18.09
2016

Passo a passo para comprar passagem do Sapsan, o trem de alta velocidade da Rússia

Quem estiver pensando em fazer uma viagem a Rússia e quiser andar no trem Sapsan, o trem de alta velocidade russo, terá a oportunidade de fazer isso no trecho entre Moscou e St Petersburgo.

Ao contrario de boa parte dos demais países europeus por onde eu já estive, na Rússia as passagens de trem só estão a venda com 45 dias de antecedência da data desejada.

IMG_9783

Então, nesse post eu vou compartilhar com vocês as dicas pra conseguir comprar essa passagem diretamente no site oficial da Ferrovias Russas ou Russian Railways ou no tranquilissimo idioma russo Российские железные дороги, abreviado amigavelmente de RZD ou em russo РЖД

Antes de começar de fato esse post, eu quero fazer uma observação importantíssima: Existem duas formas de comprar a passagem para o trem Sapsan:

1) No site oficial da RZD, empresa responsável pelos trens da Rússia. Essa empresa é estatal, ou seja, é 100% controlada pelo governo. As passagens estão disponíveis com 45 dias de antecedência da data desejada. Tem versão em inglês. É relativamente simples de comprar, apesar de ter alguns detalhes meio confusos (esses detalhes que vou compartilhar nesse post).

2) Agências de Viagens russas, existem algumas empresas que são confiáveis, já vi várias serem indicadas por blogs brasileiros, espanhóis e americanos/britânicos. As passagens podem ser compradas a qualquer momento, ou seja, com 9, 6 ou 2 meses de antecedência, mas tem um porém: o preço.  Os sites de todas essas agências são em inglês, alguns até em português, e realmente, são muito fáceis de lidar.

IMG_9784

Agora vem o detalhe mais importante: o preço! Sério, a diferença é gigantesca. Nós compramos as passagens para a Classe Executiva (Business Class) para viajar em um domingo. No site da RZD o valor da passagem saiu por 289,00 reais enquanto que as agências estavam cobrando 563,00 reais, ou seja, o dobro do preço.

Eu comprei nossas passagens exatamente quando estavam faltando 42 dias pra viagem e tinham diversos bancos livres em todas as classes, fosse na classe econômica, na classe executiva ou na primeira classe.

Sinceramente, não acho que vale a pena pagar o dobro do preço pra garantir uma passagem nesse trem, ainda bem que eu resolvi esperar. Valeu muito a pena!

Mas então, depois dessas informações, vamos ao passo a passo de como comprar a passagem do trem de alta velocidade russo Sapsan diretamente no site da RZD.

1) O site da RZD tem essa cara:

tela 1

2) No lado esquerdo da tela, clique em “Passengers”. Essa página vai abrir em uma nova aba, onde será necessário preencher a cidade de partida (departure) e a cidade de chegada (arrival), a data de ida (e se for o caso, a data de volta). Nós viajamos de Moscou a St Petersburgo, somente com o trecho de ida. As outras informações eu marquei apenas a opção “trains” (trens de longa distância) e “only with tickets”. Ai é só clicar em “Buy tickets”.

tela 2

3) Na próxima tela vão aparecer as opções de todos os trens de longa distância e seus respectivos horários. Olhe apenas para os trens com os escritos Сапсан (Sapsan em russo), que são os trens de alta velocidade. Se quiser confirmar essa informação, repare nos horários, o tempo de viagem do Sapsan é em torno de 3 horas e 40 minutos / 4 horas / 4 horas e 10 minutos. Ai é só escolher o horário de preferencia.

 tela 3

4) Na próxima tela só vai aparecer o horário e trecho escolhido. Depois de confirmar todas as informações (data, destino, tempo de viagem, entre outros), é só clicar em “Continue”.

tela 4

5) A partir desse momento é necessário prestar mais atenção, pois em uma primeira olhada parece tudo meio confuso, mas depois a gente pega o jeito.

– Repare que alguns trechos podem existir de 1 a 10 vagões ou de 1 a 20 vagões, aqui eles são chamados de “car”. A estrutura do trem Sapsan pode ser vista nessa página aqui: High Speed Train Sapsan. O “car 1” sempre será a Primeira Classe / First Class, o “car 2” sempre será a Classe Executiva / Business Class e os demais “car” são destinados para a Classe Economica / Economy Class.

tela 5

– Como a gente queria viajar na Classe Executiva (Business Class), eu me concentrei apenas em entender como essa classe funcionava. Como só existe um vagão destinado a Classe Executiva, foi bem simples de entender. Clique na respectiva classe que aparece ali no esqueminha do trem se quiser ver como é a configuração do vagão. O vagão 2 (car 2) onde está localizada a Classe Executiva é assim:

tela 6

– Depois de analisar o vagão, nós decidimos pegar uma mesa para 4 pessoas (2 pessoas viajam no sentido que o trem se desloca e 2 pessoas vão viajar no sentido contrario, obviamente) e outras 2 pessoas vão viajar em bancos sem mesa. Nós optamos por pegar os assentos 37 e 38 (sem mesa, mas com boa visibilidade na janela e próximo ao lugar de deixar as malas) e os assentos 45, 46, 47 e 48 (com mesa, perto do lugar de deixar as malas, próximo a uma das entradas do vagão e dos banheiros).

tela 12

Assentos 37 e 38 em destaque

– No nosso grupo, a unica pessoa que precisa viajar no mesmo sentido que o trem anda é a minha mãe, portanto, pegamos os assentos 45 e 46 pra ela e pro meu pai. Repare que existem as flechinhas que indicam pra qual lado o trem estará se movendo de acordo com o seu destino, no nosso caso, estamos indo para St Petersburgo, então esses dois assentos estão virados pro mesmo lado que o trem vai estar se movendo.

tela 11

Assentos 45, 46, 47 e 48 em destaque, com mesinha

– O “car 2” destinado a Classe Executiva existe apenas 2 opções de assentos para selecionar: ordinary (assento comum) e at the table (assentos com a mesinha no meio). O site também já indicam quantos ainda estão disponíveis, por isso é importante comprar o quanto antes, principalmente se quiser pegar assentos com mesa e no mesmo sentido do trem, pq geralmente esses são os primeiros que esgotam.

tela 18

– Clique em “car plan” se quiser selecionar o seu próprio assento e clique em “save” para salvar a escolha. Obs.: Eu tentei selecionar os 4 assentos na mesinha ao mesmo tempo, mas não deu certo, portanto, tive que comprar as nossas passagens de 2 em 2, como estávamos em 6 pessoas, tive que fazer esse processo 3 vezes. Praticamente uma especialista em passagens nos trens russos! :D

tela 19

6) A próxima etapa só será possivel após se registrar no site da RZD. O registro é simples e rápido. Depois de criar a sua conta, será necessário ativar o link que foi enviado por email. Demorei um pouco pra entender isso, pq tentava preencher o login e senha e não dava certo. Portanto, é necessário validar o link enviado por email antes de continuar.

tela 9

tela 10

7) Com o registro feito e logado no sistema, a próxima etapa é o registro dos passageiros. Em “Tariff”, se vc for adulto selecione a opção “full price”, se for idoso, criança ou bebê, selecione a opção indicada. Já em “Documento type” selecione Foreign document. Na parte onde fala “Buy insurance” eu não selecionei essa opção, pq as explicações estavam todas em russo e eu não entendi nada. Clique em “continue”.

tela 13

8) Na próxima tela é só confirmar se os dados estão corretos (nome completo, o numero do passaporte, assento selecionado, preço, entre outros).

tela 14

9) E por fim, o pagamento. A página de pagamento está toda escrita em russo, mas por dedução dá pra saber o que deve ser preenchido.

tela 20

10) Ai é só aguardar a confirmação do pagamento.

tela 21

11) Se estiver tudo certo com o pagamento, na próxima página será somente pra confirmar todos os dados.

tela 15

12) Tudo certo com a confirmação dos dados, agora é hora de imprimir as passagens.

tela 16

tela 17

Simples, né? Apesar de ter alguns momentos confusos, no geral, achei o site bem simples e fácil de entender. Levei mais tempo pra fazer a primeira compra, as outras duas foram bem mais rápidas.

** Precisando de hotel na Rússia? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Rússia

Todos os posts sobre Moscou

Todos os posts sobre St Petersburgo

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Moscou, Rússia, St Petersburgo
Booking.com
Deixe o seu comentário...