28.11
2016

Bélgica: Um dia na cidade de Bouillon

Pra terminar nosso primeiro dia de viagem de carro em grande estilo, nós fomos até a cidade de Bouillon (fr) ou Bouyon (nl), localizada na região da Valônia, parte francesa, no sul da Bélgica.

DSC_0844

Obs.: Como essa região fica na parte francesa da Bélgica, vou usar o nome em francês nesse post, ok?

Enquanto estava montando meu roteiro, confesso que não foi nada fácil achar uma cidade maiorzinha, com boas opções de hotéis pra passar a noite. As duas melhores opções que apareceram foram: Sedan, na França e Bouillon, na Bélgica. 

DSC_0837

Como estávamos de carro e não queríamos atravessar a fronteira, achei que seria interessante pesquisar melhor sobre Bouillon. E não precisou muita coisa pra me convencer a ficar lá por uma noite. Olhando algumas imagens no Google, Bouillon me lembrou muito Durham, no norte da Inglaterra, afinal, ambas as cidades estão localizadas na curva de um rio, são cercadas por Florestas e as principais atrações dessas cidades se resumem a um castelo e uma igreja.

DSC_0838

Bouillon é uma cidadezinha localizada próximo ao Parc Naturel Régional des Ardennes, tem apenas 6 mil habitantes e é cortada pelo rio Semois.

DSC_0854

DSC_0860

A cidade recebeu esse nome em homenagem a dinastia Ardennes-Bouillon, que dominava a região durante os séculos 10 e 11. Por ser uma região com muitos nobres, um deles se destacou, Godfrey of Bouillon.

DSC_0867

DSC_0868

Godfrey of Buillon tinha um primo que não tinha descendentes, com isso, ele herdou duas terras e um castelo. Dizem que ele vendeu o Castelo de Bouillon como forma de financiar a sua ida a Primeira Cruzada, para poder defender a Basílica do Santo Sepulcro, local onde Jesus foi crucificado, sepultado e onde ressuscitou no Domingo de Páscoa. Com isso, ele se tornou o grande lider da Primeira Cruzada e o primeiro monarca do Reino De Jerusalém. Interessante essa história, né?

DSC_0875

DSC_0876

DSC_0872

E é justamente essa história que é contada em uma exibição especial na maior atração da cidade, o Castelo de Bouillon ou Château de Bouillon, um castelo medieval, em ótimo estado de conservação, localizado no alto de uma colina, totalmente cercado por uma muralha.

IMG_7872

Quem for a Bruxelas e quiser conhecer Godfrey of Bouillon, existe uma estatua dele na Place Royal, quase em frente ao Museu Magritte.

DSC_0870

Além disso, o castelo tem outras exibições de batalhas importantes que aconteceram ali contra os franceses e holandeses.

DSC_0869

Se você nunca esteve em um castelo medieval até então, tá ai uma boa oportunidade para ver passagens estreitas (e algumas até secretas), masmorras, tuneis, entre outras coisas.

DSC_0877

Outro grande destaque dessa visita é a vista 360 graus que as muralhas do Castelo proporcionam de toda a cidade de Bouillon. Imperdível!

DSC_0853

Saindo do castelo, nossa próxima parada foi na principal igreja da cidade…

IMG_7882

Também caminhamos nos arredores da igreja, lugar com casinhas enfeitadas e super bonitinhas..

DSC_0894

IMG_7883

E por fim, resolvemos caminhar na parte que fica voltada para os fundos do castelo…

DSC_0897

DSC_0909

DSC_0911

DSC_0916

Também caminhamos as margens do rio Sesmois…

DSC_0949

DSC_0928

DSC_0923

DSC_0937

DSC_0931

Essa cidade foi um grande achado, uma ótima surpresa. Adorei conhecer. Recomendo muito!

DSC_0945

Se você tiver mais tempo na cidade, é possível visitar ainda o Museu Ducal (conta a história da cidade) e o Archeoscope of Godfrey of Bouillon (conta a história completa da Primeira Cruzada), o Belvédère (uma torre de onde dá pra ver a curta do rio com a cidade ao fundo e o Tombeau de Géant (outro mirante localizado em um vilarejo ali pertinho, que oferece ótimas vistas para o Parque Regional de Ardennes).

** Precisando de hotel em Bouillon? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Bélgica

Todos os posts sobre Bouillon

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Bélgica, Bouillon
Booking.com
Deixe o seu comentário...