02.07
2017

Dunblane: a cidade onde nasceu o tenista escocês Andy Murray

Desde que o tenista escocês começou a ganhar todos os campeonatos que disputou nesses últimos anos, a sua cidade natal, Dunblane ou em gaélico Dùn Bhlàthain, entrou na rota turística da Escócia. Essa cidade está localizada bem perto de Edimburgo e Glasgow, mais precisamente entre Perth e Stirling.

DSC_3785

Essa cidade é suuuper pequeninha (e muito bonitinha também!! adorei!!) e pra ter uma ideia, tem apenas 8 mil habitantes. 

DSC_3772

A cidade é cortada pelo rio Allan Water, que mais adiante, perto de Stirling, se junta com o rio Forth, aqueeeele mesmo rio do Firth of Forth, onde estão localizadas as Forth Bridges.

DSC_3771

DSC_3848

A principal rua da cidade é a High Street, local onde estão as principais lojinhas, bancos, restaurantes, cafés, entre outros tipos de comércio da cidade.

DSC_3770

É legal dar uma voltinha por essa rua, pois é através dela que todas as principais atrações da cidade poderão ser alcançadas.

DSC_3842

A principal atração da cidade (e minha primeira parada) foi a Dunblane Cathedral, fundada durante o século 15. Foi aqui onde Andy Murray se casou. Mas na verdade, as grandes atrações dessa igreja são: sua torre de 7 metros de altura, os vitrais com ícones religiosos, um monumento de pedras que homenageia as vitimas do Dunblane Massacre de 1996 (onde um louco entrou em uma escola da cidade, a mesma escola onde Andy Murray estudava e atirou pra matar 17 pessoas) e peças decorativas feitas de madeira. Além disso, é onde está enterrada Margaret Drummond, amante do rei James IV. Junto a igreja fica um cemitério. Abre todos os dias, mas é bom confirmar o horário certinho e a entrada é gratuita.

DSC_3836

DSC_3832

DSC_3789

DSC_3806

DSC_3804

DSC_3803

DSC_3797

Praticamente em frente, mas do outro lado da rua, em uma esquina, está localizado o Dunblane Museum. Eu não visitei, mas quem tiver interesse em conhecer, vale a pena, principalmente se você gosta de tênis e é fã do tenista. Lá estão em exposição alguns objetos que pertenceram a Andy Murray.

DSC_3833

Do outro lado da rua, uma casinha branca chama atenção, é ali onde fica a Leighton Library, considerada a biblioteca privada mais antiga de toda a Escócia. Ela tem uma coleção com mais de 4 mil itens, incluindo manuscritos históricos.

DSC_3839

E perto da rótula que leva a todas essas atrações que citei acima fica a Andy Murray’s Gold Post Box, uma das tradicionais caixas de correio do UK que foi pintada de dourado para homenagear a medalha de ouro que ele ganhou durante as Olimpíadas de 2012, em Londres.

DSC_3846

DSC_3845

Outro lugar que acabei conhecendo meio por acaso foi um parque localizado as margens do rio Allan Water, onde tem um monumento que homenageiam britânicos que morreram durante a Segunda Guerra Mundial. E de quebra, a partir dali, se tem uma das melhores vistas da Catedral de Dunblane. Se contar que o parque é muito bem cuidado (todo florido!) e super tranquilo!

DSC_3818

DSC_3821

DSC_3820

DSC_3829

→ Como ir até Dunblane

É muito simples! Dá pra ir de trem a partir de Edimburgo, Glasgow, Stirling ou Perth, por exemplo. De Glasgow (onde eu estava) até Dunblane o tempo de viagem foi de 30 minutos. Já de Dunblane até Edimburgo, meu próximo destino, a viagem ficou em torno de 1 hora.

IMG_3260

A cidade tem apenas uma estação de trem, a Dunblane Railway Station (DBL). Essa estação é minuscula, tem apenas 2 plataformas, uma máquina pra comprar ticket em uma das plataformas e tem elevador (quem chega vindo do sul, tem que atravessar os trilhos e carregar as malas nas escadas, não é nada legal, pode ter certeza!).

IMG_3248

Obs.: Quem estiver vindo de Londres, pode parar aqui com o trem da Virgin Trains East Coast que segue até Inverness e ainda, o Caledonin Sleeper, o trem noturno que liga a Escócia a Inglaterra, também para aqui.

IMG_3230

→ Se estiver de carro

Se você estiver de carro, dá pra incluir no roteiro uma paradinha no primeiro parque nacional da Escócia, o The Trossachs National Park, onde ficam os lagos: Loch Katrine e Loch Lomond. Dá pra fazer passeios de barco em ambos os lagos.

DSC_3782

Eu já estive no Loch Lomond, se quiser ver o post de como foi o passeio de barco, clique aqui -> Loch Lomond: um bate-volta imperdivel a partir de Glasgow.

Também dá pra conhecer a cidade de Perth e o Scone Palace, para ver os respectivos posts, clique aqui -> Roteiro de um dia em Perth, na Escócia e Scone Palace e Scone Abbey: Local das coroações dos reis escoceses.

DSC_3830

E ainda, é possível conhecer Stirling e o Doune Castle. Em breve vou escrever esses posts.

→ Hospedagem

O principal motivo que me levou a Dunblane foi o Cromlix Hotel (clique aqui para reservar esse hotel), um hotel localizado em uma mansão histórica do século 19, um Small Luxury Hotel pertencente ao jogador de tenis Andy Murray. Para ver o post sobre como foi minha hospedagem lá, clique aqui -> Cromlix Hotel: Hospedagem em uma mansão histórica na Escócia.

Outras opções de hospedagem são: o Old Churches House Hotel e o DoubleTree by Hilton Dunblane Hydro Hotel.

DSC_3831

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel na Escócia.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! 

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Stirling

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dunblane, Escócia - , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Contando as Horas