03.08
2017

Stirling: uma das cidades mais importantes da Escócia

A primeira vez que estive em Stirling foi em 2008 e desde então nunca mais voltei. Nessa ultima viagem, como iria visitar o Doune Castle (para ver esse post clique aqui-> Escócia: Doune Castle, o Castelo Leoch em Outlander) que fica ali pertinho, resolvi dar uma voltinha em Stirling novamente. Foi a melhor coisa que fiz! Já tinha esquecido como Stirling parece muito uma Edimburgo em miniatura!

stirling (5)

Stirling ou em gaélico escocês Sruighlea é uma cidade com apenas 45 mil habitantes que desde 2002 tem o status de cidade propriamente, concedido pela Rainha Elizabeth II durante as celebrações do Golden Jubilee, onde ela comemorava seus 50 anos de acensão ao trono britânico. Naquela época, a cidade se tornou a sexta cidade escocesa (atualmente são 7 cidades com esse status, Perth foi a ultima a entrar nessa listinha!). 

stirling (3)

E se depois de ler o titulo desse post você estiver se perguntando pq Stirling já foi considerada uma das cidades mais importantes da Escócia. Antes de falar sobre as atrações da cidade, eu vou explicar essa história.

stirling (8)

Stirling já foi palco de algumas das batalhas mais importantes já travadas entre escoceses e ingleses, em território escocês, durante as Guerras da Independência Escocesa. Enquanto a monarquia escocesa estava preocupada com a briga entre clãs nas terras altas, o exercito inglês estava avançando e ganhando território.

stirling (7)

Em duas batalhas travadas perto de Stirling, a Batalha de Stirling Bridge (liderada por William Wallace em 1297) e a Batalha de Bannockburn (liderada por Robert The Bruce), o exercito escoceses fez bonito (e com beeem menos gente) e como diz no hino não oficial da Escócia, mandou os ingleses de volta pra casa.

stirling (6)

Além dessas batalhas travadas nessa região, Stirling também se destaca pela sua Old Town, onde estão as principais atrações históricas da cidade.

stirling (10)

Entre elas, a atração numero um da cidade é o Castelo de Stirling, localizada no alto de uma colina de origem vulcânica, a Castle Hill, considerado o ponto mais alto da cidade. Devido a sua ótima localização perto do rio Forth, o castelo sempre foi alvo de ataques e por isso, foi considerado um local estratégico durante as Guerras de Independência da Escócia.

stirling (1)

stirling (2)

stirling (4)

Se quiser visitar o castelo, vá com tempo. Tem muitas atrações e história nesse lugar, afinal, ele já foi residência dos reis e rainhas da Escócia e também, quartel general do regimento Argyll e Sutherland Highlanders.

stirling (5)

stirling (4)

As principais atrações do castelo, são: o Palácio Real (repare que tem até o próprio rei James V em forma de estátua na fachada)..

stirling (20)

stirling (23)

stirling (22)

stirling (6)

stirling (7)

stirling (8)

stirling (9)

stirling (5)

stirling (4)

Capela Real (onde aconteciam diversas celebrações da monarquia escocesa, sendo a mais importante a coroação da Queen Mary, quando ela tinha apenas 6 dias de vida!!)…

stirling (1)

stirling (2)

Algumas exposições (como a exposição que fala um pouco sobre as famosas Stirling Heads, as peças decorativas feitas de madeira que enfeitam o teto das salas do palácio e outra exposição sobre a história dos regimentos militares mais importante do UK)…

stirling (21)

stirling (12)

stirling (13)

stirling (14)

stirling (18)

Outra parte com exibição sobre os regimentos militares, mas não visitei

Great Hall (construção amarelada, onde tem uma exibição sobre os reis e rainhas da Escócia, além de ter os tronos no grande salão)…

stirling (15)

stirling (3)

E também é possível caminhar por boa parte das muralhas do castelo (Imperdível! rende ótimas fotos de praticamente toda a cidade e do vilarejo vizinho de Bridge of Allan (onde está localizado o Wallace Monument), do rio Forth, do Kings Park, entre outros lugares!!).

stirling (11)

stirling (25)

stirling (10)

stirling (26)

stirling (24)

stirling (17)

stirling (16)

stirling (19)

A entrada pode ser comprada lá mesmo no castelo. Valor agora em 2017 era de 15,00 libras. Tem audio guide em inglês e espanhol (além de outros idiomas, mas em português ainda não tem). Tem um café e uma lojinha.

stirling (11)

Para ir do castelo até a Igreja de Holy Rude, da pra cortar caminho por um cemitério gigaaante. No meio desse cemitério tem uma pequena colina, de onde se tem as melhores vistas do castelo e da igreja.

stirling (8)

stirling (9)

Essa é a pequena colina que rende ótimas fotos!

Essa igreja foi construída durante o século 12 e é considerada uma das mais importante da Escócia e do Reino Unido, pois foi a única igreja do país da Escócia (além da Abadia de Westminster, na Inglaterra) a celebrar uma coroação real, que aconteceu em 1567, quando James VI da Escócia, filho da rainha Mary, Queen of Scots foi coroado rei da Escócia (assim como sua mãe, ele ainda era um bebe, afinal, não tinha ainda nem 1 ano de idade).

stirling (4)

stirling (7)

stirling (6)

Não deixe de reparar nos vitrais super coloridos (tem até imagem de escoeses de killllt)! Entrada gratuita.

stirling (1)

stirling (2)

stirling (3)

Em cada um dos lados da igreja tem uma atração. De um lado a Mar’s Wark ou o que restou da fachada de um antigo palácio. Ele tem esse nome pq serviria de residência para o Primeiro Conde de Mar, tutor do futuro rei Jacob VI, mas ele não chegou a ser concluído.

stirling (2)

stirling (1)

E do outro lado fica a Old Town Jail, uma espécie de museu que conta como era a vida dos prisioneiros da cidade durante o século 19 e também tem uma exibição sobre como é o sistema penitenciário atual da Escócia. Eu não visitei, mas fica a dica!

stirling (6)

stirling (5)

E se você descer a Broad Street, rua que fica bem em frente a Igreja de Holy Rude, vai da pra ver no caminho o Tolbooth e do outro lado da rua, o Mercat Cross, local onde aconteciam varias celebrações importantes da cidade.

stirling (2)

stirling (3)

stirling (4)

stirling (2)

Beeem no final da rua, existe um prédio (de frente onde estão os canhões) a casa que acreditam ter sido residencia de Lord Darnley, marido da rainha Mary, Queen of Scots.

stirling (5)

stirling (6)

Esse prédio mais alto é a suposta residencia de Lord Darnley

E pra quem gosta de caminhar ao ar livre, o principal parque de Stirling é o King’s Park, famoso pelo Kings Knot, um gramado com elevações estranhas que ninguém desvendou o mistério de como isso existe ali. Ele fica um pouco mais afastado da Old Town. Eu ainda não conheço, mas tá lista! Por hora, apenas me contentei em fotografar lá das muralhas do Castelo de Stirling.

E por fim, apesar de eu ainda não ter visitado nenhum deles, Stirling conta com 3 museus importantes: Smith Art Gallery and Museum, Macrobert Art Centre (fica junto a Universidade de Stirling) e o Argyll Sutherland Highlanders Museum (fica dentro do Castelo de Stirling, numa parte mais afastada do pátio onde estão as principais atrações, tipo o Palácio Real, a Capela Real, entre outros).

stirling (2)

E no caminho entre Stirling e o vilarejo de Allan of Bridge ficam a Old Stirling Bridge, onde os escoceses comandados por William Wallace derrotaram os ingleses na famosa batalha de Stirling Bridge. E ao lado fica a New Stirling Bridge, construída durante o século 19.

E pra quem acha que esqueci de escrever sobre o Wallace Monument, eu não esqueci não. Eu estive lá rapidamente em 2008, mas ainda quero voltar pra conhecer por dentro. Mas isso farei em uma outra oportunidade, quando visitar o vilarejo de Bridge of Allan, onde ele está localizado.

stirling (3)

E pra quem adora umas comprinhas, a região mais comercial da cidade fica entre a estação de trem / rodoviária e o Castelo de Stirling. Por ali também ficam a galeria Stirling Arcade e o Thistles Shopping Centre.

stirling (7)

Stirling está localizada entre Glasgow, Edimburgo e Perth. Dá pra ir até lá facilmente de transporte publico (trem e ônibus) ou de carro. Eu fui de trem a partir de Glasgow. Os trens partem de Glasgow da estação de trem de Glasgow Queen Street e o trajeto tem duração de apenas 35 minutinhos. Quem for a partir de Edimburgo, o trajeto leva em torno de 50 minutos. Se resolver ir de ônibus, a rodoviária da cidade fica bem do ladinho da estação de trem.

stirling (1)

stirling (2)

stirling (3)

Obs.: Não se esqueça que a pronuncia da cidade Stirling é algo como “Stãrlin” ou como dizem alguns escoceses “Stérrrlin”. :D

stirling (4)

Ônibus da First

Ah, e como sempre, apesar de não parecer, essas fotos foram todas tiradas no mesmo dia! Como dá pra ver, o clima escoces é isso ai mesmo que todos dizem! :D

** Solicite seu roteiro personalizado para a Escócia aqui.

** Reserve seu hotel na Escócia aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Escócia, Stirling - , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas