13.03
2017

Dica de Hotel em Olinda: Pousada Casa Viva Amparo

A ultima parada dessa viagem ao litoral sul de Pernambuco foi em Olinda. Nó ficamos lá duas noites/um dia inteiro. Um dia inteiro é mais que suficiente pra conhecer todas as principais atrações da cidade.

Olinda fica apenas 7 km de Recife e a 22 km do aeroporto de Recife. Como um dia era pouquíssimo tempo pra fazer algo legal em Recife, eu achei que seria mais sensato conhecer Olinda e por isso, resolvi me hospedar por lá mesmo.

IMG_3250

Olinda, apesar de não dar essa impressão, é uma cidade de porte médio, tem quase 400 mil habitantes. E com isso, outra falsa impressão é de que lá vão ter muito hotéis, o que na prática não é bem assim. Obviamente que existem hotéis na cidade, mas a grande maioria das hospedagens são feitas em pousadas ou B&B.

Nos optamos por ficar hospedados em uma pousada, a Pousada Casa Viva Amparo, com uma localização nota 10, excelente mesmo, a poucos passos de todas as principais atrações da cidade. 

A pousada é pequena, tem apenas 3 quartos. A administração do lugar é feita totalmente por Dona Rita, a dona da pousada. É ela quem faz as reservas, é ela quem cuida do café da manhã e é ela quem dá atenção, tira as duvidas e indica restaurantes pela cidade.

DSC_8760

A pousada tem 2 andares:

– No terreo é onde ficam a cozinha, a sala e a mesa para tomar café da manha. Nesse andar ficam dois quartos: Quarto Duplo com Banheiro Privativo e o Quarto com cama de casal (ou duas de solteiro) com varanda.

– No Segundo andar fica apenas o quarto chamado “Apartamento com vista para o jardim”.

– E ainda, no fundo da casa, tem outro quarto, a Suite Standard, onde a Dona Rita mora, mas que ela também aluga em determinadas datas quando a procura por hospedagem é maior.

DSC_8537

DSC_8543

Depois de muito pesquisar, olhas fotos, ler reviews, eu optei por reservar o Quarto Duplo com Banheiro Privativo. Esse quarto funciona mais ou menos assim: ele tem 3 ambientes, um onde fica o quarto propriamente dito, outro onde fica o minibar e é uma especie de ligação para ir ao banheiro. Cada um desses lugares tem uma porta especifica. Parece meio complexo, mas é bem tranquilo.

O quarto em si tem tamanho bem ok, tem uma cama king size muito boa (colchão excelente!), tv de tela plana com acesso ao netflix apenas, algumas prateleiras pra servir de apoio pra guardar as coisas e um ar-condicionado (importantíssimo no nordeste!).

DSC_8539

DSC_8541

Nesse ambiente de ligação entre o quarto e o banheiro, fica apenas uma escadaria que dá acesso ao um porão (mas que a gente não tem acesso) e o minibar com água e cerveja, além de alguns chocolates e bolachinhas (com preços super justos).

DSC_8536

Já o banheiro tem tamanho bem ok também, é um banheiro desses comuns de casa mais antigas, com apenas com chuveiro elétrico, vaso e pia.

DSC_8535

DSC_8532

O café da manhã está incluído no valor da diária, apesar de simples, ele tem boas opções. É a Dona Rita mesmo quem comanda a cozinha e prepara tudo. A pousada também oferece internet wifi gratuita, que funciona muito bem em todos os ambientes. Funciona, inclusive, na parte externa, numa especie de jardim/varanda com vista para a rua.

Uma coisa que não posso deixar de comentar é a atenção da Dona Rita com os hospedes. Mesmo antes de a gente chegar, ela enviou alguns emails com algumas recomendações, endereço, informações importantes.

IMG_3167

Nosso voo de volta partia do Recife para Santa Catarina, sofreu 3 alterações de horário e por fim, a ultima alteração dizia que nosso voo saia as 04:30 da manhã. Dona Rita agendou um taxista de confiança pra nos levar ao aeroporto de madrugada, cobrando um preço justo e ainda, preparou um lanche pra que a gente não ficasse sem o café da manhã. Tratamento super vip!

Como disse no inicio do post, essa pousada tem uma localização excelente, fica literalmente bem no meio de todas as principais atrações da cidade. Dá pra ir a pé por tudo!

Ah, e antes que eu me esqueça, em Olinda existem diversas pousadas com “amparo” no nome, vale a pena ficar atento em qual você vai se hospedar. Estranhamente, só na rua onde estávamos hospedados, haviam três pousadas com “amparo” no nome e elas ficam praticamente uma do lado da outra.

IMG_3253

Essa pousada em especifico ela fica em uma esquina entre a rua do Amparo e o Beco Bajado, a entrada é feita por um portão azul. A placa de identificação da pousada é pequena, quase invisível, mas se falar que fica atrás da Igreja da Misericórdia e pertíssimo do Museu Regional de Olinda, não tem erro, todo mundo saberá dizer onde é.

Minha opinião: No geral, eu gostei bastante de me hospedar aqui. Apesar de ser uma pousada simples, as coisas mais essenciais tornam a estadia bastante confortável, como por exemplo, uma cama com colchão bom, ar-condicionado e a localização, onde dá pra ir a pé por tudo. O atendimento da Dona Rita faz toda a diferença, ela é super preocupada com o bem estar de todos que estão alugando um quarto na sua pousada. Se você estiver procurando uma pousada com bom custo beneficio, essa é uma ótima opção.

DSC_8746

A Pousada Casa Viva Amparo fica na rua do Amparo, 110. Centro de Olinda. Fica pertíssimo da Igreja da Misericórdia e do Museu Regional de Olinda.

** Precisando de hotel em Olinda? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Pernambuco

Todos os posts sobre Olinda

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Hotéis, Olinda, Pernambuco - , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Continuando a falar sobre a viagem da semana passada a algumas das Aldeias Históricas de Portugal..
.
No segundo dia passamos por Piódão, Belmonte e Sortelha.
.
Gostei de todos os lugares por onde passamos nesse dia, em especial esse ai da foto: Piódão, com menos de 200 habitantes e localizada na Serra do Açor, essa é aldeia mais diferente de todas, pq não tem castelo e também não é cercada por muralha.
.
Hoje completou 5 meses que cheguei em Portugal. ☺️
.
📍Piódão, Portugal 🇵🇹
.
#piodao #piódão #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Semana passada rolou a primeira road trip na região Centro de Portugal.
.
No nosso roteiro: seis (das doze) aldeias históricas e mais um destino que acabei nao postando nada no stories (por pura preguiça #quemnunca 😅).
.
No primeiro dia passamos por Idanha-a-Velha, Monsanto (minha preferida - foto) e Castelo Novo.
.
Monsanto tem menos de 1 mil habitantes e se destaca por ter suas casas e castelo sidos construidos ao redor de pedras gigantes.
.
📍Monsanto, Portugal 🇵🇹
.
#monsanto #aldeiamaisportuguesadeportugal #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography
Contando as Horas