05.10
2016

Bruxelas: Belgian Beer Weekend, o Festival da Cerveja Belga

Que a Bélgica é sinônimo de boas cervejas, isso não é segredo pra ninguém. Mas uma coisa que até pode ser desconhecida da maioria das pessoas é o Belgian Beer Weekend ou Weekend de la Bière, o Festival da Cerveja Belga.

Festival 00

Quando eu resolvi incluir a Bélgica no roteiro dessa viagem a Europa, eu não fazia nem ideia de que existisse esse festival. Que bom que eu descobri a tempo de pesquisar melhor e assim, pude incluí-lo no meu roteiro em Bruxelas. 

Pra quem nunca ouviu falar nesse festival, ele acontece todos os anos no primeiro final de semana de setembro (esse ano foi de 02 a 04 de setembro) na Grand Place, em Bruxelas. São três dias de festa, celebrando um dos produtos belgas mais famosos mundo afora: a cerveja.

Festival 16

O festival é organizado pelo Knighthoor of the Brewers’ Mashstaff e pelo The Belgian Brewers em colaboração com a City of Brussels e Brussels-Capital Region.

Quem for a Grand Place nesses dias do Festival, vai precisar passar por um controle de segurança super rigido em todas as entradas que dão acesso a essa praça. Existem duas filas, uma especifica para mulheres e outra para homens. É necessário abrir a bolsa e mochila também. Eu até cheguei a achar que isso iria ser uma grande chatice, mas no fim das contas, a coisa foi bem organizada e a fila andava rapidinho. Acho que nunca fiquei mais do que 2 minutos esperando para ser revistada (a gente entrou e saiu da Grand Place umas mil vezes).

Festival 02

Ao entrar na Grand Place, vai ser possível ver uma grande estrutura montada no meio da praça. Ali estão diversas barraquinhas de cervejarias belgas (famosas ou não). Pelo que li no site oficial do evento, esse ano estavam participando aproximadamente 40 cervejarias, disponibilizando aos visitantes em torno de 300 variedades de cerveja belga para provar. Maravilha, hein?!?!

Festival 09

Depois da dificuldade que tive para encontrar informações e relatos de pessoas que tivessem ido em outras edições, eu vou explicar direitinho nesse post como a coisa funciona.

Festival 01

O acesso a Grand Place é livre e gratuita, mas para quem quiser beber, precisará comprar o seguinte:

– Uma ficha especial que equivale a permissão de beber a cerveja escolhida no tipo de copo mais adequado. Para isso, é necessário deixar um depósito de 3,00 euros referente a esse aluguel do copo. No final, esse valor é devolvido mediante a apresentação dessa ficha em um guiche especial exclusivo para isso.

Festival 03

– Corwncorks ou Tampinhas das garrafas de cerveja, que são as fichas que serão trocadas pelas cervejas em cada barraquinha. Essas Corwncorks são vendidas em quantidades de 9 em 9. Cada 9 fichinhas custam 10,00 euros.

Festival 04

Para ter acesso a área delimitada ao festival, localizado no meio da Grand Place, é necessário mostrar as fichinhas.

Com as fichinhas em mãos, é só ir parando de barraquinha em barraquinha. Cada barraquinha vai ter uma tabela com algumas informações, como: lista das cervejas vendidas, se a cerveja será servida “on draft” ou da garrafa e o preço equivalente em fichinhas de cada cerveja. Parece complexo, mas não é!

Festival 17

Então, por exemplo, ao chegar na barraquinha da Cervejaria Halve Maan (uma cervejaria de Gent), na tabela vai ter o nome das cervejas, se elas serão servidas on draft ou da garrafa e o preço (cada bolinha preta equivale a uma ficha). Se vc fizer questão de tomar a cerveja no copo desenvolvido especificamente pra essa cerveja, você deve entregar a ficha referente ao aluguel do copo e mais as crowncorks referente ao preço da cerveja. Ao terminar de tomar a cerveja, é necessário devolver o copo e a ficha referente ao aluguel desse copo é devolvida. Assim é só seguir pra próxima barraquinha e fazer o mesmo procedimento. Moleza, né?

Festival 05

Dica: Veja no site do evento a lista das cervejas e o preço de cada uma delas equivalente em fichinhas e compre as crowncorks necessarias apenas uma vez. A gente deixou pra ir comprando conforme a necessidade, e sério, depois das 16:00 horas a fila era gigante. No ultimo dia a gente desistiu e foi tomar cerveja no pub La Morte Subite que ficava a 1 quadra do nosso hotel. Para ver a lista das cervejarias, das cervejas e seu respectivo preço em crowncorks, clique aqui (ai é só clicar em “Click here to download the Beercard”).

Festival 06

Paralelo a isso, acontecem outros eventos pela cidade que também fazem parte desse festival. Então por exemplo:

No dia 02 de setembro, o que que chegamos em Bruxelas, teve uma celebração a St Arnould, o santo patrono das cervejas belgas, que aconteceu na Igreja de St Michael e Gudula. Depois teve outra celebração em frente a Prefeitura de Bruxelas e no fim do dia houve a abertura das barraquinhas de cerveja na Grand Place. Nós só fomos nas barraquinhas no final do dia, afinal, os outros eventos eram apenas para convidados.

Festival 10

Festival 11

Festival 15

No dia 03 de setembro, sábado, as barraquinhas de cerveja abriram por volta das 11:00 da manhã na Grand Place e a tarde, houve a Brewer’s Parade, uma espécie de desfile das cervejarias belgas pelas ruas de Bruxelas, chegando por volta das 14:00 na Grand Place. A gente não acompanhou todo o trajeto, mas um pouco antes da chegada do desfile ali na Grand Place a gente já estava apostos pra acompanhar tudo. Tem musica. É bem animado e divertido!

Festival 12

Festival 14

No dia 04 de setembro, ultimo dia do festival e nosso ultimo dia em Bruxelas, não participamos de nenhum evento, afinal, alugamos o carro cedo e seguimos viagem para a região da Valônia. Mas pelo que vi no site, a tarde teve outro desfile das cervejarias, com bandas pelas ruas de Bruxelas.

Festival 13

Festival 18

Se você gosta de cerveja, esse festival é imperdível. Se por coincidência estiver em Bruxelas, assim como nós, no primeiro final de semana de setembro, não perca esse evento, é super legal! Oportunidade única de provar diversas cervejas belgas on draft em um dos lugares mais bonitos do país, a Grand Place.

Festival 08

Obs.: Se quiser acompanhar como foi essa ultima edição do festival, veja a #BelgianBeerDay nas redes sociais.

** Precisando de hotel em Bruxelas? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Bélgica

Todos os posts sobre Bruxelas

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Bélgica, Bruxelas - , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
8 comentários em "Bruxelas: Belgian Beer Weekend, o Festival da Cerveja Belga"
  1. Darci   05/10/16 • 20h16

    Parabéns pelo artigo. “Viajei” junto com você! Tomei a liberdade de compartilhá-lo em minha página!

    • Contando as Horas   05/10/16 • 23h22

      Oi, Darci

      Obrigada pelo comentario e por compartilhar o post. O festival foi super legal, bem organizado e seguro. Recomendo!

  2. Clarissa   05/10/16 • 21h46

    Bruna, adoro seus posts. A Belgica está entre os destinos nas minhas próximas férias que será nesta época. Adorei a dica. Muito obrigada.

    • Contando as Horas   05/10/16 • 23h24

      Oi, Clarissa

      Legaaal, hein! Não deixa de ir mesmo. Vale muito a pena. Como disse no comentário anterior, o festival é muito legal, bem organizado e seguro. Recomendo!

    • ivan oliveira   19/12/16 • 12h08

      vou para o festival tbm ,quero ficar uns 20 dias quero ficar uma semana na belgica e depois ir para a republica tcheca e alemanha.

  3. Carol   19/08/19 • 13h22

    Olá Bruna! Tudo bem?
    Mês que vem estarei no festival e tenho duvida referente a banheiro e se pode entrar com comida.

    Obrigada :)

    • Contando as Horas   01/10/19 • 00h58

      Oi, Carol

      Cheguei um pouco tarde com a resposta..
      Acho que haviam aqueles banheiros químicos, não cheguei a usar, meu hotel era muito próximo. Quanto a comida, dava pra levar sim.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Contando as Horas