04.10
2016

Andando no metro de Bruxelas

Toda capital ou grande cidade que visito durante minhas viagens a Europa, sempre, sempre mesmo, eu dou preferencia pra andar de metro. Em Bruxelas, até então, eu nunca tinha precisado andar de metro, mas nessa ultima viagem, sim. Então nesse post vou aproveitar para compartilhar a minha experiência.

Metro Bruxelas 13

A estação de metro tem acesso pelo lado de fora da Estação Central de Trem, lado esquerdo

A empresa responsável pelo transporte público de Bruxelas é a STIB. É essa empresa que regula e vende os ticket pra andar no metro, no tram ou em ônibus. Inclusive, o mesmo ticket da direito a andar em qualquer uma dessas opções de transporte publico. 

Metro Bruxelas 12

Acesso livre as plataformas

→ Comprando o ticket

Quem optar por andar de metro em Bruxelas, pode comprar o ticket nas máquinas ou nos guiches de atendimento.

Metro Bruxelas 11

Nós andamos apenas 2 vezes no metro, o trecho de ida compramos no guiche (as máquinas não estavam funcionando) e o trecho da volta compramos nas máquinas. Foi tudo super tranquilo. Os vendedores falam inglês e nas máquinas existe versão em inglês também.

Existem basicamente dois tipos de situação: os viajantes frequentes que usam um cartão chamado MOBIB e os viajantes esporádicos (meu caso!) que usam os tickets de papel.

Metro Bruxelas 1

Como comprei o ticket de papel chamado de paper ticket na configuração single, atualmente (valor de setembro de 2016) estava custando 2,10 euros.

→ As estações de metro

As estações de metro de Bruxelas são facilmente identificadas por uma placa azul com uma letra M gigante na cor branca. Geralmente é necessário descer escadas ou andar em rampas para ter acesso as estações.

Metro Bruxelas 6

No geral, as estações de metro são bem organizadas, limpas e atualmente, com muitos policiais. Além disso, existem muitas placas informando tudo que é necessário saber.

→ Como andar no metro de Bruxelas

O metro de Bruxelas tem 6 linhas que cobrem boa parte da cidade. Cada uma dessas 6 linhas são identificadas por uma cor:

Mapa Metro Bruxelas

Linha 1: cor roxa

Linha 2: cor laranja

Linha 3: cor verde

Linha 4: cor rosa

Linha 5: cor amarela

Linha 6: cor azul

Metro Bruxelas 4

Metro Bruxelas 8

O mais engraçado, na minha opinião, é o seguinte: essas linhas do metro são duplas. Então por exemplo, a linha 1 e 5 começam em lugares distintos, se juntam em uma certa altura e depois apenas a linha amarela continua. O mesmo acontece com as linhas 2 e 6. E a linha 3 e 4 são uma incógnita, pq elas praticamente andam lado a lado o trajeto todo, não entendi pq elas não são uma linha só. Nunca tinha visto algo parecido até então. Sei lá, achei esse metro de Bruxelas meio esquisito!

Metro Bruxelas 10

Os cartões MOBIB precisam ser validados antes de entrar no metro (em umas máquinas vermelhas), já os paper tickets não precisam ser validados. Em algumas estações o acesso é do tipo chegou, vai entrando. Já na saída é necessário passar o ticket pra liberar a catraca.

Metro Bruxelas 9

Metro Bruxelas 2

Todas as estações são equipadas com um painel que eu achei bem legalzinho. Esse painel mostra todas as estações das linhas duplas em questão. Pelo que decifrei, as luzinhas laranjas indicam por onde o trem está passando e logo abaixo, informa também quanto tempo falta para o próximo metro de cada uma das linhas duplas chegarem.

Metro Bruxelas 7

→ Segurança

Como andamos pouco no metro de Bruxelas, obviamente eu não andei por todas as linhas e estações. Nas duas vezes que andamos no metro, foi preciso fazer uma troca pelo caminho, com isso, conhecemos mais uma estação, além da estação que pegamos o metro e a estação de destino.

Em algumas estações vi muitos (muitos mesmo) policiais armados até os dentes, atentos a tudo e a todos. Inclusive quando parei pra pedir informação pra um deles, os outros ao redor ficaram de olho em mim. Por um lado achei otimo, dá muita segurança, mas por outro lado, dá um medinho danado (a gente sempre vai ficar na duvida se aquilo é preventivo ou se tem alguma ameaça de fato), mas enfim.. infelizmente essa parece ser a nova realidade da Bélgica e a gente precisa se acostumar com isso.

Metro Bruxelas 5

→ Outras informações

O metro de Bruxelas tem um aplicativo chamado de STIB Mobile. Eu cheguei a baixar esse app, dei uma olhada, mas não precisei usá-lo. Consegui me virar bem apenas com o mapinha que baixei da internet.

** Precisando de hotel em Bruxelas? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Bélgica

Todos os posts sobre Bruxelas

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Bélgica, Bruxelas
Booking.com
  1. Davi Monteiro de Medeiros 14/05/2017 | 20:35

    Excelentes dicas. E como você explica bem!!! Parabéns!!! Além de uma escrita perfeita.
    Estou indo para Bruxelas. De lá, penso em ir à Paris e à Londres, além de outras cidades da Bélgica. Suas dicas serão consideradas!!!
    Vou fazer as reservas via seu site ou citá-lo na reserva.

    Att,

    DAVI

    • Contando as Horas 15/05/2017 | 22:43

      Oi, Davi

      Muito obrigada pelo comentário, fiquei feliz. :D

      Qualquer coisa que precisar, é só me escrever.

  2. Luiz Antonio 22/07/2017 | 18:59

    Boa noite Bruna,
    Excelente dicas no seu site. Não me canso de revê-las. Uma dúvida: vc informou que o tiquete de metro comprado pelo turista não precisaria ser validado ao entrar ou ao passar nas catracas. Li, em outro site de que há necessidade de validação, vc poderia me esclarecer melhor? Grato.

    • Contando as Horas 23/07/2017 | 16:36

      Oi, Luiz

      Obrigada pelo comentário! :D

      Então, tbm já li sobre isso. Qdo fui não vi maquina pra validar tickets. Será que mudou algo no procedimento? Eu estive na Bélgica ano passado.

Deixe o seu comentário...