11.12
2016

Floripa: Informações práticas

Desde que criei o blog em agosto de 2010, nunca mais eu tinha ido a Floripa. A oportunidade de ir até lá surgiu agora em outubro de 2016, onde fiquei pouco tempo, é bem verdade, mas já deu pra aproveitar para rever alguns lugares.

floripa (4)

Nesse post vou compartilhar algumas informações e dicas importantes pra quem está pensando em conhecer a capital do estado de Santa Catarina. 

→ Localização

Como todo mundo sabe, Floripa tem uma parte do seu território em uma ilha e outra parte no continente. Ambas as partes são ligadas pelas pontes Colombo Sales (sentido continente) e Pedro Ivo Campos (sentido ilha). Além disso, ainda tem a Ponte Hercílio Luz, um dos maiores cartões postais do estado, mas que não tem tráfego.

floripa

→ Melhor época (estações do ano)

No geral, Floripa é um destino para o ano inteiro. Aqui no sul do Brasil costuma ter as estações do ano mais ou menos bem definidas. Quando é verão é muito quente, quando é inverno faz um friozinho (em Floripa não é nada muito exagerado, a não ser que bata o vento sul, ai a coisa muda de figura, mesmo no verão).

floripa (8)

Praia do Campeche, no sul da ilha

Obviamente que a altíssima temporada é durante os meses de verão, mas pra quem quer aproveitar suas praias, o ideal mesmo é vir no outono e na primavera, quando aquela invasão em massa de turistas nem chegaram ou já foram embora. Já o inverno na cidade é mais ameno, mas por exemplo, não rola uma praia.

Minha experiência: Eu ja estive em Floripa em todas as estações do ano, mas no verão era a época que mais ia, geralmente em dezembro e janeiro, época de férias no tempo do colégio. Já aconteceu de pegar verões super quentes e com maioria dos dias de sol, como já aconteceu de pegar verão chuvoso. Tudo pode acontecer. O tempo anda muito louco ultimamente, né?!?! Então, não dá pra garantir nada.

floripa (6)

Santo Antonio de Lisboa

Ao contrario da região Norte e Nordeste, durante os meses de verão, quando o horário de verão está em vigor, o dia amanhece por volta das 06:30 e escurece as 20:00. Dá pra aproveitar muuuito!

→ Como ir até Floripa

Existem diversas formas de chegar em Floripa: de carro, de ônibus e de avião. Quem optar por ir de carro, o acesso ao litoral de SC é feito pela BR-101 e depois pela SC-282 (estrada que atravessa o estado, indo do litoral até a região oeste). Se optar por vir de ônibus, as principais empresas que operam no litoral catarinense são: Catarinense, Itapemerim, Penha, Reunidas, Unesul, entre outras. Se optar por vir de avião, todas as principais cias aéreas do Brasil tem voos até lá (Avianca, Azul, Gol e Latam).

floripa (13)

Mercado Público

→ Aeroporto Internacional de Florianópolis (IATA: FLN)

O Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz está localizado no sul da ilha, a 12 km do centro da cidade.

O aeroporto é minusculo, tem dois andares, onde no primeiro andar estão as áreas de check-in, embarque e desembarque. Já no segundo andar, algumas lojas, lanchonetes, livrarias e caixas automáticos.

floripa (12)

Figueira Centenária

Existe guarda-volumes. Se precisar usar, é necessário comprar a ficha em um guiche localizado do lado dos banheiros que estão no primeiro andar, praticamente em frente aos portões de embarque. Os guarda-volumes estão localizados nessa mesma região do aeroporto, porém no lado de fora.

Ao sair da área de desembarque, existe ponto de táxi e de ônibus na porta logo em frente.

floripa (1)

Ponte Hercílio Luz

→ Como ir do aeroporto até o centro

As únicas duas opções de transporte para ir do aeroporto ao centro da cidade ou vice-versa são: táxi e ônibus. O preço da corrida de táxi fica mais ou menos em torno de 37,00 reais (se for até a região onde está o Mercado Publico, por exemplo). Já o ônibus passa a cada 20 ou 30 minutos e o ponto de ônibus fica a direita de quem sai pela da área de desembarque.

floripa (3)

Av. Beira Mar

→ Diferença de fuso horário

Aqui no sul do Brasil, de meados de outubro até meados de fevereiro está em vigor o horário de verão, portanto, haverá diferença de horário. Aqui será 1 hora a mais que na região Norte (e 2 horas a mais no Acre) e Nordeste. Já no restante dos meses, o horário fica igual a maior parte dos estados do Brasil.

floripa (5)

Santo Antonio de Lisboa

→ Quantos dias ficar em Floripa

Essa é uma das perguntas mais difíceis de responder, pq tudo depende. Quem vier a Floripa apenas pra conhecer o principal, uns 4 dias tá de bom tamanho. Se a intenção for ficar um pouco mais e aproveitar melhor as praias, eu diria que pelo menos uma semana. Se for fazer algum bate-volta pela região, como por exemplo, Blumenau, Itajaí (Beto Carrero), Bal. Camboriú, entre outros, eu sugiro pelo menos uns 10 dias.

floripa (7)

Mirante com vista para a Lagoa da Conceição

→ Os catarinenses

Eiiitaaaa!! Essa pergunta é moleza! Os catarinenses são super simpáticos e prestativos. Hahahaha :D Falando sério, como em todos os lugares do mundo, existem pessoas legais e pessoas de mau humor, mas no geral, aqui costuma ser bem tranquilo, todo mundo sempre é solicito e tenta ajudar.

floripa (10)

Ribeirão da Ilha

→ Segurança

Esse assunto é meio regra quando envolve capitais de estados brasileiros, né? Como todo lugar do Brasil, é preciso ficar ligado e não dar bobeira, mas no geral, não é tão frequente grandes violências. Eu, por exemplo, nunca tive nenhum episodio negativo em todas as vezes que estive lá, mas não dá pra dar sorte para o azar. Na verdade, a unica região de Floripa que recomendo ficar BEM ligado é no centro da cidade, nos arredores do Mercado Publico e tal, pq ali tem uma quantidade impressionante de pessoas atoas. Obvio que isso de forma alguma quer dizer que sejam ladrões ou assaltantes, mas é sempre bom ficar ligado.

floripa (9)

Ribeirão da Ilha

→ Outros blogs

Dois blogs que eu recomendo são: o Meus Roteiros de Viagem, do Diego (ele mora em Floripa) e o Vida de Turista, do Thiago (mora em Timbó, pertinho de Floripa e Blumenau).

floripa (14)

Por do sol sensacional em Ribeirão da Ilha

** Precisando de hotel em Florianópolis? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Santa Catarina

Todos os posts sobre Florianópolis

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Florianópolis, Santa Catarina
Booking.com
Deixe o seu comentário...