19.02
2017

Bruxelas: A capital européia das Histórias em Quadrinhos

A Bélgica é famosa pelas Histórias em Quadrinhos (Bande Dessinée / Comic Strip), também chamada de Nona Arte. E em Bruxelas, principalmente, é possível ver muitas coisas relacionadas.

Nesse post eu vou compartilhar algumas informações pra quem gosta e quer ir direto ao ponto aos murais e museus de Bruxelas sobre esse tema.

DSC_0342

As Histórias em Quadrinhos ficaram muito popular nos Estados Unidos no inicio do século 20, mas na Bélgica elas surgiram um pouquinho mais tarde, no período entre as várias guerras que estavam acontecendo no continente Europeu. As primeiras histórias vieram com Hergé, com a criação de As Aventuras de Tintim, mas depois, vieram muitas outras histórias em quadrinho como Tintim, Smurfs, Lucky Luke, entre ouros. 

→ Centro Belga de Histórias em Quadrinhos (Centre Belge de la Bande Dessinée) 

É um local meio com cara de museu que conta um pouco da história de alguns desenhos em quadrinhos de artistas belgas, como Hergé (criador das Aventuras de Tintim), Pierre Culliford (criador dos Smurfs), entre outros. O local é relativamente pequeno, tem algumas estátuas de personagens ou objetos importantes relacionados as histórias em quadrinhos.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Existem diversas opções de tours guiados com duração de 1 hora e 30 minutos (tem em diversos idiomas, menos em português). Tem lojinha. Se não fizer o tour guiado, o tempo de visita é de mais ou menos 1 hora. Endereço: Rue des Sables, 20.

→ Estátua do Smurf (Schtroumpfs)

Bem em frente a entrada do MOOF e da Smurf Store fica a mais nova estátua de Bruxelas, a estátua do Smurf sentado em um cogumelo. A estátua de 5 metros de altura é totalmente branca. Esse lugar pode ser um pouco complexo de achar pelas indicações oficiais, mas se vc procurar pelo hotel Novotel Brussels Off Grand Place (eu já me hospedei nesse hotel na primeira vez que estive em Bruxelas, clique aqui para ver o post -> Dica de Hotel em Bruxelas: Novotel Brussels Off Grand Place), ele fica na ruazinha lateral que passa no lado esquerdo.

hq (7)

hq (2)

hq (4)

A Estátua do Smurf está localizada na rua Grasmarkt, 1000, em frente a Horta Gallery, na Estação Central de Bruxelas (Gare Centrale de Bruxelles).

→ MOOF – Museum of Original Figurines

Apesar do Centro Belga de História em Quadrinhos já existir há mais tempo, o MOOF é considerado oficialmente o primeiro museu da Europa sobre esse tema, inaugurado em setembro de 2011.

DSC_0565

DSC_0584

Ele é dedicado principalmente aos personagens das histórias em quadrinhos belgas, mas outras histórias em quadrinhos europeias, americanas e japonesas também são retratadas.

DSC_0569

DSC_0568

DSC_0582

Lá dá pra conhecer um pouco da história dos desenhos e personagens (através de mais de 1000 estátuas) de desenhos como Tintin, Smurfs, Gaston Lagaffe, Lucky Luke, Astérix et Obélix, entre outros. Tem até uma estátua do Gargamel correndo atras dos Smurfs! haha :D

DSC_0578

DSC_0576

DSC_0570

O MOOF está localizado na rue Marché aux Herbes, 116, dentro da Galerie Horta, na Gare Centrale de Bruxelles. Passando pela Estátua do Smurf, ao entrar na Galeria, descer as escadas rolantes a direita.

DSC_0587

DSC_0594

→ Smurf Store

Uma loja dedicada totalmente as criaturinhas azuis. Tem tudo o que você imaginar, desde estátuas, bonequinhos de pelúcia, imã de geladeira, camisetas, enfim, absolutamente tudo com os Smurfs retratados. Essa loja pertence a irmã de Peyo, o criador dos Smurfs.

hq (3)

hq (6)

A loja fica na rue du Marché aux Herbes, 116. Fica ao lado da entrada da Galerie Horta que leva ao MOOF e atras da Estátua do Smurf.

→ Boutique Tintin

É uma loja exclusiva de coisas e objetos relacionados a história em quadrinhos Aventuras de Tintin. Lá tem tudo o que imaginar relacionado aos personagens Tintin, seu cachorro Milou e seu amigo, o capitão Haddock.

hq (1)

hq (5)

A loja fica na rue de la Colline, 13, entre a Les Galeries Royales Saint-Hubert e a Grand Place.

→ Comic Strip Trail 

É uma trilha que homenageia os principais personagens das histórias em quadrinhos da Bélgica. Essa trilha percorre mais de 50 murais espalhados (principalmente) pelo centro de Bruxelas.

DSC_0460

IMG_7614

IMG_7616

Nesses murais é possivel ver cenas com Tintin, Lucky Luke, entre outros.

IMG_7625

IMG_7622

IMG_7618

A maioria desses murais estão localizados na região nos arredores da Grand Place, entre a região onde estão o Manneken Pis, o Zinneke Pis e a Jeanneke Pis. E ainda, também é possivel ver dois murais na estação de trem de Brussels-Midi.

IMG_7438

IMG_7439

Para ver a rota completa, clique aqui: Comic Strip Trail.

→ Comic Strip Festival ou Fête de la Bande Dessinée

Na viagem do ano passado, eu acabei descobrindo a existência desse Festival da História em Quadrinho muito por acaso. Essa foi a 7 edição e aconteceu no primeiro final de semana de setembro (em 2016, as datas foram de 02 a 04 de setembro).

IMG_7470

DSC_0343

Quem estiver com viagem marcada para Bruxelas nessa época e gostar de História em Quadrinhos, pode incluir no roteiro uma passada nesse festival.

DSC_0360

DSC_0364

DSC_0345

Dentro do Parc de Bruxelles foram montados algumas tendas onde tinham algumas exibições, workshops, venda de livros de história em quadrinhos (belga ou não), entrevista com os artistas, bonecos (humanos ou não) dos principais personagens belgas. Todos os anos tem uma exibição especial e o tema do ano passado foi as histórias em quadrinhos da região de Quebec, no Canadá.

DSC_0366

DSC_0365

Obviamente devido a todos os últimos acontecimentos em Bruxelas, o esquema de segurança foi reforçado. Já na entrada do parque é necessário passar por uma revista completa, inclusive nas bolsas e mochilas.

** Precisando de hotel em Bruxelas? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Bélgica

Todos os posts sobre Bruxelas

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Bélgica, Bruxelas - , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Bruxelas: A capital européia das Histórias em Quadrinhos"
  1. stephano   03/08/18 • 12h04

    Sabe que é legal ? Os quadrinhos tem várias capitais no mundo !
    NY, Tokyo, Bruxelas, San Diego, Kyoto, Charleroi, LA, Osaka….

    • Contando as Horas   13/08/18 • 17h42

      Oi, Stephano

      Verdade!! Existem em varios lugares nesmo, mas Bruxelas acabou ficando a mais famosa.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Contando as Horas