10.11
2016

Andando de metro em São Petersburgo

A maioria das pessoas que vão a São Petersburgo acabam não conhecendo o seu metro. Ao contrário de Moscou, em São Petersburgo os lugares são mais próximos e nada é tão enorme ou gigantesco a ponto de tornar uma caminhada de um ponto turístico ao outro cansativo.

IMG_0003

Como nós ficamos 9 dias na cidade, para ir a algumas atrações do nosso roteiro, foi necessário usar transporte publico e nós escolhemos andar no Metro de St Petersburgo ou Петербургский метрополитен ou Peterburgskiy Metropoliten

IMG_0401

Se o metro de Moscou tem toda aquela fama maravilhosa, o mesmo não vale pro metro de São Petersburgo. Ele é muito menor, menos muvucado, tem informações e placas em inglês, então é tudo muito tranquilo.

IMG_0209

O metro de São Petersburgo é o segundo maior da Rússia, ficando atras somente do metro de Moscou. Ele foi inaugurado em 1955 e as primeiras estações a entrarem em funcionamento seguem o mesmo padrão de beleza das estações de metro de Moscou.

IMG_0396

Atualmente o metro de São Petersburgo tem 5 linhas e 67 estações e com ele, é possivel chegar a todas as principais atrações turísticas da cidade, quando necessário.

→ Identificando as estações de metro

Se andar no metro de São Petersburgo foi fácil, o mesmo eu não posso dizer sobre achar as suas estações. hahaha Acho que eu tenho uma séria deficiência, pq toda vez que tinha que pegar o metro em algum lugar, levava séculos até encontrar a porta de entrada do metro. A identificação não é algo tão chamativo.

DSC_3814

As estações de metro são identificadas com uma placa pequena grudada na parede de um prédio ou em alguma parte de um acesso subterrâneo. Sempre junto com o símbolo do metro (as vezes me parece uma letra V enfeitada, as vezes tive a impressão de ser uma letra M mais diferentona) vem a cor da linha que por ali passa, com o simbolo do metro seguido do numero da linha. Parece meio complexo, mas vendo a foto dá pra entender melhor.

→ Comprando o ticket

Existem diversos tipos de tickets, mas os mais comuns para os turistas são os tokens (tipo umas moedinhas) ou um cartão magnético. Ambos podem ser comprados em máquinas ou nos guiches de atendimento.

IMG_0409

Nos optamos por comprar um cartão pra cada um nos guiches de atendimento. Na verdade, fomos meio que obrigados a comprar no guiche, pq as máquinas estavam em manutenção naquele momento.

IMG_9759

IMG_0393

Entre todos os tipos de cartão, nos optamos por comprar o “10 journey pass” para ser usado em 7 dias. O valor do cartão é 55 RUB (2,75 reais) e o passe para 7 dias custou 330 RUB (16,50 reais) para cada pessoa.

IMG_0390

Como nos ficamos 9 dias na cidade, no ultimo dia precisamos comprar um token cada um, que custou 35 RUB (1,75 reais).

IMG_0392

Se prepare psicologicamente para comprar o ticket no guiche. Apesar de ter uma placa com as informações em ingles grudadas na janela, as atendentes não falam UM UNICA palavra em inglês. A gente achou aquilo inacreditável. A solução que encontramos na primeira vez foi tirar uma foto dessa placa e apontar para atendente. Na segunda vez, quando fomos comprar o token, o Raul colocou no tradutor e mostrou a tela do celular pra atendente.

→ Como andar no metro de St Petersburgo

O metro de São Petersburgo segue o mesmo esquema dos metros de qualquer outra grande cidade européia, exceto por um ou outro detalhezinho.

IMG_0221

Depois de comprar o ticket, é so se dirigir as catracas. Repare que as catracas ficam abertas, ao tocar o cartão (ou inserir o token) vc passa livremente. Se tentar passar sem pagar, a catraca fecha. Nunca tinha visto isso em outro lugar, exceto em Moscou. Achei estranho, mas pelo visto funciona bem. Nem tente dar uma de espertinho e passar sem pagar, pq tem guardas que ficam junto as catracas de olho em tudo.

IMG_0222

Tirando uma unica estação de metro, todas as demais tem apenas uma ou duas linhas que passam na mesma estação. Então dependendo de qual estação você estiver, apos passar a catraca, será necessário ver pra qual lado está a linha que você precisa pegar.

IMG_0096

O metro de São Petersburgo tem 5 linhas, cada uma é identificada por uma cor:

Linha 1 – Vermelha

Linha 2 – Azul

Linha 3 – Verde

Linha 4 – Laranja

Linha 5 – Roxa

IMG_0201

Depois de escolher qual linha pegar, é só descer as escadas rolantes. Dependendo do destino, é só olhar as placas e ver em qual lado da plataforma está a próxima estação. Ai é só aguardar o metro chegar. Simples, não?

IMG_0159

Repare que na maioria das estações do metro o lugar que dá acesso ao vagão é fechado com uma porta de ferro. Quando o metro chega, essa porta abre, as pessoas desembarcam/embarcam, essa porta fecha e o metro parte. É meio estranho, mas é isso mesmo. Pra quem já esteve em Londres, é tipo a estação de Waterloo, que tem aquelas portas transparentes, só que em São Petersburgo elas são de ferro, não dá pra ver o outro lado.

IMG_0398

A frenquencia do metro costuma ser muito boa, acho que nunca ficamos mais do que uns 4 ou 5 minutos ali na plataforma esperando o metro chegar.

IMG_0211

No quesito muvuca, eu achei bem tranquilo. Tem um certo movimento, mas nada exagerado ou comparado com o metro de Moscou, por exemplo.

IMG_0213

Ah, e antes que eu me esqueça… Se em uma estação de metro passar mais de uma linha, em cada linha essa estação vai ter um nome diferente. Então, por exemplo, a mesma estação tem o nome de Nevsky Prospekt se a linha for a numero 3 cor verde, já se a linha for a 2 cor azul, ela se chamará Gostiny Dvor. Então é bom ficar ligado!

→ Tour pelas estações do metro de St Petersburgo

As estações de metro mais famosas do mundo ficam em Moscou, mas São Petersburgo também tem algumas que merecem destaque.

IMG_0142

Eu não cheguei a fazer um tour especifico pra conhecer as estações mais bonitas, mas indo ou vindo de algum lugar, a gente acabou passando por algumas.

IMG_0225

Vale dizer que as estações mais bonitas são as que fazem parte da linha 1 cor vermelha, já as estações que fazem parte da linha 4 cor laranja são as mais modernas e as da linha 5 cor roxa e linha 3 cor verde, são as que tem alguns painéis referentes a URSS.

IMG_0140

→ Segurança

Se o metro de Moscou tem um controle mais rigido de segurança, com inspeçoes tipo as de aeroporto, revista de mochilas e guardas ao montes andando pra lá e pra cá, o mesmo não vale pra São Petersburgo. Existem alguns guardas perto das catacras e só. No geral, achei tudo muito tranquilo.

IMG_0224

→ Dicas importantes

– Geralmente as estações funcionam das 06:00 as 01:00, mas se quiser saber ao certo o horário de abertura e fechamento de uma em especifico, sempre próximo a escada rolante, ao lado das guaritinhas dos guardas que ficam de frente para as escadas rolantes, tem uns avisos informando.

IMG_0136

– Quando estiver organizando a viagem, anote o nome da estação de metro mais próxima de cada atração que for visitar. Anote o nome em inglês e em russo e a cor da linha. Facilita muito a vida!

IMG_0137

– Salve algum mapa do metro de São Petersburgo que tenha o nome das estações tanto em inglês como em russo.

IMG_0197

→ Curiosidades

– Depois que Stalin morreu, as demais estações do metro tiveram decoração mais simples.

IMG_0094

– A estação de Admiralteyskaya (perto do museu Hermitage) é a mais profunda, fica a quase 90 metros abaixo do nível da rua.

IMG_0135

** Precisando de hotel em São Petersburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Rússia

Todos os posts sobre Moscou

Todos os posts sobre St Petersburgo

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Rússia, St Petersburgo
Booking.com
Deixe o seu comentário...