06.11
2016

Costa do Conde: As Praias mais bonitas do Litoral Sul da Paraíba

Um dos passeios mais populares na Paraíba é percorrer a Costa do Conde, no litoral sul. Pra quem nunca ouviu falar, eu explico.

praia de coqueirinho

Há 30 km de João Pessoa, seguindo em direção a Pernambuco, fica a cidade de Conde e diversas praias que pertencem a esse município. Todas essas praias foram reunidas em uma rota, que ficou conhecida como Costa do Conde

No total, são 7 principais praias a serem percorridas. Algumas muito bem estruturadas (com bares e lojinhas), já outras, totalmente desertas.

costa do conde (6)

Existem diversas formas de conhecer a Costa do Conde, como por exemplo: alugando um carro, pegando uma excursão, fazendo tudo por contra própria com a ajuda de um motorista/guia ou contratando um buggy.

Eu optei por fazer esse passeio com um motorista/guia particular, pois queria conhecer todas as praias com calma.

mapa costa do conde

Mapa retirado do site Costa do Conde

Nesse dia, meu roteiro começou cedo, as 08:00 da manhã. Percorri todas as 7 praias da Costa do Conde, parei em alguns mirantes pelo caminho, almocei na Praia de Coqueirinho (que é a praia com melhor estrutura de bares e restaurantes) e ainda tive tempo de esticar um pouco o passeio, fui até a cidade vizinha de Pitimbu, para conhecer a Praia Bela.

Nesse post vou dar todos os detalhes das praias percorridas, o que tem pra fazer em cada uma delas e quais vale a pena parar mais tempo pra aproveitar melhor. Vamos lá?

1) Praia da Barra do Gramame, no Conde

Essa praia fica a 22 km de João Pessoa e é a primeira praia dessa rota. O rio Gramame marca a divisa entre as cidades de João Pessoa e Conde. Nessa praia dá pra aproveitar tanto o mar como o rio. O mar é um pouco mais agitado, mas pra quem quer tranquilidade, a praia de rio é mais calminha.

costa do conde (5)

O ideal é chegar lá cedo, quando a maré está baixa, dá pra ver os bancos de areias, piscinas naturais e vegetação de mangue.

costa do conde (2)

costa do conde (3)

Essa praia tem estrutura, tem bares, lojinhas, cadeiras e guarda-sol na areia. Não deixe de fazer uma parada no Bar do Zezinho e no Bar do Mexicano pra ver o caranguejo azul, o Guaiamum. Essa foi a primeira vez na vida que vi um caranguejo azul.

costa do conde (4)

costa do conde (1)

2) Praia do Amor, no Conde

Essa praia fica a 27 km de João Pessoa e é a segunda praia dessa rota. Para chegar ali, é preciso atravessar o rio Gurugi. A Praia do Amor fica entre o rio Gurugi e a Pedra Furada.

praia do amor (1)

Essa praia é famosa por causa da Pedra Furada. O nome da praia e a pedra furada tem relação com uma lenda indígena, que diz que os índios tinham a tradição de passar por baixo dessa pedra durante as celebrações de casamentos. Diz a lenda que quem passa de mãos dadas por essa pedra, permanecem juntos para sempre. Eu passei pela pedra sozinha… e sei lá, vamos ver o que vai acontecer! haha :D

praia de jacuma (2)

A água do mar é relativamente calma. A praia não tem nenhuma estrutura de bares e restaurantes, apenas tem a barraca de um tiozinho que vende artesanato, chapéus, entre outras coisas.

praia do amor (2)

3) Praia de Jacumã, no Conde 

Essa praia fica 28 km de distância de João Pessoa. Ela é uma continuação da Praia do Amor.  Digamos que essa praia fica “depois” da Pedra Furada.

praia de jacuma (3)

É uma praia deserta na maior parte do ano. Tem alguns bares a beira mar, mas pelo que fiquei sabendo, eles só abrem aos finais de semana ou na alta temporada. Por essa praia também é comum ver alguns barcos de pescadores e residencias, além de um centrinho com lojas, pousadas, supermercados, entre outros comércios.

praia de jacuma (1)

4) Praia de Carapibus, no Conde

Essa praia fica a 29 km de João Pessoa. Para chegar nessa praia, passa por um maceiozinho.

DSC_5782

DSC_5786

Essa praia tem mar beeem tranquilo, ideal pra quem quer tomar um banho de mar sem preocupação. Quando a maré tá baixa, aparecem piscinas naturais.

DSC_5748

DSC_5749

Essa praia tem alguns bares, restaurantes e pousadas. Pelo que fiquei sabendo, uma das pousadas que tem feito bastante sucesso ultimamente é a Pousada Aruanã, onde muitas pessoas da Paraíba fazem festas de casamento ali. Fica a dica!

DSC_5759

Praia de Carapibus vista da Praia da Tabatinga

DSC_5750

5) Praia de Tabatinga, no Conde

Essa praia fica a 32 km de João Pessoa. A praia de Carapibus é separada dessa praia por um maceió.

DSC_5740

Praia de Tabatinga vista do Mussulo Resort by Mantra

A Praia é semi-deserta, tem apenas 1 restaurante e um resort a beira-mar, o Hotel Nord Luxxor Tabatinga. Nessa praia também fica outro resort, o Mussulo Resort by Mantra, mas ele não fica a beira-mar. Eu fui lá conhecer, ele fica no alto de uma pequena colina, com vista muito legal das praias de Carapibus e Tabatinga.

DSC_5791

Praia de Tabatinga ao fundo

DSC_5780

DSC_5763

Essa praia também tem falésias, localizadas em direção a próxima praia, a Praia de Coqueirinhos.

DSC_5773

DSC_5771

Extra: Mirante Dedo de Deus

Entre as Praia de Tabatinga e Coqueirinho fica o Mirante Dedo de Deus. Pra falar bem a verdade, esse mirante fica junto ao acesso a Praia de Coqueirinho. Tem um estacionamento ali perto, é preciso caminhar um pouquinho pra chegar no mirante.

DSC_5935

DSC_5939

DSC_5946

Esse mirante nada mais é do que uma pedra projetada pra fora de uma pequena falésia. Dá pra ver a Praia de Tabatinga no lado esquerdo, em frente a parte mais calminha da Praia de Coqueirinho e no lado direito o restante da Praia de Coqueirinho.

DSC_5938

DSC_5941

Vale a pena parar ali alguns minutos, pois rende ótimas fotos!

DSC_5944

6) Praia de Coqueirinho, no Conde

Essa praia fica a 34 km de distancia de João Pessoa. É considerada uma das praias mais bonitas da Paraíba e do Brasil.

DSC_6011

Ela tem uma parte com águas calminhas e outra parte com mar mais agitado.

DSC_6056

É a praia com maior estrutura na Costa do Conde, tem diversos bares e restaurantes, além de quiosques e lojinhas a beira-mar. Tem chuveiro, banheiros, aluguel de cadeira e guarda-sol também.

DSC_6058

Essa foi a praia que fiquei mais tempo, acho que algo em torno de 1 hora e 30 minutos a 2 horas. Aproveitei pra caminhar por quase toda a sua extensão e ainda, foi ali que eu almocei, no Quiosque do Genildo.

IMG_1579

Esse bar é bem agradável, fica a beira-mar e o serviço é bastante agilizado. Eu pedi um caldinho de caranguejo e bolinho de bacalhau, acompanhado de suco de caju. Tudo estava muito bom. Esse foi o melhor caldinho de caranguejo que comi nessa viagem ao Nordeste. Se tiver oportunidade de ir a essa praia, vá nesse bar. Recomendo muito!

IMG_1577

Também aproveite pra conhecer o Coqueiral que dá acesso as falésias da Praia de Coqueirinho. Se não fosse por um restaurante ali no meio do caminho e uma meia duzia de construções, dava pra jurar que esse lugar está assim desde a época que o Brasil foi descoberto. Sensacional!

DSC_6043

DSC_6019

DSC_6012

Extra: Mirante Castelo da Princesinha

Entre as duas praias mais famosas do Litoral Sul da Paraíba, a Praia de Coqueirinho e a Praia de Tambaba, fica o segundo mirante do passeio, o Mirante Castelo da Princesinha.

DSC_5827

Esse mirante fica no alto de uma falésia com vista sensacional de outras falésias e do mar verde tipo Caribe, do litoral sul da Paraíba.

DSC_5809

Ali nesse mirante tem um quiosquinho que vende salgadinhos, doces e água. Uma garrafinha de água custa 2,00 reais. Os preços praticados na Paraíba são uma maravilha, zero exploração!

DSC_5826

7) Praia de Tambaba, no Conde

E por fim, a ultima praia da Costa do Conde fica a 38 km de distância de João Pessoa. A Praia de Tambaba é uma APA – Área de Proteção Ambiental, que preserva a fauna e flora da região. Pra ter acesso a essa praia e ao mirante, é necessário pagar uma taxa simbólica.

DSC_6065

DSC_5870

Logo apos pagar a taxa simbólica a gente chega ao mirante. Esse mirante tem uma vista sensacional das Falésias dessa região.

DSC_5895

DSC_5864

Ao descer a estradinha de acesso a praia, existe estacionamento pra deixar o carro.

DSC_5907

DSC_5902

A praia é dividida em duas partes: uma parte para naturistas e outra não. Além disso, ali pertinho tem algumas trilhas que levam a outras pequenas praias, como por exemplo a Praia da Marcelia e a Praia da Arapuca.

DSC_5934

Na trilha para a Praia da Marcelia

DSC_5928

Praia da Marcelia

Essa praia também tem alguns quiosques, bares e lojinhas de artesanato / souvernirs. Vale a pena passar algumas horinhas ali!

8) Praia Bela, em Pitimbu

O motorista/guia que contratei para esse passeio sugeriu dar uma esticadinha no passeio e ir até o municipio vizinho, Pitimbu para conhecer a Praia Bela. Como a distância era curta, achei que seria uma boa oportunidade de conhecer uma das ultimas praias da Paraíba antes da divisa com o estado de Pernambuco.

DSC_5835

DSC_5833

Pra chegar nessa praia é necessário atravessar o rio Graú. A Praia Bela segue o mesmo esquema da PRaia da Barra do Gramame, afinal, ela fica entre o rio Macatu e o mar. A praia voltada para o rio é bem calminha, ideal para praticar SUP e canoagem (ambos podem ser alugados ali). Já pra quem gosta de um mar mais agitado, a praia voltada para o oceano é assim.

DSC_5847

Essa praia tem estrutura, com bares, restaurantes, lojinhas, cadeiras e guarda sol a beira-mar. Infelizmente eu não tive tempo pra aproveitar essa praia, mas valeu muito a pena ir até lá passar alguns minutinhos pra conhecer a região.

DSC_5842

DSC_5857

Extra: Outras infos

Quem quiser conhecer todas as principais Praias da Costa do Conde precisa fazer esse trajeto de carro. ônibus de excursões e buggys não tem permissão para ir em todas as praias. No site oficial da Costa do Conde diz quais são as praias que os buggys podem percorrer.

DSC_6034

Quem quiser andar de buggy também, existe a possibilidade de fazer isso em um pequeno trecho na Praia de Coqueirinho. Lá existem diversos buggeiros oferecendo seus passeios pela região. Os passeios são mais curtinhos, eu não fiz, deixei o passeio de buggy pra uma próxima vez, mas fica a dica!

** Precisando de hotel na Paraíba? inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? inicie as pesquisas aqui.

Ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Paraíba

Todos os posts sobre João Pessoa

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Conde, João Pessoa, Paraíba, Pitimbu
Booking.com
Deixe o seu comentário...