06.10
2016

Voando Aeroflot pela primeira vez

Nossa intenção nessa viagem a Rússia era voar todos os trechos com a Air France, mas não sei por qual motivo exatamente, um dos trechos dessa viagem foi operado pela Aeroflot Russian Airlines ou em russo, Аэрофло́т Российские авиалинии.

Aeroflot

A Aeroflot é a principal cia aérea da Rússia e tem participação majoritária do governo russo, 51%. Foi fundada pelo governo russo em fevereiro de 1923 e o seu principal hub é o Aeroporto Internacional de Sheremetyevo (IATA: SVO), em Moscou. 

aeroflot 5

Essa cia aérea faz parte da aliança SkyTeam e tem como parceiras aéreas a Air France, KLM, Aerolineas Argentinas, Alitalia, entre outras.

→ Trecho voado com a Aeroflot

Voamos apenas um trecho com a Aeroflot, que foi o trecho entre Paris e Moscou. O voo tem duração de 3 horas e 30 minutos (mais a diferença de fuso horário, que é de 1 hora a mais com relação a França e 6 horas, no total, de diferença com relação ao Brasil).

aeroflot 6

→ Comprando a passagem

A passagem foi comprada através do site da Air France, junto com o trecho internacional, ou seja, todos os voos estavam no mesmo localizador.

Mesmo eu tendo feito uma parada de quase 10 dias na Bélgica, a Aeroflot honrou todas as malas e pesos de um voo internacional. Não tive nenhum problema com isso.

aeroflot 3

→ Check-in em Paris

A Aeroflot opera no Terminal 2C no Aeroporto Charles de Gaulle. Existem dois balcões da Aeroflot nesse terminal, um para quem vai voar para St Peterburgo e outro para quem vai voar para Moscou. O check-in abriu três horas antes do voo (nosso voo era as 14:00). Não tinha máquinas pra fazer o check-in, então tivemos que aguardar até as 11:00 pra poder fazer o check-in diretamente no balcão com a atendente.

A gente chegou exatamente as 11:00 e não tinha nenhuma fila. Fizemos o check-in e despachamos as malas rapidamente. Foi super tranquilo. Algumas atendentes são (ou apenas falam) russas, algumas são francesas e falam inglês.

aeroflot 1

→ Bagagem

As bagagem permitidas na Classe Econômica são: 1 mala de 23 kg e 1 mala de mão de até 10 kg. Já pra Classe Executiva é permitido 2 malas de 32 kg e 1 bagagem de mão de até 15 kg.

Vale dizer que se a passagem estiver toda em um mesmo localizador, a Aeroflot honra a franquia de bagagem do voo internacional. Não há motivos pra se preocupar com isso.

aeroflot 8

→ Voando na Classe Econômica

A classe econômica da Aeroflot em voos domésticos tem a configuração de 3-3, ou seja, 3 poltronas – corredor – 3 poltronas. Como não tinha como fazer o check-in online e nem por máquinas, as poltronas que sobraram foram uma no meio e outra no corredor.

Não tem tv, nem carregar de tomadas e nem nada do tipo. Existem apenas revistas pra entretenimento. O espaço entre os bancos é igual aos aviões da Gol aqui no Brasil, pra mim é tranquilo, dá na medida, mas os homens sempre ficam com as pernas meio apertadas.

aeroflot 7

aeroflot 9

→ Voando na Classe Executiva

A classe executiva tem configuração 2-2, ou seja, 2 poltronas – corredor – 2 poltronas. Meus pais já tinham feito o check-in ainda no Brasil, portanto, um foi na janela e outro no corredor.

Lá também não tem nenhum tipo de entretenimento em especial, além de revistas. O espaço para as pernas é mais tranquilo, meu pai e minha mãe acharam bons.

aeroflot 2

aeroflot 12

→ Serviço de Bordo

Na classe econômica foi servido um lanche meio com cara de almoço, afinal, nosso voo partiu as 14:00. Tinham três opções: uma com carne de gado, outra com carne de frango e outra com carne de porco. Quando chegou na nossa fileira só havia a opção de carne de gado. A carne era servida acompanha de arroz. Além disso, ainda haviam uma barrinha de cereal, um pão com manteiga e bebida. Em resumo: a comida era horrivel. Sério mesmo, eu não sou muito exigente com comida de avião, mas essa estava tenebrosa. A unica coisa que salvou um pouco foi o pão com manteiga, a carne tinha um molho muito estranho e a barrinha de cereal era horrorosa (não gosto nem de lembrar do gosto hahaha).

aeroflot 10

aeroflot 11

Já na classe executiva foi servido almoço e haviam algumas opções: massa, carne ou peixe. Antes disso foi servido uma salada de camarões. Ainda teve sobremesa. As bebidas também eram bem variadas, inclusive com bebidas alcoólicas como vinho, cerveja e vodka. Meus pais gostaram bastante da comida. Minha mãe que costuma ser mais chata pra comer, disse que estava tudo bem temperado e bem feitinho.

IMG_0934

→ Considerações finais

No geral eu achei bem tranquilo voar com a Aeroflot. As atendentes no check-in falavam inglês e as aeromoças também. A comida foi a única coisa que a gente não gostou (mas isso com relação ao que foi servido na classe econômica). As aeronaves me pareceram ser bem novinhas, estavam bem conservadas, limpas e achei elas confortáveis na medida do possível. Gostei da experiência!

Ah, pra quem voa na Classe Executiva ou na Primeira Classe, existe uma Sala Vip especifica da Aeroflot nos aeroportos russos e nos aeroportos de outros países é usado a Sala Vip de cias aéreas da SkyTeam.

IMG_0936

** Precisando de hotel na Rússia? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Rússia

Todos os posts sobre Moscou

Todos os posts sobre St Petersburgo

Todos os posts sobre Dicas de Viagem

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dicas de Viagem, Moscou, Rússia, St Petersburgo
Booking.com
Deixe o seu comentário...