15.05
2017

Como tirar o passaporte brasileiro

Quem estiver com planos de realizar uma viagem internacional, deve começar a se planejar para tirar o passaporte o quanto antes, pois sem ele em mãos é impossível viajar para grande maioria dos países, exceto alguns países vizinhos aqui na América do Sul.

Agora em 2017 meu passaporte iria vencer e aproveitei essa época mais tranquila de inicio de ano (fui em janeiro!) para tirar o meu novo passaporte.

Nesse post eu vou compartilhar todas as dicas pra quem for fazer o passaporte pela primeira ou milésima vez. Vamos lá?

IMG_8793

A primeira coisa a se fazer é entrar no site da Policia Federal, nesse site aqui -> Polícia Federal – Passaporte

Depois é recomendado ver a documentação exigida para a emissão de passaporte comum para brasileiros. Reúna todos os documentos originais exigidos. Basicamente os documentos são:

– Documento de Identidade, como a Carteira de Identidade com CPF, por exemplo.

– Título de Eleitor e os respectivos comprovantes de votação da ultima eleição (dos dois turnos, se for o caso). Caso não tenha mais esses comprovantes, dá pra entrar no site do TSE e emitir a Certidão de Quitação Eleitoral.

– Para homens, é necessário o Comprovante de Quitação com o Serviço Militar.

– Passaporte anterior, se for o caso.

– Comprovante de pagamento da GRU – Guia de Recolhimento da União referente a taxa de emissão do novo passaporte. Atualmente a taxa é de 257,25 reais.

Com todos esses documentos em mãos, entre no site da Polícia Federal, nesse site aqui -> Polícia Federal – Requerer Passaporte, clique em “Emissão do Passaporte” e preencha os dados pessoais, documentos, dados complementares e local de atendimento. Ao terminar de preencher esses formulário, vai ser gerado um numero do protocolo da solicitação do novo passaporte. Imprima esse protocolo, pois será necessário apresentar no posto da Polícia Federal da cidade que você escolheu fazer o passaporte.

Depois de fazer isso, entre nesse link aqui -> GRU – Guia de Recolhimento da União (referente a taxa de emissão do novo passaporte) e clique em Passaporte. Preencha os dados solicitados e imprima esse boleto. Pague em qualquer agencia bancaria.

Depois de 2 dias uteis após o pagamento, é necessário entrar novamente no site da Polícia Federal e fazer o agendamento do dia e horário para tirar o novo passaporte. Imprima o comprovante do agendamento e leve junto no dia e hora marcado.

Chegue na Policia Federal com pelo menos 15 a 20 minutos de antecedência, para evitar perder o horário.

O atendimento é super rápido. O funcionário apenas vai conferir toda a documentação no sistema, vai pedir pra gente verificar se está tudo correto. As digitais e fotos serão coletadas nesse momento. E por fim, é entregue um papel com os dias e horários em que o passaporte pode ser retirado. O prazo aqui em Santa Catarina está em torno de 10 dias.

Quando o passaporte estiver pronto, a Policia Federal envia um email avisando que a partir do dia seguinte ele já pode ser retirado. O prazo total para retirada do novo passaporte é de 90 dias. Não sei como funciona em outras cidades e estados do Brasil, mas aqui em Chapecó – SC, a retirada do passaporte pode ser feita em 2 horários: de manhã, das 09:00 as 10:00 e a tarde, das 16:00 as 17:00.

No dia que for pegar o passaporte, é necessário levar um documento de identidade com foto e o protocolo de emissão do novo passaporte. Você mesmo deve retirar o novo passaporte, pq é necessário assinar o passaporte.

Importante:

– O passaporte tem validade de 10 anos para pessoas que tenham mais de 18 anos. A validade do passaporte para pessoas com menos de 18 anos varia.

– Não há necessidade de esperar o passaporte vencer para solicitar um novo. Na verdade, quando faltar uns 8 meses pro vencimento, é ideal já começar esse processo. Atualmente muitos países estão exigindo que o passaporte ainda esteja valido por 6 meses apos a data de saída do pais de destino. Então, pra não ter problema, é bom agilizar o novo passaporte o quanto antes.

– Se você já tiver um passaporte (valido ou não) leve junto. A Policia Federal precisa dar baixa nele. Se não levar, é cobrado uma taxa extra.

– Não há necessidade de levar fotos, as fotos e as digitais são tiradas lá mesmo.

– Em casos de menores de 12 anos, naturalizados, pessoas com alteração no nome (casadas ou divorciadas), existem regras especificas.

– Qualquer outra duvida, consulte o site da Polícia Federal para maiores informações clicando aqui -> Polícia Federal – Dúvidas Frequentes.

Agora com o meu novo passaporte com validade de 10 anos pronto, Ásia, África, América do Norte, Caribe, Europa, Oceania, me aguardem… A qualquer momento eu estou chegando!!

** Reserve seu hotel no Booking aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts com Dicas de Viagem

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dicas de Viagem
Booking.com
Deixe o seu comentário...