06.02
2017

Paraíba: Litoral Norte, Forte de Santa Catarina e Por do Sol na Praia do Jacaré

Quem vai a Paraíba prioriza conhecer as praias do litoral sul, afinal, algumas delas estão entre as mais bonitas do Brasil. Mas seria injusto ir a Paraíba e não conhecer um pouco do seu outro litoral, o Litoral Norte. Como não é tão comum encontrar passeios para lá, optei por pegar uma excursão pra ter uma pequena ideia de como é o litoral norte, assim, numa próxima vez em terras paraibanas, eu posso voltar e explorar melhor por conta própria.

Nesse passeio estava incluído conhecer algumas praias do litoral norte (Praia de Bessa e Praia da Ponta de Campina), a Fortaleza de Santa Catarina e terminar o dia na Praia Fluvial do Jacaré, para ver o por do sol mais famoso da Paraíba. Além disso, teve uma outra parada pelo caminho, no Mega Outlet de marcas com fabricas sediadas em terras paraibanas.

1) Litoral Norte da Paraíba

O Litoral Norte do estado é formado pelo trecho que vai de João Pessoa até a divisa do estado com o Rio Grande do Norte.

Passamos pela Praia do Bessa que a ultima praia urbana pertencente a João Pessoa. Depois disso, ainda existem as praias que pertencem aos municípios de Cabedelo, Lucena, Mamamguape (base do Projeto Peixe-Boi, uma ONG que ajuda a preservar esses animais) e Mataraca.

Nesse passeio em especifico nos fizemos uma breve parada na Praia de Intermares pra conhecer um pouco do Projeto Tartarugas Urbanas, uma entidade que luta pela proteção das tartarugas marinhas que usam o litoral da Paraíba para desovar.

Pelo que percebi a entidade faz tudo por conta própria sem ajuda do município ou do estado, através de trabalhos voluntários. Tivemos uma breve explicação sobre como esse projeto funciona e ainda, foi possivel ver um local recém demarcado com a desova de tartarugas.

2) Cabedelo: Fortaleza de Santa Catarina e Marco Zero da Transamazônica

Na sequencia, seguimos em direção a cidade vizinha de Cabedelo, uma cidade portuária localizada na região metropolitana de João Pessoa. É uma cidade pequena, com um pouco menos de 70 mil habiantes, mas com algumas atrações importantes, como: a Fortaleza de Santa Catarina, o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, o marco zero da estrada Transamazônica e o por do sol mais famoso da Paraíba, que acontece na Praia Fluvial do Jacaré.

A cidade de Cabedelo foi fundada 1585 nos arredores da Fortaleza de Santa Catarina, construida pelos portugueses para defender a entrada do rio Paraíba e a cidade de João Pessoa. A fortaleza sofreu diversos ataques de franceses e holandeses ao longo da sua história, mas apesar disso, atualmente ainda está muito bem preservada.

É possivel caminhar pelas muralhas e ver alguns canhões, além disso, tem um pequeno museu que mostram alguns objetos e mapas da época. Também é possivel ver a casa da pólvora, prisões, alojamentos, poços de água doce e tuneis.

Mas o mais legal mesmo é a vista das muralhas, de um lado da pra ver a cidade e do outro, o encontro do rio Paraíba com o mar.

A visita foi rápida, algo em torno de uns 45 minutos. Havia um guia que deu algumas explicações mais gerais e depois tivemos um tempo pra caminhar e fotografar o lugar por conta própria.

Logo ao lado, coisa de uns 5 minutos de caminhada a partir da Fortaleza, fica o marco zero da estrada Transamazônica. Para ir até o Outlet, nós passamos por ela. Segundo o guia, o trecho da Transamazônica que atravessa todo o estado da Paraíba, indo até a fronteira com o Ceará está em ótimo estado. O que posso dizer é que, ao menos nesse pequeno trecho que percorremos, a estrada estava realmente ótima.

Infelizmente a gente não teve tempo pra desembarcar do ônibus pra fotografar com calma a praça onde fica o marco zero da Transamazônica e muito menos foi possivel conhecer a igreja e o mural da Transamazônica que ficava ali ao ladinho. Consegui tirar algumas fotos do ônibus, mas elas não ficaram muito boas.

3) As Praias de Cabedelo

Cabedelo tem 15 km de praias urbanas, formada pelas praias: Praia de Intermares, Praia da Ponta de Campina, Praia do Poço (de onde partem os catamarãs para a Ilha de Areia Vermelha), Praia de Camboinha, Praia de Areia Dourada e a Praia Fluvial do Jacaré. Além disso, ainda faz parte da cidade a Ilha da Restinga.

Nos tivemos cerca de umas 3 horas para aproveitar a Praia da Ponta de Campina, que me pareceu muito bonita. A praia tem estrutura, com bares e restaurantes. O nosso ponto de apoio durante esse passeio foi o Bar e Restaurante Lovina, que tem uma ótima estrutura, com restaurante, lojinhas e banheiros.

Essa praia tem água tranquila, cor verde espetacular e ainda, oferece uma vista bem legal de toda a orla de João Pessoa ao fundo. Em toda a extensão da praia tem coqueiros, pescadores e pessoas oferecendo alguns esportes aquáticos. Achei bem legal!

4) Meggashop Outlet

Antes de seguir para a ultima parada do dia, nos visitamos o Meggashop Outlet, uma loja que revende marcas produzidas na Paraíba, como Mizuno, Timberland, Rainha, Topper e Havaianas.

Se você estiver precisando de roupas de academia, chinelos, mochilas, tênis (para pratica de esporte ou para caminhada), camisas de futebol, entre outras coisas, guarde um espacinho na mala, pois lá tem algumas coisas legais.

Por ser um outlet, as roupas tem preços muito bons, mas a variedade não é tããão grande. Eu acabei não comprando nada lá, pq não sabia que tinha essa parada no caminho e também pq minha mala não tinha mais espaço pra nada. Mas certamente teria comprado algum tênis de academia, pq tava precisando.

5) Por do sol na Praia Fluvial do Jacaré

E por fim, nosso dia terminou na praia mais famosa da Paraíba: a Praia Fluvial do Jacaré. É ali onde todos os dias, no entardecer, Jurandy do Sax faz sua apresentação para que as pessoas possam apreciar o por do sol ao som do Bolero de Ravel.

Existem duas formas de fazer esse passeio: ver o por do sol do calçadão ou pegar um catamarã.

Na minha excursão a maioria das pessoas quiseram fazer o passeio de catamarã, ver o por do sol e a apresentação do Jurandy a partir do barco, mas eu e mais algumas outras pessoas optamos por ficar no calçadão. Eu achei que a minha escolha foi acertada.

Quem optar por ficar no calçadão para ver o por do sol, tem tempo suficiente pra percorrer todas as lojinhas que ficam as margens do rio Paraíba e ainda, dá pra comprar algo pra comer. É muito tranquilo.

Quem optar por pegar o catamarã, vai precisar desembolsar 35,00 reais pelo passeio. Ao chegar ali o embarque é imediato. Tem um pequeno passeio pelo rio Paraíba, depois o barco volta, fica parado para que as pessoas possam acompanhar a apresentação de Jurandy do Sax e no final, o proprio Jurandy sobre no barco e faz mais uma pequena apresentação privada.

No geral, achei a estrutura do lugar legal. É bem seguro, tem policiais ali na orla. O por do sol é realmente muito bonito. Quando fui, estava bem tranquilo, tinham algumas pessoas, mas não tava muvucão. A apresentação do Jurandy do Sax é super rápida, coisa de uns 3 minutos. Na verdade, me pareceu algo muito comercial e tudo gira em torno dos barcos que cobram extra pra levar as pessoas verem o mesmo por do sol que eu vi a partir do calçadão. Mas enfim…. É uma coisa pra se fazer apenas uma vez na vida! Se não quiser pagar 35,00 reais a mais pra ver o mesmo por do sol, não pague. Mas não deixe de ir, apesar dos pesares, vale a pena!

Minha opinião sobre o passeio e Outras informações

Eu fiz esse passeio com a Luck Receptivo, que é uma das maiores empresas de turismo da Paraíba e do Nordeste. No meu ponto de vista, esse passeio em especifico poderia ter diversas melhorias. A gente poderia ter ido a partir do Forte de Santa Catarina até o inicio da Transamazônica, era pertinho, daria pra ter visitado a igreja que fica ali junto na praça também. O tempo que ficamos na Praia da Ponta de Campina foi ideal, deu pra aproveitar bem. Não há necessidade de ficar um pouco mais de 1 hora no Mega Outlet. Tem coisas legais pra comprar, mas o lugar é pequeno. No tempo que estava só o nosso ônibus lá foi tranquilo pra conhecer a loja, mas quando chegou os outros ônibus, ficou impossível se movimentar lá dentro. Eu e mais diversas pessoas voltamos pro ônibus sem comprar nada. Eu entendo que eles queiram movimentar a econômica local, mas a coisa precisa ser mais bem organizada nesse sentido. Outra coisa que achei desnecessária foi os quase 40 minutos que ficamos ali na Praia do Jacaré depois do por do sol. Não havia mais nada pra ver ou fazer, todo mundo já estava mega cansado a essa altura, louco pra voltar pro hotel. Tirando esses pequenos ajustes no roteiro, eu achei bem legal!!

Obs.: O passeio começou cedo, por volta das 07:30 da manhã e durou literalmente o dia todo, voltei para o hotel as 19:00.

* * Precisando de hotel na Paraíba, inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem, inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D