07.11
2016

Viajando de Moscou a St Petersburgo no trem de alta velocidade russo Sapsan

O Sapsan ou em russo Сапсан é o primeiro trem de alta velocidade da Rússia, ligando Moscou a St Petersburgo (ou vice-versa) em poucas horas, desde dezembro de 2013. Desde então, se tornou a melhor opção de deslocamento entre essas duas cidades!

2016-09-18 12.17.03

O Sapsan tem 10 ou 20 vagões (dependendo do horário), com aproximadamente 500 ou até 1000 lugares. Ele pode chegar até 330 km/h, mas a velocidade média que eu vi no painel interno do trem nunca passou de 250 km/h. 

→ Trecho percorrido e Distância

A única vez que andamos no trem de alta velocidade russo Sapsan foi no trecho que partia de Moscou com destino a St Petersburgo. A distância de 635 km é percorrida entre 3 horas e 50 minutos a 4 horas e 10 minutos. Pq existe essa diferença? Pq os trens que levam menos tempo são totalmente diretos, sem nenhuma pada no caminho, já o trem com maior duração faz algumas poucas paradas pelo caminho (acho que são apenas 2 ou 3 paradas rápidas).

2016-09-18 07.44.40

→ As Estações de Trem em Moscou e St Petersburgo

Não se assuste! As estações de trem, assim como diversas cidades na Rússia, tem diversos nomes. Levei um tempo pesquisando no Google e olhando mapas, mas consegui desvendar o mistério.

2016-09-18 12.14.27

→ Moskva Oktiabrskaya também conhecida por Leningradsky Vokzal ou em russo Ленинградский вокзал, em Moscou

A estação de onde partem e chegam os trens Sapsan em Moscou acontecem nessa estação. Sim, como já avisei anteriormente, ela tem dois nomes. Na passagem o nome da estação de trem é Moskva Oktiabrskaya e lá na estação, o nome é Leningradsky Vokzal. É bem confuso, mas é isso ai mesmo!

2016-09-18 06.50.07

Essa é a estação de trem mais antiga de Moscou, está localizada na Praça Komsomolskaya. Essa estação liga Moscou as cidades do norte, principalmente St Petersburgo.

2016-09-18 06.57.10

É possível ir até lá de táxi, uber, metro (estação mais proxima é a Komsomolskaya ou Комсомольская, linhas 1 cor vermelha e linha 5 cor marrom) e ônibus. Como cada um de nós estava com uma mala média e mais uma bagagem de mão, achamos que seria mais sensato ir de Uber e de Táxi. Uma observação importante: apenas no celular do Raul o app do Uber funcionava, no meu não teve jeito. Até agora não sei o motivo. Vale dizer que uma corrida de Uber é infinitamente mais barata que de táxi. O trajeto de Uber custou aproximadamente 150 rublos (7,50 reais), enquanto de táxi custou 500 rublos (25,00 reais). Apesar de ser uma diferença gigantesca, ter ido de táxi também não foi nenhuma fortuna comparada com o conforto de não precisar arrastar as malas naquelas estações de metro gigantescas de Moscou.

DSC_3638

Ao chegar nessa estação, existem dois controles de segurança. O 1 controle é pra entrar na estação de trem propriamente dita. Esse primeiro controle é mais geral, só é necessário passar as malas em separado em uma máquina e a gente passa em outro controle. O 2 controle é pra entrar na plataforma onde está o trem, que também segue o mesmo esquema, é mais geralzão. Enquanto o 1 controle tem poucas pessoas, no 2 controle tem todos os passageiros que vão viajar no mesmo trem que você! Portanto, chegue com pelo menos 30 minutos de antecedência nesse 2 controle pra não ter problema.

DSC_3634

→ Sala Vip na estação de Moscou

Como nosso trem partia de Moscou e nos compramos nossa passagem pra viajar na Business Class, a gente tinha direito a desfrutar da Sala Vip na estação de trem. Essa Sala Vip fica perto do controle de segurança que dá acesso ao trem Sapsan e fica dentro de uma lanchonete, no lado direito.

DSC_3639

Ao chegar ali, é necessário apresentar a passagem e o passaporte para conferencia no sistema, ai sim o acesso é liberado.

2016-09-18 07.19.43

A sala vip é relativamente simples (não tem toda aquela pompa de sala vip do Mastercard Black ou das cias aéreas), mas ao menos é possível sentar em poltronas confortaveis, ficar no ar-condicionado, comer e beber algo tranquilamente.

DSC_3642

Todos os passageiros que viajam em Business Class ou na Primeira Classe tem direito a uma bebida gratuita. Os lanches são pagos, são bem gostosos e não são caros.

2016-09-18 07.23.10

2016-09-18 07.24.44

→ Moskovsky Vokzal também conhecida por St Petersburg Gravny ou em russo Санкт-Петербург-Главный, em São Petersburgo

Já em St Petersburgo, a estação de trem de onde chegam e partem os trens Sapsan acontece aqui. Na passagem o nome indicado é St Petersburgo Gravny, porém lá na estação o nome dela é Moskovsky Vokzal. Eu disse, isso é meio louco, mas é assim mesmo!

Essa é a estação de trem mais antiga de São Petersburgo, ligando a cidade ao sul do país, principalmente Moscou. Essa estação está localizada na praça Ploshchad Vosstaniya ou em russo Площадь Восстания.

2016-09-22 12.45.57

Eu não tive muito tempo pra andar e conhecer essa estação. A gente apenas desembarcou, pegou 2 táxis que estavam ali na porta, combinamos o preço e seguimos pro hotel. A corrida custou 500 rublos (25,00 reais) cada táxi. A gente não chamou Uber nesse momento, pq a disponibilidade era quase nula e o que tinha, ia demorar muito pra chegar (mais de 15 minutos).

Além disso, é possivel ir de metro até o hotel. Essa estação tem duas linhas do metro que passam por ali, a Ploshchad Vosstaniya ou Площадь Восстания linha 1 cor vermelha e a Mayakovskaya ou Маяковская linha 3 cor verde. Nós não fomos de metro pq chegamos bem no horário de pico, final de tarde. Chegamos a ir até o metro, mas a multidão era tão grande que desistimos e fomos para o hotel de táxi mesmo.

→ Comprando a Passagem

Quem quiser andar no trem Sapsan, as passagens são vendidas com 45 dias de antecedência da data desejada. Elas podem ser compradas de 2 formas: em Agências Russas (cobram taxas de serviço altíssimas) ou pelo site da RZD (site oficial das ferrovias russas).

Eu já escrevi um post completinho com todas as dicas, inclusive fiz um passo a passo pra facilitar a vida de todo mundo. Para ver esse post, clique aqui: Passo a passo para comprar passagem do Sapsan, o trem de alta velocidade da Rússia.

2016-09-18 11.39.03

→ As Classes

O trem Sapsan tem três classes:

1) Classe Premium: essa classe é dividida em duas partes, a Cabine para Conferencia e a Classe Premium. Não consegui entrar nessa classe pra dar uma voltinha, mas pelo pouco que vi, é mais ou menos assim:  tem apenas uma Cabine para Conferencia, que tem uma mesa e lugar para quatro pessoas, é ideal para quem quer fazer reuniões durante o trajeto. Já a classe Premium é como uma Primeira Classe de avião, a configuração é de 2-1, os bancos reclinam bastante, é servido refeições quentes e bebidas, tem kit de viagem e tem entretenimento individual. Além disso, os bancos são de couro, tem tomadas, wifi gratuito, luzes individuais, apoio para os pés, entre outras coisinhas.

2) Classe Business: a configuração das poltronas é 2-2 e tem quatro opções com mesa. Os bancos são de couro, tem apoio para os pés, o banco reclina um pouco, tem luz individual, tem tomada, saída de audio e video para assistir a programação que passa nas TVs do trem, wifi gratuito e tem um lanche e bebidas a vontade incluído no valor da passagem. A gente recebe um travel kit (com tapa olho, protetor de som e chinelo). Tem sala vip nas estações de trem.

2016-09-18 07.56.19

2016-09-18 07.56.03

3) Classe Economy: a configuração das poltronas também é 2-2 e tem apenas duas opções com mesa. Os bancos são de tecido, não reclina e tem luz individual. Não tem tomada, nem wifi e não tem lanche incluido no valor da passagem. Quem quiser comer algo durante a viagem, pode levar alguma coisa na bolsa ou pode comprar no vagão Bistro.

2016-09-18 11.38.30

Como já contei mais detalhes nesse post aqui, nós optamos por viajar na Classe Executiva, todos os detalhes sobre como foi viajar nessa classe estão logo abaixo, no item “Experiência em viajar no trem Sapsan”.

→ Internet Wifi

No trem Sapsan existem internet wifi gratuita. É necessário se cadastrar. A página de cadastro tem versão em russo e em inglês, mas mesmo assim achei um pouco confusa e tive que pedir ajuda pra funcionárias duas vezes.

Se o cadastro é um pouco complexo, a qualidade da internet é ótima. Usei quase o trecho todo e não caiu nenhuma vez a conexão. Algumas (poucas vezes) a velocidade da internet ficava mais lenta, mas nada que prejudicasse o uso.

2016-09-18 08.03.40

→ Reserva de Assentos

Quem optar por comprar a passagem direto no site da RZD, a empresa estatal russa responsável pelas ferrovias do país, precisa reservar os assentos no ato da compra da passagem. O processo é bem simples e eu expliquei tudinho nos minimos detalhes nesse outro post aqui: Passo a passo para comprar passagem do Sapsan, o trem de alta velocidade da Rússia.

2016-09-18 08.18.41

→ Experiência em viajar no trem Sapsan

O acesso ao trem só abre 30 minutos antes do horário de partida. Como eu já falei anteriormente, é necessário estar lá no 2 controle de segurança nesse horário, afinal, todas as pessoas que vão viajar com você vão enfrentar essa fila.

Depois de passar pelo controle de segurança, é só se dirigir ao vagão correspondente. Essa informação é facilmente encontrada na porta e cada vagão.

2016-09-18 08.25.20

Depois de encontrar o vagão, é necessário apresentar o passaporte e a passagem ao funcionario. Ele vai conferir as informaçoes no sistema manual e vai liberar a entrada. Ele também ajuda a colocar as malas dentro do trem.

Logo na sequencia vem outra funcionaria e nos leva até as nossas poltronas. Explica como tudo funciona, dando detalhes sobre a internet, comidas, bebidas e tal.

2016-09-18 08.43.28

Quando todo mundo já estiver acomodado e o trem estiver prestes a partir, os funcionários passam entregando um jornal/revista e o kit de viagem.

Logo é servido as bebidas e na seqüência outra funcionaria passa servindo o lanche. Quando a gente termina de comer, eles passam retirando as bandejas e outro funcionário passa servindo chá ou café.

2016-09-18 08.43.37

Uma observação importante: Quem optar por tomar chá e café americano, não paga nada. Quem optar por tomar café expresso, paga uma taxa de 150 rublos.

A viagem é super tranquila. Dá pra mexer na internet, passear pelo trem, conversar com os vizinhos de poltrona, usar o computador, ipad, celular. Tem tomada pra recarregar.

2016-09-18 09.12.28

Quando faltar uns 30 minutos pro trem chegar no destino, a funcionaria passa cobrando o preço do café.

Ao chegar no destino, é só pegar as malas e desembarcar. Não é necessário passar por nenhum controle de segurança ou algo do tipo.

→ Bagagens

No Sapsan, quem viaja na classe econômica pode levar até 36 kg e na classe business e premium pode levar até 50 kg de bagagem. Não sei como e nem se eles verificam isso, mas nos como turistas, não abusamos. Cada um tava com uma mala tamanho médio e mais uma bagagem de mão. Não tivemos nenhum problema.

2016-09-18 07.55.10

2016-09-18 11.39.08

→ Minha opinião

No geral eu gostei bastante de viajar de trem na Rússia. A gente teve oportunidade de andar de trem duas vezes, sendo uma delas no trem Sapsan. Foi relativamente fácil comprar as passagens pela internet. Ao chegar na estação de trem em Moscou a gente também se localizou bem fácil, existem placas em russo e em inglês. A experiência em viajar nesse trem em si foi muito boa. O atendimento dos funcionários foi excelente. A comida era boa. O trem estava em perfeito estado, bem conservado e limpo. Ao contrario do que muitas pessoas falaram por ai, o trajeto tem paisagens bonitas sim. É bem verdade que não tem nada de espetacular pelo caminho, mas o fato de a gente ter viajado no inicio do outono, teve todo um charme especial. Recomendo bastante essa experiência de andar de trem na Rússia!

2016-09-18 07.56.32

→ Outras infos

Além do Sapsan, a Rússia tem outro trem de alta velocidade, o Allegro, que liga Helsinki, na Finlândia a São Petersburgo em aproximadamente 3 horas e 30 minutos.

Desde junho de 2014 é proibido fumar dentro dos trens e nas estações de trem em toda a Rússia.

Todos os anúncios dentro do trem são feitos em russo e logo na seqüência em inglês, não precisa se desesperar.

E pra terminar esse post que já está gigantesco, é recomendado chegar pelo menos 1 hora e 30 minutos de antecedência na estação de trem. Assim dá pra passar pelo primeiro controle de segurança, usufruir a sala vip, se deslocar até a plataforma e passar pelo segundo controle de segurança com tranquilidade.

** Precisando de hotel na Rússia? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Rússia

Todos os posts sobre Moscou

Todos os posts sobre St Petersburgo

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dicas de Viagem, Moscou, Russia, St Petersburgo
Booking.com
Deixe o seu comentário...