06.11
2016

Costa do Conde: As Praias mais bonitas do Litoral Sul da Paraíba

Um dos passeios mais populares na Paraíba é percorrer a Costa do Conde, no litoral sul. Pra quem nunca ouviu falar, eu explico.

praia de coqueirinho

A 30 km de João Pessoa, seguindo em direção a Pernambuco, fica a cidade de Conde e diversas praias que pertencem a esse município. Todas essas praias foram reunidas em uma rota, que ficou conhecida como Costa do Conde

No total são 7 principais praias a serem percorridas. Algumas muito bem estruturadas (com bares e lojinhas), já outras, totalmente desertas.

costa do conde (6)

Existem diversas formas de conhecer a Costa do Conde, como por exemplo: alugando um carro, pegando uma excursão, fazendo tudo por contra própria com a ajuda de um motorista/guia ou contratando um buggy. Eu optei por fazer esse passeio com um motorista/guia particular, pois queria conhecer todas as praias com calma.

mapa costa do conde

Mapa retirado do site Costa do Conde

Nesse dia, meu roteiro começou cedo, as 08:00 da manhã. Percorri todas as 7 praias da Costa do Conde, parei em alguns mirantes pelo caminho, almocei na Praia de Coqueirinho (que é a praia com melhor estrutura de bares e restaurantes) e ainda tive tempo de esticar um pouco o passeio, fui até a cidade vizinha de Pitimbu, para conhecer a Praia Bela.

Nesse post vou dar todos os detalhes das praias percorridas, o que tem pra fazer em cada uma delas e quais vale a pena parar mais tempo pra aproveitar melhor. Vamos lá?

1) Praia da Barra do Gramame, no Conde

Essa praia fica a 22 km de João Pessoa e é a primeira praia dessa rota. O rio Gramame marca a divisa entre as cidades de João Pessoa e Conde. Nessa praia dá pra aproveitar tanto o mar como o rio. O mar é um pouco mais agitado, mas pra quem quer tranquilidade, a praia de rio é mais calminha.

costa do conde (5)

O ideal é chegar lá cedo, quando a maré está baixa, dá pra ver os bancos de areias, piscinas naturais e vegetação de mangue.

costa do conde (2)

costa do conde (3)

Essa praia tem estrutura, tem bares, lojinhas, cadeiras e guarda-sol na areia. Não deixe de fazer uma parada no Bar do Zezinho e no Bar do Mexicano pra ver o caranguejo azul, o Guaiamum. Essa foi a primeira vez na vida que vi um caranguejo azul.

costa do conde (4)

costa do conde (1)

2) Praia do Amor, no Conde

Essa praia fica a 27 km de João Pessoa e é a segunda praia dessa rota. Para chegar ali, é preciso atravessar o rio Gurugi. A Praia do Amor fica entre o rio Gurugi e a Pedra Furada.

praia do amor (1)

Essa praia é famosa por causa da Pedra Furada. O nome da praia e a pedra furada tem relação com uma lenda indígena, que diz que os índios tinham a tradição de passar por baixo dessa pedra durante as celebrações de casamentos. Diz a lenda que quem passa de mãos dadas por essa pedra, permanecem juntos para sempre. Eu passei pela pedra sozinha… e sei lá, vamos ver o que vai acontecer! haha :D

praia de jacuma (2)

A água do mar é relativamente calma. A praia não tem nenhuma estrutura de bares e restaurantes, apenas tem a barraca de um tiozinho que vende artesanato, chapéus, entre outras coisas.

praia do amor (2)

3) Praia de Jacumã, no Conde 

Essa praia fica 28 km de distância de João Pessoa. Ela é uma continuação da Praia do Amor.  Digamos que essa praia fica “depois” da Pedra Furada.

praia de jacuma (3)

É uma praia deserta na maior parte do ano. Tem alguns bares a beira mar, mas pelo que fiquei sabendo, eles só abrem aos finais de semana ou na alta temporada. Por essa praia também é comum ver alguns barcos de pescadores e residencias, além de um centrinho com lojas, pousadas, supermercados, entre outros comércios.

praia de jacuma (1)

4) Praia de Carapibus, no Conde

Essa praia fica a 29 km de João Pessoa. Para chegar nessa praia, passa por um maceiozinho.

DSC_5782

DSC_5786

Essa praia tem mar beeem tranquilo, ideal pra quem quer tomar um banho de mar sem preocupação. Quando a maré tá baixa, aparecem piscinas naturais.

DSC_5748

DSC_5749

Essa praia tem alguns bares, restaurantes e pousadas. Pelo que fiquei sabendo, uma das pousadas que tem feito bastante sucesso ultimamente é a Pousada Aruanã, onde muitas pessoas da Paraíba fazem festas de casamento ali. Fica a dica!

DSC_5759

Praia de Carapibus vista da Praia da Tabatinga

DSC_5750

5) Praia de Tabatinga, no Conde

Essa praia fica a 32 km de João Pessoa. A praia de Carapibus é separada dessa praia por um maceió.

DSC_5740

Praia de Tabatinga vista do Mussulo Resort by Mantra

A Praia é semi-deserta, tem apenas 1 restaurante e um resort a beira-mar, o Hotel Nord Luxxor Tabatinga. Nessa praia também fica outro resort, o Mussulo Resort by Mantra, mas ele não fica a beira-mar. Eu fui lá conhecer, ele fica no alto de uma pequena colina, com vista muito legal das praias de Carapibus e Tabatinga.

DSC_5791

Praia de Tabatinga ao fundo

DSC_5780

DSC_5763

Essa praia também tem falésias, localizadas em direção a próxima praia, a Praia de Coqueirinhos.

DSC_5773

DSC_5771

Extra: Mirante Dedo de Deus

Entre as Praia de Tabatinga e Coqueirinho fica o Mirante Dedo de Deus. Pra falar bem a verdade, esse mirante fica junto ao acesso a Praia de Coqueirinho. Tem um estacionamento ali perto, é preciso caminhar um pouquinho pra chegar no mirante.

DSC_5935

DSC_5939

DSC_5946

Esse mirante nada mais é do que uma pedra projetada pra fora de uma pequena falésia. Dá pra ver a Praia de Tabatinga no lado esquerdo, em frente a parte mais calminha da Praia de Coqueirinho e no lado direito o restante da Praia de Coqueirinho.

DSC_5938

DSC_5941

Vale a pena parar ali alguns minutos, pois rende ótimas fotos!

DSC_5944

6) Praia de Coqueirinho, no Conde

Essa praia fica a 34 km de distancia de João Pessoa. É considerada uma das praias mais bonitas da Paraíba e do Brasil.

DSC_6011

Ela tem uma parte com águas calminhas e outra parte com mar mais agitado.

DSC_6056

É a praia com maior estrutura na Costa do Conde, tem diversos bares e restaurantes, além de quiosques e lojinhas a beira-mar. Tem chuveiro, banheiros, aluguel de cadeira e guarda-sol também.

DSC_6058

Essa foi a praia que fiquei mais tempo, acho que algo em torno de 1 hora e 30 minutos a 2 horas. Aproveitei pra caminhar por quase toda a sua extensão e ainda, foi ali que eu almocei, no Quiosque do Genildo.

IMG_1579

Esse bar é bem agradável, fica a beira-mar e o serviço é bastante agilizado. Eu pedi um caldinho de caranguejo e bolinho de bacalhau, acompanhado de suco de caju. Tudo estava muito bom. Esse foi o melhor caldinho de caranguejo que comi nessa viagem ao Nordeste. Se tiver oportunidade de ir a essa praia, vá nesse bar. Recomendo muito!

IMG_1577

Também aproveite pra conhecer o Coqueiral que dá acesso as falésias da Praia de Coqueirinho. Se não fosse por um restaurante ali no meio do caminho e uma meia duzia de construções, dava pra jurar que esse lugar está assim desde a época que o Brasil foi descoberto. Sensacional!

DSC_6043

DSC_6019

DSC_6012

Extra: Mirante Castelo da Princesinha

Entre as duas praias mais famosas do Litoral Sul da Paraíba, a Praia de Coqueirinho e a Praia de Tambaba, fica o segundo mirante do passeio, o Mirante Castelo da Princesinha.

DSC_5827

Esse mirante fica no alto de uma falésia com vista sensacional de outras falésias e do mar verde tipo Caribe, do litoral sul da Paraíba.

DSC_5809

Ali nesse mirante tem um quiosquinho que vende salgadinhos, doces e água. Uma garrafinha de água custa 2,00 reais. Os preços praticados na Paraíba são uma maravilha, zero exploração!

DSC_5826

7) Praia de Tambaba, no Conde

E por fim, a ultima praia da Costa do Conde fica a 38 km de distância de João Pessoa. A Praia de Tambaba é uma APA – Área de Proteção Ambiental, que preserva a fauna e flora da região. Pra ter acesso a essa praia e ao mirante, é necessário pagar uma taxa simbólica.

DSC_6065

DSC_5870

Logo apos pagar a taxa simbólica a gente chega ao mirante. Esse mirante tem uma vista sensacional das Falésias dessa região.

DSC_5895

DSC_5864

Ao descer a estradinha de acesso a praia, existe estacionamento pra deixar o carro.

DSC_5907

DSC_5902

A praia é dividida em duas partes: uma parte para naturistas e outra não. Além disso, ali pertinho tem algumas trilhas que levam a outras pequenas praias, como por exemplo a Praia da Marcelia e a Praia da Arapuca.

DSC_5934

Na trilha para a Praia da Marcelia

DSC_5928

Praia da Marcelia

Essa praia também tem alguns quiosques, bares e lojinhas de artesanato / souvernirs. Vale a pena passar algumas horinhas ali!

8) Praia Bela, em Pitimbu

O motorista/guia que contratei para esse passeio sugeriu dar uma esticadinha no passeio e ir até o municipio vizinho, Pitimbu para conhecer a Praia Bela. Como a distância era curta, achei que seria uma boa oportunidade de conhecer uma das ultimas praias da Paraíba antes da divisa com o estado de Pernambuco.

DSC_5835

DSC_5833

Pra chegar nessa praia é necessário atravessar o rio Graú. A Praia Bela segue o mesmo esquema da PRaia da Barra do Gramame, afinal, ela fica entre o rio Macatu e o mar. A praia voltada para o rio é bem calminha, ideal para praticar SUP e canoagem (ambos podem ser alugados ali). Já pra quem gosta de um mar mais agitado, a praia voltada para o oceano é assim.

DSC_5847

Essa praia tem estrutura, com bares, restaurantes, lojinhas, cadeiras e guarda sol a beira-mar. Infelizmente eu não tive tempo pra aproveitar essa praia, mas valeu muito a pena ir até lá passar alguns minutinhos pra conhecer a região.

DSC_5842

DSC_5857

Extra: Outras infos

Quem quiser conhecer todas as principais Praias da Costa do Conde precisa fazer esse trajeto de carro. ônibus de excursões e buggys não tem permissão para ir em todas as praias. No site oficial da Costa do Conde diz quais são as praias que os buggys podem percorrer.

DSC_6034

Quem quiser andar de buggy, também existe a possibilidade de fazer isso em um pequeno trecho na Praia de Coqueirinho. Lá existem diversos buggeiros oferecendo seus passeios pela região. Os passeios são mais curtinhos, eu não fiz, deixei o passeio de buggy pra uma próxima vez, mas fica a dica!

** Precisando de hotel na Paraíba? inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Paraíba

Todos os posts sobre João Pessoa

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Conde, João Pessoa, Paraíba, Pitimbu - , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
28 comentários em "Costa do Conde: As Praias mais bonitas do Litoral Sul da Paraíba"
  1. Daniele   05/01/17 • 15h11

    Boa tarde.
    Você fez os passeios por qual agência? Pode indicar. Amei suas dicas e fotos.

    • Contando as Horas   07/01/17 • 17h44

      Oi, Daniele

      Não fiz por nenhuma agência, eu contratei um guia/motorista particular. Se te interessar, posso te enviar o contato por email.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

      • Tania   13/09/18 • 14h17

        Gostaria do tel do guia. por qto ele fez na epoca. aguardo tania

  2. Valéria lima   28/05/17 • 23h16

    Olá você passar o contato para mim tbm ?O Resort Mussulo é o melhor da Região né ele é próximo a essa área?Obrigada

    • Contando as Horas   29/05/17 • 15h10

      Oi, Valéria

      Sim, claro. Te mando por email.

      A maioria das pessoas com quem conversei recomendou mais o Hotel Nord Tabatinga, pq fica na praia. O Mussulo fica um pouco afastando, tem q pegar um transfer (imagino que o hotel deve oferecer aos hospedes), pq fica no alto de uma colina, um pouco longe da praia.

  3. Valerya   30/05/17 • 15h52

    Obrigada!!
    Liguei para o hotel de fato eles ficam distante da praia, porém eles tem um clube na praia aonde levam os hóspedes…
    Não vejo. Hora de ir pra lá…
    Obrigada bjs te conto depois minha experiência…Ainda não veio o e-mail…

  4. Pedro   21/09/17 • 19h04

    Olá, Praia Bela não é a última praia até a fronteira com Pernambuco não, na verdade é a primeira praia do município de Pitimbu, depois dela tem uma dezena, até a cidade mesmo de Pitimbu e a divisa. Praia Bela, Abiaí, Falésias, Pontal, Pitimbu, Maceió, Praia Azul, Marlin, Ponta de Coqueiros, Acaú e Costinha, agora sim a divisa, tem o rio Goiana e do outro lado já é Pernambuco.

    • Contando as Horas   21/09/17 • 20h17

      Oi, Pedro

      Justamente!!! Eu nao disse que era a ultima, falei que era uma das ultimas. Obrigada pelo comentário e pelas dicas de outras praias nessa região. :D

  5. Janaina   12/11/17 • 20h33

    Olá!
    Você pode me passar o contato do guia que fez o Passei o com você?
    Att,
    Janaína

  6. Renan   29/12/17 • 02h43

    olá, voce pode me mandar o contato do guia q voce fez o passeio?
    obrigado!

    • Contando as Horas   09/01/18 • 15h36

      Oi, Renan

      Mando sim!! Desculpe a demora pra responder, mas estava viajando, só hoje estou colocando as coisas do blog em dia! :D

  7. ROSANGELA FARIAS   18/01/18 • 12h29

    BOA TARDE, ESTAREI EM JAMPA DO DIA 07 A 15/02, PODE ME PASSAR O CONTATO DO GUIA? AGRADEÇO DESDE JÁ

  8. […] Costa do Conde: As praias mais bonitas do litoral sul – Contando as Horas […]

  9. letícia freitas   23/03/18 • 00h12

    oiii, boa noite. estarei indo a joao pessoa no dia 20 de abril, para passar 3 dias visitando e conhecendo um pouco da regiao… voce poderia me passar o contato do seu guia? e sabe me informar se ele aceita dirigir sendo no meu proprio carro?

    • Contando as Horas   28/03/18 • 14h35

      Oi, Letícia

      Passo sim, te mando por email. Acredito que ele não aceite dirigir carro de outras pessoas, mas você pode falar com ele por whatsapp e ele pode te dizer melhor do que eu se aceita ou não fazer esse passeio no teu próprio carro.

  10. Francielly   25/04/18 • 19h59

    Oi, gostaria de saber se a sua visita as praias foi feito em carro passeio normal, se você acha que é tranquilo ir em carro próprio?
    Também queria pedir o contato do seu guia.

    • Contando as Horas   05/05/18 • 11h41

      Oi, Francielly

      Sim, foi feito com um carro normal. É bem tranquilo sim.
      Te mando por email.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  11. Adriana Izel   25/12/18 • 23h55

    Adorei as dicas! Você poderia passar o contato do motorista/guia? Muito obrigada!

    • Contando as Horas   28/01/19 • 14h48

      Oi, Adriana

      Espero que não seja tarde, mas te envio sim! :D

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  12. PAULO MADEIRA DE CARVALHO   29/01/19 • 10h02

    “Há 30 km de João Pessoa,…”na abertura do texto sobre as praias acontence esse “descuido no português”… o certo é “A 30 km…”
    A proposta é ótima, boas dicas… e sugiro revisar e consertar pequenos deslizes.
    Irei conhecer brevemente as praias do “Conde”

    • Contando as Horas   29/01/19 • 13h44

      Oi, Paulo

      Obrigada pela correção, vou arrumar no texto. Enqto estou escrevendo o texto, posso ler mil vezes que não percebo erros, mas se eu voltar a ler algumas semanas depois, quase posso mudar tudo, acho milhares de coisas pra arrumar.

      Espero que goste da praia do Conde e da Paraiba, eu adorei e sempre recomendo!

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  13. Leilton   09/03/19 • 19h08

    Boa noite! Tenho intensão de viajar até a Paraíba em férias e adorei suas dicas. São de fácil entendimento comparando à outros sites que são muito confusos.

    • Contando as Horas   17/03/19 • 22h25

      Olá, Leilton

      Sabe que levei alguns dias ate entender td sobre esses passeios na Paraíba?!? Vc tem razão, tem alguns lugares onde a pesquisa é meio confusa mesmo ou com informações muito superficiais, que acabam nao ajudando muito. Por esse motivo, escrevi esse post bem detalhado.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  14. Brena   07/01/20 • 23h19

    Boa tarde ,gostaria do contato do seu guia de João Pessoa.obg

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Essa manhã eu teria embarcado para o Brasil. Além das 18 mil coisas que tinha planejado fazer em 10 dias, a mais importante era conhecer minha sobrinha 🥰 (e também, rever meus sobrinhos de quatro patas 🐕🐕 - não esqueci de vcs, não sou uma tia desnaturada 😁). A gente já tinha até planejado um churras com camarão empanado de entrada, lembra @yasminbartolamei ? 😂Otimização de tempo é tudo numa viagem. Impossível comer todas as coisas que tenho saudades (e repetir algumas) em apenas 20 refeições. 🤰🏻😅😆
.
Enquanto isso, depois de 52 dias de quarentena, estou aqui acompanhando Portugal deixar o estado de emergência e passar para o estado de calamidade, situação onde as medidas de isolamento ficam um pouco mais brandas para facilitar esse período de transição para a normalidade.
.
Eu espero que as pessoas não sejam irresponsáveis e sem noção nesse momento, pq o isolamento obrigatório pode voltar.
.
Ontem qdo sai de casa para comprar máscara (a partir de hj o uso é obrigatório em todos os ambientes fechados, como por exemplo, mercado, lojas, bancos, transporte público, entre outros), por exemplo, já vi uma cena que prefiro nem comentar. Além de todas as incertezas que o momento já nos coloca, certamente vamos precisar de muito mais sorte para lidar com esses seres irresponsáveis do que com o vírus.
.
Não vou me alongar muito nesse blablabla, pq a loucura dessa nova realidade está só começando.
.
Mas voltando a minha viagem.. Eu sei que meu pai estava contando os segundos pra ter alguém em casa pra implicar 🤣 e minha mãe estava ansiosa pelos nossos lanchinhos e risadas na madrugada (sim, somos duas 🦉🦉). Véééiooo e Véééiaaa.. em 2021 estarei ai! 🇵🇹✈️🙏🏽🇧🇷🤩
.
Essas foram as últimas fotos que tirei lá em casa, no Brasil, em fevereiro de 2019. ☺️
18.04.2020: UM ANO EM PORTUGAL! 🥰🥰🥰
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
Queria escrever algo interessante sobre esse momento pra deixar aqui registrado, mas não ando muito inspirada. Como nessas últimas semanas tenho recebido algumas msgs relacionadas a pandemia/quarentena, vou falar sobre isso.
.
02 de março foram divulgados os primeiros casos de coronavírus em Portugal. Dia 11 de março a OMS declarou pandemia de coronavírus. Dito isso...
.
No inicio, o governo português declarou estado de alerta, logo na sequência foi declarado estado de emergência (já foi renovado 02 vezes).
.
Nos primeiros dias os mercados estavam um verdadeiro caos. Muitas pessoas. Muitas coisas faltando (principalmente papel higiênico, carnes, frutas e verduras). Nas últimas semanas a situação voltou a normalidade.
.
As atrações turísticas, lojas, restaurantes (seguem funcionando, mas no esquema de take away/entrega a domicílio), bares, academias, entre outros tipos de comércio fecharam suas portas e assim permanecem até então.
.
As Farmácias e os Mercados estão funcionando no esquema de sai 1 entra 1, portanto, exige paciência.
.
Os transportes públicos em Lisboa estão funcionando com horários reduzidos. Não andei mais de metro, mas li nos jornais que o acesso está liberado para todas as pessoas, as catracas estão livres. Também li que começaram a fazer controle de temperatura nas entradas das estações.
.
Os 3 principais aeroportos de Portugal (em Lisboa, no Porto e em Faro) fecharam durante o período de Páscoa. E nos demais dias estão operando apenas para pouquíssimos voos comerciais, mas principalmente para voos humanitários, de repatriação ou de transporte de mercadorias.
.
Lisboa está deserta. Se você sair de casa, independente do horário, parece sempre domingo 07:00 da manhã. Tudo vazio. Poucas pessoas nas ruas.
.
A maioria das pessoas tem usado luvas e máscaras. Eu não tenho usado, pq só tenho saido de casa para ir ao mercado e algumas vezes pra caminhar.
.
E pra todos que me mandaram msgs pedindo como eu estou: depois de 38 dias de quarentena, posso dizer que já ando um pouco entediada, mas estou bem. ☺️
.
Essas são algumas fotos que tirei ao longo desse ultimo ano. 😁
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Contando as Horas