19.07
2017

Romênia: Sinaia + os Castelos de Peles e Pelisor

Bem no meio do caminho entre Bucareste e Brasov fica a cidadezinha de Sinaia, famosa por ter duas das maiores atrações da Romênia: o Castelo de Peles e o Castelo de Pelisor.

sinaia (7)

Como eu já disse em posts anteriores, eu optei por me hospedar em Sinaia e fazer dois bate-voltas: um para Brasov e outro para conhecer Bran e Rasnov. Mas nesse post aqui eu vou contar como foi minha visita a cidade de Sinaia. 

sinaia (12)

Apesar de todo mundo achar que Sinaia (e seus castelos) não valem a pena se hospedar, essa cidadezinha de apenas 15 mil habitantes, localizada na região da Transilvânia, na verdade, essa cidade fica na região de Prahova, vale sim muito a pena ser considerada como parada em um roteiro de viagem a Romênia.

sinaia (4)

sinaia (3)

Um dia é mais que suficiente pra conhecer todas as suas principais atrações e ainda sobra um tempinho pra ficar andando atoa pela cidade. E além disso, ainda facilita muito o deslocamento para as outras cidades que citei no inicio do post, como bate-volta.

sinaia (10)

sinaia (11)

sinaia (2)

Quem chegar a Sinaia de trem, a primeira atração será o Parcul Dimitrie Ghica, um parque super bonitinho e bem cuidado, com areas para caminhadas, fontes, estátuas e parquinho para crianças. Todos os finais de tarde eu ia caminhar por ali, pq ele estava quase sempre lotado de moradores e turistas. Tem um clima super familia. Vale a pena conhecer!

sinaia (9)

sinaia (8)

sinaia (6)

Um pouco mais adiante está o Mănăstirea Sinaia, o mosteiro que deu nome a cidade. Ele foi construido durante o século 17, por ordem do Principe Mihail Cantacuzino, depois de sua peregrinação até o Monte Sinai.

DSC_0052_Fotor

Esse mosteiro é formado por duas igrejas que estão abertas a visitação: a Biserica Veche (Old Church) e a a Biserica Mare (Great Church), ambas são igrejas pequenas e que tem o mesmo estilo interno das igrejas ortodoxas russas, vários icones nas pareces e sem banco para sentar.

IMG_9288_Fotor

IMG_9283_Fotor

Junto a essas duas igrejas tem um pequeno jardim, que eu caminhei muito rapidamente pq estava chovendo e um museu, que exibe objetos religiosos da Romênia, entre eles duas reliquias, várias cruzes que datam do século 17 e a primeira biblia traduzida para o romeno. Valor do ticket é de 5 RON equivalente a 4,00 reais (valor de maio de 2017).

DSC_0046_Fotor

IMG_9289_Fotor

IMG_9292_Fotor

Continuando a subir a colina, logo se chega ao complexo dos castelos, local onde estão localizados o Castelo de Peles, Castelo de Pelisor e o Castelo de Foisor (que não dá pra visitar).

peles castle (1)

peles castle (2)

peles castle (3)

O primeiro castelo que fui visitar foi Castelo de Peles (ou em romeno, Castelul Peleş – se pronuncia Pélex), considerado um dos castelos mais bonitos da Romênia. Ele foi construido durante o século 19 a mando do rei Carlos I da Romênia, para ser o palácio de verão da família real. Dizem que a familia real passava quase 6 meses do ano aqui, geralmente entre maio e novembro. Foi nesse castelo também onde nasceu o rei Carlos II da Romênia, o primeiro rei romeno a ter nascido em solo romeno e a ter sido batizado na religião ortodoxa romena.

peles castle (5)

peles castle (4)

Hoje em dia o castelo pode ser visitado. Entre as salas mais importantes estão a Sala das Armarias, o teatro e os apartamentos Imperiais. Repare que a decoração é bem sobria, com muita madeira. Um dos salões que mais me chamou atenção foi o que tem o teto retratil todo feito de cristal. Lindo! E ainda, ao longo da visita a gente vai passando por vários salões super bem decorados, com mobilias de época, pinturas, tapeçarias, porcelanas, prataria, entre outros.

peles castle (13)

Segundo a guia, esse palácio foi uma das primeiras construções da Europa a ter eletricidade, elevador e calefação. Olha que luxo!

peles castle (10)

Não deixe de conhecer os jardins, inspirado nos jardins ingleses. Apesar de ser pequeno, tem várias estátuas e fontes. Também vale a pena dar uma caminhada por uma pista que circunda todo o jardim, pra ter uma visão melhor do castelo (e claro, pra garantir as melhores fotos com o castelo ao fundo!).

peles castle (6)

peles castle (7)

Fique atento a um detalhe: existem 2 tipos de tickets. O tour mais barato da acesso a apenas uma pequena parte do castelo, onde estão os salões de uso comum. Se quiser visitar os apostentos reais, é necessário comprar o ticket mais caro. Os tours são guiados e claro, não existem muuuitas opções em ingles.  Eu optei pelo tour completo e acho que não levou 1 hora a visita. Eu cheguei cedo, logo no horário que o castelo abria e precisei esperar uns 30 minutos para começar o primeiro tour em inglês. Nesse meio tempo, fiquei tirando umas fotos do jardim.

peles castle (9)

peles castle (8)

O valor do tour completo é de 60 RON equivalente a 47,00 reais e a permissão para foto custa 35 RON, que dá 27,00 reais (é caro, eu sei, mas achei que valeu a pena).

peles castle (11)

peles castle (12)

Depois de visitar o Castelo de Peles, eu aproveitei pra garantir minhas fotos enquanto ainda estava caindo uma garoa beeem fraquinha. E antes de ir embora passei mais uma vez pelo Castelo de Pelisor.

pelisor castle (1)

pelisor castle (2)

Castelo de Pelisor (em romeno, Castelul Pelişor), construido entre o final do século 19 e o inicio do século 20, a mando do rei Carlos I da Romênia para servir de residência de verão ao seu herdeiro, o Principe Fernando de Hohenzollern-Sigmaringen. Teoricamente dá pra visitar as principais salas do castelo, mas no dia que estive lá, passei pelo castelo duas vezes e nem sinal de que iria abrir suas portas. Fiquei um pouco decepcionada, mas faz parte. Pelo que pesquisei na internet, é possivel conhecer vários salões, os apartamentos do rei e do principe, entre outros. Pelo que pesquisei, esse castelo só tem um tipo de ticket e custa 20 RON (equivalente a 16,00 reais) e também cobra taxa de foto.

pelisor castle (3)

pelisor castle (4)

Obs. 1: Se você realmente quiser tirar foto dentro do castelo eu recomendo comprar a permissão de foto, as guias e os funcionários que ficam de olho em cada sala são super chatos e não deixam tirar fotos de nada. Nem adianta tentar!

IMG_9271_Fotor

Pra chegar na minha proxima parada eu tive que caminhar um pouco, acho que levei algo em torno de uns 30 minutos para ir até a proxima atração da cidade, os teleféricos de Sinaia.

DSC_0039_Fotor

Sinaia está localizada bem no meio de montanhas super altas que fazem parte do Parcul Natural Bucegi, um dos principais parques da Romênia. Esse parque é formado por varias montanhas, que podem ser acessadas atraves de teleféricos. Cada altura da montanha é chamada de Cota (Cota 1000, Cota 1400 e Cota 2000). Eu comecei meu trajeto na Cota 1400. Ali os teleféricos estão sempre funcionando, é só chegar, comprar o ticket e embarcar.

DSC_0022_Fotor

DSC_0017_Fotor

Quando cheguei na Cota 2000, a mais alta de todas, começou a cair uma meeeega chuva, que inviabilizou meu passeio e as minhas fotos. Fiquei morrendo de raiva. O dia todo estava alternando entre garoa e sol e bem na hora que supostamente eu ia ter uma vista legal de Sinaia e de toda a região, desandou a cair uma chuvarada. Puro azar!

DSC_0023_Fotor

Pra descer da Cota 2000 até a Cota 1000, eu tive que comprar outro ticket. Quando tava no meio do caminho o tempo começou a melhorar e quando cheguei de volta a cidade, a neblina tinha até sumido. Haja paciência com o clima, né?!?! Bom, em resumo, me conformei que perdi o passeio e não consegui  ver nada direito (e claro, nenhuma foto legal pra contar história).

DSC_0030_Fotor

O valor para ir da Cota 1400 até a Cota 2000 é de 20 RON (16,00 reais) e para ir da Cota 2000 até a Cota 1000 é de 25 RON (20,00 reais).

DSC_0037_Fotor

Se o tempo tiver bom, recomendo muito a subida até a Cota 2000, que é de onde dá pra ter uma visão completa de Sinaia e de toda essa região.

DSC_0036_Fotor

Quando terminar a visita nas montanhas que rodeiam Sinaia, aproveite para descer até a rua principal da cidade, o Bulevardul Carol I. Ali estão os principais restaurantes, lojas, supermercados e lojinhas de souvernirs da cidade.

Obs. 2: Sinaia fica bem no meio do caminho entre Bucareste e Brasov. Fica a 48 km ao sul de Brasov e 124 km ao norte de Bucareste.

** Solicite seu roteiro personalizado para Romênia aqui.

** Reserve seu hotel na Romênia aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Romênia

Todos os posts sobre Bucareste

Todos os posts sobre Sinaia

Todos os posts sobre Brasov

Todos os posts sobre Bran

Todos os posts sobre Rasnov

Todos os posts sobre Constanta

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Romênia, Sinaia - , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
5 comentários em "Romênia: Sinaia + os Castelos de Peles e Pelisor"
  1. sonia ramos   21/07/17 • 04h28

    Olá Bruna
    Sempre tive sonho de conhecer a Romenia, mas com algum receio pelas deslocações.
    Já percebi que não usou carro , só comboio, mas parece-lhe que seria tranquilo?
    E se tivermos de pedir indicações em inglês?
    obrigada
    Sonia

    • Contando as Horas   23/07/17 • 16h15

      Oi, Sonia

      Nossa, a Romênia me surpreendeu muito, em todos os sentidos. Achei muito tranquilo se locomover com trem ou onibus pela Transilvânia. Tem que ficar um pouco mais ligada em Bucareste, la eles tem mania de tentar tirar proveito dos turistas. Qto a comunicação inglês, achei super tranquilo tbm. Em tds os lugares que fui me comuniquei em ingles, nao passei por nenhum aperto.

  2. sonia ramos   25/07/17 • 07h30

    obrigada Bruna

  3. Joimar   29/12/18 • 17h58

    O seu blog é bom demais. Que cuidado você tem com tudo!
    Estou na Romênia e as suas dicas ajudaram muito.
    Obrigado

    • Contando as Horas   28/01/19 • 14h57

      Oi, Joimar

      Obaaa! Fico feliz que tenha dado tudo certo. Obrigada pela mensagem! :D

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Hoje completa 4 meses que estou aqui em Portugal! 🇵🇹 O tempo está passando muito rápido. 😬😲☺️
.
Esse mês tive minha autorização de residência aprovada, mas tbm tive duas péssimas experiências (uma hr dessas, quem sabe, eu conto mais detalhes no stories). Vida na Europa definitivamente não é só glamour! 🙄😑
.
Esse é o castelo localizado no vilarejo de Monsaraz, um dos meus preferidos durante os dias que fui passear com a familia no Alentejo.
.
📍Monsaraz, Portugal 🇵🇹
.
#castelodemonsaraz #monsaraz #alentejo #visitalentejo #alentejoportugal #castelosportugueses  #amar_alentejo #portugaltravel #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #cahemportugal #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #portugalovers #moraremportugal  #portugal2019
Autorização de residência aprovada!! 🎉🎈🎊🎈🎉
.
Em dezembro do ano passado eu solicitei um pré-visto de trabalho no Consulado de Portugal, em São Paulo. Esse pré-visto tinha validade de 4 meses, com direito a 2 entradas apenas. Por esse motivo as viagens à Escócia e à Rússia precisaram ser adiadas, além de ouuuutra viagem a Escócia e as Ilhas Faroe, que teriam acontecido na última semana.
.
Quando cheguei em Lisboa em abril 2019, algumas semanas depois, a validade do meu visto expirou. O que me deixava em situação legal no país era o agendamento que eu havia feito no SEF no dia que cheguei em Portugal.
.
Agora, depois de ter feito a entrevista no SEF, minha Autorização de residencia foi concedida na hora. Isso significa que, posso ficar mais 1 ano em Portugal, mas dessa vez, meu visto é de multiplas entradas.
.
Meu passaporte está ansioso para passear poraí e eu estou louca pra colocar meus pés em um aeroporto. 😂😂😂
.
Europaaa (e Mundo), finalmente, vamos poder continuar nos conhecendo!! 😁😁😁
.
📍Alentejo, Portugal 🇵🇹
.
#arportugal #vistod2 #vistod2portugal #monsaraz #alentejo #amar_alentejo #portugal #turismodeportugal  #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal  #viveremportugal
O mirante (miradouro) Portinho da Arrábida é um dos melhores lugares para ver as praias (Portinho da Arrábida, do Creio, entre outras) e a península de Tróia do alto. 
Vista 😍😍😍 !!
.
📍Parque Natural da Arrábida, Portugal 🇵🇹
.
#portinhodaarrabida #parquenaturaldaarrábida #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #praia #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #nature #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #viveremportugal #picoftheday
Sobre ontem: Levando as visitas para passear em Belém.
.
No alto dos 56 metros de altura do Padrão dos Descobrimentos existe um mirante. Vale a visita!
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2019 #eurotrip2019 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes  #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #lisboalive #amoviajar
3 meses em Portugal. 😄
.
Semana passada, pela primeira vez, enquanto esperava o sinal fechar para poder atravessar a rua, me dei conta que estava há algum tempo andando com a bolsa meio aberta pendurada no ombro e celular (telemóvel) na mão.
.
Não sei se essa foi a primeira vez que andei tranquilamente, sem medo de ser assaltada (só quem ja foi assaltado sabe o pânico que da nesse momento - ja fui assaltada 3x), mas fiquei muito feliz de ter percebido que aqui não preciso me preocupar taaanto com isso.
.
Nunca imaginei que já iria estar “vivendo assim” em tão pouco tempo.
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #instagramcml #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #nature #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #liberdade #vidaemportugal
Verão, estamos te esperando!!😅
⛱👙☀️
.
Lisboa fica perto de varias praias, muitas delas acessíveis de transporte publico.
.
Pra quem vem morar aqui, o cartão Navegante metropolitano custa 40,00 euros/mes (tem a versão municipal também, custa 30,00 euros/mes) e da acesso ao metro, ônibus (autocarro) e trem (comboio) em toda a região. Super facil ir a qualquer lugar nas redondezas!!
.
📍Praia do Guincho, Portugal 🇵🇹
.
#praiadoguincho #cascais #lisboa #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #instagramcml #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #praia #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal
Contando as Horas