21.12
2016

Floripa: Um dia em Santo Antônio de Lisboa

Quem estiver com viagem marcada a Florianópolis, deve incluir no roteiro uma parada em Santo Antônio de Lisboa, uma área histórica da capital de Santa Catarina.

DSC_4998

Durante o século 18, com a chegada dos açorianos vindos de Portugal, essa região ganhou o nome de Nossa Senhora das Necessidades, anos mais tarde foi elevada a categoria de freguesia, passando a se chamar de Nossa Senhora das Necessidades de Praia Comprida, mas desde 1948, passou a ser um distrito de Floripa, onde também fazem parte Barra do Sambaqui, Sambaqui e Cacupé. 

santo antonio de lisboa

Santo Antonio de Lisboa, no norte da Ilha

Esse local não tem nenhuma grande atração em especifico, o que legal é ir lá pra caminhar pelas suas ruas de paralelepípedo, ver construções históricas de arquitetura tipica açoriana, caminhar pela praia, almoçar/jantar em um dos seus ótimos restaurantes e se possivel, aproveitar pra curtir a vista de um dos barzinhos localizados no calçadão de frente pra praia, de preferencia no horário do por do sol.

DSC_5071

Nessa ultima viagem a Floripa, eu queria ir a Decathon comprar algumas coisas pra minha próxima viagem ao Nordeste e devido a proximidade, aproveitei pra dar um pulinho em Santo Antonio de Lisboa.

DSC_5070

Quem for até lá durante a semana, não vai precisar se preocupar em onde estacionar o carro, pois existem muitas vagas de estacionamento na rua mesmo. Se puder, faça como nós, que estacionamos o carro ali pertinho da igreja, pois essa é a área mais central desse lugar.

DSC_4989

A principal atração de Santo Antonio de Lisboa é a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades. Se quiser conhecer a parte interna, passe por ali mais no final da tarde/inicio de noite.

DSC_4995

DSC_4983

DSC_4985

Logo em frente fica a Praça Getúlio Vargas, uma pracinha bem bonitinha, que nos finais de semana sempre está lotada de crianças, pois aqui tem um parquinho infantil.

DSC_5019

Nessa mesma altura é onde “começa” a praia de Santo Antonio de Lisboa. É legal dar uma caminhada por ali, ver os barquinhos artesanais dos pescadores, as criações de ostras e claro, dar uma caminhada pela praia, apreciando a vista da Baia Norte, onde do outro lado do mar da pra ver Biguaçu.

DSC_5003

DSC_5016

DSC_5009

DSC_5013

Mais adiante tem um acesso que leva ao calçadão, local onde estão diversos bares e restaurantes a beira-mar. Aproveite pra caminhar pela rua XV de Novembro também, com muitas casinhas tipicas açorianas.

DSC_5064

DSC_5053

E por fim, vá até a Praça Roldão da Rocha Pires, um local histórico de Floripa. Essa foi a primeira rua de calçamento de Santa Catarina, construída especialmente para a visita de Dom Pedro II a Floripa, 21 de em outubro de 1845. Ali também é possivel ver a fachada da casa onde Dom Pedro II ficou hospedado durante a sua visita.

DSC_5040

DSC_5050

DSC_5036

No trajeto de volta a Igrejinha, passamos por diversas lojinhas de artesanato, que vendem de tudo. Sugiro que dê atenção especial a tudo que for feito com azulejos portugueses, tem muita coisa legal. Dá vontade de comprar tudo.

DSC_5022

DSC_5020

Santo Antonio de Lisboa fica a 15 km do centro de Floripa. Quem pega o acesso as praias do norte, localizado próximo ao CIC, passa pela Decathlon e um pouco mais adiante vai ter placas indicando onde fazer o retorno por baixo de um viaduto. Depois disso, em menos de 5 minutos se chega a Santo Antonio de Lisboa.

ilhas de ratones

Obs.: Quem quiser conhecer uma das várias fortalezas que existem espalhadas pela ilha, pode contratar um barqueiro pra ir até as ilhas de Ratones Pequeno e Ratones Grande. Em Ratones Grande é onde fica a Fortaleza de Santo Antonio de Ratones. Eu já fiz esse passeio a 48394839 mil anos atrás, infelizmente não tenho mais as fotos, mas fica a dica!

DSC_5076

** Precisando de hotel em Floripa? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Santa Catarina

Todos os posts sobre Floripa

Todos os posts sobre Balneário Camboriú

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Florianópolis, Santa Catarina
Booking.com
Deixe o seu comentário...