, que aconteceu no dia 01 de agosto de 2016.

No site tem uma lista de documentos exigidos, mas na prática, foi solicitado o seguinte:

– Uma cópia da CNH

– Uma cópia de um comprovante de residência (pode ser conta de luz, água, telefone) expedidas no prazo máximo de 3 meses.

– Os documentos originais também devem ser apresentados.

No site também pedia uma copia da Carteira de Identidade, eu levei, mas a funcionária disse que não era necessário. Na duvida, melhor levar!

Não é necessário levar foto e nem tirar nenhuma foto lá.

Chegando no Detran, tive que preencher um formulário com o meu nome, endereço completo, profissão, documentos (Identidade e CPF), grau de escolaridade, email, telefone e assinar.

A funcionária conferiu os dados com os documentos originais. Ela ficou com as cópias dos nossos documentos. E por fim, emitiu um comprovante de solicitação da PID, que tenho que apresentar na hora de retirar a carteira quando ela estiver pronta.

Ela nos pediu para ir no Banco Popular, que pelo que entendi, faz parte da rede do Banco do Brasil. No dia seguinte, a gente foi até o Banco Popular, só foi necessário fornecer o numero do CPF e o boleto foi emitido. Pagamos o boleto e foi só.  A taxa aqui em Santa Catarina é de 74,20 reais (valor de agosto de 2016).

Depois de feito tudo isso, a funcionária falou que enviariam um email ou ligariam dizendo quando era pra retirar a PID. Não recebemos nada. Então, no dia 24 de agosto eu resolvi passar lá pra ver se já estava pronta e estava. Só precisei apresentar a CNH original pra retirar a PID. Super tranquilo!

Obs. 1: A taxa da PID varia de estado para estado, é recomendado pesquisar no Detran do seu estado qual é o valor atual dessa taxa.

Obs. 2: Em alguns estados também é possível preencher o formulário e emitir o boleto online, diretamente no site do Detran, mas aqui em Santa Catarina a coisa ainda não evoluiu.

Muitos países da Europa a Permissão Internacional para Dirigir não é obrigatória, mas como já ouvi/li casos de pessoas que precisaram apresentar esse documento a policiais, achei mais sensato fazer. Prefiro gastar 74,20 reais com isso, do que me incomodar durante a viagem!

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Dicas de Viagem

Todos os posts sobre Aluguel de Carro

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Aluguel de Carro, Dicas de Viagem - , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Museu Memorial da Cosmonáutica é formado por três partes: 
1) Alameda dos Cosmonautas: com varias estatuas de cosmonautas russos, entre elas, Yuri Gagarin, primeiro cosmonauta russo a ir ao espaço (da um zoom ai nas imagens q da pra ver algumas estatuas)
2) Monumento aos Conquistadores do Cosmos: é essa estrutura que simboliza um foguete decolando em direçao ao espaço.
3) Museu do Espaço: localizado logo abaixo disso tudo, aqui é possivel aprender um pouco sobre a chegada dos russos ao espaço atraves de equipamentos, roupas, documentos historicos, entre outros. A parte mais legal, na minha opiniao, é poder entrar na réplica da Estação Espacial Mir e ver como era a vida deles durante uma missão no espaço.
.
O museu tem explicações em inglês. Além do valor do ticket, quem quiser fotografar, precisa comprar uma permissão de fotos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#cosmonautas #museumemorial #vdnkh #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Certeza absoluta que essa é uma das atrações mais fotografadas de toda a Rússia!!!
.
A Catedral de São Basilio foi construída durante o seculo 16 por ordem do Czar Ivan, o Terrível. Ela é formada por 9 capelas, mas elas não ficam lado a lado, é quase como se fosse um labirinto com varias escadas e corredores.
.
Dica: Essa igreja nao abre as quartas-feiras. Além do valor do ticket, é necessário comprar uma permissão para fotos e/ou videos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #catedraldesaobasilio #stbasilscathedral #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Uma das praças mais bonitas do mundo, a Praça Vermelha, em Moscou! 🇷🇺
.
Reserve 1 dia inteiro pra conhecer essa praça. Entre as principais atrações estão: Portão da Ressurreição (a principal forma de entrar na praça), a Capela Ibérica, Museu Estatal de História Nacional, o Kremlin de Moscou (dá pra comprar ingresso antecipado no site oficial), Mausoléu de Lênin, a Catedral de São Basílio, Loja de Departamento GUM, a Catedral de Kazan e a Prefeitura de Moscou.
.
Essa era a vista do meu quarto em Moscou, no Hotel Baltschung Kempinski.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #hotelview #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas