12.01
2017

Porto de Galinhas: Passeio de Jangada nas Piscinas Naturais

Um dos passeios que eu ainda tinha um pouco de duvida se faria ou não durante o tempo que ficaria em Porto de Galinhas era justamente esse: Passeio de Jangada as Piscinas Naturais. Eu li algumas coisas na internet, mas ainda assim, não tava convencida de que valia a pena.

DSC_8236

Mas ai você chega no destino, conversa com uma pessoa aqui, outra ali e sempre rola: “esse passeio é imperdível”, “tu é louca de deixar esse passeio de fora do roteiro”, “vc vai amar esse passeio” e coisas do tipo. Pra resumir, a gente tava com tempo, resolvemos incluí-lo na nosso roteiro. 

→ Quando fazer esse passeio

Esse passeio acontece praticamente todos os dias, em qualquer horário, exceto se tiver desabando o mundo, com um chuvão daqueles.

DSC_8211

Mas para aproveitar melhor, o ideal é ficar ligado em duas coisas: nas fases da lua e na tábua das marés, pois ambas interferem no aproveitamento desse passeio.

As fases da lua mais recomendadas para fazer passeio nas piscinas naturais são durante a lua cheia e lua nova. Já a tábua das marés deve marcar sempre menos de 0.5 (quanto menos tiver marcando, melhor).

DSC_8429

Salve esse site: Tábua de Marés – Porto de Galinhas no seu email, pois ele será muito útil durante uma viagem a Porto de Galinhas (ou qualquer praias do Nordeste). Mais pro final dessa página, vai ter uma tabela azul chamada “Marés de Porto de Galinhas”, observe a coluna “atividade média”, quanto mais peixinhos tiver ali, melhor. Repare também nas colunas “1 Maré”, “2 Maré”, “3 Maré” e “4 Maré”, onde estiver marcando menos de 0.5 quer dizer que naqueles horários as chances de aproveitar melhor as piscinas naturais são maiores.

DSC_8266

Esse assunto de fases da lua e tábua das marés é meio complexo, mas em breve quero escrever um post detalhado sobre isso.

→ Onde comprar o ticket

Existe um quiosque com dois guichê que pertence a Associação dos Jangadeiros de Porto de Galinhas, localizado no calçadão em frente as piscinas naturais. É ali onde se compra as fichas desse passeio. Cada ficha custa 25,00 reais (valor de outubro de 2016) e eles só aceitam dinheiro como pagamento.

DSC_8232

Com as fichas em mãos, é só seguir até a praia, no local onde estão várias jangadas. A primeira que estiver saindo, você entrega a ficha para o jangadeiro e faz o passeio. Super simples!

→ Passeio de Jangada as Piscinas Naturais

As jangadas que fazem o passeio até as piscinas naturais de Porto de Galinhas partem da praia localizada em frente a Vila de Porto, o centrinho comercial da Praia de Porto de Galinhas.

DSC_8270

O passeio de jangada ate chegar nos arrecifes é rapidinho, dura uns 5 minutinhos. Chegando lá, o jandadeiro passa todas as instruções de como vai funcionar a visita.

DSC_8327

Esse passeio é dividido em 2 partes:

– Caminhada nos arrecifes pra ver a formação das piscinas naturais durante o período em que a maré está baixa. Esses arrecifes são protegidos, logo, não é permitido mergulhar com os peixinhos. E nessa parte do passeio onde vc vai ver o famoso mapa do Brasil esculpido no meio dos arrecifes. Procure prestar atenção, essa área é toda demarcada com cordas, a gente deve ficar sempre dentro do caminho demarcado.

DSC_8280

DSC_8289

IMG_2922

IMG_2920

IMG_2929

IMG_2927

– Mergulho nas piscinas naturais. Existe uma pequena parte dessa área protegida que está liberada para que as pessoas mergulhem (com ou sem snorkel) com os peixinhos.

DSC_8375

DSC_8385

DSC_8369

DCIM103GOPROGOPR4749.

DCIM103GOPROGOPR4762.

Cada uma das etapas dura 30 minutos aproximadamente, então, no total, esse passeio tem a duração de 1 hora.

Se você tiver snorkel, leve. É melhor pra mergulhar, ver e interagir com os peixinhos. A gente tem snorkel próprio, mas nesse passeio em especifico eles fornecem a marcara e o cano de respirar pra quem não tem. Como eu não sei como esses equipamentos são lavados, eu comprei um pra mim e sempre levo junto em viagens a destinos com praia. Ah, e eles não cobram nada a mais por emprestar o snorkel, ok?

DSC_8406

É importante prestar a atenção a todas as informações que o jangadeiro fala, pois caminhar nos arrecifes e mergulhar nas piscinas naturais exige alguns cuidados. O mais importante deles é tentar ficar longe dos ouriços. Não ande nos arrecifes descalços (eu tava de chinelo havaianas), em alguns lugares existem muitos ouriços.

→ Outras informações

Agora que voltei de viagem, eu posso dar minha opinião sobre esse passeio. Eu gostei muito de ter andado de jangada, de ter conhecido os arrecifes e as piscinas naturais de Porto de Galinhas. Não é atoa que o destino tem a fama que tem, é tudo muito bem organizado. Se você, assim como eu, tiver em duvida se deve ou não fazer, eu te digo apenas uma coisa: FAÇA!

DSC_8339

A Associação dos Jangadeiros de Porto de Galinhas surgiu para regulamentar a profissão e também, pra fazer com que os arrecifes e piscinas naturais sejam preservados. Eu achei a forma como o passeio é feito bem organizado, o jangadeiro que pegamos, o Guga, era muito extrovertido, nos deu todas as explicações possíveis sobre várias coisas, respondeu todas as perguntas que fiz, enfim, adorei. Valeu muito a pena ter feito esse passeio!

** Precisando de hotel em Porto de Galinhas? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Pernambuco

Todos os posts sobre Porto de Galinhas

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Ipojuca - Porto de Galinhas, Pernambuco
Booking.com
  1. Natalie 16/01/2017 | 12:04

    Oi, Bruna. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

  2. Gustavo Woltmann 20/01/2017 | 17:20

    Eu fiz, mas não acordei cedo o suficiente e a maré já estava mais alta. Quando voltar vou ficar mais esperto em relação à tábua da maré.

    • Contando as Horas 27/01/2017 | 18:18

      Oi, Gustavo

      Te entendo, ouvi algumas pessoas falarem que não sabiam que a tábua das mares influenciava no passeio. Nos pedimos na recepção do hotel pra confirmação a informação do site que coloquei no post, chegamos um pouco antes e deu tudo certinho.

Deixe o seu comentário...