22.12
2016

Floripa: Ribeirão da Ilha, o maior produtor de ostras do Brasil

Eu estive em Floripa no inicio de outubro desse ano, aproveitando que o clima não tava muito pra praia (tava nublado a maior parte do tempo, choveu um pouquinho e tava frio), busquei por programas alternativos. Entre todos os lugares que (re)visitei, um deles foi Ribeirão da Ilha.

DSC_5232

Assim como Santo Antonio de Lisboa, Ribeirão da Ilha é um distrito de Florianópolis, criado em 1809 e tem colonização majoritariamente açoriana. 

DSC_5247

Não deixe de conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Lapa, inaugurada em 1806, é considerada o cartão postal de Ribeirão da Ilha. Infelizmente no dia que estivemos lá ela estava fechada. Mas adivinha quem mais já esteve lá? Dom Pedro II, em 1845.

DSC_5258

DSC_5227

DSC_5218

DSC_5275

Forte indícios dessa colonização pode ser vistos nas casinhas coloridas, nas lojinhas de artesanato (a maioria delas vende azulejos portugueses e artigos produzidos com rendas de bilro) e nos bares que vendem doces portugueses (pastéis de nata, por exemplo!).

DSC_5271

Essa lojinha é muito legal!

IMG_1171

IMG_1168

IMG_1169

Pra quem gosta de ostras, essa região se destaca por ser o maior produtor de ostras do estado de Santa Catarina e do Brasil.

DSC_5150

DSC_5136

Uma cena super comum é ver diversos criadouros de ostras por toda a extensão de mar que pertence ao Ribeirão da Ilha.

DSC_5266

DSC_5137

Devido a isso, essa região também se tornou um polo gastronômico da capital, onde a maioria dos restaurantes com pier mar adentro, tem em seu cardápio como grande destaques pratos a base de ostras.

DSC_5161

DSC_5162

Iemanjá!

Dois restaurantes que eu indico pra provar ostras são: Rancho Açoriano e Ostradamus. Não deixem de ir, ambos são imperdíveis. E o melhor de tudo, ambos tem estacionamento e ficam pertíssimos (dá pra almoçar em um e jantar no outro hehe)!

DSC_5299

IMG_1213

Nos jantamos no restaurante Ostradamus, pq o Rancho Açoriano estava fechado na quinta-feira a noite. De entrada pedimos uma porção de lula, mais uma porção de bolinho de siri e uma rodada de ostras gratinadas, alem de bebidas (água, caipirinha e cerveja) e a conta deu 180,00 reais.

IMG_1208

IMG_1209

E claro, se possivel, aproveite pra curtir o por do sol, um dos mais bonitos da ilha. Concordam? :D

DSC_5280

IMG_1185

IMG_1204

DSC_5283

DSC_5290

Ribeirão da Ilha fica no sul da ilha, a 17 km do Aeroporto Hercílio Luz e a 25 km do centro da cidade.

** Precisando de hotel em Florianópolis? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Santa Catarina

Todos os posts sobre Florianópolis

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Florianópolis, Santa Catarina
Booking.com
Deixe o seu comentário...