07.08
2017

Romênia: Roteiro de 1 dia em Bucareste

Jamais algum dia achei que fosse colocar meus pés na Romênia. Maaaas, já que tive a oportunidade de começar meu Cruzeiro Fluvial por lá, aproveitei pra ir uns dias antes de conhecer alguns lugares importantes do país. E um deles, foi a capital da Romênia, Bucareste ou em romeno București (pronuncia algo como Bucurexxti).

DSC_0217_Fotor

Se você estiver com planos de ir a Romênia, eu fortemente recomendo começar a visita pela região da Transilvânia (parece de conto de fadas! coisa mais liiiinda!) e depois ir pra outras partes do país. Ao longo do texto vocês vão saber os motivos! 

Bucareste é a capital e maior cidade da Romênia, está localizada no sul do país, a um pouco mais de 1 hora de carro da fronteira com a Bulgária. Pela cidade passam diversos rios, mas o rio Dâmbovita é considerado o mais importante (e ainda, junto com o rio Arges são afluentes do rio Danúbio).

rio dambovita (1)

Bucareste já foi chamada de a Pequena Paris, devido a forte influencia francesa (que ainda pode ser) vista na cidade. Também é possivel ver a decadencia, as pichações, os resquicios de guerras e terremotos (teve 2 grandes terremotos lá!), o periodo comunista e um lado moderno na cidade. Não sei explicar muito bem, mas ao mesmo tempo que a cidade parece bonita, ela é feia também, afinl ela tem muitos (muuuitos mesmo!) prédios abandonados, pichados, sujos e mal conservados. É uma coisa estranha! Até agora eu não consegui decidir se gostei ou não de lá.

rio dambovita (2)

Por ser considerada a 10 maior cidade da União Européia, Bucareste tem quase 2 milhões de habitantes. Isso quer dizer que, em dias de semana, o transito é intenso, portanto, reserve um tempinho extra para alguns deslocamentos ou dê preferencia, sempre que possivel, de andar de transporte publico ou a pé. Evite os táxis. Eles tem fama de tentarem enganar os turistas. Eu presenciei isso 2x e fiquei morrendo de raiva. Contei minha experiencias nesse post aqui -> Romênia: Informações práticas.

rio dambovita (3)

Eu fiquei 2 dias em Bucareste e consegui conhecer tranquilamente as principais atrações da cidade (ou ao menos tudo o que me interessava e estava no meu roteiro), como:

→ Centro Histórico ou Lipscani

Essa é a parte mais antiga de Bucareste. É onde estão diversos edificios históricos. É uma região quase que exclusiva para pedestres, cheia de galerias de artes, restaurantes, lojas, entre outros.

lipscani (7)

Antiga Corte de Vlad Tepes

lipscani (8)

lipscani (1)

Biserica Curtea Veche

É aqui onde fica a Antiga Corte de Vlad Tepes ou Palatul Voevodal Curtea Veche (Bucareste foi fundada por ele em 1459) onde os inimigos eram presos nas masmorras. Ao lado fica a Biserica Curtea Veche, considerada a igreja mais antiga de Bucareste. E quase em frente ao restaurante mais famoso da cidade, o Caru cu Bere, fica o mosteiro e a igrejinha Biserica Stavropoleos. As Igrejas Ortodoxas Romenas lembram bastante as igrejas da Rússia, com vários icones no altar e elas não tem bancos. Dá pra tirar foto em todos esses lugares, mas sem flash. Entrada gratuita.

lipscani (3)

lipscani (2)

lipscani (5)

lipscani (6)

Nessa região também fica o Museu de História Natural, mas eu não visitei. De qualquer forma, fica a dica pra que se interessar! Ah, não deixe de reparar que na frente do museu tem uma estátua do rei Carol I.

→ Parlamento da Romênia ou em romeno Palatul Parlamentului

Considerado o maior parlamento do mundo e a segunda maior contrução do mundo (ficando atras somente do Pentágono, nos EUA), esse edificio foi construido durante a década de 80, época em que o país era comandado pelo ditador comunista Nicolae Ceausescu. PAra que essa obra megalomaniaca fosse possivel, grande parte das casas, igrejas e predios comerciais precisaram ser demolidos. Uma das coisas que Nicolae exigiu era que todos os materiais usados na construção fossem nacionais, desde o marmore, granitos, madeira, absolutamente tudo.

parlamento romenia (1)

parlamento romenia (2)

Pra ter uma ideia do tamanho, essa construção tem 12 andares (a maioria subterraneo), mais de 1000 salas (isso mesmo, mais de mil salas!) e diversos corredores interminaveis. Todas as salas são super luxuosas e bem decoradas (muita madeira, granito, marmore, lustres de cristais, entre outros). Não perca de conhecer a varanda com vista para o Boulevard Unirii, que dizem ter sido inspirada na Av. Champs Elysées, em Paris.

parlamento romenia (3)

parlamento romenia (4)

Quem tiver interesse em visitar, o parlamento oferece visitas guiadas para os turistas. Ela tem duração de 1 hora e 30 minutos. Existem 6 tipos de tours, mas quando estive lá, somente o mais basico estava disponivel (eu queria muito ter feito o VI  Standard Tour + Overview of the city terrace + Underground), que era sem o underground. Achei que valeu a pena!

parlamento romenia (8)

parlamento romenia (9)

O tour deve ser reservado somente por telefone (ridiculo!!) com exatas 24 horas antes da data selecionada. Eu pedi pra guia que me acompanhou por Bucareste fazer esse favor pra mim, ela fez! Ela reservou o primeiro tour em inglês do dia (as 12:00).

parlamento romenia (5)

Quando chegar no Parlamento, é necessário ir até um balcão retirar o comprovante de reserva do tour e se dirigir a lojinha ao lado e fazer o pagamento do tour. O meu custou 35 lei. Se quiser tirar foto com camera profissional é necessário pagar uma taxa extra de 30 lei, mas se tirar foto com o celular não precisa pagar nada. Eu tirei fotos apenas com o celular.

parlamento romenia (7)

Antes do tour começar, o guia da todas as informações gerais importantes e depois seguimos para uma sala onde é necessario deixar o passaporte e retirar um crachá e na sequencia, passamos por um detector de metais, iguais aos de aeroporto.

parlamento romenia (10)

parlamento romenia (13)

A visita passa por diversas alas publicas do palácio, onde acontecem reuniões e conferencias. Também visitamos os escritorios de Nicolae Ceausescu e sua esposa, Helena. Visitamos alguns salões onde acontecem recepções, jantares e bailes e por ultimo, a varanda.

parlamento romenia (6)

parlamento romenia (14)

Ah, a entrada é feita pela rua lateral, que fica de frente para um parque, chamda de Bulevardul Natiunile Unite. Não tem erro, tem muita gente andando ali naquela área.

parlamento romenia (12)

parlamento romenia (11)

A vista a partir da varanda

→ Avenida Vitoria ou em romeno Calea Victoriei

É considerada uma das ruas mais chiques de Bucareste. Já foi, inclusive, chamada de a Champs-Elysées de Bucareste. É onde estão alguns hotéis de redes internacionais, diversas lojas de marcas famosas, cafés charmosos e alguns museus. Um dos mais importantes museus é o Museu Nacional de Arte da Romênia (tem coleções de arte romena e objetos relacionados a Familia Real da Romenia), mas eu não visitei.

bucareste (5)

bucareste (1)

Museu Nacional de Arte da Romênia

bucareste (6)

Ateneu Romano

→ Praça da Revolução ou em romeno Piata Revolutieu

É uma das principais praças da cidade. Essa praça é cercada pela Biblioteca Universitária, o edificio do Comité Central (sede do partido comunista romeno e local onde o ditador Nicolae Ceausescu fez seu ultimo discurso no dia 21 de dezembro, antes de ser executado), Ateneu Romeno (sala de concertos mais famosa da cidade) e o Museu Nacional de Arte da Romênia.

bucareste (2)

Comite Central

No centro da praça ficam o Memorial do Renascimento (um obelisco de 25 metros de altura, que presta uma homenagem as vitimas da revolução de dezembro de 1989) e a estátua do rei Carol I.

bucareste (3)

bucareste (4)

→ Parque Herastrau ou Parcul Herastrau

Esse parque é considerado o maior parque publico de Bucareste, ele fica beeeem no norte da cidade e vale o passeio. Ele tem um lago super agradável, onde vi algumas pessoas andando de pedalinho e fazendo passeio de barco. É onde fica o Village Museum, um museu que mostra um pouco da cultura romena com exibição de casas que vieram de várias partes do país. Além disso, ainda tem diversas esculturas e fontes espalhados pelo parque. Super bem cuidado. Vale a visita! Ah, e pra quem gosta de Hard Rock Cafe, ele está localizado dentro desse parque.

parque herastrau (1)

parque herastrau (5)

parque herastrau (3)

parque herastrau (4)

parque herastrau (2)

→ Arco do Triunfo ou em romeno Arcul de Triumf

Nesse lugar foi construido um arco de madeira para comemorar a Independêcia da Romênia no século 19, depois foi substituido por outro arco, que logo em seguida foi demolido pra dar lugar a esse que vemos hoje em dia. Ele tem 27 metros de altura. Ele fica junto a uma das entradas do Parque Herastrau.

IMG_9576_Fotor

→ Casa Ceausescu ou também conhecido como Palatul Primaverii

Esse passeio estava na programação do Cruzeiro Fluvial que fiz partindo da Romênia. O Palacio Primavera era a residencia do ditador Nicolae Ceausescu e sua familia. Quem tiver interesse em visitar, ele está aberto a visitação publica. A visita é guiada.

DSC_0267_Fotor

DSC_0269_Fotor

DSC_0223_Fotor

DSC_0238_Fotor

DSC_0236_Fotor

A gente tem acesso a praticamente todos os comodos da casa, salas, sala de jantar, os quartos (quarto de Nicolae, o quarto de Helena e o quarto de seus 3 filhos), sala de cinema, cozinha, jardins. Lá da pra ver como o ditador vivia no meio do super luxo, pq o palácio é totalmente bem decorado, com moveis e artigos considerados super luxuosos para a época (como uma sala de cinema dentro da propria casa, por exemplo).

DSC_0250_Fotor

DSC_0252_Fotor

A visita é rapidinha, dura por volta de 1 hora. Não abre todos os dias, portanto é necessário verificar as datas no site oficial. Valor de 45 lei (valor referente a maio de 2017).

DSC_0257_Fotor

DSC_0254_Fotor

DSC_0265_Fotor

→ Parque Carol ou Parcul Carol

É um dos principais parques publicos de Bucareste. Tem esse nome em homenagem ao rio Carol I, considerado um dos mais importantes do país. Esse parque não é muuuito grande, ao menos a parte principal da pra conhecer tranquilamente em uns 40 minutos. Tem lago, pista para caminhadas e o Monumento a Liberdade (construido depois da queda do comunismo).

parque carol (1)

parque carol (2)

parque carol (4)

parque carol (3)

parque carol (5)

parque carol (8)

→ Outras atrações que ficaram de fora

Eu queria ter visitado também o Jardim Cismigiu (fica bem no centro da cidade, perto da Calei Victoriei, tem um lago e uma area com 12 estátuas dos escritores mais importantes do país) e o Palácio Cotroceni (residencia oficial do Presidente da Romênia), mas não deu tempo. Mas fica a dica pra quem tiver interesse!

lipscani (4)

Palácio Cotroceni, só passamos na frente

Enfim, no geral Bucareste me pareceu bem organizada, tem avenidas largas e vários parques. O centro antigo assusta um pouco pq os prédios estao bem decadentes, sujos e pixados. A ala nova da cidade é mais bonita. Mesmo sendo um país pobre, não vi quase nada de mendigos ou gente atoa pelas ruas. Vi policiais em alguns lugares. Achei Bucareste bem tranquila, alias, muito mais tranquila do que imaginei!

** Solicite seu roteiro personalizado para Romênia aqui.

** Reserve seu hotel na Romênia aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Romênia

Todos os posts sobre Bucareste

Todos os posts sobre Sinaia

Todos os posts sobre Brasov

Todos os posts sobre Bran

Todos os posts sobre Rasnov

Todos os posts sobre Constanta

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Bucareste, Romênia
Booking.com
  1. Natalie 14/08/2017 | 09:16

    Oi, Bruna. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

Deixe o seu comentário...