07.01
2017

Pernambuco: 6 passeios em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é uma das praias mais famosas de Pernambuco (e do Brasil), um lugar que oferece diversas opções legais de passeios.

porto de galinhas (5)

Nesse post eu listei os 6 principais passeios que devem fazer parte do roteiro de qualquer pessoa que esteja com uma viagem marcada pra lá. 

1) Vila de Porto

Vila de Porto, como é chamado o centrinho da praia de Porto de Galinhas, é um lugar bem agradável de se conhecer. Grande parte do movimento se concentra em apenas 4 ou 5 ruas, onde estão algumas galerias/mini shoppings com lojinhas de roupas, de souvenirs e artesanato. Além disso, praticamente todos os restaurantes e bares também ficam ali.

DSC_7748

Não deixe de reparar nas estátuas de galinhas (todas temáticas) que estão espalhadas por quase todas as ruas da cidade. Elas são obra do artista plástico pernambucano Carcará.  São super bonitinhas!

porto de galinhas (4)

IMG_2665

IMG_2989

Se você gosta de tirar fotos de placas/letreiros, não perca a oportunidade de fazer isso em Porto de Galinhas. Na Vila do Porto tem dois letreiros, um de Pernambuco e outro de Porto de Galinhas.

DSC_7745

Esse de Pernambuco é mais difícil de achar, pq ele fica na rua paralela ao calçadão principal do centrinho, ao lado do Centro de Informações turísticas.

IMG_2964

Já o letreiro de Porto de Galinhas fica no calçadão em frente as piscinas naturais. Impossível não ver! Até pq, ali fica a maior muvuca o dia todo.

DSC_8435

Nos estivemos na Vila do Porto duas vezes, além de conhecer o local, aproveitamos pra jantar no Barcaxeira e outro dia almoçamos no restaurante Peixe na Telha. Ambos são restaurantes super bem recomendados e pra quem não quiser ficar perdendo tempo, são ótimas opções. Recomendo!

2) Visita ao Projeto Hippocampus

Apesar de ser um passeio relativamente popular, não sei bem exatamente por qual motivo, não são todas as pessoas que visitam esse lugar quando estão em Porto de Galinhas.

DSC_8497

DSC_8524

Pra quem nunca ouviu falar, o Projeto Hippocampus foi criado no Rio Grande  do Sul, mas depois de um tempo se mudou para Porto de Galinhas. O grande objetivo desse projeto é proteger e preservar os cavalos-marinhos.

DSC_8523

DSC_8520

O local é super pequeno, é uma sala só, com dois corredores com vários aquários, onde podemos ver diversos animais marinhos, como peixes (de vários tamanhos, cores e tipos), moreias, caranguejos, lagostas, estrelas do mar, entre outros. Mas claro que, a grande estrela do pedaço são os cavalos-marinhos. Lá a gente tem a oportunidade de ver muitos cavalos-marinhos e várias cores.

IMG_3054

IMG_3147

Essa foi a primeira vez na vida que vi um cavalo-marinho, como não sabia nada sobre esses animais, pesquisei algumas coisas. Acabei encontrando algumas informações interessantes, como: Existem 50 espécies de cavalos-marinhos, sendo que aqui no Brasil existem só 3, sendo que uma dessas espécies é beeem fácil de encontrar, já as outras duas não. É a unica espécie onde o macho engravida (olha que maravilha!!!!!!). O período de incubação dos ovinhos são de apenas poucos dias e pode nascer mais de mil cavalinhos de uma só vez. São animais camaleão, eles nascem bem coloridos e com o passar dos anos mudam de cor pra poderem se camuflar no ambiente onde vivem e fugir de predadores.

IMG_3045

IMG_3066

Se você estiver curioso pra saber pq o projeto leva esse nome, eu descobri o motivo: Hippocampus é gênero dos cavalos-marinhos ao qual os cavalos-marinhos pertencem.

IMG_3074

IMG_3084

IMG_3009

É um passeio super rápido, informativo e interessante. Recomendo! Valor de 12,00 reais (outubro de 2016).

3) Passeio de Buggy Ponta a Ponta

Todo mundo que vai a Porto de Galinhas faz esse passeio, afinal, ele é o passeio mais popular da região. Esse passeio existe em duas configurações: Passeio de Meio Dia ou Passeio de Dia Todo.

porto de galinhas (2)

A principal diferença entre eles é que, enquanto quem escolher o Passeio de Meio Dia só vai poder fazer o passeio de buggy propriamente dito pelas praias, além de ter algumas paradas para fotos. Já quem optar pelo Passeio de Dia Todo poderá fazer alguns passeios extras, além do passeio de buggy, como mergulho livre e/ou passeio de jangada nas piscinas naturais, praticar esportes aquáticos (caiaque ou SUP) e fazer passeio de jangada para ver cavalos-marinhos e o por do sol.

DSC_7966

Eu optei por fazer o Passeio de Dia Todo, para ver mais detalhes clique aqui -> Porto de Galinhas: Passeio de buggy Ponta a Ponta.

4) Passeio de Jangada nas Piscinas Naturais

Esse é outro passeio que todo mundo que vai a Porto de Galinhas faz. Confesso que quando estava pesquisando na internet, não me animei muito a fazer, pq as informações que encontrei eram um pouco vagas. Chegando lá, também fiquei meio assim, mas como a gente tava com tempo, resolvemos arriscar.

DSC_8407

Minha opinião: Sério, não deixe de fazer esse passeio. É MUITO legal! Ele acontece ali mesmo na praia de Porto de Galinhas, em frente a Vila do Porto, que é onde estão as piscinas naturais.

DSC_8278

Esse passeio dura 1 hora e tem 2 paradas, uma para conhecer as piscinas naturais e saber algumas curiosidades e a outra parada é pra banho nas próprias piscinas naturais.

IMG_2927

Para ver mais detalhes sobre esse passeio, clique aqui -> Porto de Galinhas: Passeio de Jangada nas Piscinas Naturais.

5) Mergulho Livre nas Piscinas Naturais

O Mergulho Livre nas piscinas naturais tem boa procura por quem está em Porto de Galinhas. Eu não tinha lido nada em especifico sobre esse passeio na internet, mas quando o guia apresentou, achei até interessante. Como o preço não era nada absurdo, resolvi fazer. Fiz mais pra garantir umas fotos profissionais legais, do que qualquer outra coisa.

porto de galinhas (1)

O passeio acontece nas piscinas naturais que ficam bem em frente a Vila de Porto. É dali onde também partem as jangadas que nos levam até um deck flutuante próximo a barreira de corais.

DSC_8366

Nesse passeio a gente mergulha com peixinhos coloridos e tem um mergulhador/fotografo que tira fotos profissionais do passeio. Depois disso, a gente tem um tempo pra ficar nas piscinas naturais, vendo os peixinhos com snorkel.

Valor do passeio em outubro de 2016 era de 35,00 reais.

6) Passeio de Jangada no Pontal do Maracaípe

Esse é outro passeio muuuito popular em Porto de Galinhas. Praticamente todo mundo faz. E claro, eu não ia deixar ele de fora do meu roteiro.

porto de galinhas (3)

Esse passeio acontece no Pontal do Maracaípe, local onde acontece o encontro do rio Maracaípe com o mar.

IMG_2897

O passeio é feito com uma jangada e tem duas etapas. Uma parada para ver o guia caçar cavalos-marinhos perto dos mangues e a outra parada é pra ver o por do sol. Esse passeio é imperdível!

IMG_2823

Para ver mais informações sobre esse passeio, leia esse post aqui -> Porto de Galinhas: Passeio de buggy Ponta a Ponta.

Passeio Bate-volta

De Porto de Galinhas a Praia dos Carneiros: Diversas pessoas optam por fazer um bate-volta a Praia dos Carneiros, outra praia super famosa e conhecida de Pernambuco. Eu particularmente não aconselho, pq a praia além de ser muito bonita, oferece a oportunidade de fazer diversas coisas por lá também e como dá pra ver, impossível fazer tudo isso em apenas um dia. O ideal, na minha opinião, é ficar pelo menos dois dias inteiros em Porto de Galinhas. Quem quiser ver os posts sobre a Praia dos Carneiros, é só clicar aqui -> Todos os posts sobre a Praia dos Carneiros.

De Alagoas a Porto de Galinhas: Eu ainda não estive no estado de Alagoas, mas sei que muitas pessoas optam por fazer um bate-volta a Porto de Galinhas a partir de Maceió. Eu não aconselho, pq como deu pra ver nesse post, tem muita coisa legal pra fazer e isso demanda pelo menos dois dias inteiros.

DSC_8167

Minha opinião

Eu gostei muito de fazer todos esses passeios. Mas, as vezes, as pessoas perguntam, quais valem mais a pena fazer. É difícil dizer. Se tivesse que escolher, eu não deixaria de fora do roteiro o passeio de buggy dia todo, passeio de jangada nas piscinas naturais e passeio de jangada no Pontal do Maracaípe. São imperdíveis!

** Precisando de hotel em Porto de Galinhas? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Pernambuco

Todos os posts sobre Recife

Todos os posts sobre Porto de Galinhas

Todos os posts sobre Praia dos Carneiros

Todos os posts sobre Olinda

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Ipojuca - Porto de Galinhas, Pernambuco
Booking.com
Deixe o seu comentário...