10.01
2017

Porto de Galinhas: Passeio de Buggy Ponta a Ponta

O passeio de buggy Ponta a Ponta é o mais famoso e imperdível de Porto de Galinhas. Todo mundo que vai lá, faz. E claro, a gente também não deixaria de fora do roteiro.

Buggy Porto de Galinhas

Antes de qualquer coisa, vale esclarecer que ele pode ser feito de 2 formas: 

1) Passeio de Meio Dia

O passeio de meio dia, como o nome já sugere, dura aproximadamente 4 horas. Ele apenas cobre a parte do passeio de buggy pelas praias do município de Ipojuca, indo da Praia de Camboa até o Pontal do Maracaípe. Não tem possibilidade de fazer nenhum passeio extra, como por exemplo, mergulho livre, passeio de jangada as piscinas naturais ou o passeio de jangada no rio Maracaípe para ver o cavalos-marinhos e o por-do-sol.

Valor do passeio para 2 pessoas em outubro de 2016 estava custado 200,00 reais.

DSC_7794

2) Passeio de Dia Todo

O passeio de dia todo tem duração de 8 horas. Ele percorre o mesmo trajeto feito pelo buggy no passeio anterior, porém a gente tem a possibilidade de fazer alguns passeios nesse meio tempo. Esse foi o que nós escolhemos.

Valor do passeio para 2 pessoas em outubro de 2016 era de 250,00 reais.

DSC_7917

O escolhido: Passeio Ponta a Ponta de Buggy – Dia Todo

Nos optamos por fazer o passeio Ponta a Ponta de Buggy – Dia todo. O guia passou nos buscar no hotel as 08:00.

Seguimos direto para a Vila de Porto de Galinhas (que é o centrinho da cidade). Lá a gente tinha a possibilidade de fazer dois passeios: Mergulho Livre e o passeio de Jangada nas Piscinas Naturais. Como a gente já tinha se programado pra fazer o passeio de Jangada no próximo dia, optamos por ver qual era a do Mergulho Livre.

DSC_7749

O Mergulho Livre basicamente acontece ali nas piscinas naturais, vamos da praia até as barreiras de corais de jangada. Lá a empresa que faz esse passeio tem uma espécie de deck flutuante, tipo um ponto de apoio, com cadeiras e equipamentos para mergulho (mascaras de snorkel, coletes, entre outras coisas). A gente pode deixar as nossas coisas ali, tem sempre dois rapazes auxiliando todo mundo no que for preciso. Nós não precisamos de snorkel, já tínhamos os nossos. Apenas pegamos os coletes.

DSC_7757

IMG_2685

O mergulho livre acontece de acordo com a chegada. A gente fica livre pra mergulhar com os peixes e barreiras de corais por mais ou menos 1 hora. Nesse meio tempo, o guia/mergulhador/fotografo aparece e tira algumas fotos nossas.

IMG_2668

DCIM103GOPROGOPR4410.

Minha opinião sobre o Mergulho Livre: Achei legalzinho até. Tem poucas pessoas naquela área, até pq cada jangada leva apenas umas 6 ou 8 pessoas no máximo, então não fica uma mega muvuca. Tem peixinhos, poucos, é bem verdade, mas tem. Na verdade, eles aparecem do nada se você tiver um pouco de ração, senão é mais difícil de encontrá-los, mas sempre da pra ver um outro perdido por ali.

DCIM103GOPROGOPR4517.

DCIM103GOPROGOPR4485.

Informações sobre o Mergulho Livre: Quem optar por esse passeio extra, o guia já leva na lojinha especifica onde contratar o passeio. A gente deixa o passeio pago, recebe uma fichinha que deve ser apresentado ao rapaz da jangada. O passeio dura mais ou menos 1 hora. Custa 30,00 reais por pessoa. Vem incluído um CD com as fotos e videos feitos ali na hora, dentro da água. O CD pode ser retirado no final do dia ou ainda, no outro dia, mediante a apresentação do recibo de pagamento. Super tranquilo.

DCIM103GOPROGOPR4477.

DCIM103GOPROGOPR4482.

Obs.: Essas fotos do Mergulho Livre eu tirei com a minha máquina fotográfica, as fotos profissionais eu não postei aqui no blog.

Na sequencia, vem o Passeio de Buggy propriamente dito pelas praias que pertencem ao município de Ipojuca, indo da Praia de Camboa, passando pela Praia do Muro Alto, Praia do Cupé, Praia de Porto de Galinhas, Praia de Maracaípe e Pontal do Maracaípe. A unica praia que não está incluída nessa rota é a Praia de Serrambi. Pelo que o guia falou, não tem mais como ir até lá de buggy, pq aconteceu alguma coisa com o trecho de acesso (que não lembro ao certo o que era). Obviamente a ordem desse passeio pelas praias não é essa.

DSC_7957

A ordem que nos seguimos foi: A primeira parada foi na praia de Porto de Galinhas, como já descrevi acima, quando fizemos o Mergulho Livre nas Piscinas Naturais.

DSC_8147

DSC_8156

DSC_8151

Depois seguimos para uma rápida parada na Praia do Cupé. Paramos pra fotografar no coqueiral (esse é bem menor que o Coqueiral do Maracaípe) e tivemos uns 30 a 40 minutos pra ficar nas piscinas naturais.

DSC_7787

DSC_7777

DSC_7797

DSC_7827

DSC_7819

DSC_7821

DCIM103GOPROGOPR4565.

Na sequencia ficamos 1 hora e 30 minutos (mais ou menos) nas Praias de Camboa e do Muro Alto, ambas ficam lado a lado e meio que se misturam. A maior parte do tempo ficamos na Praia do Muro Alto, pq como o nome ja sugere, tem uma barreira alta que protege a praia, formando uma piscina natural bem razinha e com água super quentinha. Ali na beira da praia existe alguns bares. Nos pegamos uma cadeira, tomamos uma água de coco, deixamos nossas coisas ali (exceto as câmeras, que levamos junto). Nessas praias existe a opção de alugar um caiaque ou uma prancha de SUP.

DSC_7848

DSC_7838

DSC_7853

Nos resolvemos alugar um caiaque com lugar para duas pessoas por uns 40 minutos a 1 hora, no máximo. Andamos de caiaque bem pertinho do “muro alto” (a barreira de pedra) e fomos até quase o Porto do Suape, vizinho da praia de Camboa. Essa região onde está a praia de Camboa é mais deserta, já a praia de Muro Alto tem vários barzinhos e é onde ficam a maioria dos resorts 5 estrelas da região.

IMG_2734

DSC_7844

DSC_7842

Minha opinião sobre alugar um caiaque: Se vc chegou ali e viu que tem caiaque disponível (ou prancha de SUP), não dê bobeira, trate logo de contratar o teu. Não existem muuuuitos na praia, então, é bom se aligeirar. Também repare no vento, se o vento tiver ok, da pra fazer deslocamentos maiores. Se o vento estiver muito forte, o lado que estiver com o vento favorável é tranquilo, já o contrario, é pureza remar contra o vento.

DSC_7857

DSC_7868

DSC_7867

DSC_7866

DSC_7890

Informações sobre alugar um caiaque: O passeio de caiaque dura de 40 minutos a 1 hora (esse é o tempo minimo e máximo estipulado). O valor pra duas pessoas em outubro de 2016 era de 25,00 reais (e o mesmo vale para o sup, só que é para 1 pessoa).

IMG_2961

DSC_7911

DSC_7904

DSC_7905

Dali seguimos para a Praia de Maracaípe. É ali onde fica a maior área com coqueiros dessa região, o Coqueiral de Maracaípe. Esse é um lugar sensacional. Rede ótimas fotos! Vale a pena parar ali uns 15 minutos pra garantir umas fotos legais!

DSC_7908

DSC_7918

DSC_7966

Ao lado desse coqueiral fica a Vila de Todos os Santos, um lugar com alguns bares, restaurantes e lojinhas de artesanato. Nos paramos ali para almoçar e o local escolhido foi o restaurante Barracuda. Comemos um caldinho de caranguejo que estava excelente e ainda, pedimos uma porção de iscas de peixe. E pra acompanhar, suco de caju. Tudo muito bom, inclusive, o atendimento foi super agilizado, recomendo!

IMG_2740

E por fim, a ultima parada do nosso passeio: o Pontal do Maracaípe. Ali tivemos um tempinho pra caminhar pela praia de Maracaípe, ir ate o encontro do rio Maracaípe com o mar e andar um pouco as margens do rio.

DSC_7999

DSC_7993

DSC_7974

Depois disso seguimos para o passeio de jangada, que acontece no rio Maracaípe. Nos pegamos um jangadeiro/guia super legal. Sabia t-u-d-o sobre a região.

DSC_8014

DSC_8020

DSC_8033

A primeira parada foi pra ver cavalos marinhos. Os guias mesmos se jogam na água para capturá-los. Deixam eles dentro de um pote de vidro com água. Explicam uma série de coisas sobre a vida desse animal e depois deixam um tempo pra que a gente possa ve-los de perto e fotografar antes de soltá-los de volta na água.

DSC_8046

DSC_8049

DSC_8054

DSC_8068

A ultima parada do dia foi as margens do rio Maracaípe, melhor lugar da região para ver o por do sol. O local enche no final da tarde, seja de pessoas que vieram até ali no passeio de jangada como nós, seja de pessoas que vieram através do acesso da praia do Maracaípe. Ali tem um barzinho e alguns policiais. É super tranquilo.

IMG_2814

Ficamos uns 30 minutos esperando pelo por do sol, ao som de um grupo que dava jogando capeira e tocando berimbau. Sensacional! Adorei!

Minha opinião sobre o passeio de Jangada: Uma das coisas que mais gostei de fazer nessa viagem foi andar de jangada. É uma tranquilidade! E no rio então, mais ainda. O passeio é bem objetivo. Os guias pertencem a uma associação, portanto, todos são capacitados e muito bem treinados para fazer o passeio. Eles passam diversas informações sobre os mangues, a vida dos cavalos marinhos, os projetos de preservação, entre outros assuntos relacionados. Vale muito a pena fazer esse passeio!

IMG_2825

Informações sobre o passeio de Jangada: Os tickets são comprados ali mesmo, junto as jangadas, tem um guichezinho em frente. Eles só aceitam dinheiro. O valor é de 25,00 reais por pessoa.

Em resumo

Nosso passeio foi exclusivo, estávamos em duas pessoas e mais o buggueiro. Paramos em Porto de Galinhas para o Mergulho Livre, seguimos de buggy para a Praia do Cupé onde paramos pra mergulhar nas pisicnas naturais. De lá seguimos para a Praia do Muro Alto e Praia da Camboa, onde alugamos um caiaque. Depois paramos no Coqueiral do Maracaípe por alguns minutos. Almoçamos ali perto. E fomos fazer o passeio de jangada no Pontal do Maracaípe.

IMG_2976

Existe uma Associação de Bugueiros em Porto de Galinhas. Eles tem um quiosque no centro da cidade, perto do calçadão em frente as Piscinas Naturais. É só chegar lá e contratar o bugueiro e o passeio que mais agradar.

IMG_2701

Valores: Além do passeio de buggy dia todo, que pagamos 250,00 reais para 2 pessoas, nos gastamos 70,00 reais por 1 hora de Mergulho Livre para 2 pessoas, 25,00 reais por 1 hora de passeio de caiaque para 2 pessoas (o caiaque tem lugar para 2 pessoas) e 50,00 reais por 1 hora e 30 minutos no passeio de jangada no Pontal do Maracaípe para 2 pessoas. Total: 385,00 reais. Não é um passeio barato como dá pra ver, mas eu garanto, vale cada centavo!

IMG_2975

Importante: Dê sempre preferencia em contratar um bugueiro credenciado na associação, pois eles são legalizados para realizar esse passeio.

** Precisando de hotel em Porto de Galinhas? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Pernambuco

Todos os posts sobre Porto de Galinhas

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Ipojuca - Porto de Galinhas, Pernambuco
Booking.com
Deixe o seu comentário...