12.05
2017

Cuiabá: Roteiro de 1 dia na cidade localizada no centro da América do Sul

No ultimo feriado eu estive em Cuiabá e qual não foi a minha surpresa ao descobrir que lá não é um bom lugar pra passear nessas datas: tava tudo fechado!

Mas como eu só tinha sexta-feira (dia 21, feriado de Tiradentes) e sábado dia 22, encarei o passeio do mesmo jeito. Eu não ia ficar as manhãs inteiras no hotel sem fazer nada.

Cuiabá tem uma localização relativamente central dentro do estado do Mato Grosso. Ela está localizada as margens do rio Cuiabá, um afluente do rio Paraguai.

DSC_9276

Pra quem já morou em Curitiba, achei Cuiabá super pequena. A cidade tem menos de 1 milhão de habitantes (600 mil habitantes, segundo as ultimas estatísticas). As distâncias são bem tranquilas de serem percorridas, é tudo muito perto (tinha uma impressão de que Cuiabá era uma cidade gigaaante!).

Não existe taaanta coisa assim pra fazer em Cuiabá, mas os 2 dias que fiquei lá consegui conhecer algumas atrações da cidade. Os parques que eu tinha deixado pro dia da volta, não consegui visitar (tava chovendo!). Ficou pra próxima! Sempre é bom deixar um motivo para voltar, né?! 

→ Obelisco e Marco do Centro Geodésico da América do Sul

Essa é a atração número 1 de Cuiabá. Todo mundo que vai até lá faz uma paradinha aqui pra garantir uma foto no centro da América do Sul. Se você não tava sabendo dessa informação, eu explico: em 1909 foram feitos alguns cálculos e de acordo com os resultados obtidos, o local onde está o obelisco (tem 20 metros de altura!) indica onde está exatamente o centro do continente sul americano. Legal? Esse local fica em frente a Câmara de Vereadores.

DSC_9277

DSC_9282

A visita é rápida. Existe apenas um painel explicativo e as indicações no chão para que lado ficam quais cidades e/ou capital, tanto no Brasil como em países vizinhos aqui na América do Sul.

DSC_9219

DSC_9218

DSC_9217

→ Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus

Essa é a igreja sede da arquidiocese de Cuiabá, localizada na Praça da República. Ela foi construída alguns anos depois da fundação da cidade. A primeira vez que foi erguida, ela era de madeira. Mas foi demolida e construída outra igreja no local, essa que vemos atualmente.

DSC_9233

DSC_9229

→ Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho e Museu de Arte Sacra

Essa igreja foi inspirada na Catedral de Notre Dame de Paris. Fica no alto do Morro do Seminário, ao lado do Seminário da Conceição. Junto a essa igreja, dentro do seminário, fica o Museu de Arte Sacra, com peças dos séculos 17 e 18 que vieram da Basílica do Senhor Bom Jesus e da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

DSC_9248

→ Centro Histórico de Cuiabá

Cuiabá foi fundada em 1719 (a cidade tem quase 300 anos! Dá pra acreditar?!?!), com a descoberta de ouro em abundância na região, as margens do córrego da Prainha. Essa região tem diversas construções de arquitetura tipicamente colonial tombadas pelo IPHAN.

DSC_9253

→ Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Capela de São Benedito

Essa foi minha igrejinha preferida na cidade. Ela fica no alto de uma pequena colina, com vista para várias partes da cidade. Essa igreja fica próximo ao córrego da Prainha e foi construída por escravos alguns anos depois da fundação de Cuiabá. É tombada pelo IPHAN.

DSC_9255

DSC_9263

DSC_9257

DSC_9249

→ Palácio Paiaguás

É a sede do governo do estado do Mato Grosso e residência oficial do governador. Esse palácio era atração mais longe do roteiro. Acabei não indo até lá “só” pra tirar uma foto por fora. Mas fica a dica pra quem quiser ir até lá.

→ Museu de Arte do Mato Grosso

É um dos museus mais novos de Cuiabá, foi inaugurado em abril de 2014 na antiga residencia oficial dos Governadores do Mato Grosso. Obviamente que o museu estava fechado, mas ao menos deu pra dar uma olhada nos jardins, com pinturas e bustos de todos os antigos governadores do estado. Em destaque, a estátua de Marechal Rondon, um dos mais importantes cidadãos do estado do MT.

DSC_9236

DSC_9235

DSC_9245

DSC_9243

→ Parque Mãe Bonifácia, Parque das Águas e Parque Massairo Okamura

Deixei os parques pra conhecer no ultimo dia, quando iria voltar do Hotel de Selva no norte do Estado e tava chovendo. Fica a dica pra quem quiser conferir.

O Parque Mãe Bonifácia é o maior parque urbano de Cuiabá e fica localizado super perto do hotel onde me hospedei, acho que uns 15 minutos de caminhada. Ele fica entre o hotel e o Centro de Eventos do Pantanal. Segundo o guia/motorista que peguei, lá tem diversas pistas de caminhada, lugar pra fazer ginastica, parquinho pra crianças, entre outros.

O Parque das Águas é o mais novo parque da cidade, foi inaugurado ano passado. Está localizado as margens da Lagoa Paiaguás. Lá tem pistas de caminhada, ciclovias, parques, restaurantes e um mirante. O guia/motorista que contratei me falou muito bem desse lugar.

O Parque Massairo Okamura está localizado em uma área de proteção ambiental. Também tem trilhas para caminhada. É onde fica a Praça Nações Indígenas, que presta uma homenagem aos povos indígenas do Mato Grosso.

→ Arena Pantanal

Eu não pretendia visitar, mas como acabei vendo ela da janelinha do avião, lembrei de comentar sobre isso aqui no blog. Foi construída especificamente para sediar alguns jogos da Copa do Mundo da Fifa de 2014. Tem capacidade para 43 mil pessoas. Não sei se dá pra visitar de fato, se tem algum tour ou algo do tipo, mas ao tomar como base a Arena Amazônia, em Manaus, imagino que deve tá tudo meio abandonado.

IMG_7871

→ Shoppings

Cuiabá tem vários shoppings, mas o mais novo e mais indicado é o Pantanal Shopping. Ainda tem o Estação Cuiabá e o Goiabeiras (fui rapidamente no Goiabeiras, pq ficava pertinho do hotel, os outros eu não conheci).

** Reserve seu hotel em Cuiabá aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Mato Grosso

Todos os posts sobre Cuiabá

Todos os posts sobre Alta Floresta

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Cuiabá, Mato Grosso
Booking.com
Deixe o seu comentário...