29.03
2017

Viajando de avião depois de fazer uma cirurgia

Todas as vezes que fiz check-in no balcão de determinada cia área, duas perguntas sempre foram feitas: “Alguma passageira gravida? Algum passageiro fez cirurgia nos últimos 14 dias?” Você já reparou nessas perguntas? Eu já tinha reparado, mas nunca tinha dado muita bola. No inicio desse mês, quando estava embarcando com a minha mãe pra São Paulo (ela foi fazer uma cirurgia!), ao ouvir essas perguntas me deu um frio na espinha.

IMG_6423

Eu nunca tinha parado pra pesquisar nada a respeito desses assuntos em especifico, então, uma das primeiras coisas que fiz lá no hospital foi justamente isso, pesquisei sobre o assunto na internet e ainda, conversei com os médicos e as enfermeiras. 

IMG_6096

A pedido medico, nós compramos apenas as passagens de ida. Já as passagens do trecho de volta, somente depois de avaliar toda a evolução da cirurgia.  Além disso, desde o inicio, o médico já havia nos orientado que seria necessário ficar alguns dias em um hotel em São Paulo depois da alta hospitalar. Em resumo, ficamos exatos 14 dias em São Paulo depois da cirurgia.

IMG_5489

As únicas cias aéreas que fazem voo direto pra casa a partir de São Paulo – Guarulhos são a Gol e a Avianca, mas por causa do horário, escolhemos a Gol. Portanto, tudo o que eu descrever nesse post é relativo a essa experiência (pode ser que outras cias aéreas tenham outros procedimentos), ok?

IMG_5613

Quando compramos as passagens, logo depois de escolher o dia e horário do voo, na hora de preencher as informações pessoais, lá no final tinha um campo para selecionar “Precisa de algum atendimento diferenciado?”. Selecionei que sim e várias opções de situações apareceram. Preenchi todas as que eram relacionadas ao nosso caso.  Depois disso, apenas conclui a compra da passagem normalmente.

gol cirurgia

Procure no site da Gol as informações referentes a como proceder com Pessoas com problemas de saúde. Veja qual o caso mais se enquadra com a sua situação e procure mais detalhes dentro do próprio site da Gol. No nosso caso, a situação da cirurgia da minha mãe exigia o preenchimento do documento chamado MEDIF – Atestado Médico. Baixe o formulário aqui (ele tem 4 páginas, peça para  médico preencher, pq tem muita coisa que só ele mesmo sabe o que deve ser preenchido e peça pra ele assinar): Formulário MEDIF.

Com tudo isso em mãos e mais o numero localizador das passagens, é necessário ligar em um 0300 da Gol e confirmar a compra da passagens e responder uma série de perguntas que o atendente vai te fazer.

IMG_6227

Em algumas situações é necessário enviar o formulário MEDIF preenchido por email para a Gol analisar em até 48 horas antes da data do voo. Felizmente nós não precisamos fazer isso, apenas precisamos entregar o formulário e o atestado escrito pelo médico (explicando sobre a cirurgia, dizendo que ele autoriza a viagem da paciente X, no dia Y, no voo tal com a cia aérea em questão).

Chegando no aeroporto, eu fui direto fazer o check-in nas máquinas de atendimento e fui até o balcão despachar a mala. Nesse momento tive que mostrar o atestado médico. A atendente da Gol me disse que alguém viria trazer a cadeira de rodas e pediu se eu queria que alguém acompanhasse o trajeto ou se eu mesma levaria ela na cadeira de rodas. Eu pedi que alguém nos acompanhasse durante o trajeto.

IMG_6408

Em Guarulhos não tivemos problema com o embarque. Embarcamos primeiro (uns 10 minutos antes dos outros passageiros) e sentamos na primeira fileira.

Chegando em Chapecó, desembarcamos por ultimo e como aqui não tem os fingers para desembarque, minha mãe não podia descer (e nem subir escadas por pelos menos 40 dias), foi necessário uma cadeira especial para que ela desembarcasse do avião.

IMG_6413

Primeira vez na vida que consegui ser a primeira a entrar no avião! :D

Considerações finais: Apesar de trabalhoso, achei bem simples e bem organizado o procedimento. Se alguém for fazer uma cirurgia em outros estado ou conhece alguém que está prestes a fazer alguma coisa parecida com essa, não há motivos pra se preocupar. Deu tudo certo!

IMG_6419

** Precisando de hotel em São Paulo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre São Paulo

Todos os posts sobre Dicas de Viagem

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dicas de Viagem
Booking.com
Deixe o seu comentário...