07.12
2016

Pernambuco: Praia dos Carneiros, uma das praias mais bonitas do Brasil

Um dos lugares que eu mais queria conhecer quando fosse ao Nordeste era a Praia dos Carneiros. Quem já viu fotos desse lugar, sabe muito bem do que estou falando. Sem a menor duvida, essa praia não ganhou o título de uma das mais bonitas do Brasil atoa, pode ter certeza. Depois de ver esse post, vocês vão concordar!

praia dos carneiros

A Praia dos Carneiros pertence ao município de Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco, a mais ou menos uns 40 km da divisa com o estado de Alagoas. 

DSC_7100

Ao chegar lá a gente se depara com uma praia gigante, com uns 5 km de extensão. A faixa de areia pode ser grande ou pequena, dependendo da maré. Além disso, tem muuuuito (muitos mesmo!) coqueiros que dão um charme todo especial ao lugar. Na parte mais central da praia ficam os recifes de corais, formando piscinas naturais de água cristalina.

DSC_7205

Bate-volta x dormir lá: Pra quem estiver pensando em conhecer esse paraíso e tiver se perguntando o que vale mais a pena: bate-volta ou dormir lá, eu já adianto: Fique pelo menos 1 noite lá, mas se for possivel ficar mais, não pense meia vez. Eu fiquei duas noites e achei na medida (se tivesse ficado 3 noites seria perfeito!). A praia fica totalmente vazia logo de manhã bem cedo e mais pro final da tarde, quando os turistas que vieram com as excursões vão embora. Ficam pouquíssimas pessoas na praia, o que torna a experiencia muito mais legal.

DSC_7204

Na Praia dos Carneiros é possível fazer diversos passeios, mas sem duvida alguma, os mais populares são:

DSC_7211

1) Sup e Caiaque: pra quem gosta de praticar esportes aquáticos, essa praia é uma das melhores pra isso. O mar é super caminho, ideal pra alugar uma prancha de sup ou um caiaque.

DSC_7642

2) Snorkeling: existe uma barreira de coral a 1 km da praia, onde dá pra mergulhar e ver peixinhos nas piscinas naturais que se formam quando a maré está baixa. Pra aproveitar bem esse passeio é necessário acordar cedo, pois geralmente a maré está baixa na parte da manhã.

DCIM102GOPROGOPR4168.

DCIM102GOPROGOPR4171.

3) Passeio de Barco pelas principais atrações da região: esse passeio é o mais clássico, aqueles que todo mundo que vai até lá faz, sabe?!?!

É possivel fazer de duas formas: tour privado em um barquinho tipico ou com uma agencia de turismo em um catamarã. Nos optamos por fazer o tour privado. Apesar de ser um pouco mais caro, a gente teve a liberdade de fazer o passeio com calma, escolher quais atrações conhecer e quanto tempo ficar em cada uma delas.

DSC_7214

Esse passeio também tem 2 configurações: passeio com 5 paradas e passeio com 8 paradas (esse numero de paradas são mais comuns, mas pode ser feito menos paradas também, é só negociar com o barqueiro). Nos optamos por fazer o de 8 paradas. O passeio de 8 paradas dura mais ou menos umas 4 horas e nos pagamos 150,00 reais, valor para duas pessoas (em outubro de 2016).

DSC_7482

Esse passeio de barco de 8 paradas funciona assim: A gente contratou o barqueiro ali mesmo na praia. Por volta das 08:30 a gente já estava ali na praia e logo já encontramos vários barqueiros oferecendo esse passeio. Optamos por contratar o Cassio, do barco Mar & Sol II, super gente boa e de confiança. Recomendo!

DSC_7504

DSC_7499

Parada 01: Piscinas Naturais. O nosso passeio começou com uma parada nas piscinas naturais da Praia de Carneiros. O trajeto de barco até lá levou mais ou menos uns 10 minutos. Nos chegamos lá no momento em que as piscinas já estavam começando a encher, e apesar disso, deu pra aproveitar bastante o passeio. Nao é um local com 9589485943 milhões de peixes, mas certamente dá pra ver alguns. Acho que ficamos ali uns 40 minutos mais ou menos.

DCIM102GOPROGOPR4156.

DCIM102GOPROGOPR4178.

Parada 02: Banco de Areia. Seguindo o passeio, não muito longe das piscinas naturais, nós fomos até um banco de areia que costuma se formar praticamente todos os dias durante a maré baixa. É uma coisa meio surreal de ver. Parece uma pequena ilha só de areia de mais ou menos 1 km quadrado. A parada ali foi livre, acho que ficamos uns 15 ou 20 minutos apenas, tempo suficiente pra conhecer o lugar e fotografar tudo de todos os ângulos!

DSC_7282

DSC_7284

DSC_7265

DSC_7224

DSC_7252

Parada 03: Praia de Guadalupe. Quando a gente está conhecendo a Igrejinha de São Benedito, a unica praia que a gente vê mais adiante é justamente essa aqui. Quem quiser passar o dia lá, é possivel. Dá pra ir de barco até lá, por exemplo. A praia é deserta. Não existe nada lá, nenhuma estrutura de bares ou restaurantes, portanto, se resolver ir ate lá, tem que levar água e algo pra comer.

DSC_7290

DSC_7300

DSC_7308

Parada 04: Banho de Argila. Como estava no nosso trajeto, passamos por esse lugar, mas resolvemos não parar. Esse ponto para o banho de argila fica entre a Praia de Guadalupe e o rio Guadalupe. Diversos barcos param ali e a gente vê muitas pessoas passando a argila que, segundo os locais, promete tratar a pele e rejuvenescer.  Além disso, existem várias pessoas vendendo argila como souvenir.

DSC_7321

DSC_7330

Parada 05: Manguezal do rio Guadalupe. Depois de passar pelo local onde acontece o banho de argila, existe um manguezal que segue até o rio Guadalupe. Como pegamos um barco tradicional da região, de pequeno porte, o barqueiro conseguiu aproximar bastante. Ali ele nos contou algumas curiosidades sobre esse local e como é feita a captura de caranguejos e outros animais marinhos que vivem ali.

DSC_7339

DSC_7338

DSC_7341

DSC_7342

Parada 06: Manguezal do rio Formoso. Os mangues do rio Formoso merecem uma parada. Ali tem uma pequena praia onde é possivel parar com o barco tradicional (coisa que é dificil fazer com a lancha ou com catamarã). O guia nos levou até uma região mais mangue a dentro, onde conseguimos ver diversos caranguejos, inclusive alguns coloridos.

DSC_7393

DSC_7360

DSC_7379

DSC_7363

DSC_7365

DSC_7381

DSC_7370

Parada 07: Morro do Retiro. Eu não sabia que existia essa parada. Normalmente ela não é comum. Nos insistimos em conhecer, por indicação da funcionária da recepção do hotel, que disse que lá do alto a gente teria uma vista imperdível da região. Ainda bem que resolvemos conferir a dica. E realmente, vale muito a pena. Aqui vimos diversas lanchas que param pras pessoas tirarem fotos a partir do mar, mas que não fazem o desembarque. O barqueiro que pegamos nos disse que apenas barcos menores conseguem chegar na praia. Nos desembarcamos, fizemos uma pequena trilha morro acima, que durou uns 10 minutos, talvez menos. E sério, a vista la do alto é sensacional.

DSC_7398

DSC_7458

DSC_7436

É de lá que podemos entender melhor a região. Vimos o encontro dos três rios (rio Formoso, rio Ariquindá e rio Guadalupe) com o mar. Também vimos o maior jacaré do mundo hahaha Repare se essas montanhas não parecem muito com um jacaré. E claro, vimos o monumento do Reduto, que indica o local onde foi travada a Batalha do Reduto, entre portugueses e holandeses no século 17.

DSC_7406

DSC_7413

DSC_7424

DSC_7439

Parada 08: Igrejinha de São Benedito é o cartão postal da Praia dos Carneiros. Essa igreja construída durante o século 18 não fica aberta permanentemente para todos possam visitar. Pelo que fiquei sabendo, ela abre raras vezes, apenas quando tem algum evento.

DSC_7509

DSC_7512

DSC_7517

DSC_7632

DSC_7629

DSC_7602

4) Passeio de Charete: Todo e qualquer passeio de cavalo eu to fora. Eu tenho muuuuito medo de cavalo hahaha Não sei o motivo, mas é um animal que me causa panico. Eu vi algumas charetes levando turistas pra lá e pra cá, eles vão desde uma extremidade da praia até a outra, passando pela Igrejinha dos Carneiros.

DSC_7582

DSC_7585

DSC_7647

5) Ilha de Santo Aleixo: Essa ilha deserta, de origem vulcânica, que fica bem em frente a Praia da Barra de Sirinhaém. Ficou famosa por ter sido o local onde a rede Globo gravou a nova Mulheres de Areia. Quem lembra da Raquel, da Rutinha e do Tonho da Lua??? Minha novela preferida!

Esse passeio estava no meu roteiro, mas eu acabei não fazendo por dois motivos: o preço e a quantidade de pessoas. Esse passeio costuma ser mais difícil de ser feito, pq segundo me falaram, apenas lanchas podem levar pessoas até lá. E pra isso acontecer, as condições do mar precisam estar boas, a maré favorável, entre outros detalhes. Por ser um passeio feito em uma lancha, o preço é beeeem salgadinho, o que tornava meio inviável para duas pessoas. Seria necessário encontrar ao menos mais 4 pessoas pra que o valor ficasse na faixa de uns 100,00 reais / pessoa. Achei que não valia ficar me estressando muito com isso e perdendo tempo em achar pessoas pra embarcar nessa com a gente. Então, simplesmente deixei pra lá. Ficou para uma próxima oportunidade.

Restaurantes: A praia tem diversos restaurantes, mas certamente os três mais famosos são: o Beijupirá, o Sitio da Prainha e o Bora Bora. No dia que chegamos na Praia dos Carneiros nos almoçamos no Beijupirá, pois ele fica literalmente lado a lado com o hotel que estávamos hospedados. O restaurante tem uma área bem legal, é dividido em dois ambientes (um bar de frente pra praia e o restaurante), a comida tava boa, o atendimento deixa um pouco a desejar (muito lento!), mas no geral, gostamos da experiência.

DSC_7545

DSC_7542

Para ir até lá: A melhor forma é ir de carro pela rodovia PE-060, um pouco depois de passar pela cidade de Rio Formoso, tem que pegar a estrada PE-072. Depois de passar a ponte sobre o rio Ariquindá, é só andar mais um pouquinho. Geralmente o acesso é feito através das pousadas ou dos restaurantes. Como nos estávamos hospedados ali, deixamos o carro no estacionamento da pousada.

DSC_7135

E ai, merecido o titulo de uma das praias mais bonitas do Brasil, né?!?!

** Precisando de hotel na Praia dos Carneiros? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Pernambuco

Todos os posts sobre Recife

Todos os posts sobre Porto de Galinhas

Todos os posts sobre Praia dos Carneiros

Todos os posts sobre Olinda

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Pernambuco, Tamandaré - Praia dos Carneiros
Booking.com
Deixe o seu comentário...