19.11
2016

França: Roteiro de 1 dia em Annecy

Já tem um tempo que escrevi o ultimo post sobre meu intercâmbio na França. Dando continuidade ao assunto, dessa vez o post será sobre a cidade em que fiquei 1 mês estudando francês: Annecy.

carnaval annecy (1)

Annecy é uma cidade muito pequena, com aproximadamente 50 mil habitantes, localizada na região de Rhône-Alpes, capital do departamento francês de Haute-Savoie. Em outras palavras, Annecy fica na parte leste da França, quase na divisa com a Suíça e a Itália. 

2016-02-07 16.25.37

Apesar de ser considerada uma das portas de entrada para os Alpes Franceses, Annecy ficou mais conhecida por Veneza dos Alpes, devido aos seus 3 rios que cortam a cidade, dando aquele aspecto de cidade de canais.

2016-02-22 12.44.05

Turisticamente falando, é possivel conhecer as principais atrações da cidade em apenas 1 único dia tranquilamente.

2016-02-17 17.58.02

O ideal é começar o roteiro na La Vieille Ville, a Cidade Velha, a parte histórica da cidade, com construções que datam do século 12, é como voltar no tempo.

2016-02-17 17.59.38

Em um dia comum, essa região da cidade é muito calma, alguns turistas e moradores serão vistos por ali, além de se encontrar com muita facilidade produtos tradicionais da região, como salames (salchichon), queijos (fromage), vinhos (vin), entre outros.

carnaval annecy (2)

É nessa região da cidade que se encontra o cartão postal de Annecy, o famoso Palais de I’lle, um pequeno castelinho cercado por águas, que após sua construção serviu como prisão e hoje é um museu que conta a sua própria história. A visita aqui é rapidinha, coisa de uns 30 minutos.

annecy (1)

Não muito distante dali fica outra grande atração da cidade, o Chateau d’Annecy, localizado do alto de uma colina. Foi construido para ser a residência dos Condes de Genebra por volta do século 13 e 14, mas que hoje em dia utilizado para exposições temporárias e exibição de coleções ligadas ao patrimônio regional, arqueologia lacustre (conta uma série de curiosidades sobre os lagos da região), esculturas medievais, pinturas de paisagens, arte contemporânea e cinema.

DCIM101GOPROGOPR2842.

2016-02-20 10.55.47

2016-02-20 10.14.20

Confesso que a beleza externa do castelo, de aspecto medieval, é muito mais interessante do que a visita interna. Quem tiver interesse em visitar, eu levei aproximadamente 1 hora pra conhecer tudo, mas claro que esse tempo pode variar, dependendo do interesse pelos assuntos em exibição (existem diversos painéis com explicações sobre os lagos, tipos de peixes, montanhas, entre outros).

2016-02-20 10.56.38

DCIM101GOPROGOPR2916.

E ali pertinho fica a Basilique de la Visitation, a principal igreja da cidade, construída em homenagem a dois santos locais, Jeanne de Chantal e François de Sales. Como ela tem uma torre muito alta, é possivel vê-la de praticamente todos os cantos da cidade.

DCIM101GOPROGOPR2956.

Depois de almoçar em algum restaurante no centro da cidade, sugiro conhecer o Lac d’Annecy, o lago que banha a cidade. Como estive lá no inverno, durante o mês de fevereiro, apenas caminhei ao seu redor, e pude constatar que o lago tem águas cristalinas azul esverdeadas.

annecy (12)

annecy (8)

annecy (4)

annecy (5)

Não esqueça de visitar a Pont des Amours, a ponte que fica na parte norte do parque chamado Jardins de l’Europe. Dessa parte é possivel tirar ótimas fotos das montanhas nevadas que fazem fundo ao lago.

annecy (9)

annecy (10)

Essa ponte e o jardim ficam muito próximos da La Vieille Ville, apenas 5 minutos de caminhada.

annecy (2)

annecy (11)

annecy (6)

Quem for no verão, terá a oportunidade ainda de fazer passeios de barco pelo lago, andar de lancha, jet ski, ou ainda, pra quem gosta de adrenalina, existe alguns esportes mais radicais como rafting, parapente, paradigling, canyoning, rapel, passeios aéreos e até caminhadas pelas montanhas (uma das atividades preferidas dos franceses).

annecy (3)

Já no inverno, Annecy acaba sendo uma ótima opção pra montar base pra quem deseja esquiar na região, afinal, a cidade fica a aproximadamente 1 hora e 30 minutos de algumas das melhores estações de ski do mundo, como Las Arcs/La Plagne, Courchevel, Megève, Val Thorens, Chamonix, Val d’Isère, entre outras. Mas isso será tema do próximo post.

annecy (7)

Para ir até lá: Os aeroportos mais proximos de Annecy são: de Lyon (fica a 150 km) ou Genebra (50 km de distância). Eu optei por chegar via Genebra, por ser mais próximo. Peguei um ônibus da empresa Altibus, de onde é possivel ir direto tanto pra Annecy como para Courchevel. No meu caso, eu fui de ônibus até Courchevel primeiro, passei praticamente 1 semana lá, antes de seguir pra Annecy e iniciar meu intercâmbio. O valor de cada trecho sai por aproximadamente 14,00 euros (valor referente a fevereiro de 2016). Também é possivel chegar a Annecy de trem da SNCF, tanto vindo de Lyon como vindo de Genebra.

2016-02-07 10.04.41

Quem estiver na cidade durante o mês de fevereiro, poderá participar do Carnaval de Annecy, mais conhecido em francês por Carnaval Vénitien d’Annecy. Por sorte, coincidiu bem com a época do meu intercâmbio.

DCIM101GOPROGOPR2961.

O primeiro carnaval na cidade aconteceu em 1996, teve boa participação popular e no ano seguinte voltou a acontecer e tem sido assim ano apos ano.

carnaval annecy (6)

O carnaval de Annecy é um pouco diferente do nosso carnaval aqui do Brasil, pois lá as pessoas se fantasiam e usam máscaras, trazendo um ar de mistério e muito luxo a cidade.

DCIM101GOPROG0373151.

Esse ano de 2016 foi a vigéssima vez que aconteceu esse festival, e teve duração de 1 semana, indo de 16 a 21 de fevereiro (mas as datas mudam todos os anos).

carnaval annecy (5)

Basicamente o que acontece é o seguinte: as pessoas fantasiadas e mascaradas caminham pela Velha Annecy, tirando fotos com moradores e turistas que estão na cidade. Por volta das 14:00, todos os participantes caminham até a beira do Lac d’Annecy, no Jardins de l’Europe, onde acontece a apresentação oficial do evento.

carnaval annecy (4)

carnaval annecy (3)

carnaval annecy (10)

Todos os participantes passam pelo palco, com seu nome, cidade de origem e descrição da fantasia sendo anunciados. Tinha representantes de praticamente todos os lugares da Europa, como França, Italia, Suíça, Alemanha, Inglaterra, Espanha, entre outros. No final as premiações são feitas, com premio para a fantasia mais luxuosa, a mais bonita, entre outras categorias.

carnaval annecy (7)

carnaval annecy (9)

Vale a pena estar em Annecy e participar do Carnaval, nem que seja apenas como espectador, como foi o meu caso. É muito bonito e organizado.

carnaval annecy (8)

Obs.: Não há necessidade de comprar nenhum ingresso antecipado, todas as atrações eu comprei la na hora mesmo. Não peguei nem fila. Muito tranquilo.

2016-02-16 18.00.10

** Precisando de hotel em Annecy? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de hotel na França? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigado! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a França

Todos os posts sobre Paris

Todos os posts sobre Annecy

Todos os posts sobre os Alpes Franceses

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Raul Bartolamei
Siga-me

Raul Bartolamei

Catarinense, formado em Administração e Direito. Eventualmente escreve no blog sobre suas viagens, tours em estádios e jogos de futebol. E agora, também, sobre seu intercâmbio na França.
Raul Bartolamei
Siga-me
Postado em Annecy, França, Intercâmbio na França - , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
4 comentários em "França: Roteiro de 1 dia em Annecy"
  1. Rodrigo   16/12/16 • 22h27

    Oi Raul! Nossa, que saudade de Annecy seu post me deu :D
    Complementando, pra quem ficar um pouco mais de dias, eu recomendaria alugar uma bicicleta pra se locomover na cidade. E pra quem é mais esportivo, dá para fazer a volta do lago de Annecy de bicicleta, são 40km mas a maior parte do trajeto é plano.
    No verão dá para praticar Stand Up Paddle, tem lugar para alugar equipamento em vários pontos do lago.
    Outra opção pra quem quiser ouvir a história da cidade é fazer um tour guiado pago, o ponto de saída é Office de Tourisme no teatro Bonlieu e tem opção em inglês ou francês.
    Deve ter sido muito legal ver o carnaval de lá, as fotos estão bem legais.
    Abraços!

    • Raul Bartolamei   22/12/16 • 10h12

      Ola Rodrigo,

      Com certeza é uma linda cidade. Vale a pena conhecer. Fico muito agradecido pelas contribuições e dicas… acredito que no verão a cidade deve ser fantástica.

      O carnaval realmente é algo diferenciado, muito bonito mesmo.

      Um Abraço

  2. Patrícia L.   26/07/18 • 10h43

    Excelente post! Estou a pensar viajar para Genebra no final de Novembro, e fazer uma estadia em Annecy por dois dias.
    Como vou viajar no inverno, estou com receio por causa do frio. Visto que você viajou também no inverno, em Fevereiro, gostava de saber se realmente sentiu muito frio e que tipo de roupa levou… Também gostava de saber se sentiu que, por causa do frio, os passeios a pé pela cidade e pelo lago ficaram um pouco “comprometidos”? Recomenda a viagem no inverno, ou acha que viajar no verão para Annecy compensa mais? Obrigada!

    • Raul Bartolamei   27/07/18 • 11h14

      Bom dia Patricia,

      Então, realmente é muito frio no inverno, 2 calcas, 2 meias, jaquetas, etc… Venta um pouco e nao faz muito sol. Peguei somente 1 dia de sol bonito para andar na cidade, o resto dos dias choveram todos, e em alguns dias caiu neve.

      Se for para apreciar a beleza do lago, eu aconselho ir no verão.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Nesse mesmo dia, mas em 2010, eu desembarcava em Edimburgo, na Escócia para iniciar meu intercâmbio. 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Além de aprender inglês em um país sensacional, foi muito bom aproveitar aquele momento para descobrir um “mundo muito maior” que Chapecó/Curitiba.
.
Mesmo faltando conhecer alguns outros continentes aindaaa, todas as culturas e paises que conheci e tudo que aprendi com meus colegas de todas as partes do mundo, com toda a certeza, tornaram essa experiência muito mais interessante.
.
Melhor experiência de vida!
.
🌎 Banchory, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#escocia #scotland #castletrail #visitabdn #visitaberdeenshire #uk #intercambio #intercambionaescocia #intercambiofotos #visitscotland #ciintercambio #eurotrip #uktrip #essemundoenosso #travelgirl #viajantesolo #solotrip #agenciadeviagem #scotlandisnow #englishtips #missaovt #revistaviajar #saudade #helloescocia #cahnaescocia
Um outro jeito de viajar pela Europa: fazendo um cruzeiro fluvial.
.
Quem quiser saber mais detalhes, estou falando mais sobre isso no stories.
.
Se quiser saber os roteiros, datas e valores, meu email para contato esta no perfil!
.
🌏Em algum lugar no rio Danubio, Leste Europeu
.
#lesteeuropeu #europa #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #viajoteca #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu #eurotrip2018
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas