29.03
2017

Viajando de avião depois de fazer uma cirurgia

Todas as vezes que fiz check-in no balcão de determinada cia área, duas perguntas sempre foram feitas: “Alguma passageira gravida? Algum passageiro fez cirurgia nos últimos 14 dias?” Você já reparou nessas perguntas? Eu já tinha reparado, mas nunca tinha dado muita bola. No inicio desse mês, quando estava embarcando com a minha mãe pra São Paulo (ela foi fazer uma cirurgia!), ao ouvir essas perguntas me deu um frio na espinha.

IMG_6423

Eu nunca tinha parado pra pesquisar nada a respeito desses assuntos em especifico, então, uma das primeiras coisas que fiz lá no hospital foi justamente isso, pesquisei sobre o assunto na internet e ainda, conversei com os médicos e as enfermeiras. 

IMG_6096

A pedido medico, nós compramos apenas as passagens de ida. Já as passagens do trecho de volta, somente depois de avaliar toda a evolução da cirurgia.  Além disso, desde o inicio, o médico já havia nos orientado que seria necessário ficar alguns dias em um hotel em São Paulo depois da alta hospitalar. Em resumo, ficamos exatos 14 dias em São Paulo depois da cirurgia.

IMG_5489

As únicas cias aéreas que fazem voo direto pra casa a partir de São Paulo – Guarulhos são a Gol e a Avianca, mas por causa do horário, escolhemos a Gol. Portanto, tudo o que eu descrever nesse post é relativo a essa experiência (pode ser que outras cias aéreas tenham outros procedimentos), ok?

IMG_5613

Quando compramos as passagens, logo depois de escolher o dia e horário do voo, na hora de preencher as informações pessoais, lá no final tinha um campo para selecionar “Precisa de algum atendimento diferenciado?”. Selecionei que sim e várias opções de situações apareceram. Preenchi todas as que eram relacionadas ao nosso caso.  Depois disso, apenas conclui a compra da passagem normalmente.

gol cirurgia

Procure no site da Gol as informações referentes a como proceder com Pessoas com problemas de saúde. Veja qual o caso mais se enquadra com a sua situação e procure mais detalhes dentro do próprio site da Gol. No nosso caso, a situação da cirurgia da minha mãe exigia o preenchimento do documento chamado MEDIF – Atestado Médico. Baixe o formulário aqui (ele tem 4 páginas, peça para  médico preencher, pq tem muita coisa que só ele mesmo sabe o que deve ser preenchido e peça pra ele assinar): Formulário MEDIF.

Com tudo isso em mãos e mais o numero localizador das passagens, é necessário ligar em um 0300 da Gol e confirmar a compra da passagens e responder uma série de perguntas que o atendente vai te fazer.

IMG_6227

Em algumas situações é necessário enviar o formulário MEDIF preenchido por email para a Gol analisar em até 48 horas antes da data do voo. Felizmente nós não precisamos fazer isso, apenas precisamos entregar o formulário e o atestado escrito pelo médico (explicando sobre a cirurgia, dizendo que ele autoriza a viagem da paciente X, no dia Y, no voo tal com a cia aérea em questão).

Chegando no aeroporto, eu fui direto fazer o check-in nas máquinas de atendimento e fui até o balcão despachar a mala. Nesse momento tive que mostrar o atestado médico. A atendente da Gol me disse que alguém viria trazer a cadeira de rodas e pediu se eu queria que alguém acompanhasse o trajeto ou se eu mesma levaria ela na cadeira de rodas. Eu pedi que alguém nos acompanhasse durante o trajeto.

IMG_6408

Em Guarulhos não tivemos problema com o embarque. Embarcamos primeiro (uns 10 minutos antes dos outros passageiros) e sentamos na primeira fileira.

Chegando em Chapecó, desembarcamos por ultimo e como aqui não tem os fingers para desembarque, minha mãe não podia descer (e nem subir escadas por pelos menos 40 dias), foi necessário uma cadeira especial para que ela desembarcasse do avião.

IMG_6413

Primeira vez na vida que consegui ser a primeira a entrar no avião! :D

Considerações finais: Apesar de trabalhoso, achei bem simples e bem organizado o procedimento. Se alguém for fazer uma cirurgia em outros estado ou conhece alguém que está prestes a fazer alguma coisa parecida com essa, não há motivos pra se preocupar. Deu tudo certo!

IMG_6419

** Precisando de hotel em São Paulo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre São Paulo

Todos os posts sobre Dicas de Viagem

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dicas de Viagem - , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Museu Memorial da Cosmonáutica é formado por três partes: 
1) Alameda dos Cosmonautas: com varias estatuas de cosmonautas russos, entre elas, Yuri Gagarin, primeiro cosmonauta russo a ir ao espaço (da um zoom ai nas imagens q da pra ver algumas estatuas)
2) Monumento aos Conquistadores do Cosmos: é essa estrutura que simboliza um foguete decolando em direçao ao espaço.
3) Museu do Espaço: localizado logo abaixo disso tudo, aqui é possivel aprender um pouco sobre a chegada dos russos ao espaço atraves de equipamentos, roupas, documentos historicos, entre outros. A parte mais legal, na minha opiniao, é poder entrar na réplica da Estação Espacial Mir e ver como era a vida deles durante uma missão no espaço.
.
O museu tem explicações em inglês. Além do valor do ticket, quem quiser fotografar, precisa comprar uma permissão de fotos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#cosmonautas #museumemorial #vdnkh #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Certeza absoluta que essa é uma das atrações mais fotografadas de toda a Rússia!!!
.
A Catedral de São Basilio foi construída durante o seculo 16 por ordem do Czar Ivan, o Terrível. Ela é formada por 9 capelas, mas elas não ficam lado a lado, é quase como se fosse um labirinto com varias escadas e corredores.
.
Dica: Essa igreja nao abre as quartas-feiras. Além do valor do ticket, é necessário comprar uma permissão para fotos e/ou videos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #catedraldesaobasilio #stbasilscathedral #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Uma das praças mais bonitas do mundo, a Praça Vermelha, em Moscou! 🇷🇺
.
Reserve 1 dia inteiro pra conhecer essa praça. Entre as principais atrações estão: Portão da Ressurreição (a principal forma de entrar na praça), a Capela Ibérica, Museu Estatal de História Nacional, o Kremlin de Moscou (dá pra comprar ingresso antecipado no site oficial), Mausoléu de Lênin, a Catedral de São Basílio, Loja de Departamento GUM, a Catedral de Kazan e a Prefeitura de Moscou.
.
Essa era a vista do meu quarto em Moscou, no Hotel Baltschung Kempinski.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #hotelview #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas