02.02
2017

Tudo sobre a Oktoberfest de Blumenau, a festa mais alemã do Brasil

Blumenau entrou na wishlist de muitas pessoas por ser o local onde acontece a Oktoberfest, a segunda maior festa de cerveja do mundo, ficando atras somente da Oktoberfest de Munique, na Alemanha.

IMG_1284

Ano passado eu estive lá, e conto aqui nesse post dos os detalhes práticos que vão ajudar na elaboração do roteiro de quem estiver pensando em se aventurar pela cidade nessa época. 

→ Localização

A Oktoberfest acontece na cidade catarinense de Blumenau, localizada no vale do Itajaí, no norte do estado. Blumenau fica a 143 km de distância de Floripa e a 54 km de Navegantes.

mapa blumenau

Imagem retirada do Google Maps

→ Como ir até Blumenau

Avião: Os dois aeroportos mais próximos a Blumenau são: o Aeroporto de Navegantes (IATA: NVT) e o Aeroporto de Florianópolis (IATA: FLN). As cias aéreas que voam para Navegantes são: Azul, Gol e a Latam. Já as cias aéreas que voam até Floripa são: Avianca, Azul, Gol e Latam.

Ônibus: A principal empresa de ônibus que opera no litoral catarinense é a Viação Catarinense. De Floripa até Blumenau são 3 horas e 30 minutos (tem vários horários) e de Navegantes até Blumenau são 1 hora e 20 minutos (mas os horários são mais restritos).

oktoberfest blumenau (10)

Carro: Independente de vier do norte ou do sul, o acesso será feito pela BR-101 e depois pela BR-470, quem vem da região oeste, o acesso é feito pela BR-282 e depois pela BR-470.

→ A Oktoberfest

A Oktoberfest de Blumenau acontece todos os anos desde 1984 sempre no mês de outubro. Ano passado, quando eu estive lá, aconteceu a 33º edição da Oktoberfest, entre os dias 05 a 23 de outubro. Eu estive no final de semana do dia 14 (sexta-feira) e 15 (sábado), que foi o final de semana bem no meio da festa.

oktoberfest blumenau (3)

Quem estiver com planos de ir agora em 2017, as datas já foram divulgadas e está marcado para acontecer de 04 a 22 de outubro.

oktoberfest blumenau (11)

→ Os melhores dias

Obviamente eu não fui todos os dias na Oktoberfest, mas pelas minhas pesquisas, muitas pessoas me falaram que não era pra ir no ultimo final de semana, pq alguns eventos já não acontecem mais e pq tem aquele clima bem de final de festa. Na duvida, preferi não arriscar e fui no final de semana do meio da festa, logo depois do feriado, o que ao meu ver, foi ótimo. A cidade parecia estar bem mais tranquila.

oktoberfest blumenau (4)

Agora que já participei de uma Oktoberfest, pela minha experiencia e pelo que eu ouvi de outras pessoas que já estiveram lá, os melhores dias são quinta-feira e sexta-feira. Tem gente, mas é muito mais tranquilo. Já sábado e domingo são os dias com maior quantidade de pessoas, fica literalmente tudo lotado. E os outros demais dias então, dizem que é beeem mais tranquilo.

oktoberfest blumenau (5)

→ Onde acontece a Oktoberfest

A Oktoberfest acontece em 2 lugares: os desfiles na rua XV de Novembro e nos pavilhões da Vila Germânica. Abaixo vou escrever mais detalhes sobre cada um.

xv de novembro blumenau (5)

→ Desfile na rua XV de Novembro

A rua XV de Novembro é uma das principais ruas de comércio da cidade. É nesse local onde acontecem os desfiles oficiais da Oktoberfest. Os desfiles acontecem apenas em 2 dias da semana: todas as quarta (as 19:30) e todos os sábados (as 16:00) durante o período do evento.

xv de novembro blumenau (2)

xv de novembro blumenau (1)

O desfile começa na parte da rua XV de Novembro que está localizada mais perto da Praça Hercílio Luz (onde está o Museu da Cerveja) e segue até a Praça Victor Conder (onde está a Prefeitura de Blumenau).

xv de novembro blumenau (3)

Entre ir em uma quarta-feira a noite e em um sábado a tarde, eu preferi ir no sábado a tarde. Logo depois do almoço, muitas pessoas já estão aglomeradas ali perto do Castelinho da Havan e quem quer ver o desfile do alto, também já vai até a esplanada da Catedral São Paulo Apóstolo para garantir um lugar.

xv de novembro blumenau (6)

A gente viu o desfile da rua mesmo e preferimos ficar numa área que dizem ser bem o meio do trajeto, na altura onde está o Teatro Carlos Gomes. Achei o lugar ótimo. Tinham pessoas ali, mas tava longe de ser aquela mega muvuca que estava perto do Castelinho da Havan ou antes. Varias pessoas também falaram que não era pra ficar muito perto da Praça Victor Conder, por ser o final do desfile, a animação dos apresentadores e algumas apresentações que acontecem pelo caminho não são mais vistas nesse pedaço.

xv de novembro blumenau (7)

xv de novembro blumenau (9)

No desfile teve várias apresentações de bandas musicais típicas da Alemanha, carros de grupos folclóricos, carros alegóricos das cervejarias, o carro com a Rainha eleita na ultima Oktoberfest, carros de grupos de caça e tiro e carros que retratam a história cervejeira e cultura alemã.

xv de novembro blumenau (8)

xv de novembro blumenau (10)

Achei o desfile bem animado, com bastante musica típica. A segurança é muito boa também, o policiamento estava reforçado no local. Foi tudo muito tranquilo.

xv de novembro blumenau (11)

O desfile dura aproximadamente umas 2 horas, mas quando deu 1 hora e 30 minutos de show a gente já foi se agilizando pra ir pro hotel, se arrumar e seguir pra Vila Germânica.

xv de novembro blumenau (13)

Ah, se no dia do desfile estiver chovendo, ele é transferido para os pavilhões da Vila Germânica.

xv de novembro blumenau (12)

xv de novembro blumenau (4)

→ Outros eventos no centro da cidade

Quem estiver no centro da cidade, com toda certeza vai ver o Bierwagen, o carro da cerveja, que sai distribuindo cerveja pela cidade.

Além disso, vimos também algumas bandas tipicas alemãs se apresentando em algumas partes da cidade, geralmente nas pracinhas da rua XV de Novembro.

oktoberfest blumenau (1)

→ A festa nos pavilhões da Vila Germânica

A Vila Germânica tem 4 pavilhões, identificados por “Setor 1”, “Setor 2”, “Setor 3” e o mais novo, inaugurado em 2015, chamado de Eisenbahn Biergarten. Conta ainda com uma praça de alimentação e uma “rua” com várias lojinhas tipicas e de souvenirs.

mapa vila germanica

Imagem retirada do site oficial da Oktoberfest de Blumenau

Todos esses setores tem palcos para apresentações, cervejarias (cervejarias de Blumenau, do Brasil e até algumas do exterior), guiches para comprar os tickets das bebidas e comidas e várias mesas e bancos no centro de cada pavilhão.

IMG_1391

oktoberfest blumenau (6)

DSC_5448

Alguns desses pavilhões tem barraquinhas vendendo comida, mas a maioria das barraquinhas ficam mesmo é do lado de fora dos pavilhões. E ainda, existe o Gastrobar Eisenbahn Bierhaus, uma cervejaria e restaurante da Eisenbahn.

oktober (2)

oktober (3)

Nos estivemos na Vila Germânica nos dois dias, na sexta e no sábado, sempre na parte da noite.

DSC_5459

DSC_5458

Na sexta-feira eu quiser ir mais cedo, por volta das 18:00 pra poder conhecer tudo com calma e tirar fotos, já no sábado chegamos um pouco mais tarde, por volta das 19:30.

DSC_5398

DSC_5404

Eu posso dizer que fiquei bem impressionava positivamente com tudo que vi. O clima na Oktoberfest é bem família, vi várias famílias com crianças e inclusive, vi algumas famílias completas, avós, pais e filhos, muitos vestidos a caráter, alguns não.

DSC_5427

DSC_5428

Eu que sempre tive aquela ideia de que Oktoberfest era bebedeira, gente passando mal por todos os cantos e pegação geral, não vi nada disso. Talvez até exista, mas isso deve ser mais pela madrugada. Nos ficamos lá até 01:00 e pouco da madrugada em ambos os dias (mas a Oktoberfest vai até as 05:00 da manhã).

DSC_5412

DSC_5395

A primeira coisa que fazíamos assim que chegamos na Vila Germânica era comprar nossas fichinhas de bebidas. Existem diversos guichês espalhados por todo o parque vendendo as fichinhas de bebidas (aceitam dinheiro e cartão de crédito).

IMG_1338

Para as comidas, também é necessário comprar as fichinhas antecipadamente, mas os guichês ficam na própria barraca (também aceitam dinheiro e cartão de crédito). Já veja antes no site as comidas e bebidas que vão ser vendidas, eles disponibilizam a lista das cervejas e os cardápios com os preços, facilitando bastante na hora de comprar as fichinhas.

oktober (1)

No primeiro dia jantamos em uma barraquinha que vendia hambúrguer de pato (bom, mas nada super hiper master mega maravilhoso!).

oktober (2)

E no segundo dia fomos jantar na cervejaria da Eisenbahn, o Gastrobar Eisenbahn Bierhaus, que fica no segundo andar do pavilhão novo, o Eisenbahn Biergarten (inclusive de lá sem tem uma das melhores vistas do alto do pavilhão onde está o Setor 1).

oktober (1)

eisenabahn (5)

eisenabahn (4)

eisenabahn (3)

Esse restaurante funciona no esquema de buffet com comidas tipicas. Tem uma mesa com saladas e aperitivos e outra mesa com os pratos principais (joelho de porco, marreco, chucrute, salsichas, entre outras coisas). E claro, uma mesa com algumas sobremesas, mas essas não eram alemãs (tinha mousse de chocolate (MUITO BOM! Me servi duas vezes, pq era meio tipo um brigadeiro, meio um mousse aerado, não sei explicar, mas era maravilhoso. Queria trazer o resto do prato pra casa escondido na bolsa hahaha), pudim, sagu e uma torta (tipo uma torta de bolacha). Pra beber, cervejas Eisenbahn (la conseguimos provar a cerveja especial da marca, feita especialmente para a Oktoberfest) e refri, água e tal. O preço do buffet é fixo, 59,00 reais (outubro de 2016) e dava pra se servir a vontade, apenas as bebidas eram pagas a parte, claro.

eisenabahn (1)

eisenabahn (2)

E nos dois dias, antes de voltar pro hotel, fizemos um lanchinho, um dia comi pretzel e no outro dia comi uma salsicha com curry. Estava tudo muito bom!

DSC_5421

oktober (3)

oktober (4)

oktober (5)

Uma coisa que eu preciso comentar é com relação a organização do evento. Tinham muitas pessoas fazendo a limpeza dos pavilhões, seja nas mesas ou nos banheiros. Toda vez que terminava de comer ou beber algo, já vinha um tiozinho ou uma tiazinha recolhendo as coisas e limpando o lugar. No banheiro a mesma coisa, banheiro sempre limpinho e com papel higiênico. Fiquei super impressionada com isso!

oktoberfest blumenau (7)

E claro, não posso deixar de comentar sobre os principais eventos da festa, como por exemplo, o Concurso esportivo de tiro (organizado pela Sociedade de Atiradores de Blumenau), Evento que premia as pessoas que foram vestidas a carates de Fritz e Frida (veja no site os dias e horários que acontecem essas premiações), Concurso de Chopp em Metro (os participantes, homens ou mulheres, tem que tomar um metro de chopp, equivalente a 600 ml sem tirar a boca, quem tomar em menos tempo, ganha a competição) e o Concurso de Rainha da Oktoberfest (é quando é eleita a rainha da próxima festa, esse evento acontece no ultimo domingo (ultimo dia da Oktoberfest).

IMG_1283

IMG_1332

IMG_1321

→ As cervejas

Blumenau e cidades próximas aqui de Santa Catarina tem se destacado bastante quando o assunto é cerveja artesanal.

IMG_1279

Uma das cervejarias mais populares aqui do estado é a Eisenbahn, que é de Blumenau e foi a patrocinadora oficial do evento do ano passado. Além dela, ainda são produzidas em Blumenau as cervejas Bierland, Wunder Bier e Blumenau.

IMG_1277

A Cervejaria Eisenbahn foi fundada em 2002 e tem esse nome pq a fábrica está localizada ao lado de uma antiga linha de trem de Blumenau. É possivel visitar, mas atualmente as visitas estão suspensas devido a reformas. Junto a fábrica fica um bar, o Estação Eisenbahn onde é servido petiscos e pratos alemães e cervejas da marca.

DSC_5420

DSC_5391

A Cervejaria Bierland foi fundada em 2003 e produz cervejas inspiradas em diferentes países, como Alemanha, Bélgica, Estados Unidos, Reino Unido, entre outros. Também é possivel visitar a fábrica e a lojinha e frequentar o bar, onde são servidos lanches rápidos e cervejas da marca.

bierland (2)

bierland (1)

A Cervejaria Wunder Bier foi criada em 2007 e produz chopp artesanal. Também tem um bar em frente a fábrica, que serve lanches rápidos inspirados na culinária alemã e cervejas. Dá pra visitar a cervejaria, mas precisa agendar antecipadamente.

DSC_5426

IMG_1294

IMG_1295

E por fim, a Cervejaria Blumenau, inaugurada em 2016, é a mais nova cervejaria da cidade. Não sei se eles vão abrir a fábrica a visitação, mas eles tem uma lojinha que vendem cervejas e alguns souvenirs.

DSC_5408

IMG_1313

IMG_1314

Mas continuando a falar da Oktoberfest… Também estavam sendo vendidas outras cervejas brasileiras como Das Bier (Gaspar – SC) Baden Baden (Campos do Jordão – SP), Schin (Itu – SP), entre outras. E também tinham cervejas de outros países, como a japonesa Kirin Ichiban, alemã Paulaner, entre outras.

DSC_5422

Uma das coisas que eu ainda não tinha tido oportunidade de provar era a Weinbier, chopp de vinho. É gostosinho, mas nada em especial (fiquei com a impressão de ser uma fanta uva sem gás hehe).

DSC_5444

Quem for muito fã de cerveja e quiser aproveitar pra conhecer mais algumas cervejas aqui de Santa Catarina, existe uma rota chamada de Vale da Cerveja. Estão nessa rota cidades como Blumenau, Brusque, Joinville (Opa Bier), Gaspar (Das Bier), Pomerode (Schornstein), Ibirama e Timbó.

→ Roupas típicas

No centro de Blumenau ou ate mesmo em algumas lojinhas na Vila Germânica estão a venda todos os tipos de roupas e acessórios para homens e mulheres entrarem no clima da festa.

oktoberfest blumenau (8)

oktoberfest blumenau (13)

oktoberfest blumenau (14)

Nos não alugamos roupas tipicas, mas fizemos questão de dar uma personalizada no look, comprando canecas, tiaras de flores, chapéu e broches.

oktoberfest blumenau (12)

Dizem que quem vai vestido a caráter tem entrada gratuita, mas isso não acontece todos os dias do evento. Tem dias específicos. Quem estiver pensando em ir vestido pra não pagar entrada, precisa ler as regras que estão no site oficial do evento.

→ Como ir até a Vila Germânica

Dá pra ir na Vila Germânica de carro, de táxi e de ônibus. Nós estávamos de carro em Blumenau, mas como todo mundo pretendia beber, não tiramos o carro da garagem do hotel. Pra ir até a Vila Germânica fomos transporte público e pra voltar, pegamos um táxi.

Perto do hotel onde estávamos hospedados (clique aqui para ver o post -> Dica de Hotel em Blumenau: Hotel Glória), haviam dois pontos de ônibus perto, uma quase em frente ao hotel e outro “nos fundos” do hotel, as margens do rio Itajaí-Açu.

oktoberfest blumenau (9)

Se puder, pegue o ônibus nos pontos que ficam a margem do rio Itajaí-Açu, além de ser mais perto, evita uma volta desnecessária (coisa que a gente não sabia no primeiro dia, mas no segundo dia já ficamos mais ligados).

Na volta, como estávamos cansados, preferimos pegar táxi. A corrida de táxi tinha valor fixo de 22,00 reais.

→ Como comprar ingresso para Oktoberfest

Desde 2013 existe capacidade de pessoas para entrar nos pavilhões da Vila Germânica, portanto, quem tiver certeza que vai, logo apos comprar passagem e reservar hotel, precisa se programar pra comprar os ingressos o quanto antes.

IMG_1298

Esses ingressos podem ser comprados pela internet, dentro do próprio site oficial da Oktoberfest tem um link que direciona para o site onde os ingressos estão a venda.

Em 2016, os ingressos estariam a venda em 15/07, mas depois essa data foi alterada para o dia 03 de agosto. Como eu já tinha passagem e hotel pagos, logo nos 2 ou 3 primeiros dias de venda dos ingressos, eu já comprei os meus.

IMG_1312

Vale dizer que os preços são diferentes dependendo do dia da semana, então, por exemplo, nos dias que eu fui, na sexta-feira o ingresso custava 30,00 reais (mais 3,00 reais de taxa) e no sábado 40,00 reais (mais 4,00 reais de taxa). Já na segunda-feira, na abertura e no encerramento, a entrada era gratuita. Nos outros dias a entrada custava 10,00 reais. Feriados e véspera de feriados o valor era de 30,00 reais.

→ Onde se hospedar

Com toda a certeza, a melhor opção de hospedagem é em Blumenau, mas todas as cidades nos arredores (Indaial, Timbó, Itajaí, Bal. Camboriú, entre outras) também oferecem preços e pacotes para esse periodo da Oktoberfest.

DSC_5401

Os preços das diárias em Blumenau são caros nesse período. Fiz uma simulação de reserva pra qualquer outra época do ano que não tenha eventos importantes (tipo Pascoa, Natal, Ano Novo) e o preço cobrado é pelo menos o dobro ou até o triplo nessas três semanas da Oktoberfest.

Se você optar por ficar hospedado em outra cidade, leve em consideração o deslocamento, a gasolina, o fato de que alguém vai ter que ficar sem beber pra poder dirigir, entre outros detalhes.

DSC_5399

Pensando nisso tudo, eu optei por ficar hospedada em Blumenau mesmo, no centro da cidade. Procurei por um hotel renovado e com fácil acesso a todas as atrações da cidade e a Vila Germânica. O hotel escolhido foi o Hotel Glória. Se quiser ver esse post, clique aqui -> Dica de Hotel em Blumenau: Hotel Glória. Gostei bastante e recomendo!

Se quiser pesquisar outras opções de hospedagem em Blumenau, clique aqui -> Hotéis em Blumenau.

→ Quanto tempo é recomendado reservar hotel na época da Oktoberfest

Em 2016 eu comecei a pesquisar as passagens e hospedagens no mês de abril. O hotel eu reservei já no final do mês de maio, que foi quando o hotel que eu queria ficar abriu as reservas para o período da Oktoberfest.

Obs.: Se você pesquisar no Booking, como eu fiz, e encontrar tudo esgotado, não se desespere. A maioria dos hotéis só colocam a venda essas datas especificas para o período da Oktoberfest a partir de um determinado período, portanto, entre em contato com o hotel e peça pra eles avisarem quando as reservas vão estar disponíveis. Eu fiz isso!

DSC_5433

Já as passagens eu comprei em junho ou em julho, não lembro ao certo, mas foi algumas semanas depois que reservei o hotel.

Os ingressos da Oktoberfest eu comprei uns 2 ou 3 dias depois que eles foram colocados a venda. Como agora o numero de pessoas é limitado por dia, preferi comprar logo pra não correr o risco de ficar sem.

→ Preços

Prepare o bolso! Ir a Oktoberfest não é uma coisa muito barata não. Leve em consideração que a festa dura apenas 3 semanas, nesse período, tudo na cidade gira em torno desse evento, portanto, é a época que eles mais podem lucrar.

No total, nos 2 dias na Oktoberfest, nós gastamos algo em torno de 1.000,00 reais por pessoa (hotel, ingressos, comida, transporte e passagem de avião).

DSC_5432

→ Considerações finais

Eu sempre tive muita vontade de ir a Oktoberfest, mas sempre tinha aquela impressão de que, sei lá, só iria encontrar gente bêbada e gente passando mal por todos os cantos, por isso, nunca me animei a ir. Mas ano passado conversando com minha tia e primos que moram lá no litoral, eles falaram que tinha ido no ano anterior e tinham gostado bastante. Me falaram que a festa era bem família, que não era aquele tipo de festa bebedeira e loucura total. Obvio que tem sempre um ou outro que bebe alem da conta, mas no geral, é bem tranquilo. Bem tranquilo mesmo! Gostei bastante da experiencia.

IMG_1341

O fato de poder comprar os ingressos antecipadamente e pela internet, eu achei ótimo. Já imprimi os ingressos em casa mesmo.

A unica coisa que, ao meu ver, poderia ser melhorado é a questão do transporte publico interno. A gente precisou pegar 2 ônibus pra ir do centro da cidade até a Vila Germânica. Os ônibus não tem prioridade de deslocamento. Na sexta-feira foi tranquilo ir até a Vila Germânica, já no final de tarde de sábado nem tanto. Deveria ter um ônibus especial saindo do centro da cidade, mas não sei pq, não tinha. Pra voltar ao hotel, nos dois dias pegamos táxi. Foi fácil conseguir um táxi na sexta a noite, mas no sábado, tinha uma fila considerável.

IMG_1342

No geral, achei tudo bem tranquilo, vi diversos policiais durante os desfiles na rua XV de Novembro e o mesmo aconteceu nos pavilhões na Vila Germânica. Se você está pensando em vir pra Oktoberfest, eu recomendo muito! Certeza que você vai gostar!

** Reserve hotel em Blumenau aqui.

** Reserve seguro viagem aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Santa Catarina

Todos os posts sobre Blumenau

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Blumenau, Brasil, Santa Catarina
Booking.com
  1. Hélio Soares 21/05/2017 | 15:54

    Oi, Bruna. Parabéns pelo seu relato, me ajudou bastante. Estou preparando uma viagem de 15 dias, e pretendo conhecer Blumenau, Floripa, POA, e serra gaúcha. Nesse ano vou passar 3 dias em Blumenau. Vou na última semana de festa de 17 a 19, você acha que não terá mais as atrações principais?

    • Contando as Horas 23/05/2017 | 10:59

      Oi, Hélio

      Veja bem.. sempre tem coisas acontecendo, mas não tudo. Algumas coisas não acontecem no ultimo final de semana. Por esse motivo eu não fui nesse dinal de semana e preferi ir no do meio.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

Deixe o seu comentário...