01.10
2016

Como ir do Aeroporto Charles de Gaulle a Bruxelas de trem

Quem estiver indo a Bélgica e por algum motivo não quiser incluir Paris ou qualquer outra cidade da França no roteiro, saiba que é possível chegar no Aeroporto de Paris Charles de Gaulle (IATA: CDG) e ir direto a Bélgica sem sair do aeroporto.

TGV 01

Isso acontece pq esse aeroporto tem uma estação de trem chamada de Gare Aéroport Charles de Gaulle 2 – TGV, localizada no subsolo do Terminal 2. Como o próprio nome ja indica, aqui operam os trens TGVs, os trens de alta velocidade da França. 

TGV 07

O Aeroporto de Paris Charles de Gaulle tem três terminais: o Terminal 1 (o mais antigo), o Terminal 2 (esse terminal tinha sido construido para ser exclusivo da Air France, com o passar dos anos foi ampliado e hoje outras cias aéreas também operam aqui) e o Terminal 3 (onde as cias aéreas de baixo custo operam).

TGV 02

Quem vai do Brasil a França com a Air France, vai desembarcar no Terminal 2. Vale dizer que o terminal 2 é gigantesco e é subdividido em 2A, 2B, 2C, 2D, 2E, 2F e 2G. Portanto, o embarque e desembarque de voos vindo / indo para o Brasil partem do Terminal 2E.

Terminais CDG

Terminal 2 e a localização da estação de trem do aeroporto – Foto retirada do site da SNCF

O Terminal 2E fica super perto do acesso que leva até a Gare Aéroport Charles de Gaulle 2 – TGV, acho que são mais ou menos uns 10 a 15 minutos de caminhada. Essa estação de trem é operada pela SNCF, empresa estatal que controla todas as ferrovias da França.

A partir dessa estação de trem é possível ir de forma direta a diversas cidades Francesas e a Bruxelas, na Bélgica.

Como nosso roteiro começava justamente em Bruxelas, foi uma ótima opção já pegar o trem partindo do aeroporto sem precisar ir até o centro de Paris.

TGV 03

A passagem pode ser comprada diretamente no site da SNCF. Os trens entre o aeroporto e Bruxelas são de hora em hora, tem duração de aproximadamente 1 hora e 40 minutos e a maioria dos trens são direto (apenas algumas poucas opções não são direto). Nos trens direto é feita apenas uma paradinha de uns 2 minutos em Lille e depois já segue viagem a Bruxelas, chegando na estação de Bruxelles-Midi (nome em francês) / Brussels Zuid (nome em holandês).

Nosso voo estava marcado para chegar no Aeroporto Charles de Gaulle as 08:00 horas da manhã. As opções que a gente tinham a partir desse horário eram: 08:07 (sem a menor condição), 09:08 (não era trem direto) e as 10:06 (opção que escolhi).

TGV 38

Fui obrigada a escolher um trem com uma boa diferença de horário, pq assim como todos as outras passagens de trem, é necessário comprar com 90 dias de antecedência pra pegar um bom preço. Como eu não sabia disso e deixei pra comprar faltando quase 1 mês pra data da viagem, os preços que paguei não foram os promocionais.

Obs.: Eu imaginei que os trens partindo do aeroporto pra Paris ou Bruxelas tivessem tarifas fixas, jamais imaginei que os preços dessas passagens em especifico variavam de acordo com a antecedência, data e horário. Então, fica a dica!

TGV 37

Como todo mundo sabe, os trens tem duas classes: a Primeira Classe / First Class /1st Class e Segunda Classe / Second Class / 2nd Class. Devido ao preço das passagens, nos não tivemos muita opção e tivemos que comprar a passagem na ida para First Class e a volta para a Second Class.

Por mais estranho que pareça, no trecho de ida a passagem na Primeira Classe estava mais barata que a Segunda Classe. Já no trecho de volta o valor da passagem na Segunda Classe estava quase a metade do preço do valor sugerido para a Primeira Classe.

Mas vamos a nossa experiência:

→ Gare Aéroport Charles-de-Gaulle 2 – TGV

A estação de trem do aeroporto em si é pequena. Ela tem guiches de atendimento e máquinas para comprar a passagem. Além disso, tem algumas lanchonetes, banheiros e lojinhas.

TGV 04

Esse local tá sempre lotado, afinal, além de partirem trens para outras cidades francesas, dali também partem os trens para a Bélgica.

Vale dizer que as quatro plataformas de onde os trens partem estão localizadas um nível abaixo do hall principal da estação. Elas são divididas em “Porte N” e “Porte S”, portanto, ao olhar no painel pra saber qual plataforma o trem vai partir, ao lado do numero sempre haverá a letra N ou S, indicando pra que lado o trem vai estar localizado.

TGV 05

O acesso as plataformas é feito por elevador ou escada rolante, onde o acesso só está disponível a partir do momento que a plataforma foi indicado no painel.

TGV 06

TGV 08

Ao chegar na plataforma, procure por outro painel com a configuração do trem. Veja na sua passagem qual o vagão indicado e procure saber em qual letra ele estará localizado quando o trem chegar. Assim dá pra ganhar tempo e já ir se deslocando até lá. Parece meio confuso, mas vendo as fotos dá pra entender melhor o que to falando.

TGV 11

TGV 09

→ Do Aeroporto Charles de Gaulle a Bruxelas-Midi na Primeira Classe

Existem poucos vagões destinados a Primeira Classe. Esses vagões são facilmente identificados, pois eles tem um número 1 grandão ao lado da porta.

TGV 10

A configuração das poltronas nessa classe é 1-2, ou seja, 1 poltrona – corredor – 2 poltronas. Na hora da compra da passagem, o sistema não permite escolher o assento, apenas deixa escolher as preferencias e ele mesmo determina qual será as nossas poltronas.

TGV 15

Nos pegamos duas poltronas juntas, que ficavam localizadas logo no inicio do vagão, bem pertinho do local destinado para as malas. Vale dizer que o espaço para as malas é bem grandinho e não fica dentro do vagão da primeira classe, mas sim em um espaço entre o vagão que viajamos e o próximo vagão.

TGV 17

TGV 16

As poltronas são bem espaçosas e confortáveis. O espaço para as pernas é ótimo. O banco reclina um pouquinho.

TGV 14

Tem banheiro. Tem tomada para carregar eletrônicos. Não tinha nenhum tipo de lanche / bebidas incluído junto com a passagem.

TGV 12

→ De Bruxelas-Midi ao Aeroporto Charles de Gaulle na Segunda Classe

A maioria dos vagões desse trem é destinado a quem viaja na Segunda Classe. Assim como os vagões da Primeira Classe, esses também são facilmente identificados com o número 2 grandão ao lado da porta.

TGV 22

A configuração das poltronas nessa classe é 2-2, ou seja, 2 poltronas – corredor – 2 poltronas.

TGV 21

Nós conseguimos duas poltronas juntas também, que também estavam localizadas logo no inicio do vagão, perto de onde fica o local para guardar as malas.

TGV 23

As poltronas dessa classe também são bem confortáveis e o espaço para as pernas eu também achei bom.

TGV 35

TGV 34

Tem banheiro. Não tinha carregador de tomada. E claro, também não tinha nenhum tipo de lanche / bebidas incluído junto com a passagem.

TGV 36

→ Outras considerações

– Compre a passagem com antecedência.

– Deixe uma quantidade de horas razoavel entre a chegada no aeroporto e o trem. Leve em consideraçao o desembarque, a passagem pela imigração (sempre tem filas consideraveis), a retirada de bagagem, uma ida ao banheiro e o deslocamento até a estação de trem.

TGV 13

– As passagem que partem do aeroporto também tem aquele esquema de tarifas non exchangeable, exchangeable condicions apply e flexible. Obviamente as passagens non exchangeable são as mais baratas. Como eu deixei pra comprar nossas passagens faltando 1 mes pra viagem, tive que arriscar e pegar os dois trechos non exchangeable. Se o voo atrasasse ou acontecesse qualquer coisa, eu perderia esse bilhete e lá na hora teria que comprar outro.

TGV 18

Mural de HQ de Tintin, de Hergé na Estação de Bruxelles Midi / Brussels Zuid

– E por fim, porém não menos importante, a indicação de qual plataforma o trem parte só é indicada uns 20 minutos antes do horário de partida do trem. Deixe esse tempo de espera pra ir ao banheiro ou comprar algo pra comer/beber, pois existem lanchonetes ali na estação de trem do aeroporto.

** Precisando de hotel em Bruxelas? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Bélgica

Todos os posts sobre Bruxelas

Todos os posts sobre a França

Todos os posts sobre Paris

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Bélgica, Bruxelas, Dicas de Viagem, França, Paris - , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
25 comentários em "Como ir do Aeroporto Charles de Gaulle a Bruxelas de trem"
  1. José Augusto   01/10/16 • 19h20

    Excelente post, Bruna!

    É possível fazer o mesmo para ir a Amsterdã?

    • Contando as Horas   02/10/16 • 21h58

      Oi, José

      É possivel, porém o trem não será direto, vc terá que fazer uma troca (ou até mais de uma) pelo caminho.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

      • celio mendonça   05/06/17 • 22h58

        fiquei com uma dúvida em relação a compra do bilhete pela internet, uma vez que não encontro a origem do destino a estação do aeroporto (gare aeroporto charles de gaulle 2) somente saindo da estação paris nord que fica no centro de paris…..deu pra entender??
        me dá uma dica
        obrigado

  2. Maira   09/01/17 • 12h51

    Bom dia! Estou adorando as dicas!
    Poderia informar se no aeroporto Orly possui algum serviço parecido? Gostaríamos de ir direto do aeroporto para Bruxelas da forma mais barata.
    Obrigada.

    • Contando as Horas   12/01/17 • 02h46

      Oi, Maira

      Hum.. Infelizmente não sei. Essa foi a primeira vez que fiz esse trajeto indo de uma aeroporto de Paris até a Bélgica. Vou ficar te devendo essa info.

  3. Sandra Hayek   14/07/17 • 14h53

    Excelente dicas e post…um dos melhores que ja vi, parabens!!!!
    Qual foi o valor da passagem?
    Como podem acontecer imprevistos, sera que nao seria mais interessante comprar na hora o bilhete, porque peder a compra , sairia mais caro, nao?!

    • Contando as Horas   16/07/17 • 20h49

      Oi, Sandra

      Muito obrigadaaa!! :D
      Não lembro mais qto pagamos pelas passagens.
      Sim, sairia. Mas eu arrisquei pq o voo parte do Brasil. Como o avião ja ta em solo brasileiro desde a manha da data da viagem, as chances de atraso seriam menores. Mas né, como disse, arrisquei. Se tivesse sido cancelado o voo internacional ou tive qqer atraso, eu tava ciente da despesa extra de ter que comprar um novo bilhete lá na hora.

  4. Luziano   29/07/17 • 20h21

    Os bilhetes tem validades longas. Nao tem problemas de data. Pode usar dias, semanas depois

  5. Samuel   20/11/17 • 14h34

    Estou chegando em Paris, vindo de Madri, 8h55min. As opçoes de trem saem 11h07 e 13h07, você acha que duas horas é suficiente pra pegar malas e ir pra estação?

    • Contando as Horas   22/11/17 • 23h06

      Oi, Samuel

      Teoricamente sim, o tempo é suficiente. Desde que nao tenha muuuuita fila na imigração. Foi mais ou menos esse tempo que deixei de intervalo, entre chegar de avião e pegar o trem pra Bruxelas. Deu tudo certo!

  6. Renato   20/02/18 • 14h05

    Olá,
    Estou indo a Luxemburgo, mas meu voo chega em Paris. Tem como pegar o trem com destino a Luxemburgo no aeroporto Charles de Gaulle??
    Obrigado.

    • Contando as Horas   20/02/18 • 23h38

      Oi, Renato

      Sim, mas você precisa fazer uma conexão no caminho. Dá uma pesquisada no site oficial dos trens na França: http://www.sncf.com

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  7. Rachel Miranda   28/02/18 • 16h45

    Oi Bruna, adoro seus posts.
    Estou indo para Paris agora em março e tenho uma dúvida. Nessa estação de trem do CDG partem trens para Lyon?
    E mais, sempre faço uso do Eurail. Chego em Paris por volta das 14 hs. Será que acharei vaga nos trens mesmo tendo o eurail?
    Obrigada!

    • Contando as Horas   28/03/18 • 16h34

      Oi, Rachel

      Sim, partem trens para diversas outras cidades da França. Hum.. não sei te dizer, nunca usei Eurail.

  8. silvio   31/05/18 • 10h13

    muito útil,bem detalhado
    obrigado

  9. Lorrana Campos   05/07/18 • 11h15

    Tudo que eu precisava era ler esse artigo! tava preocupada já com essa parte do transporte pro CDG,rs. Eu estarei em amsterdã no dia 28/11 e meu voo sai do CDG dia 29/11 as 6:30 da manhã. Você sabe se há trens de lá ou de Bruxelas durante todo o dia de volta pro aeroporto? Pq quase que me progamo pra voltar a paris, dormir e madrugar pra pegar uber pro aeroporto. Caso haja trens durante o dia saindo de lá já vou direto.

    • Contando as Horas   11/07/18 • 14h26

      Oi, Lorrana

      Sim, existem vários trens entre Bruxelas e o Aeroporto CDG. Não sei até qual horario eles funcionam, mas existem várias opções de horarios. Da uma olhada no site da SNCF.

  10. Geraldo Duartte   08/08/18 • 19h22

    Ei Bruna! Seu Blog até meu deu mais coragem!!! kkk Vou de SP pra Lille, com bilhete combinado (Avião e TGV) comprado direto pela Air France. Sei que vou me enrolar todo no CDG, mas, vale a aventura. Minha dúvida é o tempo de desembarque em Lille. É “dois minutinhos” mesmo como vc disse? Vou ficar louco com duas adolescentes de cia… Meu Deus!!! Grande abraço!

    • Contando as Horas   13/08/18 • 18h25

      Oi, Geraldo

      Siiiim! O tempo é rapido mesmo. Quando começarem a anunciar que o trem esta chegando, vc ja deve estar em pé com as malas perto da porta de saida. Se deixar pra fazer isso quando o trem fizer a parada, vc corre o risco de nao ter tempo de desembarcar.

      Fique tranquilo, pq parece complicado, mas é super de boa.

      Obrigada pela visita aqui no blog!!

      • Geraldo Duartte   24/08/18 • 21h52

        Valeu Bruna! Obrigado mesmo!

  11. Jorge Otavio Gonzaga Reis   24/09/18 • 22h53

    Legal o post.
    Apenas uma dica para quem vai para Bruxelas.
    A passagem até Bruxelas saindo do GiG ou GRU pode ser via trem em uma combinação direta com o aérea no mesmo bilhete. É chamada avião x trem da AirFrance. E vc compra direto e salta em Brussel Midi ( ZYR ).
    A KLM faz o mesmo via Amsterdam com destinos de trem e aéreo para Bruxelas, Antuérpia, Roterdam e de ónibus avião para Eidhover e Maastrich / Aachen ( este último na triplice fronteira NL X B X D mas já no lado alemão.
    O trem x avião da AirFrance é o trem normal da Thalys que é o TGV.
    O mesmo serve para o que se pega em Schiphol pela KLM.

  12. Joffre   08/03/19 • 17h12

    Boa tarde Bruna.
    Muito bom o seu post, tirei várias duvidas que tinha, mas ainda tenho uma. Comprei as passagens pela internet, do aeroporto CDC até Bruges e escolhi o eticket. O trecho de Lille para Bruges eu recebi um código e informando que tenho que imprimir no terminal, antes de sair da França. Onde imprimo esse ticket?
    Obrigado

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Essa manhã eu teria embarcado para o Brasil. Além das 18 mil coisas que tinha planejado fazer em 10 dias, a mais importante era conhecer minha sobrinha 🥰 (e também, rever meus sobrinhos de quatro patas 🐕🐕 - não esqueci de vcs, não sou uma tia desnaturada 😁). A gente já tinha até planejado um churras com camarão empanado de entrada, lembra @yasminbartolamei ? 😂Otimização de tempo é tudo numa viagem. Impossível comer todas as coisas que tenho saudades (e repetir algumas) em apenas 20 refeições. 🤰🏻😅😆
.
Enquanto isso, depois de 52 dias de quarentena, estou aqui acompanhando Portugal deixar o estado de emergência e passar para o estado de calamidade, situação onde as medidas de isolamento ficam um pouco mais brandas para facilitar esse período de transição para a normalidade.
.
Eu espero que as pessoas não sejam irresponsáveis e sem noção nesse momento, pq o isolamento obrigatório pode voltar.
.
Ontem qdo sai de casa para comprar máscara (a partir de hj o uso é obrigatório em todos os ambientes fechados, como por exemplo, mercado, lojas, bancos, transporte público, entre outros), por exemplo, já vi uma cena que prefiro nem comentar. Além de todas as incertezas que o momento já nos coloca, certamente vamos precisar de muito mais sorte para lidar com esses seres irresponsáveis do que com o vírus.
.
Não vou me alongar muito nesse blablabla, pq a loucura dessa nova realidade está só começando.
.
Mas voltando a minha viagem.. Eu sei que meu pai estava contando os segundos pra ter alguém em casa pra implicar 🤣 e minha mãe estava ansiosa pelos nossos lanchinhos e risadas na madrugada (sim, somos duas 🦉🦉). Véééiooo e Véééiaaa.. em 2021 estarei ai! 🇵🇹✈️🙏🏽🇧🇷🤩
.
Essas foram as últimas fotos que tirei lá em casa, no Brasil, em fevereiro de 2019. ☺️
18.04.2020: UM ANO EM PORTUGAL! 🥰🥰🥰
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
Queria escrever algo interessante sobre esse momento pra deixar aqui registrado, mas não ando muito inspirada. Como nessas últimas semanas tenho recebido algumas msgs relacionadas a pandemia/quarentena, vou falar sobre isso.
.
02 de março foram divulgados os primeiros casos de coronavírus em Portugal. Dia 11 de março a OMS declarou pandemia de coronavírus. Dito isso...
.
No inicio, o governo português declarou estado de alerta, logo na sequência foi declarado estado de emergência (já foi renovado 02 vezes).
.
Nos primeiros dias os mercados estavam um verdadeiro caos. Muitas pessoas. Muitas coisas faltando (principalmente papel higiênico, carnes, frutas e verduras). Nas últimas semanas a situação voltou a normalidade.
.
As atrações turísticas, lojas, restaurantes (seguem funcionando, mas no esquema de take away/entrega a domicílio), bares, academias, entre outros tipos de comércio fecharam suas portas e assim permanecem até então.
.
As Farmácias e os Mercados estão funcionando no esquema de sai 1 entra 1, portanto, exige paciência.
.
Os transportes públicos em Lisboa estão funcionando com horários reduzidos. Não andei mais de metro, mas li nos jornais que o acesso está liberado para todas as pessoas, as catracas estão livres. Também li que começaram a fazer controle de temperatura nas entradas das estações.
.
Os 3 principais aeroportos de Portugal (em Lisboa, no Porto e em Faro) fecharam durante o período de Páscoa. E nos demais dias estão operando apenas para pouquíssimos voos comerciais, mas principalmente para voos humanitários, de repatriação ou de transporte de mercadorias.
.
Lisboa está deserta. Se você sair de casa, independente do horário, parece sempre domingo 07:00 da manhã. Tudo vazio. Poucas pessoas nas ruas.
.
A maioria das pessoas tem usado luvas e máscaras. Eu não tenho usado, pq só tenho saido de casa para ir ao mercado e algumas vezes pra caminhar.
.
E pra todos que me mandaram msgs pedindo como eu estou: depois de 38 dias de quarentena, posso dizer que já ando um pouco entediada, mas estou bem. ☺️
.
Essas são algumas fotos que tirei ao longo desse ultimo ano. 😁
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Contando as Horas