24.01
2017

Rússia: Como visitar o Teatro Bolshoi em Moscou

Praticamente todo mundo que vai a Moscou quer ver uma apresentação de Ballet no Teatro Bolshoi. Obviamente a gente também tinha essa vontade, maaaas esse ano a programação das pré-estreias não colaborou com a nossa viagem.

Como não conseguimos ver nenhuma apresentação lá e minha mãe fazia questão de ir de qualquer jeito, a unica opção que restou foi fazer a visita guiada.

DSC_2164

O Teatro Bolshoi (Большой театр), que significa Grande Teatro, está entre os principais cartões postais da Rússia. É sede da Academia de Ballet Bolshoi, uma das mais prestigiada e tradicional companhias de dança do mundo. 

DSC_2166

Abriu suas portas pela primeira vez em 1780, foi destruído por incêndios em duas ocasiões, voltou a ser reaberto em 1856 e desde então, fechou em pouquíssimas ocasiões, a mais recente delas foi em 2005, pois todo o teatro passaria por uma grande reforma. A reabertura era pra ter acontecido em 2009, mas isso só veio a acontecer em 2011.

Mesmo 6 anos após a reabertura, o teatro está tinindo de novo. É impossível não ficar maravilhado ao ver aquela construção, as colunas gigantescas na entrada, a escultura de Apolo (o Deus da Arte) em uma charrete puxada por quatro cavalos, as fontes na praça logo em frente, entre outros detalhes. Vá com tempo, pois vale a pena sentar em um aqueles vários banquinhos e ficar admirando aquela beleza toda.

DSC_2182

Se o exterior do teatro tem essa beleza toda, espere até ver o teatro por dentro. Maravilhoso!

Se você fizer muita questão de conhecer o Teatro Bolshoi, eu já adianto, apesar de teoricamente parecer simples, na prática a coisa é mais complicada.

Nesse post eu vou compartilhar toda a minha experiência e os detalhes mais importantes.

DSC_2184

Os tour no Teatro Bolshoi acontecem somente as segundas, quartas e sextas, pontualmente as 12:15. Tem duração exata de 1 hora. Existem tour apenas em russo e em inglês. Apenas um grupo por idioma, com capacidade para 20 pessoas (20 pessoas MESMO!).

Não tem como reservar o tour com antecedência, quem fizer muita questão, precisa aparecer lá na porta do teatro lá por umas 10:00 e aguardar. Logo em seguida, não lembro exatamente quanto tempo depois, talvez uns 30 a 40 minutos, aparece um guarda organizando as filas. Existem duas filas, uma para os tours em russo e outra para os tours em inglês. É importantíssimo chegar com antecedência (mais ou menos nesse horário que falei), pq as primeiras 20 pessoas que estão na fila são as que vão ter direito a entrar no teatro.

DSC_2183

Se caso você perceber que a fila do tour em inglês tem muitas pessoas, eu já adianto, não adianta ir pra fila do tour em russo (que é sempre menor e tem uma meia duzia de pessoas), pq o guardinha vai falar com você em russo e se você não compreender o que ele tá falando, ele vai mandar você pra fila do tour em inglês. A gente viu isso acontecer com várias pessoas!

O guardinha coloca uma pulserinha no braço direito (tem que ser o direito! eu queria que colocasse no braço esquerdo o guardinha não permitiu de jeito nenhum) e ai você está livre pra fazer o que quiser até a hora marcada pro tour acontecer.

IMG_8597

Aproveite pra tirar umas fotos na frente do teatro, se quiser, dá até pra ir na Praça Vermelha, na TSUM ou ver a sede da KGB, ou qualquer coisa do tipo. Nos voltamos ali no teatro as 11:50 e precisamos aguardar um pouco até a entrada ser liberada.

Com a entrada liberada, somos encaminhados a bilheteria do teatro, pra comprar os ingressos. Cada ticket custa 1300 RUB ou 65,00 reais (valores de setembro de 2016). Esse foi um dos poucos lugares onde não precisei comprar permissão de foto, pois já estava incluído no valor do ticket (era o minimo que eu esperava por esse preço, né!?!?!).

DSC_2185

O tour começa com a guia se apresentando e dando todas as coordenadas sobre a visita. Depois disso, seguimos até o subsolo, onde todo mundo precisa deixar as bolsas, mochilas e casacos no guarda volumes.

DSC_2200

A visita mesmo teve inicio pelo palco principal. Sentamos nas cadeiras localizadas bem em frente ao palco e a guia começou a contar toda a história do teatro, as pré-estreias, curiosidade, entre outros tópicos importantes.

DSC_2199

DSC_2208

Depois disso seguimos de elevador por todos os andares de plateia que dão para o palco principal, pra ter visões diferentes do teatro.

DSC_2206

Uma das histórias que mais me chamou atenção foi a do lustre do teatro. Diz que antigamente era todo feito com velas, que eram acessar uma a uma antes de cada apresentação. Devido ao calor e as ceras que caiam, aquelas poltronas de frente pro palco eram as mais baratas e era onde a população mais humilde via as apresentações. Com o passar dos tempos, houve a necessidade de trocar esse lustre por um mais moderno, que foi trazido da França, todo feito de cristal e pesa mais de 1 tonelada. Não deixe de reparar, pq ele é muito bonito! Ah, e ainda, logo acima do lustre, está localizado um palco alternativo, onde os músicos e dançarinos ensaiam / fazem aquecimento antes das apresentações.

DSC_2209

Também observe o camarote real, usado apenas pelo presidente, convidados ou por chefes de estado de outros países em visita a Russia. Uma lindeza!

DSC_2235

DSC_2237

DSC_2242

DSC_2188

Outra história que achei curiosa e que é bem atual é sobre a venda dos ingressos. A guia nos disse que se uma apresentação não estiver lotada, 30 minutos depois que a apresentação começou, as portas do ultimo nível de cadeiras é aberto ao publico em geral que pode assistir de graça. Não sei se vale para turistas, me deu a impressão de que é apenas pra russos, mas não posso confirmar 100%.

DSC_2204

Depois disso, seguimos para o salão nobre, onde personalidades importantes da sociedade moscovita e internacional são recepcionadas.

DSC_2246

DSC_2244

Também visitamos uma ala onde estão em exibição algumas coisas relacionadas a história do teatro, como fotos, objetos e roupas de apresentações importantes e de bailarinos russos consagrados que já se apresentaram ali. É bem interessante. Pena que tivemos pouco tempo pra ver esse local com calma.

DSC_2234

DSC_2231

DSC_2228

DSC_2227

E por fim, o tour termina no Grande Saguão Imperial (que é o saguão de entrada principal do teatro), um dos lugares mais bonitos entre tudo o que a gente viu nessa visita.

DSC_2224

DSC_2219

Obs. 1: A Escola de Ballet do Bolshoi tem uma unica filial fora da Rússia. Adivinhe onde ela fica? Sim, no Brasil, aqui em Santa Catarina, na cidade de Joinville, no norte do estado. Quando a guia soube que eramos do Brasil, ela comentou sobre esse detalhe. Falamos que era o estado onde moramos e ela ficou toda feliz!

Obs.2: O Teatro Bolshoi é formado por dois teatros: o Storic Stage (que é o principal, esse que visitamos) e o New Stage (esse nos não visitamos).

O Teatro Bolshoi está localizado na Praça do Teatro (Театральная площадь). Fica do lado da loja de Departamento de Luxo TSUM (ЦУМ), a 2 quadras e meia do Hotel Marriott Royal Aurora (onde ficamos hospedados! Clique aqui para ver o post!) e a uns 15 minutos de caminhada da Praça Vermelha. Estação de metro: Teatralnaya / Театральная (linha verde).

** Precisando de hotel em Moscou? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Rússia

Todos os posts sobre Moscou

Todos os posts sobre St Petersburgo

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me

Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)

Postado em Moscou, Rússia
Booking.com
Deixe o seu comentário...