20.11
2016

França: Alpes Franceses – Outras Estações de Ski (Le Grand Bornand, La Plagne e Les Arcs)

Durante meu intercâmbio de quase 1 mês na França, eu conheci algumas estações de ski nos Alpes Franceses, localizadas nos arredores de Annecy.

DCIM101GOPROG0212575.

Antes de iniciar meu intercâmbio, eu passei alguns dias em Courchevel (se quiser ver esses posts, é só clicar aqui). Cheguei em Annecy para o inicio das minhas aulas de francês, como eu optei por fazer o curso Français + Ski, todo final de semana estava incluído no pacote a visita a uma estação de ski da região.

As estações de ski que faziam parte do meu curso eram três: Le Grand Bornand, La Plagne e Les Arcs, todas otimas opções de bate-volta desde Annecy. 

→ Le Grand Bornand

A estação de ski Le Grand Bornand está localizada na cidadezinha de Grand Bornand, literalmente no meio da Cordilheira de Aravis, a aproximadamente 30 km de Annecy. Tudo nessa cidade está relacionado a estação de ski, tornando desse lugar uma cidade especialista em turismo de inverno.

le grand bornand (2)

Esse domínio esquiável é de porte médio, com pico a 2100 metros de altura, tem apenas 90 km de pista para pratica de ski alpino e 69 km para ski nórdico, totalizando em 46 pistas para pratica de ski e snowboard com todos os graus de dificuldades (verdes, azuis, vermelhas e pretas). No total, a estação conta com 29 lifts para subir ou descer a montanha.

le grand bornand (11)

le grand bornand (6)

le grand bornand (5)

Além de praticar ski alpino, snowboard, ski nórdico, também é possivel caminhar com raquetes, fazer patinação, alugar um luge (tipo um trenozinho para 1 pessoa), escaladas no gelo, passeios de treno puxados por pôneis, entre outras coisas.

le grand bornand (7)

Pra quem nunca praticou esportes de inverno ou até, pra quem estiver um pouco enferrujado, aulas de ski e snowboard são oferecidas nessa estação de ski via École du Ski Français. Como eu já havia pego umas aulas em Courchevel, que foi meu primeiro destino, não precisei mais contratar professores pra aprender snowboard, mas se caso você precisar, fica a dica.

le grand bornand (8)

Aluguei os equipamentos lá mesmo, muito rápido e simples, existem diversas lojas de alugueis ali na montanha.

le grand bornand (3)

le grand bornand (4)

Como essa estação de ski era menor e com menos pessoas, aproveitei pra esquiar em quase toda a montanha, me aventurei em todas as pistas, exceto na pista preta que me pareceu ser muito bruta.

le grand bornand (9)

le grand bornand (11)

Almocei por lá mesmo, existem diversos tipos de restaurantes espalhados pela montanha, servido desde lanches rápidos a pratos mais elaborados. Pra ter uma ideia, eu comi um steak com batata frita e paguei 25,00 euros. Mais tarde comi um crepe também.

le grand bornand (3)

le grand bornand (2)

le grand bornand (1)

Eu fiz um bate-volta até lá com a escola de inglês. Marcamos de pegar a Van na praça central, na frente da estação de trem. Chegando lá, eu não precisei comprar meu passe pois estava incluso no valor do transporte, porem o Guiche fica ao lado da entrada principal da montanha, próximo aos lifts. O passe para um dia sai na faixa de 35,00 euros.

le grand bornand (1)

Minha opinião: Sem duvida alguma, essa foi a menor estação de ski que visitei durante o meu intercâmbio. Apesar de não ser uma estação de ski muito grande, estrutura do local é muito boa. Não há necessidade de se preocupar com nada, pois lá existem lojas pra alugar equipamentos, quiosques que vendem passes pra subir a montanha, restaurantes, entre outros.

→ La Plagne

A estação de ski de La Plagne fica muito próximo a cidade de Chambery, no Vale de Tarentaise, a aproximadamente 105 km de Annecy.

la plagne (1)

la plagne (4)

Essa estação fica ao lado da estação de ski Les Arcs, com isso, a união desses dois domínios esquiáveis ficou conhecido por Paradiski.

la plagne (3)

la plagne (6)

Então por exemplo, quem quiser passar um um dia, um final de semana ou até mesmo uma semana por ali, pode comprar um passe que dá acesso as duas estações de ski, porém, obviamente, o valor a ser pago será um pouco maior.

la plagne (5)

La Plagne também é enorme, com pico a 3250 metros de altura, com 225 km de área esquiavel, com 128 pistas e 94 lifts para subir e descer a montanha. A estrutura é excelente, muito organizada e bem cuidada.

DCIM100GOPROG0082182.

DCIM100GOPROG0092208.

Apesar de ser uma estação de ski grande, ao contrario de Les Arcs, essa é mais dificil se perder, pois existe uma zona central bem definida, local onde ficam as lojas de aluguel de ski e equipamentos, aulas, compra de passes, restaurantes, entre outros.

DCIM101GOPROG0182504.

Quem precisar de aula de ski, elas podem ser reservadas pelo site Ecole du Ski Français La Plagne. Além disso, existem outras atividades que não sejam ski e snowboard por ali, que são praticamente as mesmas que existem em Les Arcs.

DCIM101GOPROGOPR2712.

DCIM101GOPROGOPR2709.

Eu comprei meu passe lá mesmo, nos guiches de atendimento junto ao lift. O valor do passe para 1 dia era de 59,00 euros (valor de fevereiro 2016).

DCIM101GOPROG0222627.

DCIM101GOPROG0242686.

Me aventurei em todas as pistas dessa montanha, principalmente as pistas intermediarias e avançadas.

DCIM101GOPROGOPR2571.

DCIM101GOPROGOPR2716.

Optei por almoçar la mesmo. Existem diversos tipos de restaurante, desde lanchonetes que servem sopas, cachorro quente, hamburger e sanduiches até lugares mais elaborados.

la plagne (7)

Minha opinião: esse dominio só perde para Courchevel, em termos de organização, estrutura é muito bom, por existir uma zona mais central, grande, fica muito mais fácil de se localizar, e saber onde está, para quem vai esquiar um 1 e não tem tempo para se “habituar” na montanha com certeza indico esse domínio.

→ Les Arcs

A estação de ski Les Arcs está localizada próximo no vilarejo de Bourg-Saint-Maurice, no Vale de Tarentaise, muito perto do Mont Blanc, a mais ou menos uns 120 km de Annecy.

les arcs (1)

Esse domínio esquiável é de grande porte, seu pico fica a 3250 metros de altura, tem mais de 400 km de pistas de todos os níveis (azuis, vermelhas e pretas) e tem 54 lifts para subir a montanha.

les arcs (2)

Por ser uma estação de ski maior, aconselho a dar uma estudada boa sobre esse local, olha os mapas, as pistas, enfim, já ir familiarizado com tudo que existe lá pra conseguir aproveitar melhor o dia.

les arcs (3)

Assim com Courchevel, Les Arcs é dividida em 4 partes de acordo com a altura da sua localização: Les Arcs 1600, Les Arcs 1800, Les Arcs 1950 e Les Arcs 2000.

les arcs (4)

Eu subi via Les Arcs 1600, que por um Funicular a partir do vilarejo de Bourg-Saint-Maurice. Chegando lá, podia escolher entre  subir com os lifts de nome Mont-Blanc ou Cachette.

les arcs (5)

Comprei meu ticket lá mesmo, nos guiches de atendimento perto do lift. O valor do passe para 1 dia é de 59,00 euros.

DCIM101GOPROG0433325.

DCIM102GOPROG0443366.

Entre as atividades oferecidas são particamente as mesmas das outras estaçãoes, com ski, snowboard, paragliding, speedriding, dog sleds, ski touring, cross-country skiing, patinação, heli-skiing, entre outros, porem com uma estrutura maior e melhor, trazendo aquela sensação de um domínio esquiável mais profissional. Quem precisar de aulas de ski ou snowboard, é possivel contratar um professor na École du Ski Français, la mesmo, no alto da montanha.

DCIM102GOPROG0684109.

Eu não precisei contratar aula, então apenas aluguei meus equipamentos de Snowboard la no alto da montanha, achei mais fácil dessa forma. Pratiquei snowboard em todas os níveis de pistas. Gostei bastante da experiencia.

DCIM102GOPROG0523608.

Aconselho a pegar um mapa da estação, ajuda muito para saber se o lift que se vai pegar tem uma pista do seu nível, se aquela pista depois tem fácil acesso para voltar no fim do dia, e também, pra saber onde estão os banheiros, lojas e restaurantes.

DCIM102GOPROG0603849.

Almocei em um restaurante no alto da montanha, perto do SnowPark, era uma espécie de prato feito (com algumas opções, entre tipos de carnes e massas).

les arcs (6)

Minha opinião: Mesmo sendo um pouco mais longe que Le Grand Bornand, ainda assim é possivel fazer um bate-volta. Se achar que não vale a pena ficar apenas 1 dia, fique mais tempo, com certeza atividades não faltarão. Tive a impressão de ser mais organizado e estruturado, com isso, ele fica mais lotado. Se você for iniciante, precisará ter paciencia, as pistas estão sempre cheias. Se esse não for o caso, vá sem preocupação. Gostei bastante dessa estação de ski.

les arcs (7)

Eu fui de ônibus a partir de Annecy até Les Arcs, com isso, precisei me situar muito bem na montanha, pois meu ônibus chegava e partia do mesmo local.

** Precisando de hotel em Annecy? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de hotel na França? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a França

Todos os posts sobre Paris

Todos os posts sobre Annecy

Todos os posts sobre os Alpes Franceses

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Raul Bartolamei
Siga-me

Raul Bartolamei

Catarinense, formado em Administração e Direito. Eventualmente escreve no blog sobre suas viagens, tours em estádios e jogos de futebol. E agora, também, sobre seu intercâmbio na França.
Raul Bartolamei
Siga-me
Postado em Alpes Franceses, Annecy, França, La Plagne, Le Grand Bornand, Les Arcs
Booking.com
  1. Elisa Tavares 25/11/2016 | 12:45

    Olá, Raul.
    Quero muito fazer o passeio até o Mont Blanc saindo da Suíça, mas ouvi dizer que tem períodos em que não funciona. Você sabe onde posso ter maiores informações a respeito desse passeio? Eu aproveitaria para visitar Chamonix. Que outra cidade perto você indica.
    Obrigada e parabéns pela ótima descrição da viagem.

Deixe o seu comentário...