19.02
2017

Bruxelas: A capital européia das Histórias em Quadrinhos

A Bélgica é famosa pelas Histórias em Quadrinhos (Bande Dessinée / Comic Strip), também chamada de Nona Arte. E em Bruxelas, principalmente, é possível ver muitas coisas relacionadas.

Nesse post eu vou compartilhar algumas informações pra quem gosta e quer ir direto ao ponto aos murais e museus de Bruxelas sobre esse tema.

DSC_0342

As Histórias em Quadrinhos ficaram muito popular nos Estados Unidos no inicio do século 20, mas na Bélgica elas surgiram um pouquinho mais tarde, no período entre as várias guerras que estavam acontecendo no continente Europeu. As primeiras histórias vieram com Hergé, com a criação de As Aventuras de Tintim, mas depois, vieram muitas outras histórias em quadrinho como Tintim, Smurfs, Lucky Luke, entre ouros. 

→ Centro Belga de Histórias em Quadrinhos (Centre Belge de la Bande Dessinée) 

É um local meio com cara de museu que conta um pouco da história de alguns desenhos em quadrinhos de artistas belgas, como Hergé (criador das Aventuras de Tintim), Pierre Culliford (criador dos Smurfs), entre outros. O local é relativamente pequeno, tem algumas estátuas de personagens ou objetos importantes relacionados as histórias em quadrinhos.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Existem diversas opções de tours guiados com duração de 1 hora e 30 minutos (tem em diversos idiomas, menos em português). Tem lojinha. Se não fizer o tour guiado, o tempo de visita é de mais ou menos 1 hora. Endereço: Rue des Sables, 20.

→ Estátua do Smurf (Schtroumpfs)

Bem em frente a entrada do MOOF e da Smurf Store fica a mais nova estátua de Bruxelas, a estátua do Smurf sentado em um cogumelo. A estátua de 5 metros de altura é totalmente branca. Esse lugar pode ser um pouco complexo de achar pelas indicações oficiais, mas se vc procurar pelo hotel Novotel Brussels Off Grand Place (eu já me hospedei nesse hotel na primeira vez que estive em Bruxelas, clique aqui para ver o post -> Dica de Hotel em Bruxelas: Novotel Brussels Off Grand Place), ele fica na ruazinha lateral que passa no lado esquerdo.

hq (7)

hq (2)

hq (4)

A Estátua do Smurf está localizada na rua Grasmarkt, 1000, em frente a Horta Gallery, na Estação Central de Bruxelas (Gare Centrale de Bruxelles).

→ MOOF – Museum of Original Figurines

Apesar do Centro Belga de História em Quadrinhos já existir há mais tempo, o MOOF é considerado oficialmente o primeiro museu da Europa sobre esse tema, inaugurado em setembro de 2011.

DSC_0565

DSC_0584

Ele é dedicado principalmente aos personagens das histórias em quadrinhos belgas, mas outras histórias em quadrinhos europeias, americanas e japonesas também são retratadas.

DSC_0569

DSC_0568

DSC_0582

Lá dá pra conhecer um pouco da história dos desenhos e personagens (através de mais de 1000 estátuas) de desenhos como Tintin, Smurfs, Gaston Lagaffe, Lucky Luke, Astérix et Obélix, entre outros. Tem até uma estátua do Gargamel correndo atras dos Smurfs! haha :D

DSC_0578

DSC_0576

DSC_0570

O MOOF está localizado na rue Marché aux Herbes, 116, dentro da Galerie Horta, na Gare Centrale de Bruxelles. Passando pela Estátua do Smurf, ao entrar na Galeria, descer as escadas rolantes a direita.

DSC_0587

DSC_0594

→ Smurf Store

Uma loja dedicada totalmente as criaturinhas azuis. Tem tudo o que você imaginar, desde estátuas, bonequinhos de pelúcia, imã de geladeira, camisetas, enfim, absolutamente tudo com os Smurfs retratados. Essa loja pertence a irmã de Peyo, o criador dos Smurfs.

hq (3)

hq (6)

A loja fica na rue du Marché aux Herbes, 116. Fica ao lado da entrada da Galerie Horta que leva ao MOOF e atras da Estátua do Smurf.

→ Boutique Tintin

É uma loja exclusiva de coisas e objetos relacionados a história em quadrinhos Aventuras de Tintin. Lá tem tudo o que imaginar relacionado aos personagens Tintin, seu cachorro Milou e seu amigo, o capitão Haddock.

hq (1)

hq (5)

A loja fica na rue de la Colline, 13, entre a Les Galeries Royales Saint-Hubert e a Grand Place.

→ Comic Strip Trail 

É uma trilha que homenageia os principais personagens das histórias em quadrinhos da Bélgica. Essa trilha percorre mais de 50 murais espalhados (principalmente) pelo centro de Bruxelas.

DSC_0460

IMG_7614

IMG_7616

Nesses murais é possivel ver cenas com Tintin, Lucky Luke, entre outros.

IMG_7625

IMG_7622

IMG_7618

A maioria desses murais estão localizados na região nos arredores da Grand Place, entre a região onde estão o Manneken Pis, o Zinneke Pis e a Jeanneke Pis. E ainda, também é possivel ver dois murais na estação de trem de Brussels-Midi.

IMG_7438

IMG_7439

Para ver a rota completa, clique aqui: Comic Strip Trail.

→ Comic Strip Festival ou Fête de la Bande Dessinée

Na viagem do ano passado, eu acabei descobrindo a existência desse Festival da História em Quadrinho muito por acaso. Essa foi a 7 edição e aconteceu no primeiro final de semana de setembro (em 2016, as datas foram de 02 a 04 de setembro).

IMG_7470

DSC_0343

Quem estiver com viagem marcada para Bruxelas nessa época e gostar de História em Quadrinhos, pode incluir no roteiro uma passada nesse festival.

DSC_0360

DSC_0364

DSC_0345

Dentro do Parc de Bruxelles foram montados algumas tendas onde tinham algumas exibições, workshops, venda de livros de história em quadrinhos (belga ou não), entrevista com os artistas, bonecos (humanos ou não) dos principais personagens belgas. Todos os anos tem uma exibição especial e o tema do ano passado foi as histórias em quadrinhos da região de Quebec, no Canadá.

DSC_0366

DSC_0365

Obviamente devido a todos os últimos acontecimentos em Bruxelas, o esquema de segurança foi reforçado. Já na entrada do parque é necessário passar por uma revista completa, inclusive nas bolsas e mochilas.

** Precisando de hotel em Bruxelas? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Bélgica

Todos os posts sobre Bruxelas

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Bélgica, Bruxelas
Booking.com
Deixe o seu comentário...