04.10
2016

Andando no metro de Bruxelas

Toda capital ou grande cidade que visito durante minhas viagens a Europa, sempre, sempre mesmo, eu dou preferencia pra andar de metro. Em Bruxelas, até então, eu nunca tinha precisado andar de metro, mas nessa ultima viagem, sim. Então nesse post vou aproveitar para compartilhar a minha experiência.

Metro Bruxelas 13

A estação de metro tem acesso pelo lado de fora da Estação Central de Trem, lado esquerdo

A empresa responsável pelo transporte público de Bruxelas é a STIB. É essa empresa que regula e vende os ticket pra andar no metro, no tram ou em ônibus. Inclusive, o mesmo ticket da direito a andar em qualquer uma dessas opções de transporte publico. 

Metro Bruxelas 12

Acesso livre as plataformas

→ Comprando o ticket

Quem optar por andar de metro em Bruxelas, pode comprar o ticket nas máquinas ou nos guiches de atendimento.

Metro Bruxelas 11

Nós andamos apenas 2 vezes no metro, o trecho de ida compramos no guiche (as máquinas não estavam funcionando) e o trecho da volta compramos nas máquinas. Foi tudo super tranquilo. Os vendedores falam inglês e nas máquinas existe versão em inglês também.

Existem basicamente dois tipos de situação: os viajantes frequentes que usam um cartão chamado MOBIB e os viajantes esporádicos (meu caso!) que usam os tickets de papel.

Metro Bruxelas 1

Como comprei o ticket de papel chamado de paper ticket na configuração single, atualmente (valor de setembro de 2016) estava custando 2,10 euros.

→ As estações de metro

As estações de metro de Bruxelas são facilmente identificadas por uma placa azul com uma letra M gigante na cor branca. Geralmente é necessário descer escadas ou andar em rampas para ter acesso as estações.

Metro Bruxelas 6

No geral, as estações de metro são bem organizadas, limpas e atualmente, com muitos policiais. Além disso, existem muitas placas informando tudo que é necessário saber.

→ Como andar no metro de Bruxelas

O metro de Bruxelas tem 6 linhas que cobrem boa parte da cidade. Cada uma dessas 6 linhas são identificadas por uma cor:

Mapa Metro Bruxelas

Linha 1: cor roxa

Linha 2: cor laranja

Linha 3: cor verde

Linha 4: cor rosa

Linha 5: cor amarela

Linha 6: cor azul

Metro Bruxelas 4

Metro Bruxelas 8

O mais engraçado, na minha opinião, é o seguinte: essas linhas do metro são duplas. Então por exemplo, a linha 1 e 5 começam em lugares distintos, se juntam em uma certa altura e depois apenas a linha amarela continua. O mesmo acontece com as linhas 2 e 6. E a linha 3 e 4 são uma incógnita, pq elas praticamente andam lado a lado o trajeto todo, não entendi pq elas não são uma linha só. Nunca tinha visto algo parecido até então. Sei lá, achei esse metro de Bruxelas meio esquisito!

Metro Bruxelas 10

Os cartões MOBIB precisam ser validados antes de entrar no metro (em umas máquinas vermelhas), já os paper tickets não precisam ser validados. Em algumas estações o acesso é do tipo chegou, vai entrando. Já na saída é necessário passar o ticket pra liberar a catraca.

Metro Bruxelas 9

Metro Bruxelas 2

Todas as estações são equipadas com um painel que eu achei bem legalzinho. Esse painel mostra todas as estações das linhas duplas em questão. Pelo que decifrei, as luzinhas laranjas indicam por onde o trem está passando e logo abaixo, informa também quanto tempo falta para o próximo metro de cada uma das linhas duplas chegarem.

Metro Bruxelas 7

→ Segurança

Como andamos pouco no metro de Bruxelas, obviamente eu não andei por todas as linhas e estações. Nas duas vezes que andamos no metro, foi preciso fazer uma troca pelo caminho, com isso, conhecemos mais uma estação, além da estação que pegamos o metro e a estação de destino.

Em algumas estações vi muitos (muitos mesmo) policiais armados até os dentes, atentos a tudo e a todos. Inclusive quando parei pra pedir informação pra um deles, os outros ao redor ficaram de olho em mim. Por um lado achei otimo, dá muita segurança, mas por outro lado, dá um medinho danado (a gente sempre vai ficar na duvida se aquilo é preventivo ou se tem alguma ameaça de fato), mas enfim.. infelizmente essa parece ser a nova realidade da Bélgica e a gente precisa se acostumar com isso.

Metro Bruxelas 5

→ Outras informações

O metro de Bruxelas tem um aplicativo chamado de STIB Mobile. Eu cheguei a baixar esse app, dei uma olhada, mas não precisei usá-lo. Consegui me virar bem apenas com o mapinha que baixei da internet.

** Precisando de hotel em Bruxelas? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Bélgica

Todos os posts sobre Bruxelas

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Bélgica, Bruxelas - , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
17 comentários em "Andando no metro de Bruxelas"
  1. Davi Monteiro de Medeiros   14/05/17 • 20h35

    Excelentes dicas. E como você explica bem!!! Parabéns!!! Além de uma escrita perfeita.
    Estou indo para Bruxelas. De lá, penso em ir à Paris e à Londres, além de outras cidades da Bélgica. Suas dicas serão consideradas!!!
    Vou fazer as reservas via seu site ou citá-lo na reserva.

    Att,

    DAVI

    • Contando as Horas   15/05/17 • 22h43

      Oi, Davi

      Muito obrigada pelo comentário, fiquei feliz. :D

      Qualquer coisa que precisar, é só me escrever.

  2. Luiz Antonio   22/07/17 • 18h59

    Boa noite Bruna,
    Excelente dicas no seu site. Não me canso de revê-las. Uma dúvida: vc informou que o tiquete de metro comprado pelo turista não precisaria ser validado ao entrar ou ao passar nas catracas. Li, em outro site de que há necessidade de validação, vc poderia me esclarecer melhor? Grato.

    • Contando as Horas   23/07/17 • 16h36

      Oi, Luiz

      Obrigada pelo comentário! :D

      Então, tbm já li sobre isso. Qdo fui não vi maquina pra validar tickets. Será que mudou algo no procedimento? Eu estive na Bélgica ano passado.

  3. Guilherme   30/08/17 • 18h50

    Vou chegar em Bruxelas vindo de Paris na estação Midi. Como faço para ir até a estação central, mais perto do meu hotel?

  4. Guilherme   31/08/17 • 21h28

    Tenho que comprar ticket do metro ou posso usar a passagem do trem?

    • Contando as Horas   31/08/17 • 22h29

      Oi, Guilherme

      Se vc comprou a passagem de trem “Any other Belgian station”, vc pode usar a passagem do trem. Caso contrário, precisa comprar uma passagem para andar no metro.

  5. Luciano   21/03/18 • 10h58

    Otimas dicas.

    So um help!
    Comprar bilhete de trem entre ParisxBelgica é tranquilo?
    Pretendo fazer um dia de belgica para ver poucos lugares, experimentar a gastrônomia e a tão cobiçada cerveja belga agora em abril 2018.

    Desde já obrigado.

    • Contando as Horas   28/03/18 • 14h59

      Oi, Luciano

      Sim, tranquilo. Vc pode comprar direto no site do Eurostar. Mas não aconselho fazer um bate-volta, a Bélgica merece pelo menos, no mínimo, uns 4 a 5 dias.

  6. Mariana   27/05/18 • 18h03

    Olá, um pergunta: o metrô oferece acessibilidade para cadeirantes?

    • Contando as Horas   27/05/18 • 22h14

      Oi, Mariana

      Eu acredito que sim, não lembro com 100% de certeza, mas na Europa normalmente tudo costuma ser acessível, e no transporte também.

  7. Diana Macedo   14/06/18 • 12h03

    Ola.
    Exelentes dicas.Muito bem explicado.
    Vou a Bruxelas com a minha cadelinha.
    Os animais são primitidos nos transportes públicos?
    Obrigado

  8. Carlos Umberto Pereira   16/07/18 • 15h33

    Vou passar dois meses em Bruxellas fazendo um curso na Clinique Universitaire. Estava com dificuldades sobre o metro e suas linhas. Foram uteis as suas informações

  9. Jorge Lopes   20/02/19 • 21h43

    Boa noite:
    Irei em breve a Bruxelas. Queria saber se o ônibus 12 que sai do aeroporto, é o único transporte publico que nos leva ate ao centro de Bruxelas e se comprando o bilhete diário também dá para este ônibus.
    Obrigado

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Contando as Horas