02.07
2017

Dunblane: a cidade onde nasceu o tenista escocês Andy Murray

Desde que o tenista escocês começou a ganhar todos os campeonatos que disputou nesses últimos anos, a sua cidade natal, Dunblane ou em gaélico Dùn Bhlàthain, entrou na rota turística da Escócia. Essa cidade está localizada bem perto de Edimburgo e Glasgow, mais precisamente entre Perth e Stirling.

DSC_3785

Essa cidade é suuuper pequeninha (e muito bonitinha também!! adorei!!) e pra ter uma ideia, tem apenas 8 mil habitantes. 

DSC_3772

A cidade é cortada pelo rio Allan Water, que mais adiante, perto de Stirling, se junta com o rio Forth, aqueeeele mesmo rio do Firth of Forth, onde estão localizadas as Forth Bridges.

DSC_3771

DSC_3848

A principal rua da cidade é a High Street, local onde estão as principais lojinhas, bancos, restaurantes, cafés, entre outros tipos de comércio da cidade.

DSC_3770

É legal dar uma voltinha por essa rua, pois é através dela que todas as principais atrações da cidade poderão ser alcançadas.

DSC_3842

A principal atração da cidade (e minha primeira parada) foi a Dunblane Cathedral, fundada durante o século 15. Foi aqui onde Andy Murray se casou. Mas na verdade, as grandes atrações dessa igreja são: sua torre de 7 metros de altura, os vitrais com ícones religiosos, um monumento de pedras que homenageia as vitimas do Dunblane Massacre de 1996 (onde um louco entrou em uma escola da cidade, a mesma escola onde Andy Murray estudava e atirou pra matar 17 pessoas) e peças decorativas feitas de madeira. Além disso, é onde está enterrada Margaret Drummond, amante do rei James IV. Junto a igreja fica um cemitério. Abre todos os dias, mas é bom confirmar o horário certinho e a entrada é gratuita.

DSC_3836

DSC_3832

DSC_3789

DSC_3806

DSC_3804

DSC_3803

DSC_3797

Praticamente em frente, mas do outro lado da rua, em uma esquina, está localizado o Dunblane Museum. Eu não visitei, mas quem tiver interesse em conhecer, vale a pena, principalmente se você gosta de tênis e é fã do tenista. Lá estão em exposição alguns objetos que pertenceram a Andy Murray.

DSC_3833

Do outro lado da rua, uma casinha branca chama atenção, é ali onde fica a Leighton Library, considerada a biblioteca privada mais antiga de toda a Escócia. Ela tem uma coleção com mais de 4 mil itens, incluindo manuscritos históricos.

DSC_3839

E perto da rótula que leva a todas essas atrações que citei acima fica a Andy Murray’s Gold Post Box, uma das tradicionais caixas de correio do UK que foi pintada de dourado para homenagear a medalha de ouro que ele ganhou durante as Olimpíadas de 2012, em Londres.

DSC_3846

DSC_3845

Outro lugar que acabei conhecendo meio por acaso foi um parque localizado as margens do rio Allan Water, onde tem um monumento que homenageiam britânicos que morreram durante a Segunda Guerra Mundial. E de quebra, a partir dali, se tem uma das melhores vistas da Catedral de Dunblane. Se contar que o parque é muito bem cuidado (todo florido!) e super tranquilo!

DSC_3818

DSC_3821

DSC_3820

DSC_3829

→ Como ir até Dunblane

É muito simples! Dá pra ir de trem a partir de Edimburgo, Glasgow, Stirling ou Perth, por exemplo. De Glasgow (onde eu estava) até Dunblane o tempo de viagem foi de 30 minutos. Já de Dunblane até Edimburgo, meu próximo destino, a viagem ficou em torno de 1 hora.

IMG_3260

A cidade tem apenas uma estação de trem, a Dunblane Railway Station (DBL). Essa estação é minuscula, tem apenas 2 plataformas, uma máquina pra comprar ticket em uma das plataformas e tem elevador (quem chega vindo do sul, tem que atravessar os trilhos e carregar as malas nas escadas, não é nada legal, pode ter certeza!).

IMG_3248

Obs.: Quem estiver vindo de Londres, pode parar aqui com o trem da Virgin Trains East Coast que segue até Inverness e ainda, o Caledonin Sleeper, o trem noturno que liga a Escócia a Inglaterra, também para aqui.

IMG_3230

→ Se estiver de carro

Se você estiver de carro, dá pra incluir no roteiro uma paradinha no primeiro parque nacional da Escócia, o The Trossachs National Park, onde ficam os lagos: Loch Katrine e Loch Lomond. Dá pra fazer passeios de barco em ambos os lagos.

DSC_3782

Eu já estive no Loch Lomond, se quiser ver o post de como foi o passeio de barco, clique aqui -> Loch Lomond: um bate-volta imperdivel a partir de Glasgow.

Também dá pra conhecer a cidade de Perth e o Scone Palace, para ver os respectivos posts, clique aqui -> Roteiro de um dia em Perth, na Escócia e Scone Palace e Scone Abbey: Local das coroações dos reis escoceses.

DSC_3830

E ainda, é possível conhecer Stirling e o Doune Castle. Em breve vou escrever esses posts.

→ Hospedagem

O principal motivo que me levou a Dunblane foi o Cromlix Hotel (clique aqui para reservar esse hotel), um hotel localizado em uma mansão histórica do século 19, um Small Luxury Hotel pertencente ao jogador de tenis Andy Murray. Para ver o post sobre como foi minha hospedagem lá, clique aqui -> Cromlix Hotel: Hospedagem em uma mansão histórica na Escócia.

Outras opções de hospedagem são: o Old Churches House Hotel e o DoubleTree by Hilton Dunblane Hydro Hotel.

DSC_3831

** Solicite um roteiro personalizado para Escócia aqui.

** Reserve seu hotel na Escócia aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dunblane, Escócia - , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Nesse mesmo dia, mas em 2010, eu desembarcava em Edimburgo, na Escócia para iniciar meu intercâmbio. 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Além de aprender inglês em um país sensacional, foi muito bom aproveitar aquele momento para descobrir um “mundo muito maior” que Chapecó/Curitiba.
.
Mesmo faltando conhecer alguns outros continentes aindaaa, todas as culturas e paises que conheci e tudo que aprendi com meus colegas de todas as partes do mundo, com toda a certeza, tornaram essa experiência muito mais interessante.
.
Melhor experiência de vida!
.
🌎 Banchory, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#escocia #scotland #castletrail #visitabdn #visitaberdeenshire #uk #intercambio #intercambionaescocia #intercambiofotos #visitscotland #ciintercambio #eurotrip #uktrip #essemundoenosso #travelgirl #viajantesolo #solotrip #agenciadeviagem #scotlandisnow #englishtips #missaovt #revistaviajar #saudade #helloescocia #cahnaescocia
Um outro jeito de viajar pela Europa: fazendo um cruzeiro fluvial.
.
Quem quiser saber mais detalhes, estou falando mais sobre isso no stories.
.
Se quiser saber os roteiros, datas e valores, meu email para contato esta no perfil!
.
🌏Em algum lugar no rio Danubio, Leste Europeu
.
#lesteeuropeu #europa #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #viajoteca #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu #eurotrip2018
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas